2010: Uma Odisséia no Espaço II

2010: Uma Odisséia no Espaço II Arthur C. Clarke

Resenhas - 2010: Uma Odisséia no Espaço II

Taylor36 10/03/2024

2010
Uma volta aos mistérios de 2001, Arthur C. Clark com sua escrita maravilhosa nos leva de volta de onde 2001 parou, os mistérios de Júpiter e seu Grande Irmão.

Mari 27/12/2023

ESPETACULAR
Eu amo como Arthur C Clarke era mais que um autor, era um cientista. A ficção científica dele é tão fascinante,são aquelas histórias que me conecto tanto e me envolvo demais de tão doidas e reais que são.
Claramente ele foi o autor que me fez me apaixonar por ficção científica.
2010 tem um narrativa diferente de 2001. Quem lê os dois livros sente uma diferença enorme em relação ao contexto. Enquanto 2001 fica só no Bowman e no Hal 9000, 2010 tem mais personagens, foca em uma narrativa mais no Floyd. Acho, também, que 2010, trazendo o contexto de que aconteceu com a Discovery, aquele mistério que tem em 2001. Até a escrita do Arthur C Clarke muda, fica uma linguagem mais ampla e diversificada.
O contexto de guerra fria também se amplia, uma vez que os soviéticos se tornam aliados para a busca do Discovery.
É bom observar, e destacar, o Hal 9000 como uma análise psicanalista de acordo com os ideais de Freud. Hal vira um elemento mais humano e pensativo.
Inclusive, amo a parte de agradecimentos dos livros dele e as dedicatórias ao Kubrick.
Descobri que graças a um excelentíssimo carioca, sr Jorge Luiz Calife, tivemos uma sequência de 2001, 2010, através de uma carta contendo uma solicitação de sequência.
Leiam 2010 com a maior paixão de ler Ficção Científica. Reflitam, discutem, pensem. Esse livro é uma das preciosidades do Clarke.

Rodrigo1185 10/11/2023

"2010: Odyssey Two" é uma emocionante continuação do clássico de ficção científica "2001: Uma Odisseia no Espaço". Escrito por Arthur C. Clarke, o livro acompanha uma nova missão espacial em direção a Júpiter, onde misteriosos eventos ocorreram na missão anterior. Com uma narrativa envolvente, Clarke explora temas como inteligência artificial, evolução humana e o enigma dos monólitos. Repleto de suspense e reviravoltas, "2010" cativa os leitores com sua visão intrigante do futuro da humanidade no espaço.

Fernanda631 31/07/2023

2010: Uma Odisséia no Espaço II
2010: Uma Odisséia no Espaço II (Odisséia Espacial #2) foi escrito por Arthur C. Clarke.
Nove anos depois dos eventos de 2001 e a perda da nave Discovery I, os Estados Unidos planejam lançar uma nova missão e, para isso, constroem a Discovery II. Mas não é assim tão simples, já que os soviéticos estão à frente deles na construção da Comandante Alexei Leonov. Assim eles chegarão primeiro a Júpiter. O problema é que os soviéticos não sabem como mexer nem na Discovery I, nem em HAL 9000 e propõem uma missão conjunta.
Nesta missão estará, mais uma vez, o Dr. Heywood Floyd, figura que aparece no primeiro livro e que é crucial para o segundo. Temos também o especialista em HAL 9000, Dr. Chandra e o engenheiro responsável pelo projeto do Discovery I, Walter Curnow. A tripulação soviética parece tolerar a tripulação norte-americana enquanto se preparam para desacelerar e manter posição em torno de Júpiter e assim poder encontrar e atracar com a Discovery I.
A ideia é reparar o HAL, coordenar a volta para casa e assim pedir a ajuda dele para descobrir qual foi o problema que levou à morte de um astronauta e o desaparecimento do outro. Mas poderiam confiar em HAL? Um computador que, sabemos, tomou ações deliberadas e conscientes, mentiu e provocou a morte de vários astronautas pode ser confiável? É algo que mantém Floyd preocupado a ponto de fazê-lo instalar uma guilhotina na principal linha de força de HAL. Ao primeiro comportamento estranho do computador, ele o aleijaria de tal forma que seria impossível de contornar.
Enquanto isso, a Tsien, um satélite chinês que depois, descobriu-se ser uma nave, pousa em Europa para reabastecer. A nave é, então, atacada por uma criatura das profundezas de Europa e o único sobrevivente na superfície consegue mandar uma mensagem para a Leonov contando o que aconteceu e que não tem muito tempo de vida em seu traje espacial.
HAL é recuperado por Chandra e os motivos de seu comportamento bizarro são revelados: ele ficou paranoico, entrou em contradição por ser obrigado a manter segredo a respeito do monólito encontrado na Lua. Assim que a nave Discovery I partiu para Saturno/Júpiter, HAL recebeu a ordem de manter segredo sobre a verdadeira missão de Bowman e Poole, os dois astronautas que cuidavam da nave e dos tripulantes em estase, estes sim treinados para lidar com o monólito. Manter este segredo de Bowman e Poole custou a coerência e honestidade de HAL, o que justificava seu comportamento.
Eis então que o Dr. Floyd recebe um aviso vindo de ninguém menos que David Bowman, o astronauta perdido e, presumidamente morto. Eles precisam deixar Júpiter em dois dias, bem menos do que a partida original, pois algo vai acontecer. Algo muito perigoso para eles. Floyd não entende o porquê, mas acaba convencendo a tripulação da Leonov a partir de forma tão súbita, pois alguma coisa está acontecendo com Júpiter, algo espetacular.
Arthur C. Clarke sempre teve muito cuidado com suas descrições científicas. Mesmo lidando com o espaço, com física e astronomia, suas explicações não são complicadas. Portanto, é fácil compreender os conceitos expostos em seus livros. Justamente por sua ciência ser precisa que nos identificamos com muita coisa. As notícias do mundo científico que vemos o tempo todo falam de hibernação para viagens longas no espaço, novos motores, novas descobertas sobre mundos distantes, tudo ali, no nosso cotidiano.
Os eventos fantásticos que acontecem no livro não o desabonam como ficção científica, ao contrário, apenas mostram quantas coisas maravilhosas ainda somos incapazes de compreender. Fala de um astronauta no passado que não vem empilhar pedras e que se mostra poderoso o suficiente para criar vida e estrelas.

naty 30/07/2023

Esse livro tem uma leitura cansativa em alguns momentos, deixando alguns pontos de interrogação, mas prende o leitor com um clímax incrível.

Bano 26/05/2023

Uma Jornada Desapontadora: Uma Análise de "2010: Uma Odisséia no Espaço II"
Introdução:

"2010: Uma Odisséia no Espaço II", a tão esperada continuação do aclamado livro "2001: Uma Odisséia no Espaço", escrito por Arthur C. Clarke, despertou minhas expectativas enquanto mergulhava na narrativa. No entanto, ao chegar à metade do livro, confesso minha insatisfação e a comparação desfavorável com seu antecessor.

Desenvolvimento:

Em meus registros do dia 20/05/2023, expresso minha decepção com a história até aquele momento. Embora o primeiro livro da série tenha sido envolvente e cativante, "2010" não conseguiu replicar a mesma empolgação. A falta de entusiasmo em minha leitura era evidente, e a vontade de abandonar o livro crescia a cada página.

No registro seguinte, datado de 22/05/2023, revelo minha ansiedade para concluir a leitura, mesmo que o desejo de abandoná-la seja forte. Critico a falta de criatividade de Clarke na concepção desta sequência, alegando que ele preencheu o enredo com ideias exageradas e momentos que parecem desconectados da trama principal. Cito, especificamente, a narrativa sobre uma pescaria e a história da mãe de Bowman em um asilo, que quase me levaram a abandonar o livro. No entanto, persisti na esperança de que o foco narrativo voltasse aos astronautas nas luas de Júpiter, buscando um novo ânimo para concluir a leitura. Expresso minha frustração por sentir que perdi meu tempo com essa obra e menciono minhas dúvidas sobre a continuação da série.

Em meu registro final, em 23/05/2023, concluo que o livro não deixará saudades. Sinto alívio por finalmente ter terminado a leitura, ressaltando que a qualidade foi decaindo à medida que avançava. Esperava que o desfecho pudesse resgatar a história, mas mais uma vez fui decepcionado. Decidi excluir o arquivo do meu Kindle, e ao explorar os próximos livros da série, como "2061: Uma Odisséia no Espaço" e "3001: Uma Odisséia no Espaço", li trechos de diferentes partes, o que reforçou minha decisão de provavelmente nunca lê-los.

Conclusão:

Em retrospecto, "2010: Uma Odisséia no Espaço II" não conseguiu satisfazer minhas expectativas e se destacar como uma sequência digna do livro original. A falta de empolgação, a narrativa fragmentada e a sensação de desperdício de tempo resultaram em uma experiência desapontadora. É importante reconhecer que cada leitor tem suas próprias preferências e reações à obra, mas no meu caso, essa continuação falhou em manter o mesmo nível de excelência e encanto de seu antecessor.

LiteraLucas 09/05/2023

TRANSCENDENTAL
Esse livro, como o seu antecessor, é uma grande ode à racionalidade. É muito gratificante, dez anos após a leitura de 2001, ler este livro. Excelente continuação. Ficção científica de primeira qualidade. Recomendo MUITO!

marcosvinni11 09/02/2023

A Odisseia continua.
Gostei bastante desse livro porque o ritmo dele é um pouco mais acelerado do que o anterior. Por mais que ainda o primeiro seja melhor, gosto muito que tem mais personagens e mais interações, o que sempre deixa tudo mais interessante. Minha única critica são as primeiras partes da volta de uma certo personagem, que fica muito confuso por ele trocar toda hora de lugar, aí essa parte realmente me deixou perdido mas uma hora ou outra a gente acaba se achando.

Aline ig @escape.abacharel 05/01/2023

Bom Sci-Fi
2010: Uma Odisseia no Espaço é a famosa continuação de 2001. Aqui, temos a explicação da história do que aconteceu David Bowman e com o HAL 9000, o grande computador com I.A., dotado de uma grande capacidade.

A história se aprofunda melhor e aborda personagens já conhecidos, como o doutor Heywood Floyd. O enredo de 2010 é basicamente o seguinte: Floyd resolve partir da terra em uma missão a bordo da nave Leonov. O objetivo era reencontrar a nave Discovery depois dos acontecimentos de 2001.

Bom, até aí a história estava ótima. Porém, o autor Arthur C. Clarke usou um recurso em seu livro que EU NUNCA VI NA MINHA VIDA INTEIRA. E confesso que isso me deixou um pouco indignada. O que ele fez? Bem, o livro 2001 foi um pouco diferente do filme dirigido por Stanley Kubrick.

Acontece que no livro, a nave Discovery tinha o objetivo de ir para Saturno e lá encontraria o monólito, em uma das luas que orbitam o sistema saturnino, a lua de Jápeto. Como o filme não tinha condições de ter efeitos especiais para os anéis de saturno, então Kubrick decidiu que a nave iria para Jupiter e não Saturno.

É então que o bonito do Arthur C. Clarke resolve escrever a continuação de SEU LIVRO como se o primeiro livro nunca tivesse existido. Ele se baseia como se fosse uma continuação do filme.

site: https://www.instagram.com/p/CnCqXLuOzJS/?igshid=Yzg5MTU1MDY=
Debora.Cordeiro 06/04/2023minha estante
Caramba eu estava achando que estava ficando doida. Eu pensava: gente mas o negócio não era em Saturno? Eu devo estar é com Alzheimer não é possível kkkkkkk obrigada moça por me tirar essa dúvida .. eu não sabia desse negócio dele ter feito essa mudança por causa dos filmes.. então está explicado... poxa mas isso é chato hein.. caiu no meu conceito automaticamente

Gabriel.Oliveira 26/12/2022

Interessante.
Um bom livro, segue a linha do primeiro mas não empolga tanto quanto o 2001. Mas ainda assim nos deixa intrigado pra saber como termina essa odisseia espacial.

Marcio.Pinheiro 25/12/2022

Confesso que até metade do livro estava achando o livro bem monótono, com poucos acontecimentos que me chamaram a atenção mas do meio em diante o livro conseguiu prender bastante minha atenção, por isso dou nota 4,5.

Suellen vieira 19/10/2022

2010 Uma Odisseia no Espaço
*2010 Uma Odisseia no Espaço*
Continuação do primeiro livro, no fim do 2001 *Odisseia no Espaço* a nave Discoverd, junto com seus tripulantes desaparecem e uma das únicas coisas que se sabem e que houve um erro na inteligência artificial da máquina, com isso uma nova equipe de cientista tenta descobrir porque a IA deu pane e o que aconteceu com a nave, pra isso mais uma vez vemos cientistas indo para o espaço, testando o conserto da IA, ao mesmo tempo que tentam encontrar a outra nave.
Nesse segundo livro temos mais descoberta sobre o que está acontecendo na lua de Júpiter e também sobre o que provocou o defeito da IA e também o fato que o que aconteceu com a máquina da nave pode acontecer com outras máquinas e até com os próprios humanos.
Enfim a leitura desse livro não e mais fácil que o primeiro na minha opinião até mais difícil, o que dificulta a leitura, porém não a forma menos interessante.

Rod 16/10/2022

Segundo livro da tetralogia
Segundo livro da tetralogia. Relendo após um bom tempo está obra que gosto bastante. Os filmes tanto do primeiro quanto do segundo vi sinceramente pois sou mais ligado a leitura mesmo.