2010: Uma Odisséia no Espaço II

2010: Uma Odisséia no Espaço II Arthur C. Clarke

Resenhas - 2010: Uma Odisséia no Espaço II

Felipe B. Cruz 01/11/2013

Uma excelente continuação
Arthur C. Clarke conseguiu achar uma excelente maneira de continuar essa história. O livro, no entanto, é a continuação do filme e não da obra literária.

O livro "2001 uma odisséia no espaço" tem passagens que não estão no filme. Como o autor escreveu o roteiro do filme e o livro, ele achou a versão cinematográfica melhor e os fatos que se sucedem tem a ver com o filme.

De qualquer forma vale a leitura desta obra. Assim como vale ler também "2001", e "2061" e ainda "3001". Quem gosta de astronáutica, astronomia, ficção científica, esses livros podem ser considerados como a bíblia.
Helio 08/09/2014minha estante
Resumiu muito bem!

MikelangeloST 05/10/2012

Vou comprar
Assisti os filmes 2001 e 2010 e os achei muito fantásticos e realistas e vou comprar esse livro é o unico q achei da saga para compra no Brasil ta até na Saraiva.

JPHoppe 23/10/2011

Uma bela sequência de "2001"
"2010" é a sequência de "2001: Uma Odisséia no Espaço"... ainda que não muito. O primeiro livro e sua versão cinematográfica foram escritos em conjunto, mas ainda assim há grandes diferenças entre as duas versões, principalmente no que é deixado sem explicação (de forma intencional) no filme, e no curso de certas ações.

Então, não é tão surpreendente que "2010" seja uma continuação do FILME, não do próprio livro. Bowman nunca foi resgatar o corpo de Poole no espaço nem ficou exposto ao vácuo por longos dez segundos no livro, assim como foi Saturno, e não Júpiter, o planeta-alvo da missão da Discovery One. Mas é o que vemos nas reminiscências dos eventos do primeiro "livro" aqui em "2010". Entretanto, a famosa frase "Meu Deus! Está cheio de estrelas!" que não é dita no filme é lembrada aqui. Uma pequena salada, mas nem tanto. Pelo visto, a tendência continua nos livros seguintes da série, "2061" e "3001", com o próximo recontando alguns eventos dos anteriores.

Mas, como o livro se sai? Muito bem! Mesmo com apenas palavras, Clarke consegue passar para o leitor a incrível sensação de desolação e solidão, o verdadeiro tamanho do homem diante das imensas escalas do Cosmos. O fato do autor ser também um cientista numa fase anterior da vida, e do tipo que se atenta aos detalhes, permite que a obra seja bem verossímil, sendo uma das obras de ficção científica mais "duras" que existem por aí.

Diferente de outras sequências que deixam a desejar em relação ao original, "2010" consegue ser tão bom e mesmo superior que "2001" em determinados aspectos, prendendo o leitor até o final do livro, e deixando uma vontade de querer saber mais, especialmente o mistério por trás dos famosos monolitos negros deixados pelos alienígenas precursores de toda a história.

Não é a toa que Clarke é considerado um dos grandes autores da ficção científica, ao lado de gigantes como Isaac Asimov e Robert Heilen.
Josiane.Bengtsson 05/11/2017minha estante
undefined

Lili Machado 22/02/2011

“Meu Deus, está cheio de estrelas!” David Bowman
Continuação do livro/filme 2001, uma odisséia no espaço, o romance relata acontecimentos após o evento trágico da nave Discovery, ainda sem conhecimento do destino do astronauta David Bowman ou do que havia causado a avaria no supercomputador HAL. Suas últimas palavras: “Meu Deus, está cheio de estrelas!”
Uma nave mista de americanos/russos é enviada ao encontro do que restou da Discovery em busca de respostas. Entre eles, o próprio idealizador da supermáquina, Dr. Chandra.
O próprio Bowman surge durante o texto, relembrando suas últimas experiências na nave e o encontro da cápsula prisão do tempo em que fora encerrado. Também ele vai ao encontro de parentes e amigos que deixou na Terra, sob forma espiritual.
O confronto Discovery/Leonov (Bowman/Floyd) e o surgimento de um novo astro, Lúcifer, é surpreendente. Além disso, traz apenas o início das formidáveis seqüências de 2061 e 3001.

Discípulo de Ka 25/03/2010

Melhor Igual!
A continuação Perfeita. Responde tudo o que ficou no ar da melhor forma possivel.

WallanS 25/12/2009

Indispensavel na estante de qualquer fan de ficção cientifica. Alem de responder a varias perguntas que surgiram ao fim de 2001, trás uma aventura espacial de tirar o folego.

Muito bom!

Cesar AS 31/03/2009

Será que só eu achei mais legal que o primeiro?

Lili Machado 10/12/2009minha estante
Cesar, você não é o único - 2010, 2061 e 3000 - leia toda a coleção.