O Peregrino

O Peregrino John Bunyan

Resenhas - O Peregrino

asisoynara 01/06/2024

Fui com muita "sede ao pote" e dei de cara com o barro!
Sabe aquele tipo de livro que você ouve falar maravilhas a respeito e começa a acreditar que está perdendo tempo enquanto não o lê? Foi o meu caso com esse livro! De tanto ouvir falar que era um livro maravilhoso e bastante consumido ao longo das eras, imaginei que se tratasse de um achado e tanto. Qual não foi minha surpresa quando, ao começar a ler O peregrino, a ressaca literária quase me vitimou (eu levei, aproximadamente, um mês para concluir a leitura desse livro, que por sua vez, não é um livro longo, tão maçante que é!)

Infelizmente não tive com esse livro a mesma experiência que a maioria dos leitores teve. Ele é um bom livro com referências teológicas muito pertinentes e alusões muito criativas às passagens bíblicas, mas absolutamente nada aqui me prendeu - nem a jornada dos personagens nem aquele apego à personalidade deles. É um livro previsível, isso claro, se você tiver noções sobre o mundo espiritual e enredo bíblico. No mais, é uma leitura que ficará pendurada na mesma estante que "As crônicas de Nárnia" no meu acervo literário particular.

Laísa 30/05/2024

"Conservem o Reino sempre diante de vocês"
Nesse livro John Bunyan narra um sonho dele, no qual o personagem Cristão desperta de sua vida pecaminosa e busca chegar na cidade Celestial. Ao decorrer da história, podemos ver as dificuldades que Cristão encontra no meio do caminho, mostrando que seguir a Cristo não é fácil.

É uma história que traz ensinamentos importantes pra todo cristão, tanto para os novos convertidos como para os que já são maduros na fé.

Gostei muito, foi uma leitura proveitosa e diria que esse livro é atemporal, escrito a tanto tempo, mas que se encaixa perfeitamente com os dias atuais.

Yasmin 28/05/2024

Verdades eternas para ler com toda a família!
A história narra a vida de um homem (Cristão) que toma consciência do seu estado de perdição após a leitura de um livro e deixa a sua família e a sua cidade natal rumo à Cidade Celestial.

Pelo meio do caminho, o homem encontra inúmeros peregrinos que não persistem na trilha de altos e baixos: seja pela ganância de seus corações, pela crença em seus próprios feitios ou pelo apego aos seus pecados. Contudo, há dois companheiros de viagem que chegam ao destino final: Fiel e Esperançoso.

Lançada em 1678, a obra representa personas e situações reais de qualquer cristão: a perseguição, o medo da morte, o desespero e períodos de descanso e vigor.

Esta é uma narrativa para ler com toda a família (recomendo para crianças 10+) e relembrar as alegrias e as dores da caminhada cristã nesta terra, cujo alvo é apenas um: encontrar o nosso Amado no céu.

A leitura é fluída e emocionante, repleta de referências bíblicas e argumentos bem fundamentados sobre tópicos essenciais do cristianismo - como a salvação pela Graça e Fé.

Nesta edição, a alegoria é contida em 219 páginas e não é divida em capítulos. Neste ponto, as belas imagens ajudam a definir as pequenas pausas do texto.

Instagram: @yasminas.o

Chrys 28/05/2024

O Peregrino
Um clássico cristão!
Um livro que retrata a caminhada de alguém que segue a Cristo.
Achei muito bom, esse livro me fez sair da ressaca!!! ??
Não entendi algumas coisas, fiquei confusa em alguns momentos, acabei criando uma teoria meio louca mas é melhor guardar só pra mim kksksksk
Não sei muito o que falar sobre!
Recomendo tanto para você que é cristão, quanto pra quem não é!

Me_Vivih 27/05/2024

Uma Obra Prima da Literatura Internacional
Eu já havia lido esta obra em ebook, e quando fui à feira do livro não pude resistir a comprar. A experiência de leitura em suas diversas formas (livro físico, ebook, áudiobook etc) te dá impressões diferentes de uma mesma obra, que foi o que eu busquei. Este livro é uma relíquia da literatura e uma visão simplesmente fantástica da caminhada cristã, que conseguiu traduzir ao mundo coisas antes impalpáveis.

Julia 23/05/2024

Meu livro cristão favorito?
Esse livro é simplesmente lindo e fantástico do início ao fim. Que gostoso ler, é uma leitura super fluída merece mais que 5 estrelas

Lucas Mart1m 20/05/2024

A vida como uma grande jornada
Realmente grandioso, esse livro lida tão bem com a vida cristã que dá a sensação de uma conversa íntima com um irmão mais experiente na fé. Assim que termina se tem vontade de reler para compreender melhor tudo que o autor quis dizer e que possa ter perdido.

Entretanto, o principal é que é completamente fundamentado na Bíblia, que demonstra a dedicação do autor, e ao ver sua biografia podemos ver o poder e a vontade de Deus na vida dele.

O livro lida de forma metafórica e alegórica com o caminho comum de um cristão, obstáculos que a maioria passou ou passará, dificuldades, medos e desânimo, e também existe há comunhão com os irmãos e a graça infinita de Deus em todo o caminho. Diria que é quase uma leitura obrigatória para um cristão pelo papel de identificação.

Além disso, como literatura se firma muito bem, tantas passagens são bem vívidas (se Deus tivesse me dado o dom artístico, com certeza pintaria), além da narrativa cheia de detalhes. Causa uma mistura de sentimentos, constrange onde temos falhado e também nos anima para onde devemos seguir.

Também, muito importante é as notas de rodapé, não é tão fácil entender o que se quer dizer então uma segunda leitura pelas notas muda a nossa visão, por isso vale como lendo dois livros.

Ademais, vou recomendar esse livro para quantos puder (a perspectiva cristã é bem necessária, mas pode ser proveitoso como evangelismo?) também irei reler, ao amadurecer posso ver de outras formas e entender melhor o que me deixou mais confuso, por isso vou comparar com as minhas anotações atuais.

Enfim, se puder leia. Se tiver crianças leia a versão infantil (bem fofa). Não é à toa o tamanho da influência do autor e sua obra.

Israel Vitor 18/05/2024

Apocalipse 5:13
O livro trata dos perigos da caminhada cristã que nós temos, os desvios do caminho, o sono da negligência e os pecados que fazemos. Mas, ele nos diz que o Senhor sempre estará pronto para nos perdoar de todo pecado e injustiça e que um dia irá nos receber com grande alegria e amor.

Tay 17/05/2024

Emocionante
Uma obra que fala aos nossos corações.
Acho que todo cristão deveria ler, pois fortalece nossa fé e nos mostra que o céu é o nosso alvo.

Aninha 15/05/2024

Livro incrível
Esse livro é fenomenal, apesar de ter sido escrito no século XV, a leitura dele é bem fluida.

Ele retrata a caminhada cristã, e traz isso com perfeição, pois mostra desde o momento que Cristão, que somos nós, toma consciência de seus pecados, até a chegada dele à Cidade Celestial.

E essa peregrinação não é fácil, do mesmo jeito a vida em Cristo, pois as dificuldades surgem em todo tempo, e isso nos ajuda a moldar o nosso caráter n?Ele, sem desvios.
Porém, Cristão(como nós), continuava a ser pecador, pois sua natureza ainda era inclinada ao mal, e em diversos momentos acabava caindo no pecado, seja buscando um caminho mais fácil, ou ouvindo alguém que desejava o mal, contudo, o que mais me impactou foi que, apesar de tudo isso, o Senhor ainda dava meios para que ele voltasse aos Seus caminhos, e é assim conosco, pois Ele não nos abandona, apesar de nós.

Enfim, recomendo o livro para todo cristão, e para quem tem curiosidade sobre a caminhada cristã, pois esse livro revela isso.
Tcharles.Amarante 15/05/2024minha estante
Estou com esse na minha lista de leituras pra esse ano, sua resenha ajudou bastante a crescer mais o interesse nessa obra.

Henrique609 13/05/2024

Dizem que esse livro já foi o segundo livro mais lido do mundo, ficando atrás apenas da bíblia.

A história é muito boa. Narra a caminhada de Cristão para o céu, mostrando os perigos do caminho e como devemos evita-los.

A ideia do livro é traçar um paralelo com a nossa caminhada. O autor faz isso com uma linguagem simples, acessível e fluída.

Isa 10/05/2024

O PEREGRINO
"Portanto, são como o réu diante do juiz, que treme de medo e parece se arrepender do fundo do coração; mas a raiz de seu sentimento é o medo do castigo, não o repúdio ao crime evidente que cometera. Tenha este homem a liberdade e continuará a ser um ladrão, um trapaceiro. Quando o poder da culpa se vai, o motivo que os levara à religião cessa. Pelo que naturalmente retornam aos antigos hábitos."
(164-165)

Rafaella 10/05/2024

NÃO ME PRENDEU!
O conteúdo deste livro é repleto de pérolas, porém a linguagem figurativa não me prendeu!

Sinto que eu criei uma grande expectativa neste conteúdo, pois sempre é citado como o livro mais lido do mundo após a Bíblia, mas ao ler (e eu já li há muitos anos outra versão) não senti que estava me prendendo, não conseguia se manter interessante, ou empolgante na maior parte do tempo.

O autor é sensacional e tem sacadas incríveis, mas EU particularmente não me senti atraída pela linguagem utilizada!
asisoynara 17/05/2024minha estante
Estou lendo e me sinto da mesma forma!

Khryka 08/05/2024

Uma linda alegoria, extraia a essência!
Um clássico cristão! Pensa em um livro, curto, mas com grandes reflexões!!!
É a segunda vez que o leio, mas o sentimento foi ainda melhor que dá primeira vez, era muito mais nova, então pouco compreendi. Mas que bom que o li novamente...??
Uma linda alegoria, com analogias muitos boas.
E como o próprio John Bunyan deixou:
"Extraia a essência, esprema o suco e seja Fiel"