O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Cat 12/01/2023

Amei, livro leve que te motiva a Ler: "O Senhor dos Anéis"
O hobbit é um livro maravilhoso escrito por um dos melhores escritores do mundo: Tolkien.

É um universo fascinante, O Hobbit antecede O Senhor dos Anéis, sendo uma leitura bem mais leve e mais breve que O Senhor dos Anéis. Leitura Obrigatória para quem quer começar a ler Tolkien.
Simplesmente apaixonada por esse livro.
Se forem ler comprem o livro presencial, não o e-book. Ele um livro é lindíssimo!! Otimo para colocar na estante! Uma capa e interior maravilhosos!!

Ler Tolkien traz imensas lições para vida! Os livros de Tolkien são livros cheios de significados e com uma história complexa e fascinante por trás.

Simplesmente um dos melhores livros que eu já li.

Super recomendo!

Lívia 12/12/2021

A história perfeita
Sei que é um livro antigo e que a maioria das pessoas não gostam do jeito que Tolkien escreve, mas eu amei.

Ele conta literalmente uma historinha como se fosse te colocar na cama pra dormir. Sem detalhes nem nada, direto e reto.

Gostei muito da história, eu esperava bastante e recebi o perfeito!
Bruno 12/12/2021minha estante
Tolkien é o cara, bom dms ???

Vivik Oliveira 12/12/2021minha estante
Não se engane, a maioria gosta muito! Por isso é um clássico mundial! :)
Tolkien foi mestre na escrita e é referência mundial em fantasia, eu amo!

Bruno 12/12/2021minha estante
Sou tao apaixonado, que tenho tattoo do senhor dos anéis hahahh

sui 07/01/2022

Eu amei tanto esse livro! Tolkien tinha uma forma única de escrever, até mesmo as cenas mais tranquilas acabam prendendo a atenção graças ao toque essencial que ele tinha em descrever as situações.

FernandoMedeiross 09/07/2021

Precisava mesmo de treze anões?
Finalmente li o Hobbit e apesar de não ter gostando o quanto eu estava esperando, foi uma leitura boa o suficiente para me incentivar a ler os outros livros da saga "O Senhor dos Anéis".

Uma coisa que eu não sabia é que o livro foi escrito a partir de uma história que o próprio Tolkien contava para os filhos antes de dormirem, então a jornada do Bilbo tem esse tom bem leve, típico das fantasias da Disney ("Bilbo e os 13 anões"? Não?). E como aí eu estava esperando algo um pouco mais trevoso, tive uma primeira decepção.

A segunda veio com relação aos personagens. O autor nos apresenta, além do hobbit e de Gandalf, treze anões que acompanham toda a jornada até as terras devastadas pelo Dragão Smaug. O grande problema é que esses treze acompanhantes são meros figurantes na história. Além do líder deles, que recebeu um pouco mais de desenvolvimento, um ou outro possuem um traço de personalidade mais marcado, mas no geral eles são sombras de figurantes balançando no fundo enquanto as coisas acontecem.

Esse pra mim é um bom exemplo de quando um autor precisa fazer uma boa edição e retirar os excesso que não contribuem muito na história. Esse não é um livro muito extenso (300 páginas) e eu gostaria de ter visto menos personagens, mas que todos pudessem ter um pouco mais desenvolvimento e crescimento.

Apesar desses pontos a história é muito divertida. Não posso negar. Estou super animado para entrar na trilogia!

Leia se você curte histórias que se passem em locais fantasiosos, leituras leves ou se está buscando algo para ler para os seus filhos (ou para crianças que você tenha contato).
Vic 09/07/2021minha estante
A escrita do tolkien é bem mais adulta nos livros do senhor dos anéis, pode ter certeza que é melhor que O Hobbit

Wilson 09/07/2021minha estante
Se foi só por isso que vc não gostou de O Hobbit, pode ter certeza que você vai amar O Senhor dos Anéis.

Vee_1008 11/06/2021

Tô toda me tremendo
Não sei nem como começar essa resenha, ainda tô processando essa obra prima. O livro inteiro foi incrível, não teve nenhuma parte que foi mais lento ou me deixou entediada.
Os personagens são cativantes e a história ? meus amigos, que história hein ? é perfeita.
Allan 11/06/2021minha estante
Um dos meus favoritos da vida, que experiência linda que é viver essa história ?

andrejr 17/01/2021

Amei.
Tive uma experiência completa, estilo RPG (inclusive fiquei preso em algumas partes).
Ansioso para ler O Senhor dos Anéis.

Paula Tamires 29/02/2020

Subestimei Tolkien
Me surpreendeu bastante o livro,faz uns 5 anos que tenho esse livro porém não tinha lido ele ainda,sempre tive um receio de não gostar dele,pois livros de fantasia não são meu forte,mas esse foi uma exceção,tive uma leitura muito agradável

Nicolas.Jacob 28/04/2021

Bem na hora do desjejum
Minha primeira releitura, não poderia ser com um título melhor.

Aqui eu encontro uma das minhas histórias preferidas, com personagens preferidos, em um dos meus mundos preferidos, enfim, o hobbit não tem defeitos!

Vale lembrar que duas das minhas cenas preferidas da vida estão aqui, sendo elas uma festa inesperada e adivinhas no escuro.

Precisamente:
? 5/5

Marcelo 27/04/2021

Leitura recomendada
Livro excepcional para quem gosta de uma boa aventura. Leitura leve e divertida que nos deixa com gostinho de quero mais. Recomendo fortemente.

Elyene 15/01/2021

Lá e de volta enfim
Não há como iniciar essa resenha sem pontuar quão genial Tolkien é e quão lindo é ver que mesmo em seu berço, o mundo por ele criado já era rico e complexo. Com todas suas runas, linguagens e músicas fica difícil não reconhecer a maestria do autor. Dito isto e considerando que já ter visto os filmes, mesmo que anos atrás, pode ter prejudicado e muito a experiência, afirmo que só comecei a realmente apreciar a história nos seus 25% finais, mais precisamente após a conclusão do objetivo aparentemente principal da jornada. Nesse fim, onde tudo se conecta e há uso de inteligência e diplomacia, sem esquecer a batalha em si, foi quando toda a trajetória (minha com o livro) ganhou cores e intensidade. Sei que, provavelmente, o que me conquistou nos capítulos finais deste livro deve aparecer com mais veemência na trilogia principal, então me sinto encorajada a seguir no universo assim que possível.

Marcos774 15/05/2023

O Hobbit,Bilbo o bolseiro.
Meu primeiro contato com a escrita do J.R.R Tolkien,tenho que admitir que pensei que seria difícil a leitura,mais até que não fluir bem e gostei muito da sua dinâmica, só senti um pouco a falta de mais detalhes na narrativa,mais como eu ja tinha assistido o filme foi tranquilo.

Gostei muito da evolução do Bilbo , você realmente fica feliz ao ver ele tentando fazer as coisas,mesmo sendo tão pequena com medo ele tenta ajudar recomendo a leitura,mais como tinha comentado antes assista o filme para ter uma melhor experiência.

Pri 04/02/2021

Muito bom merece 5 estrelas
A história fala de um personagem
Que tem um anel mágico que tem um poder
de permitir que ao usar se tornaria invisível.
yoko7 04/02/2021minha estante
virou seu favorito? que bom que gostou da leitura ?

Rafa Centeno 18/08/2020

Perfeito!
Muito, muito bom!!! Eu realmente gostei muito, o livro tem algumas diferenças com o filme, mas de certa forma, são bem parecidos. É claro que por serem 3 filmes e só 1 livro, que nem é grosso, os filmes tem mais coisas pra "encher linguiça". A minha parte favorita foi o encontro com o Gollum, a parte com o dragão foi boa tb, mas achei que no filme foi mais legal (não sei se o Benedic ter interpretado o Smaug possa ter alguma culpa nisso kk). Mas o livro todo me conquistou, foi muito bom acompanhar essa jornada. Não é uma leitura cansativa, mesmo com muitos detalhes. Gostei mais do que achei que fosse gostar! E os desenhos feitos pelo próprio autor, foram uma surpresa cativante pra mim!

Maroca 29/02/2020

Achei que nunca leria, mas dei uma chance e fui surpreendida!
Para começar, a escrita é incrível, é como se a história estivesse sendo contada pelo próprio Tolkien, a interação com o leitor é algo cativante.
Não é uma história complexa, é simples, mas ideal se você quer engajar na saga.
Os personagens são cativantes, a história nem se fala.

Carine 17/12/2020

Leitura de O Hobbit
O que posso falar sobre esse clássico que qualquer outra pessoa já não tenha dito?!

Difícil enumerar adjetivos para uma obra tão antiga e amplamente conhecida, mas farei uma tentativa, peguem leve comigo!

Gosto muito do gênero fantasia, porém O Hobbit possui alguns elementos que me tiraram da zona de conforto:
Não existe um protagonismo feminino para que eu possa me conectar mais facilmente (é algo pessoal meu).

A trama central gira em torno de 2 ou 3 personagens principais (destaque absurdo para o Bilbo), então acho que aí mora também um certo artificio perigoso de fazer esse personagem carismático e passivo de amor na medida certa, coisa que o Tolkien faz com maestria.

Os personagens secundários as vezes parecem cumprir um determinando papel (alivio cômico, quebra galho, vilão e etc) como se ?programados? para fazer o fluxo da história seguir (sei que isso é necessário, mas em certos momentos fica muito evidente).

Senti falta de mais ambientação dos demais personagens, eles estavam lá, mas facilmente me esquecia deles, como já disse, apenas 2 ou 3 personagens foram de fato ?memoráveis? para mim (Bilbo, Gandalf e Thorin, esse último ainda deixando a desejar um pouco).

No início o Bilbo nos parece bem ?chatinho?, mas cresce muito ao viver grandes aventuras e perigos. Aqui, à medida que os desafios se tornam maiores, Bilbo apresenta uma coragem e sagacidade igualmente maior para se equiparar a tais desafios.

A narrativa é bem descritiva, entretanto pode ser considera até simples demais para o autor (já me avisaram que as coisas ficam mais ?densas? nos próximos livros), porém não deixa nada a desejar.

É magnifico conhecer esse mundo extraordinário que surgiu de uma simples história para dormi que o autor decidiu um dia contar a seus filhos.

Após a leitura é fácil entender todo o apelo que esse universo tem para os fãs, eu mesma me vi admirada com cada detalhe descrito.

Achei a escrita do Tolkien nesse livro muito similar a do Lewis (li a pouco tempo As crônicas de Nárnia) e antes de iniciar a leitura não sabia dessa amizade entre eles e após ter conhecimento desse fato (informação essa que vem no prefácio da minha edição) não conseguir me impedir de compara-los muitas vezes.

O livro é rico, bem escrito, com mistério na medida certa, personagens "bem" trabalhados também nos momentos certos, final surpreendente, ação, aventura, e de fato possui todos os elementos perfeitos para uma grande obra. Entretanto sofri um pouco para me conectar, pois eu e o livro não dialogamos bem no início, mas depois que superei essa estranheza inicial curti muito a experiência.
Nana 17/12/2020minha estante
Mais rico que esse livro, só sua resenha. O Hobbit é o próximo na minha TBR e eu vou ate apressar a leitura do que estou lendo no momento pra começar logo

Carine 17/12/2020minha estante
Que bom que minha resenha despertou ainda mais sua curiosidade! Vale muito a leitura! Mesmo com minhas "dificuldades" pessoais consegui dar 5 estrelas na avaliação do livro facilmente

Bruno 17/12/2020minha estante
Um fato curioso é que o livro foi escrito para os filhos do Tolkien. Talvez por isso a estrutura mais simples.

Carine 17/12/2020minha estante
Sim! Alguns me disseram que é mais simples que os demais (porém é aquele simples estilo Tolkien né. Mais completo que muitos livros de fantasia por aí rs).

Bruno 17/12/2020minha estante
Exatamente! rsrs