O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Jow 06/04/2012

Marca de um Gênio!
Começo a falar desse livro e também desse escritor no qual, particularmente, sou fã declarando, citando uma frase muito antiga do jornal The Sunday Times que se encontra na parte de trás das versões mais antigas dos livros de Tolkien, e que é de uma brutal perfeição. Eis a frase: O Mundo está divido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.

Tolkien é com certeza um dos escritores mais brilhantes da história, e não ler uma de suas obras é um verdadeiro crime cultural. Muitos falam que suas obras são maçantes, duras, e sem ritmo. Eu não discordo! Já li muito suas obras e aponto com total segurança essas partes maçantes e sem ritmo. Mas, os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que eu não encontrei em nenhuma obra lida nesses meus 20 anos de vida. São tantos detalhes, construções, paisagens, culturas, povos e línguas criados com tanta perfeição que é impossível ficar imune aos seus encantos.

O Hobbit é uma prova irrefutável de sua genialidade. E com uma alegria à mais. É um livro de facílima assimilação, que possui um ritmo e cadência não encontrada em O Silmarillion e muito menos em O Senhor dos Anéis. Para muitos se trata de uma literatura infanto-juvenil, e eu concordo. Quem dera que todas as literaturas desse gênero possuíssem tamanho enredo, potência e sabedoria. Afirmo sem medo, que nem As crônicas de Nárnia do não menos genial C. S. Lewis possui a grandeza de O Hobbit.

Você que ainda não leu O Hobbit que não perca mais tempo. Junte-se a grande parcela de pessoas nesse mundo que já se deparou com a genialidade de Tolkien, e se deixe encantar por essa grande obra. Que além de possuir uma linguagem fácil, um ritmo constante e ilustrações belíssimas, irá introduzi-lo a épica saga de O Senhor dos Anéis.

O Hobbit de J. R.R. Tolkien é sem dúvida uma das melhores obras já escritas na história.

Luh Costa 04/02/2011minha estante
Concordo plenamente com vc!
Me tornei fã de Tolkien por causa desse livro. O Hobitt sem dúvida é um dos melhores livros que existem.
Por isso faço parte dessa, como vc disse, grande parcela de pessoas nesse mundo que já leu e se deparou com a genialidade de Tolkien.
Quem ainda não leu não vai se arrepender de ler essa grande obra.
E não me canso de dizer que suas resenhas são maravilhosas!
Abraço

Alan Ventura 05/02/2011minha estante
o/

Fran Kotipelto 10/02/2011minha estante
Felizmente fazemos "parte da parte" que leu O Hobbit,O Senhor dos Anéis e muito mais desse mestre incomparável! o/\o

Vanne 18/02/2011minha estante
Marca de um Gênio! [2]

Faça minhas as tuas palavras..

A resenha ficou excelente =p

Ticiane 23/09/2011minha estante
Nossa...depois de ler a sua resenha, fiquei super curiosa e empolgada de ler esse livro tb..rsrs

Paula 15/04/2012minha estante
Concordo plenamente com vocÊ. É um livro tão elaborado e espetacular, que é impossível não adquirir uma certa paixão por ele. Acabei virando fã de Toline graças a esse livro. Realmente é um livro que merece ser lido!

Ádila 26/07/2012minha estante
Essa frase do The Sunday Times tem na edição nova tmb, da editora Martinsfontes.

Cláudio 23/08/2012minha estante
Justamente por ter este "ritmo" mais dinâmico que O Silmarillion e O Senhor dos Anéis, é que torna O Hobbit tão incrível de ser lido. As vezes leio que um ou outro não gostou de certas partes do livro, mas até hoje não encontrei ninguém que não goste do livro. Fascinante, acho que é está a palavra.

Roberto 29/09/2012minha estante
É o único livro que já li duas vezes e estou lendo a terceira para o filme no final do ano. É a leitura mais prazerosa que já experimentei. Tolkien narra com coração. Coisa que falta em muitos livros por ai.

Tizo 09/12/2012minha estante
Concordo plenamente com a alcunha de gênio dada ao Tolkien, realmente contar uma hitória aparentemente simples e fazê-la crescer ao longo do enredo sob todos os pontos de vista é realmente admirável. Comecei a gostar do autor a partir dos filmes relativos a trilogia O senhor dos Aneis e com a aproximação do novo longa, desta feita baseada na obra que aqui se discute ,tive a curiosidade de ler o livro e qual não foi a minha surpresa em constatar a qualidade do que ali estava escrito.Pretendo em um futuro próximo apreciar também outras obras do Tolkien.

San 07/02/2013minha estante
gostei mto da resenha e do seu ponto de vista. mas eu acho que o Hobbit não tem todos os detalhes de o senhor dos anéis. eu acho que o Tolkien quis revelar toda a terra média mesmo só no "o senhor dos aneis". gostei muito de o hobbit!!

Jul Frota 31/03/2013minha estante
Tevo confessar que 'O Hobbit' é o meu primeiro livro do J. R. R. Tolkien, é já li 'As crônicas de Nárnia'. E os oitos livros são otimos, e tem modos diferentes de se ver o mundo, a natureza. Mas ainda prefiro 'Alice' de Charles Lutwidge Dodgson.

Ricardo 14/09/2015minha estante
Concordo também. Ótimo livro, história bem mais curta que "O Senhor dos Anéis", que alias deve ser lido após "O Hobbit", pois serve como Introdução deste mostrando a Saga de Bilbo e o encontro com o Um anel, alem de introduzir anões, elfos e orcs.

Cristiano.Santos 07/08/2017minha estante
Comecei a leitura tem poucos dias e já estou chegando na metade do livro. É realmente um prazer acompanhar as aventuras de Bilbo Bolseiro, Gandalf e os divertidos e bravos anões. Estou lendo após assistir aos filmes. Gostei dos filmes, porém a experiência do livro é única.

Aliny.Cristina 01/08/2020minha estante
Estou lendo agora O Hobbit, aos 26 anos, e confesso que me arrependo de não ter lido antes. Mas acho que minha experiência teria sido ainda melhor se tivesse lido na adolescência.

Lele 19/11/2020minha estante
estou pensando seriamente em comprar

Claudio.Henrique 13/05/2021minha estante
como q lê?????

Claudio.Henrique 13/05/2021minha estante
não dá pra ler

NERD GEEK 31/08/2021minha estante
OI! Meu primeiro livro de fantasia que leio em toda a minha vida com muito prazer(depois de assistir no mesmo ano A Desolação de Smaug nos Cinemas em dezembro) Ainda me lembro das palavras da vendedora no caixa: "Boa leitura".

Isa 28/09/2021minha estante
Tolkien é um homen de respeito, amo muito todos os livros dele quanto de Senhor dos anéis e quanto o Hobbit!! 5 estrelas para esse livro perfeito.

Dani 03/11/2021minha estante
Ainda n terminei, mas estou adorando,

Realmente é um gênio

Realmente é um gênio

Majuzita0 11/11/2021minha estante
Esse livro é perfeito, eu também sou fã do Tolkien desde sempre! Hobbit é meu livro favorito, e por isso recomendo muito ele

Lull 12/01/2023minha estante
Bom, você é a pessoa certa para eu fazer essa pergunta. O que você tem a dizer dessa edição em específico?

Lull 18/01/2023minha estante
Tu de novo menó kkkk

Vagner 29/04/2023minha estante
No início é só o hobbit, depois vc descobre um atlas da terra média, os anéis, o simarillion, contos inacabados, a vida de Tolkien, e por aí vai.
GENTE! EU SÓ QUERIA LER UM LIVRO E ENTREI EM UM UNIVERSO SEM FIM KKK

Roberta691 30/12/2023minha estante
Gostei muito do livro. É uma leitura bem densa e detalhista, mas te leva a um mundo mágico muito interessante. Quero prosseguir com o senhor dos anéis!!

Illa.Mayani 28/01/2024minha estante
Crôniscas de Nárnia é muito bom, mas, O Hobbit é....é...sem palavras. ??

Illa.Mayani 30/01/2024minha estante
Concordo com tudo que foi falado.

Enzo303 18/03/2024minha estante
Numa Toca No Chão Havia Um Hobbit

Monalyza.Victoria 20/03/2024minha estante
Genuinamente o melhor livro que já li, amo tanto ele que sempre que estou de ressaca literária esse livro me tira disso
Eu respeito esse escritor muito, essa é minha obra favorita dele e tmb de todos livros que já li

Flávia Menezes 16/11/2022

TOLKIEN... QUE SUA BARBA NUNCA FIQUE RALA!
?O Hobbit?, do filólogo, professor e escritor J.R.R. Tolkien, começou a ser escrito no início dos anos 1930, quando o autor ainda buscava por uma carreira acadêmica na Universidade de Oxford, mas a sua finalização apenas se deu dois anos depois.

Muito antes de ser publicado, essa história infanto-juvenil tão cheia de personagens fantásticos, ainda foi emprestada e lida por alguns dos melhores amigos do autor, incluindo o grande escritor C.S. Lewis, para ganhar sua publicação apenas em 1937, conquistando o seu primeiro fã, Rayner, um menino de 10 anos e filho de um dos donos da editora que publicou a obra, e aquele que bateu o martelo para abrir as portas para o grande mestre da fantasia, Tolkien.

E não é à toa que J.R.R. Tolkien inspirou tantos outros escritores, como foi o caso de J.K. Rowling. Suas histórias são cheias de fantasia, porém, também repletas de sentimentos humanos, dessa eterna luta do bem contra o mal, que faz com que seus leitores se identifiquem com muita facilidade.

Quando falamos em um escritor grandioso como Tolkien, sempre nos vem à mente suas obras mais famosas, tais como ?O Hobbit? e a trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, mas mais do que pensar nele como o pai da literatura fantástica, sua herança para todas as gerações futuras é de ser um escritor que se debruçou tão apaixonadamente sobre a sua obra, que não criou apenas histórias, criou todo um mundo!

Confesso que ler ?O Hobbit? me fez sentir como se eu tivesse perdido alguma coisa, porque são tantas informações, tantas histórias que parecem ter vindo antes, tantos reinos, que me senti com vontade de recorrer a algum outro livro do autor que pudesse me orientar e instruir sobre esse universo novo no qual eu fazia a minha estreia.

A única obra que eu tinha lido de Tolkien, foi ?Cartas para o Papai Noel?, que foram as reuniões de cartas que ele escrevia para os filhos todos os natais. E essa é uma obra infanto-juvenil que eu realmente me apaixonei. Mas além dela, eu só havia tido experiência com a obra dele, vendo os filmes da trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, e por ter lido a sua biografia.

Sendo assim, confesso que me senti entrando em um mundo novo, onde eu não conhecia muito sobre os personagens, muito menos das suas histórias, e nem sequer fazia ideia de para onde tudo aquilo iria me levar. Então, tentei esquecer um pouco do que eu já tinha visto nos filmes (algumas coisas foram quase impossíveis de deixar para lá, por exemplo, ficar esperando que o fato do Bilbo usar o anel o colocaria em risco), e mergulhar nessa aventura (de grego!) sem pensar muito, apenas me deixando ser conduzida.

Primeiramente, eu tenho que confessar que não esperava que ?O Hobbit? fosse uma história tão infantil assim. Mas isso não é algo que me incomode em nada. Eu gosto de me aventurar em livros que sejam mais leves, e repletos de imaginação. Mas, mesmo assim, preciso dizer que não foi uma história que eu tive muita facilidade para me entregar.

Não que exista algo de errado com a história, porque obviamente não há. Mas não houve uma conexão fácil, e por diversas vezes, durante a leitura, eu me dispersava a ponto de ter que ler várias vezes o mesmo parágrafo, porque eu não conseguia (mesmo!) me fixar no que estava acontecendo.

Mas isso é algo muito pessoal, e que não me faz perder nenhum pouco a vontade de me aventurar em outras obras escritas por ele. Mas que me faz pensar que preciso me preparar mais para poder me entregar de corpo e alma à leitura dos seus livros.

A única coisa que me deixou impressionada com a história, porque não imaginava que seria assim, é que alguns dos grandes conflitos tinham sua definição muito rápida. Por exemplo, os anões e o Bilbo passaram um tempão pensando em como derrotar o dragão, daí vem um arqueiro chamado Bard, e resolve o problema. Fácil assim!

Assim como no final, quando uma grande batalha acontecia, e uma pedra cai na cabeça do Bilbo, e quando ele acorda, tudo já está resolvido! Claro que essa parte, sobre esse momento de tanta aflição da batalha, quando Bilbo perde a consciência, é algo que me deixou bastante pensativa. Afinal, como seria bom se, na vida real, as coisas também fossem assim, não é mesmo? Você está passando por um grande problema, o qual não sabe como vai resolver, daí algo cai na sua cabeça, você desmaia, e quando acorda, tudo está resolvido! Não seria ótimo? Eu acho que isso seria perfeito! (rsrs)

Um dos meus personagens preferidos nessa história foi o Beorn! Ele tinha uma energia tão gostosa, divertida, e ao mesmo tempo tão intensa, que me afeiçoei a ele, muito embora ele nem tenha aparecido tanto assim. Mas como eu amei esse personagem!

Minha nota 4,5 não foi pelo livro em si, porque ele vale muito mais do que 5 estrelas, especialmente porque Tolkien é um mestre, e o que ele construiu foi algo tão grandioso, que não tem como ler algo assim sem ver tamanha genialidade e cuidado com uma obra.

Mas, o que me faz dar essa nota, é apenas para lembrar que nem sempre nós estamos na mesma sintonia que a história. E às vezes, isso pode sim nos fazer sentir desconectados. Comigo foi assim, mas, por sorte, não me fez perder nada da grandiosidade de uma história tão completa, e tão cheia de amizade, lealdade, e de bons corações.

É, Tolkien. Como diziam os danadinhos daqueles anões, que suas barbas nunca fiquem ralas!
Francisco 16/11/2022minha estante
Uma resenha e tanto!. Realmente muitas vezes a nota que atribuímos a um livro não expressa o que ele de fato é, mas sim a nossa sintonia com a narrativa naquele momento. Essa subjetividade é um dos inúmeros fatores que torna a leitura tão relevante, podemos então discutir com os outros sobre suas impressões da mesma história. Reitero meus parabéns pel resenha. :)

Gabriela_Sut 16/11/2022minha estante
Li esse livro esse ano e ele se tornou um dos meus favoritos da vida! s2

Quanto ao fato de você ter estranhado de início o fato dele ser infantil e precisar se preparar melhor para os outros... Os que vêm a seguir (trilogia do Senhor dos Anéis) e O Silmarilion (entre os vários outros contos inacabados da Terra-Média) não são mais infanto-juvenis. A Sociedade do Anel ainda mantém uma narrativa mais infantilizada no início, mais logo em seguida amadurece bastante. Estou no segundo volume da saga e o tom da narrativa é bem épico. Já o Silmarillion é bem denso, acho que esse precisa de um preparo psicológico mesmo kkkk muitas informações em poucas páginas, mas ainda assim é maravilhoso de se ler!

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Francisco, muito obrigada! E eu acho tão importante passarmos corretamente essa questão, não é? Porque existem livros que são verdadeiras obras-primas. Mas que escolhemos para ler em momentos em que a nossa mente está em outro lugar e não se conecta tão facilmente. Mas eu gosto de ler e ver o que está além do meu gosto. Porque os livros tem tanto a nos oferecer que não fica só no ?gostei? ou ?não gostei?. E é isso que temos que passar para as novas gerações. Até porque é esse olhar para o técnico, para a construção, para a boa crítica cheia de embasamentos, que as redações do ENEM irão cobrar.

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Gabriela, obrigada por partilhar aqui a sua experiência! Já estou ainda mais ansiosa pela trilogia. E olha, não ligo mesmo pra linguagem mais infantil. Ajuda muito a relaxar. Então vai ser bom ver isso que você disse, de ver a obra amadurecendo. Que bom ter tido essa sua opinião aqui. Obrigada.

Francisco 16/11/2022minha estante
Sim, é uma questão muito importante que deve ser passada às gerações seguintes. Eu enquanto professor sempre procuro influenciar meus alunos para uma leitura mais crítica, apesar de lecionar uma ciência exata. Eles serão cobrados por suas críticas mais embasadas no ENEM e em muitos outros testes que virem a fazer. Por isso eu também diversifico minhas leituras como você para além da minha zona de conforto, assim posso travar conhecimento com muitas mentes e culturas diferente. Você disse tudo!

Fabio 16/11/2022minha estante
Parabéns pela resenha, como sempre magnificamente escrita e detalhada. Gostei desta "pegada" mais pessoal da resenha!
Confesso, achei que iria gostar mais, mas, eu entendo. Ja falamos sobre isso, e eu acho que tem muito a ver com a época e o momento em que se lê os livros. Ao ler as demais obras do autor, você ficando mais familiarizada com a geografia e com as personagens históricas, principais. Não é nada fácil decorar tantos nomes lugares rsrrs

felipe.demattos.94 16/11/2022minha estante
Sobre "alguns dos grandes conflitos tinham sua definição muito rápida" é uma realidade da vida, geralmente gastamos muito mais tempo na expectativa de algo, sofrendo uma ansiedade desproporcional, para descobrir na hora H que este "algo" não era nada de mais.
Como de costume sua resenha é um primor, parabéns!

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Obrigada pelas palavras, Fábio!! Mas olha, eu gostei muito. E agradeço muito pela sua ajuda. Senão eu teria ficado ainda mais perdidinha nesse universo tão complexo criado pelo Tolkien. Nada como ter uma ajudinha de um conhecedor como você!
Obs.: gostei da fotinho nova. ?

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Francisco.. só um complemento aqui do que você falou? Professores com a sua visão!! É um diferencial tão grande na vida daqueles que estão em busca dessas orientações! E você disse tudo: como sair da zona de conforto na leitura, amplia a nossa visão de mundo.

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Felipe, muito obrigada!! E isso que você falou é essencial!!! Como acabamos por dar tanto foco nos problemas. Bem colocado. E nesse fim de ano, cabe mais ainda pensar nisso. Para deixarmos de colocar tanto o foco no problema, e mais na solução. Obrigada pela colocação!

Francisco 16/11/2022minha estante
Muito obrigado, Flávia! . São pessoas como nós que procuramos fazer nosso melhor em nossas atividades :)

Maygeek7 16/11/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!

Confesso que sofri lendo Tolkien com tantos detalhes de descrição. (Mas, as histórias são ótimas)

E as suas resenhas sempre espero cada detalhe que você fala, pq é tudo com extrema qualidade. ????

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Mayra, suas palavras me emocionaram aqui!! Obrigada! ? Sem contar que agora me senti acolhida sabendo que não fui a única que sofreu nessa imensidade de informações do Sr. Tolkien! Obrigada de coração pela sua presença aqui. ?

Tatiane554 27/07/2021

Ameiiiii !
Livro fantástico,merece mil estrelas!
Bilbo é um amorzinho,adorei conhecer as aventuras dele!
É fascinante a escrita de Tolkien,ele nos apresenta um mundo incrível,amei amei amei,quero muito dar seguimento na trilogia do Senhor dos Anéis s2
E em meio a tudo isso acabei descobrindo que sou meio Hobbit , que ama ficar no conforto de casa e acompanhada de muita comida kkkkkkk
Lucas.Bitencourt 27/07/2021minha estante
Somos todos meio Hobbit! ?

Tatiane554 27/07/2021minha estante
Sim concerteza!!??

Thais 27/07/2021minha estante
?Numa toca no chão vivia um hobbit?. Amo esse livro?

Tatiane554 27/07/2021minha estante
Thais eu amei essa leitura,muito boa realmente,Bilbo é um amorzin ???

Douglas Finger 27/07/2021minha estante
Silmarillion é uma leitura obrigatoria pra entender todo o universo de Tolkien, inclusive recomendado para ser lido antes do Hobbit. Você conhece?

Thais 27/07/2021minha estante
Não sei a Tati mas eu ouvi falar dele, só que fui direto no Hobbit mesmo.

Tatiane554 28/07/2021minha estante
Douglas Finger eu fiquei sabendo depois que tinha começado a ler Hobbit ? ?

Dickar 28/07/2021minha estante
Leia "O Senhor dos anéis" você vai ama.? Parabéns pela leitura do "O Hobbit". Também amei Bilbo Bolseiro.??

Douglas Finger 28/07/2021minha estante
Eu por via das duvidas ainda não li nenhum ?

Dickar 28/07/2021minha estante
Já li "O Silmarillion." Um pouco difícil a leitura, mas com calma e concentração acaba entendendo bem.?

Tatiane554 28/07/2021minha estante
Dickar vou ler concerteza já vou colocar nas leituras futuras ??.... Sim,Bilbo é um amorzin ?

xzsatur.no 22/04/2024

?Lá e de Volta Outra Vez.?
?Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca nojenta, suja, úmida, cheia de pontas de minhocas [...] Era uma toca de hobbit, e isso significa conforto.?

Eu já perdi as contas de quantas vezes durante minha vida de leitora eu quis começar a ler os livros de Tolkien. Depois de tanta enrolação, finalmente decidi que ?O Hobbit? seria o meu primeiro contato com o autor. Foi uma ótima escolha.

?O Hobbit?, de J.R.R. Tolkien, publicado em 1937, conta a história de Bilbo Bolseiro, um dos hobbits mais respeitáveis do condado. Levando uma vida simples e confortável, até que um dia, um mago e treze anões aparecem em sua casa fazendo uma grande confusão e estardalhaço.

A trama começa quando Gandalf, o mago, e um grupo de treze anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, aparecem na casa de Bilbo e o convidam para se juntar a eles em uma jornada para recuperar o tesouro tomado pelo dragão Smaug na Montanha Solitária. A princípio relutante, Bilbo acaba aceitando o convite e parte em uma jornada cheia de perigos e desafios.

Bilbo enfrenta trolls, goblins, aranhas gigantes e até mesmo um dragão. Uma jornada cheia de aventuras e ação, mas também amizade, lealdade, coragem, redenção, mensagens de superação e heroísmo.

Estou feliz por ter lido este livro, mas também estou triste por ter acabado tão rápido. Escrita simplesmente genial e encantadora, gostei muito.

E você que ainda não leu ?O Hobbit?, simplesmente pare de perder tempo.

?Em cinco abetos, quinze
passarinhos,
do fogo às suas penas veio um
ventinho!
Que aves gozadas, não
tinham asinhas!
Ó, que faremos com essas
coisinhas?
Assá-las vivas ou mandá-las
pra panela;
fritar, ferver, comer à
cabidela??

Junte-se a mim e venha cantar essa canção certamente assustadora.
camicami.cami 22/04/2024minha estante
Leio essa intro e me teletransporto pra quando li a primeira vez ???

xzsatur.no 22/04/2024minha estante
@camicami.cami, simplesmente memorável e atemporal! ??

Poeira0 23/04/2024minha estante
O enredo é tão cativante!?
A história é fascinante.

ivy! 23/04/2024minha estante
Mágico e fascinante!!!??

xzsatur.no 23/04/2024minha estante
@Poeira0, ivy!, demais, a construção da história é incrível! Amei demais.

Luå 23/04/2024minha estante
Nunca li nenhum livro desse autor, acho que vou começar por "O Hobbit" também. Amei a resenha! (mulher, achei que tu tava sumida, não sabia da sua conta secundária hahaha.)

@Luå, muito obrigada!!

Fiz essa conta há poucos dias. Não consigo mais postar direito na outra conta, o Skoob está de sacanagem.

Pedro 23/04/2024minha estante
Excelentíssima resenha!
Esse livro será uma das minhas próximas leituras nos próximos meses.

xzsatur.no 23/04/2024minha estante
@Pedro, muito obrigada!! E? um livro excelente, muito bem escrito!

Alex 27/04/2024minha estante
Torço que parta para o Senhor dos Anéis em breve.

Ju 22/01/2013

O Hobbit
O Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que aprecia muito estar em sua casa e fazer todas as suas refeições (inclusive dois desjejuns, e duas ceias). Está acostumado a uma vida pacata e a ser considerado respeitável, até que Gandalf, o mago, surge e dá um jeito de levá-lo para uma grande aventura, com Thorin, Escudo de Carvalho, e vários outros anões.

"Nós somos gente simples e acomodada, e eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis! Fazem com que você se atrase para o jantar! Não consigo imaginar o que as pessoas vêem nelas!"

Bilbo é contratado como ladrão e deve ajudar Thorin a recuperar o tesouro de seus antepassados, que foi roubado pelo dragão Smaug e é guardado por ele na Montanha Solitária.

Eu adoro livros de fantasia com mapas. Amo ir ao mapa sempre que falam de um novo lugar para ver o caminho percorrido e, no caso de livros em que os personagens têm um local de destino definido, como em O Hobbit, ver também tudo o que eles inda precisarão enfrentar.

Além dos mapas, o livro tem também umas ilustrações muito lindas, que aparecem quando a gente mais quer uma delas.

Tolkien escreveu esse livro para os seus quatro filhos, que na época tinham entre 8 e 20 anos. Tem uma linguagem simples; é um livro que conta uma grande aventura que acaba se dividindo em várias aventuras fantásticas, mas não deixa de lado ensinamentos que podem fazer bem aos jovens (e a todos os seres humanos).

"Sua fúria ultrapassava qualquer descrição - o tipo de fúria que só se vê quando pessoas ricas, que têm mais do que podem apreciar, de repente perdem algo que possuem há muito tempo, mas que nunca usaram ou quiseram."

Enfim, Tolkien é O cara. Não sabia que ele tinha sido um amigo muito próximo de C. S. Lewis, fiquei feliz por descobrir. São meus dois escritores preferidos de literatura fantástica há muito tempo. Recentemente empataram com a Roberta Spindler e com a Oriana Comesanha (sim, gente, eu amo Contos de Meigan, sei que vocês já sabem, mas nunca vou deixar de lembrá-los disso e de dizer que todo mundo precisa ler esse livro).

Agora falta arrumar coragem pra ler O Silmarillion, já tentei mas não consegui passar do início... tomara que na próxima vez eu esteja mais inspirada e concentrada! rs...

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/dl-2012-resenha-o-hobbit.html
Jhelp 02/02/2013minha estante
Estou meio ansiosa para ler este livro, as obras do ToLkien são realmente muito boas e tenho certeza que vou gostar muito de ler esse.
Meus amigos disseram que se surpreenderam muito com O Silmarillion, mas também não consegui passar do início, rs

Leilane 14/02/2013minha estante
O Tolkien é o cara! Ele e o C.S. Lewis deveriam ter escrito uma série juntos.
Acabei de ler e eu preciso comentar! Não acredito nas pessoas que morrem estou desolada! Mas o Sr. Tolkien é o mestre do bittersweet, fazer o quê.
Amei o estilo da narrativa é super diferente de O Simarillion que é muito descritivo e não tem uma história corrida. Eu li O Simarillion, mas confesso que fiz com muita desatenção, talvez um dia eu releia. Bom sorte com ele!

Lua 19/03/2013minha estante
Muito interessada nesse livro, assim como sou louca pra ler O senhor dos anéis (ainda não conseguir lê-lo =/) Simplesmente amo os filmes e ainda não vi a adaptação desse, mas já sei que é muito boa e os livros com certeza são melhores ainda *--*

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Aí está um livro que eu estou doida para ler, ele certamente está na minha lista para ler e quero ver se consigo ler agora em 2013.
Preciso ler.
;)

Thaís 07/04/2013minha estante
Nossa q capa simples :( Mas em compensação a história é bem interessante! Só nao sei se eu realmente o leria...

Baah 11/04/2013minha estante
a capa super bonita, gostei muito , a resenha fico incrivel!

Dani 15/04/2013minha estante
Eu já li esse livro e achei maravilhoso *-*
Amei o primeiro filme, assisti no cinema, enoooorme e muito bonito visualmente!
A história do dragão é o máximo *-*

Rogéria Martins 24/10/2023

?Numa toca no chão vivia um hobbit.?
O Hobbit é um grande clássico infanto-juvenil que, apesar disso, foi escrito com uma linguagem acessível e fácil, que não quer dizer infantiloide ou extremamente explicado (ao contrário do filme). Este livro é uma introdução ao universo magnífico de Tolkien, não é um universo simples de ser compreendido e que não conseguimos entender da noite para o dia, mas garanto que aqui todo esforço é recompensado.

Bilbo Bolseiro é um hobbit extremamente carismático e respeitado, não apenas pelos recursos financeiros que tinha, parte disso era porque os hobbits, em geral, não faziam coisas inesperadas e eram verdadeiras criaturas de hábitos. E nesta jornada (que o nosso querido personagem entrou por livre e espontânea pressão) de travessia saindo do Bolsão e passando pela Terra-Média vemos o contrário disso: o desenvolvimento de um verdadeiro herói.

Sabemos que falar da genialidade do mestre John Ronald Reuel Tolkien é chover no molhado, mesmo assim, não poderia deixar de enaltecer mais uma vez a escrita impecável, onde todas as descrições aqui são na medida certa. O leitor consegue imaginar perfeitamente o cenário (como não desejar viver no Condado?), as angústias de nossos personagens e o misto de tristeza com orgulho que compartilhamos ao final da jornada também.

Falando nos personagens, como não sentir agonia toda vez que nosso mago favorito, Gandalf, some e aparece "do nada"? São nesses momentos de sumiço dele que nossos protagonistas conseguem se desenvolver enfrentando seus medos, novos desafios e, certamente, nos garantir muitas risadas, além de nos surpreender bastante!

Apesar de acreditar que demorei muito para pegar esta leitura (porque sempre ouvi coisas como ?mas este livro é muito difícil?, ?as descrições são exageradas? etc., e posso dizer que nada disso é verdade!), costumo dizer que os livros chegam para nós em momentos específicos e este, que virou meu favorito da vida, chegou no momento ideal!

A leitura foi muito fácil e deliciosa, todas as descrições que o mestre Tolkien nos dá são extremamente necessárias para imaginar onde todas as aventuras se passam.

Impossível terminar este livro sem sentir uma sensação absurda de saudade dessa aventura, da companhia favorita e, mais importante, do senhor bolseiro!

Recomendo absolutamente a todos os amantes de uma boa aventura, garanto que este livro tomará um lugar especial em seu coração, assim como tomou no meu! ??
Carmine.Antes 24/10/2023minha estante
Foi meu primeiro Tolkien e eu amei!

Rogéria Martins 24/10/2023minha estante
Como não se apaixonar pelo Tolkien, não é, Carmine? ?

Vanessa.Castilhos 24/10/2023minha estante
Rô, que resenha mais maravilhosa de ler! ? Parabéns!! Quando der, tbm quero conhecer o Bilbo! ?

Rogéria Martins 24/10/2023minha estante
Van, obrigada pelo comentário super carinhoso, amiga! ?
Bilbo é maravilhoso e sua turminha também, garanto que você não vai se arrepender! Vou acompanhar seus comentários quando for a hora!! ?

Marcos774 25/10/2023minha estante
Esse livro é muito bom ,a cada página se percebe como o bilbo vai evoluindo,sem nem percebe

Rogéria Martins 25/10/2023minha estante
É maravilhoso, Marcos! A evolução do Bilbo é um processo incrível de se acompanhar ?

Rafael Garibaldi 23/01/2021

Uma obra-prima da fantasia que revolucionou os livros.
Foi difícil definir uma nota para esse livro. Em muitos momentos eu fiquei "nossa que maçante". Teve momentos em que eu não gostei, e momentos em que eu adorei. Depois de um tempo eu refleti se eu gostei ou não. E eu cheguei a conclusão que esta é uma obra-prima, fora da curva. As passagens extensas e as descrições gigantescas são imersivas demais, e Tolkien fez com maestria. Não é uma obra para todos, eu admito. Mas quem for se aventurar neste mundo mágico deste autor que pretendo ler mais, vá fundo e leia até o final. Eu mesmo pensei em largar o livro depois da Festa Inesperada, mas ainda bem que eu não o fiz, porque foi uma experiência que poucos livros proporcionam ao leitor. J.R.R. Tolkien foi um mestre da literatura fantástica, e eu tenho a honra de ter lido uma de suas obras. Esplêndido!
Tassio 24/01/2021minha estante
Tem que ler outros ou só esse?

Rafael Garibaldi 24/01/2021minha estante
Pra começar a ler O Senhor dos Anéis, é bom que você leia esse. Mas a leitura não é obrigatória, só se você quiser conhecer mais do mundo do Tolkien.

Tassio 24/01/2021minha estante
Queria ler, mas não gosto de livros com continuação.

Rafael Garibaldi 24/01/2021minha estante
Esse livro funciona muito bem sozinho, você não precisa ler O Senhor dos anéis depois.

Obrigado! vou comprar ??

Rafael Garibaldi 24/01/2021minha estante
De nada. Vale super a pena.

Carolina.Gomes 29/07/2021

O mundo maravilhoso de Tolkien
Como eu achei que essa história não seria pra mim? Me enganei redondamente! Essa história é para todos!!

Foi uma experiência maravilhosa mergulhar no universo de Tolkien e conhecer suas mágicas e encantadoras criaturas.
Aqui começa a história da descoberta do anel. O capítulo do encontro com Gollum é sensacional! Um dos meus preferidos!

Fiquei emocionada com a aventura de Bilbo e os anões. Me senti criança e me imaginei sentada, em volta de uma lareira, ouvindo Tolkien contando a história. Exatamente como seus filhos. Saber da história por trás da história contribuiu muito para aumentar meu encantamento.

Foi mágico!

Que bom que eu me permiti fazer essa leitura!

Desejo que todos nós possamos ter um pouco de fantasia em nossas vidas.
O Hobbit é um antídoto poderoso contra as dificuldades da vida. Uma leitura perfeita para dias cansativos e caóticos. Eu me senti reconfortada e com a energia reabastecida.

Essa é uma história que eu gostaria de ter contado aos meus filhos!

Para completar a experiência, ouvia os episódios de um podcast no spotify. Mesmo não sendo a mesma tradução, valeu muito a pena! Recomendo!

Diversão e emoção garantidas.

Muito! Muito bom!
João 29/07/2021minha estante
Esse mundo criado por Tolkien é mágico! Gandalf e Gollum são personagens extraordinários. Na verdade todos são, mas esses são um ponto fora da curva. Obs.: agora entendo o que você disse sobre a adaptação da Disney do ?corcunda de notre dame? kkkk

Carolina.Gomes 29/07/2021minha estante
Viu, João??! Q final foi aquele??

Katia Rodrigues 29/07/2021minha estante

João 29/07/2021minha estante
Final tenso kkkk

Eliza.Beth 29/07/2021minha estante
????
Quentinho no coração

Laura.Novelli 02/08/2021minha estante
Ahhh que relato mais lindo! Por mais fantasia em nossas vidas!! :)

Carine 17/12/2020

Leitura de O Hobbit
O que posso falar sobre esse clássico que qualquer outra pessoa já não tenha dito?!

Difícil enumerar adjetivos para uma obra tão antiga e amplamente conhecida, mas farei uma tentativa, peguem leve comigo!

Gosto muito do gênero fantasia, porém O Hobbit possui alguns elementos que me tiraram da zona de conforto:
Não existe um protagonismo feminino para que eu possa me conectar mais facilmente (é algo pessoal meu).

A trama central gira em torno de 2 ou 3 personagens principais (destaque absurdo para o Bilbo), então acho que aí mora também um certo artificio perigoso de fazer esse personagem carismático e passivo de amor na medida certa, coisa que o Tolkien faz com maestria.

Os personagens secundários as vezes parecem cumprir um determinando papel (alivio cômico, quebra galho, vilão e etc) como se ?programados? para fazer o fluxo da história seguir (sei que isso é necessário, mas em certos momentos fica muito evidente).

Senti falta de mais ambientação dos demais personagens, eles estavam lá, mas facilmente me esquecia deles, como já disse, apenas 2 ou 3 personagens foram de fato ?memoráveis? para mim (Bilbo, Gandalf e Thorin, esse último ainda deixando a desejar um pouco).

No início o Bilbo nos parece bem ?chatinho?, mas cresce muito ao viver grandes aventuras e perigos. Aqui, à medida que os desafios se tornam maiores, Bilbo apresenta uma coragem e sagacidade igualmente maior para se equiparar a tais desafios.

A narrativa é bem descritiva, entretanto pode ser considera até simples demais para o autor (já me avisaram que as coisas ficam mais ?densas? nos próximos livros), porém não deixa nada a desejar.

É magnifico conhecer esse mundo extraordinário que surgiu de uma simples história para dormi que o autor decidiu um dia contar a seus filhos.

Após a leitura é fácil entender todo o apelo que esse universo tem para os fãs, eu mesma me vi admirada com cada detalhe descrito.

Achei a escrita do Tolkien nesse livro muito similar a do Lewis (li a pouco tempo As crônicas de Nárnia) e antes de iniciar a leitura não sabia dessa amizade entre eles e após ter conhecimento desse fato (informação essa que vem no prefácio da minha edição) não conseguir me impedir de compara-los muitas vezes.

O livro é rico, bem escrito, com mistério na medida certa, personagens "bem" trabalhados também nos momentos certos, final surpreendente, ação, aventura, e de fato possui todos os elementos perfeitos para uma grande obra. Entretanto sofri um pouco para me conectar, pois eu e o livro não dialogamos bem no início, mas depois que superei essa estranheza inicial curti muito a experiência.
Nana 17/12/2020minha estante
Mais rico que esse livro, só sua resenha. O Hobbit é o próximo na minha TBR e eu vou ate apressar a leitura do que estou lendo no momento pra começar logo

Carine 17/12/2020minha estante
Que bom que minha resenha despertou ainda mais sua curiosidade! Vale muito a leitura! Mesmo com minhas "dificuldades" pessoais consegui dar 5 estrelas na avaliação do livro facilmente

Bruno 17/12/2020minha estante
Um fato curioso é que o livro foi escrito para os filhos do Tolkien. Talvez por isso a estrutura mais simples.

Carine 17/12/2020minha estante
Sim! Alguns me disseram que é mais simples que os demais (porém é aquele simples estilo Tolkien né. Mais completo que muitos livros de fantasia por aí rs).

Bruno 17/12/2020minha estante
Exatamente! rsrs

null 18/12/2020minha estante
Excelente ?

isa 17/05/2021

Minha primeira alta fantasia
Bom, todo o mundo que Tolkien criou é simplesmente surreal e inexplicável,inclusive pretendo futuramente ler a triologia do senhor dos aneis, mas tenho que ressaltar algumas coisas que me incomodaram durante a leitura:
- A falta de representatividade, principalmente a feminina, na estória não temos nenhuma personagem mulher e tbm a falta de representatividade de outras cores de pele e várias outras coisas, mas é compreensível devido a época que foi escrito, e também ouvi que em senhor das aneis tenha mais personagem femininas, o que já me anima um pouco.
- Hobbit foi escrito para ser um livro infantil, mas teve algumas partes em que fiquei boiando, agora não sei se eu que sou burra ou é assim mesmo.
De qualquer forma a escrita do Tolkien é maravilhosa e fluida (apesar de ter demorado um pouco), fazendo essa obra ser , na minha opinião, a melhor porta de entrada para o mundo de O senhor dos aneis.
Breno 17/05/2021minha estante
O silmarillion creio q vc vá gostar muito

@Ramon 17/05/2021minha estante
O hobbit é basicamente sobre a jornada de bilbo, você acha alguns personagens femininos, mas não é o foco, você acha mais em outros livros, o Silmarillion por exemplo, quanto a parte do livro infantil, pq achou isso? Ficou boiando em quais partes? O hobbit conta a história da terceira era, tem outros livros antes dele que fala da orimeira e segunda era

Vou procurar ler silmarillion sim Breno, obrigada pela indicação Breno

isa 17/05/2021minha estante
Ramon eu acho que não entendia muito bem as partes descritivas, mas isso é bem compreensível já que sou bem nova e não tinha lido nada parecido, quanto a questão da representatividade, não acho que isso justifique, pois muitas outras obras tem personagens principais masculinos mas ainda sim tem outras figuras na estória que sejam femininas

Breno 17/05/2021minha estante
Sobre a representatividade em senhor dos aneis não há quase nenhuma tbm, em o silmarillion há, como na estória do Beren e Luthien onde a Luthien tem um papel importantíssimo.

isa 17/05/2021minha estante
Entendo, bom estou animada para as próximas obras desse autor que lerei

Franceline0 15/12/2021

"Numa toca no chão vivia um hobbit. [...] nunca participavam de aventuras nem faziam nada inesperado: dava para saber o que um Bolseiro diria sobre qualquer questões sem o incômodo de perguntar a ele. Esta é a história de como um Bolseiro participou de uma aventura e se descobriu fazendo e dizendo coisas de todo inesperadas. Ele pode ter perdido o respeito dos vizinhos, mas ganhou... Bem, você vai ver se ele ganhou alguma coisa no final."

Pois é, esta é a história de Bilbo, um ser nada aventureiro, alguém previsível, morador de uma toca no chão. Mas tudo muda com a chegada em sua casa, do mago Gandalf e treze anões que lhe convocam para uma aventura. Daí pra frente, Bilbo Bolseiro e seus novos amigos enfrentam trolls, orcs, lobos, Gollum, o dragão Smaug. Talvez você que lê essa resenha, diga: nossa, um spoiler atrás do outro... Não se aflija, Tolkien é surpreendente, nada que eu diga será capaz de esgotar essa grande aventura.

No mais, fico a pensar o quão somos parecidos com o Bilbo do início do livro: fujões, medrosos e previsíveis. Mas se nos lançarmos, podemos chegar a ser o hobbit das últimas páginas: corajosos, sábios, desapegados, entregues e felizes, novas criaturas após uma longa jornada de aventuras.
Brenda.Ortiz 15/12/2021minha estante
Divino ? se vc assistiu o filme, vai se surpreender

Franceline0 15/12/2021minha estante
@Brenda.Ortiz; Não assisti ao filme, farei isso no domingo. Amei o livro!

O viciado 15/12/2021minha estante
Livro magnífico. Tolkien escreveu suas obras com camadas. Se você ler criança terá a percepção de uma, já na fase adulta terá outra.

Brenda.Ortiz 15/12/2021minha estante
Eu li ele semana passada e agora tô lendo a trilogia do senhor dos anéis, ao mesmo tempo dos filmes kjkkkk é uma delícia

Brenda.Ortiz 15/12/2021minha estante
Verdade, ate porque essa era a história que ele contava para os filhos kjkkkk ao ler também dá pra perceber isso, é maravilhoso. Estou ansiosa para ler pro meu sobrinho

Franceline0 16/12/2021minha estante
@O viciado; imagino. Eu já conheci Tolkien na vida adulta... Uma pena, mas também uma dádiva. Que bom ter o conhecido começando pelo O Hobbit

Leonardo_css 04/07/2020

Ótimo livro
Não consigo contar nos dedos quantas vezes comecei e desisti de ler os livros do Tolkien. Sempre achei meio cansativo e lento...igual os filmes.

Decidi então, depois de um bom tempo, tentar novamente e acabei me surpreendendo com o desenrolar da história.

O começo do livro é vem interessante, chega a ser engraçado a cena dos anões na casa do Bilbo. Nisso, o livro vai se desenrolando.

Mas, senti que ele começou a me cansar quando só aconteciam coisas ruins com os personagens...sério, só se lascavam.

Para não estender muito essa resenha. Eu recomendo a leitura, só tenham certeza de ter baaaaatante paciência. Tem algumas mensagens pra vida que se pode tirar do livro (principalmente a ganância). Pretendo ver os filmes do tolkien, de novo kkk.
Stefany Santos 04/07/2020minha estante
Eu morro de vontade de ler os livros, mas pela sua resenha meu medo tem fundamento. Eu acho o filme muito lento, nunca consegui assistir todo e pelo visto o livro segue o mesmo esquema.

Leonardo_css 04/07/2020minha estante
Olha...teve momento que eu pensei "acho que isso poderia ter sido retirado e o livro seria mais interessante". Mas no geral ele é muito bom

amandices 07/07/2020minha estante
Eu fiquei chocada com sua nota (pq eu amo demais esse livro), aí li sua resenha, e ainda não acredito que você não gosta dos filmes... São parados? São! São mega longos? São! Mas eu amo hahaha (ah, e eu tô falando de Senhor dos anéis, pq não consegui assistir os filmes do Hobbit). Porém, não te julgo.

Leonardo_css 07/07/2020minha estante
Acho que não tenho a skill evoluída ao ponto de amar haha. Quem sabe daqui um tempo eu aprecie melhor. A história é muito boa, só que teve momentos desnecessários que poderiam ser tirados (my opinião), deixando tudo mais fluido.

amandices 07/07/2020minha estante
Concordo sobre alguns momentos desnecessários. Mas sou apegada haha cresci vendo os filmes de Senhor dos anéis, então, é tipo Harry Potter pra mim: impossível não gostar (vc gosta de Harry Potter, né?) haha enfim, gosto muito do livro Hobbit, mas também não gostei do filme... E também tem toda a questão de que: os livros são velhos. MUITO velhos. Hoje, temos vários livros atuais parecidos... Mas na época, não... E aos meus 13 anos, quando eu li o Hobbit pela primeira vez, ah, me marcou (tanto quanto os filmes me marcaram quando criança)

Recentemente tentei assistir, O senhor dos anéis, e confesso que achei parado e abandonei. Mas vou tentar de novo haha

Ah, e sobre você não gostar tanto, é normal... Tem coisas que não batem com a gente, e vida que segue (não consigo assistir os filmes de star wars e sempre sou julgada por isso, faz parte)

Nine Stecanella 10/11/2010

O Hobbit
Provavelmente essa seja a "resenha" mais difícil de escrever até aqui. Estou falando de TOLKIEN. Não é de se espantar que faz uma semana que tento, e só agora resolvi escrever.

Você com certeza já ouviu falar de Tolkien, certo? Bom, nada do que eu escrever aqui vai chegar a grandeza de sua obra, de forma que não vai ser assim, uma resenha, vai ser mais como comentários do que eu achei desse livro, O Hobbit, que depois de muita luta judicial deve enfim começar a ser filmado, com previsão se lançamento para 2012.

Bilbo Bolseiro é nosso adorável hobbit que vive feliz na sua confortável toca até que Gandalf, o mago mais que misterioso, bate na sua porta com um bando de anões. Querem levar Bilbo a uma aventura em busca de um tesouro, guardado por Smaug, um dragão tão ambicioso que todo o ouro, prata e pedras preciosas que ele guarda com tanto zelo não lhe servem de nada, a não ser é claro, sua armadura composta de tudo isso. Sim, Smaug ficou tanto tempo sobre o tesouro que ouro, prata e pedras preciosas se juntaram ao seu corpo (diríamos assim, sua barriga) e o protege como uma armadura, exceto, uma pequena parte no lado esquerdo, ou seja, o coração do dragão.

Bom, existe um motivo pra eu ter gostado tanto desse livro. Um não, vários. Primeiro a forma como Tolkien escreveu. Ele conversa com o leitor. Segundo porque Bilbo é um reflexo do que todos nós somos. Vou explicar. Ele não queria sair de sua toca. Ele estava perfeitamente bem e não tinha interesse nenhum em aventuras. Mas Gandalf e os anões não lhe deram outra opção, então ele foi. Contra sua vontade.

Bilbo não imaginava o que a aventura seria, mesmo! Mas ele foi. E como hobbit, era considerado e mais fraco de todos. Os anões não entendiam porque raios Gandalf fazia tanta questão que Bilbo Bolseiro fosse. O hobbit era atrapalhado, resmungão, e só falava na sua toca tão confortável e protegida e suas despensas lotadas, mas...

Como eu disse ali em cima, Galdalf era um mago muito misterioso, e como o objetivo não é contar detalhes do livro, mas só dar uma idéia, Galdalf se foi e deixou Bilbo no comando dos anões. E nessa altura do livro os anões já tinham uma outra visão do hobbit. O que quero dizer com tudo isso é o seguinte: Bilbo era hostilizado e desacreditado, só que ao longo da viagem não deixou se intimidar por isso, e foi aprendendo uma coisa aqui, outra ali, e no fim das contas, se tornou aquilo que era sua finalidade, um ladrão.

Como essa é uma "resenha" atípica, vou escrever dois trechos. E você que ainda não leu, LEIA!

Ladrões! Fogo! Assassínio! Uma coisa assim não acontecia desde que viera para a Montanha! Sua fúria ultrapassava qualquer descrição - o tipo de fúria que só se vê quando pessoas ricas, que têm mais do que podem apreciar, de repente, perdem algo que possuem há muito tempo, mas que nunca usaram ou quiseram. Arrotou fogo, o salão encheu-se de fumaça, ele sacudiu as raízes da montanha. Em vão forçou a cabeça contra a pequena abertura; depois, enrolando o corpo, saiu de seu covil profundo pela grande porta, pelos enormes corredores do palácio da montanha, subindo na direção do Portão Dianteiro.

- Não - disse Thorin - Há mais coisas boas em você do que você sabe, filho do Gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida certa. Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!

Deu pra perceber que as críticas feitas por Tolkien ainda são bem válidas?!

E pra finalizar, prestem muito atenção no capítulo Adivinhas no escuro. Pra mim, o melhor. Tem nosso hobbit Bilbo Bolseiro, o Gollum, as adivinhas e um anel muito preciso!
Rebeca 23/12/2010minha estante
Você se expressa bem *-*

Douglas Águia 28/12/2010minha estante
Nossa, adorei sua resenha.
Me interessei...pelo livro
Acredito que fui persuadido
Obrigado!

Nine Stecanella 25/04/2011minha estante
Rubens! Muito obrigado pelo elogio. Espero que goste do livro assim como eu. Na verdade, acho que vai gostar sim.

Rubinho.Meneses 25/04/2011minha estante
Muito boa sua resenha Nine, o livro já esta na lista de leitura, mas agora fiquei com mais vontade ainda de ler,Parabéns.
excluir

Rafael 16/04/2012minha estante
Ola Nine, gostei do paralelo entre o Bilbo e o leitor e proponho outro: todo capitalista precisa ter lá no fundo um pouco do tal dragão. Acomoda-se sobre seu capital acumulado e fareja todos aqueles que se aproximam.

Duda 16/08/2021

300 páginas que parecem 1.000
Estou tão decepcionada com a leitura e comigo mesma que nem sei o que escrever nessa resenha. Amo fantasia, logo achei que iria amar Tolkien. Queria começar com O Hobbit para poder ler O Senhor dos Anéis, agora nem tenho certeza se quero começar a leitura.

Achei a escrita impecável, mas o problema é que não é nem um pouco fluida. Parece que os personagens estão dando volta em um mesmo lugar.

Não conseguia manter o foco na leitura, lia uma frase e na próxima já tinha esqueci o que li anteriormente. Sem contar que os capítulos de QUARENTA MINUTOS não ajudam em nada, só me deixaram mais frustrada.

Queria muito ter gostado, mas li na força do ódio.
N.S.Lima 17/08/2021minha estante
Ah! que pena ler isso, tenho vontade de ler esse livro.

Duda 17/08/2021minha estante
Eu achei que seria uma boa começar com esse pois é infantil né. Não sei se meus neurônios são defeituosos, mas não consegui absorver muita coisa. Mas tenta, amg. A maioria das notas são dando 5 estrelas por aí! Mas vai preparada kk

Rapha 14/09/2021minha estante
Estou tendo a mesma experiência que você, e me perguntando se não tô lendo de forma errada

Duda 15/09/2021minha estante
Amiga, acho que não. Mas é triste quando não gostamos da leitura de um livro que é super hypado e importante pra literatura né. Vou preparar meu psicológico pra quando for ler Senhor dos anéis. Forças Rapha!

Rapha 15/09/2021minha estante
Simmm, tô dando um tempinho lendo outra pra vê se consigo voltar com tudo

aku. 04/02/2023

Personagens cativantes e boa narração
Não vou me prolongar muito nesse porque não tem muito o que ser dito, além de que certamente é um dos melhores livros de fantasia que já li. A narração é muito boa e intrigante, com o narrador jogando pequenas explicações e "spoilers" das aventuras. Nem todos os personagens são muito interessantes e carismáticos, tirando o Hobbit, o desenvolvimento deles não é lá muito bom, mas a narrativa compensa e esse é um fator que fica em segundo plano. Gostei principalmente do povo elfíco e das águias brancas que odiavam os orcs, achei que esses detalhes que foram colocador sobre cada raça, suas desavenças e etc deu ainda um charme maior pra história. O Sr. Bolseiro é um protagonista muito bom, gostei bastante dele, pensando se vou ler senhor dos anéis...
Gracielle.Meliza 04/02/2023minha estante
Ganhei de presente e esse livro é muito lindoooo

Gracielle.Meliza 04/02/2023minha estante
Ainda não li, tô terminando de ser biblioteca da meia-noite

aku. 04/02/2023minha estante
Gostei mais do que imaginei que gostaria viu

aku. 04/02/2023minha estante
Amg lê vale muito a pena viu

Gracielle.Meliza 04/02/2023minha estante
Vou ler eu amo senhores dos aneis vi a série e tudo amoooo