O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Lulli 29/04/2022

Hobbit
Delicia ler isso, tipo respirar ar puro.
Tolkien sabe fazer algo envolvente e divertido, faz você torcer pelos personagens.

dutraclaudia_ 12/10/2021

Um dos meus livros favoritos!
O Hobbit foi o primeiro livro que li do Tolkien e foi o que fez eu me apaixonar definitivamente por esse mundo da fantasia, é uma leitura bem rápida e mais ?tranquila? do que Senhor dos Anéis, porém não deixa nadinha a desejar! A jornada do Bilbo é maravilhosa de acompanhar, desde a coragem que ele teve que ter pra sair do Condado e viver essa aventura, e os laços de amizade e companheirismo entre ele, Gandalf e os anões, e todos os outros personagens, esse livro é perfeito do início ao fim, impossível não se apaixonar e não se emocionar com as histórias do Tolkien! Um dos meus livros favoritos e que com certeza nunca me cansarei de ler! Aconselho muito essa leitura pra quem nunca leu nenhum livro do Tolkien e quer embarcar nessa jornada de Senhor dos Anéis.

Fabi 29/01/2021

O Hobbit é fantasia em seu estado mais puro. Fiquei muito impressionada com esse livro, principalmente pela construção do universo que o Tolkien criou (não é atoa que chamam ele de gênio), tive a impressão durante a minha leitura que ele consegue introduzir muito bem os elementos de modo que não deixa o leitor perdido, além de perceber que a narrativa começa bem mais lenta e se torna mais fluida do meio para o final ao qual os capítulos vão ficando mais curtos. Eu particularmente gostei muito dessa conversa que ele tem com o leitor utilizando a história como uma espécie de ?ponte?, no entanto, muitas vezes me peguei fugindo da leitura então não acredito que seja um livro que te prende logo de primeira então tem que ter paciência pra ler e continuar a leitura mas de modo geral achei a linguagem bem tranquila acho que por ser um livro infantil juvenil apesar do contexto de publicação ele é bem mais informal na formação escrita. Gostei muito de ?O Hobbit? e com certeza vou ler mais livros do Tolkien no futuro.

Ps: a edição que eu estava lendo tinha umas ilustrações muito fodas do próprio Tolkien
Vanessa 29/01/2021minha estante
Ele é um mestre! Eu li primeiro O Senhor dos Anéis a sociedade do anel e depois eu li O Hobbit. Achei esse mais fácil a leitura. Vale muito a pena conhecer esse universo único!

Bruno 30/08/2020

Adimirável Terra Média
Confesso que minhas espectativas para ler 'O Hobbit' , foi gigantesca! Me perco quando se trata de fantasia, e sim, eu já tinha assistido todos os filmes. Mas, sabia que os filmes não foram fies ao livro, mesmo sendo adaptado em 3 longas.
Os filmes deixaram de lado diálogos incríveis, e desperdiçaram personagens super importantes, sem contar com um 'Legolas' , que eu lendo o livro , descobri que ele só existiu nos filmes kkkj. Tudo bem.
Lembro-me de ler muitas resenhas sobre a escrita do Tolkien, por ser 'lenta e por ele descrever demais as coisas', eu concordo quando digo que ele descreve muito bem as cenas e os personagens, mas não chamaria a escrita dele de lenta, mas se de aconchegante e necessária. Você consegue imaginar tudo perfeitamente em sua mente, seja os personagens, lugares dito pelo Tolkien, e as batalhas! Absurdas! Não conseguia parar de ler, OMG.
A própria 'Batalha dos Cincos Exércitos' é um vislumbre de se imaginar. Toda a tensão que o mestre Tolkien cria, do começo ao fim foi incrível! E o desfecho não devia de ser menos incrível, ele não perdoou os personagens e os matou! Rsrs. Fui completamente fisgado pela escrita e pela Terra Média mais uma vez, e dessa vez, foi lendo um ótimo livro escrito por um ótimo pai que fez para seus filhos essa história arrebatadora.

Meus agradecimentos ao J.R.R Tolkien por fazer de meus dias lendo o seu livro, uns dos melhores da minha vida.

Gustavo Paixão 15/10/2020

Uma Jornada Inesperada
Meu primeiro contato com Tolkien, O Hobbit ou La e De Volta Outra vez, mostra a jornada de uma criatura, junto com diversos anões e um mago na tentativa de recuperar um tesouro. A jornada é repleta de criaturas fantásticas e perigosas, tudo isso é demonstrado de forma bastante engraçada pela narrativa de Tolkien, que não se apega tanto (ainda) a detalhes e faz a experiência ser deveras rica. Recomendo a todos lerem esse livro, vale muito a pena.

Isabel Verena 13/06/2020

História fantástica!! A escrita de Tolkien é maravilhosa, consegue deixar a história muito leve e divertida.
Tálisson 18/06/2020minha estante
Recomendo a leitura completa dos livros dele, vale muito a pena.

Isabel Verena 21/06/2020minha estante
Vou começar ler o senhor dos anéis.

JoAo366 12/09/2023

Leitura obrigatória do gênero de Fantasia/Aventura
Um livro muito bom de ser lido, que ao mesmo tempo que consegue ser minucioso com vários detalhes, nunca chega a ser pedante. Um livro que pode ser lido por todos os públicos e uma bela porta de entrada para o mundo da fantasia.

Pedro Manso 17/12/2020

Apenas leia
O Hobbit é aquele livro em que você vai criando um carinho especial a cada passo que a aventura da. Tolkien nesse livro faz com que a leitura seja simples e divertida, alguns momentos até conversa com o próprio leitor, como um bom contador de histórias faz.
Sabe aquele livro que você guarda pra sempre pra um dia ler para os seus filhos? Aqui está mais um.
Isa ð 17/12/2020minha estante
Sim ???

rehreadsbooks 31/12/2020

Lá e De Volta Outra Vez
A Terra Média é realmente um lugar mágico e não poderia ter uma melhor porta de entrada do que a história de Bilbo Bolseiro. Além de uma ótima forma de introdução, com um protagonista que não conhece o mundo fora da porta de sua casa, o universo de Tolkien consegue ser incrivelmente rico e instigante mesmo nesta versão infanto-juvenil.
Também há uma grande interpretação a ser feita sobre o valor do indivíduo, a vida além da aventura e, claro, a ganância dos homens. Entre ida e volta, a história de Bilbo, Thorin e Companhia me deixou emocionada do início ao fim. Espero revisitar essa história quando conhecer mais sobre a Terra Media e as criaturas fantásticas e perigosas que a habitam.

Alguém 29/12/2022

Simplesmente Tolkien e nada mais.
Gostoso de se ler, ficando impossível de parar de folhear suas páginas à partir do momento que você começa o primeiro parágrafo.
Antes de ler esse livro, questionava bastante se o universo que Tolkien criou era um grandioso assim, pois apenas havia assistido os filmes de "Senhor dos Anéis" e não conseguia imaginar que o lado literário conseguisse superar a arte cinematográfica. Pois bem, conseguiu!
Não só conseguiu, como deu uma aula de como prender o público com uma história em teoria infantil, mas que carrega uma bagagem emocional graciosa.
Você se importa com Bilbo, os anões, Gandalf e fica pasmo com tudo que está sendo descrito diante de seus olhos.
Leiam com muito amor e carinho, pois suas vidas nunca mais serão as mesma após finalizá-lo.

Camilla.Loureiro 27/08/2023

Uma aventura
Adorei ler sobre as aventuras do Bilbo. Claramente, o personagem mais carismático do livro (quase empatando com o mago). Para mim, não é um livro infantil de qualquer forma. Gostei do final e fiquei curiosos para ler senhor dos anéis.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Tolkien e também com todo esse universo. Por isso, acredito que em certos momentos achei um pouco difícil de me localizar com tantos detalhes, seres, músicas. Além de uma leitura um pouco cansativa. Porém, não é uma escrita tão rebuscada quanto eu imaginava.

(Admito que senti falta de um romance)

Juliana 27/12/2020

Lá e de Volta outra vez
O Hobbit foi uma das leituras mais difíceis do ano para mim. Ler Tolkien é sempre um desafio, pois requer desacelerar, apreciar a paisagem e entender que a parte mais importante da aventura é a aventura em si, até as partes triviais.
Bilbo sempre será meu personagem favorito desse universo, ele é provavelmente a pessoa mais prática e útil ao longo da jornada. E o Hobbit é o tipo de livro que nos dá esperança, que nos ensina que mesmo alguém tão pequeno pode realizar grandes feitos, e que nós podemos ser mais fortes e melhores do que jamais imaginamos ser, basta abrir a porta e aceitar o chamado da aventura.
Apesar da dificuldade com a escrita do Tolkien, este é um livro que eu recomendo fortemente a leitura.

Maiara.Alves 07/02/2022

Este foi meu primeiro livro do Tolkien, e gostei. Achei o livro com um direcionamento a um público mais jovem/infantil, no entanto, as aventuras do Sr. Bolseiro são extremamente divertidas e são capazes de agradar pessoas de todas as idades.

O livro apresenta uma evolução dos personagens ao longo da aventura, também consegue transmitir muito bem a ambientação levando o leitor diretamente para dentro do livro.

Para aqueles que gostam de aventura e fantasia é um prato cheio!

Gabrielle 25/06/2020

Uma fantasia cheia de ensinamentos reais
O Hobbit é uma fantasia escrita por J.R.R Tolken, originalmente em 1932 e que introduz todo universo da saga do Senhor dos anéis.

Aparentemente o autor escreveu esse livro para seu filho, ou seja, possui esse olhar mais juvenil cheio de aventuras e ensinamentos e é isso que faz esse livro ser maravilhoso!

Um livro com um universo mágico super legal, com personagens cativantes e cheio de mensagens como plano de fundo, como a importância de ter um bom coração, o cuidado com os amigos, o real valor das coisas, enfim, tudo isso em meio a um monte de aventuras. O livro é super dinâmico, você não quer parar de ler.

Vai nessa e também se apaixone por Bilbo e Galdalfi ! rsrs'

Rafa Ivanhoski 23/02/2020

Ao ler O Hobbit
Minha primeira experiencia lendo Tolkien foi com a Trilogia do Anel, mas lendo O Hobbit esse mundo que ele criou me fascinou ainda mais.
O Hobbit trás uma linguagem mais juvenil, mas não menos bela a descrição da obra, muito pelo contrario, ela é bem rica e carregada de significados.