Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas
Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Hugo 17/11/2020

O clássico dos clássicos. Não faltam ação, intrigas e amores proibidos

Lobinha Sincera 05/04/2022

Muito bom me fez ter muitas sensações diferentes de início as referências que o filme da Barbie, depois uma completa mistura de burrice dor de cabeça e inteligência

Enzo Furlan 03/09/2021

um livro de varias aventuras
O Livro Os Três Mosqueteiros no começo do livro não estava achando interessante mais ao passar da história o livro começou a ficar legal.

Rodolfo 05/10/2020

Um clássico a altura de seu renome.
Certa vez lendo um texto de Thoreau, encontrei a frase "Na dúvida, leia os clássicos"(Talvez a frase não seja exatamente assim, mas o espírito é esse). E então, junto a uma vontade antiga de ler o que o humanidade considera como clássico e descobrir os porquês disso, decidi por ler essa história, que hoje já é famosa por si só.
Não há nada que possa falar aqui que já não tenha sido falado (e de forma muito melhor) por "Resenhadores"(sic.) profissionais, mas mesmo assim, me atrevo a escrever.
O livro conta um período histórico, talvez com uma baixa precisão nós eventos, pela visão de um servo do interior da França, que parte para a capital Paris em busca de se tornar um mosqueteiro do rei. E entre a capa e a última página, são contadas histórias dignas de um alguém que esteja nos bastidores de um governo. Intrigas, brigas, disputas por benefícios... tudo aquilo que acontece desde que o mundo é mundo.
Ao ler, não espere uma diminuição da angustia, você vai carrega-la até a última página e quem sabe, além dela...
Recomendo o livro a todos aqueles que querem ler os clássicos, aos que gostam de livros que te fazem querer ler mais, e aos que querem entender porque os clássicos são chamados de "Clássicos".

Raissa 28/09/2023

Eu preciso dos dois outros livros, pra ontem!!!
Meu Deus, que livro foi esse?? Simplesmente adorei todos os Mosqueteiros e a história me prendeu bastante! Infelizmente não vou dar 5 estrelas pelo mesmo motivo que não dei em Corcunda de Notre-Dame: tem partes arrastadas na história. Nesse caso eu vi que o Dumas recebia uma grana a cada capítulo publicado, então dá p entender o motivo dessas partes estarem no livro. Enfim, num geral eu acabei gostando muito, não é 100% perfeito, mas com certeza eu vou ler as continuações! (Só preciso da grana pra comprar kkkkkkkkkkkk)

Lys Coimbra 25/09/2020

Clássico
Depois de adiar, por anos, a leitura dessa obra clássica, estou convencida de que devia ter lido quando ainda era bem jovem e não tinha certos critérios.
O enredo é delicioso e envolvente.
A leitura flui maravilhosamente, mas eu esperava mais sofisticação na escrita desse gigante da literatura.
Também tive alguns pudores e muita indignação em diversas passagens do livro, como por exemplo no trecho transcrito abaixo:

?As mulheres foram criadas para nossa ruína, e é delas que provêm todas as nossas misérias.?

A obra é incrível, apesar desses detalhes! Incentivarei meus filhos para que leiam mais cedo.

Julia506 15/05/2021

Eu amei, o livro começa a ficar mais interessante logo no final.
O desfecho não me dechou a desejar.

Bianca.Seminotti 19/05/2021

Um clássico
Uma história clássica, com personagens um tanto previsíveis, já que o enredo é bem conhecido. Mas levar em conta o contexto histórico e a história do próprio Dumas ajuda a apreciar mais a leitura. Nesse ponto, a edição da Zahar auxilia com comentários, citando acontecimentos não fictícios dos mesmos anos em que se passa a história dos Mosqueteiros. De qualquer forma, os personagens conseguem despertar sentimentos diversos, o que por si só torna o livro muito interessante.

Alessandra @euamolivrosnovos 04/08/2020

Com o grande sonho de tornar-se mosqueteiro do rei, d'Artagnan, imbuído de uma carta de recomendação a um amigo de seu pai, parte para Paris a procura de seu intuito.

Entretanto, logo no início de sua épica aventura, tem sua missiva roubada por um homem misterioso. Incapaz de detê-lo e resignado, o jovem segue seu caminho para a Cidade Luz e causa muita confusão em sua chegada.

Aos trancos e barrancos adentra à morada do chefe dos mosqueteiros, não sem antes provocar a ira de três deles, com quem acaba por marcar um duelo para horas distintas daquela mesma tarde.

No local determinando, os padrinhos da peleja são os mesmos outros dois com os quais ia se atracar, formando o famoso trio: Athos, Porthos e Aramis. Mas, a ocasião acaba tornando os quatro amigos quando a guarda do cardeal resolve enfrentá-los e, saindo vitoriosos, decidem embarcar juntos em assuntos de sua majestade, o rei Luiz XIII.

Uma história repleta de aventuras incessantes e um toque de mistério faz desse grande calhamaço um inesquecível clássico, que todos deveriam conhecer. Com humor sagaz e irreverente, Dumas trouxe ao leitor um livro que é impossível deixar de lado enquanto não terminado e que espanta por sua linguagem fácil e fluida, que contradiz o medo de muitas pessoas em relação às grandes obras da literatura.

Personagens intrigantes e marcantes estão por todas as páginas. Escrito, inicialmente, como um folhetim, a cada capítulo o escritor cuidou para manter um clímax capaz de prender o interesse (cliffhanger).

Portanto, se você precisa de uma leitura espetacular conheça esse livraço.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Lucas 07/07/2010

Com muitas intrigas, romances e personagens memoráveis mas pouca emoção
Sem dúvida um clássico do romantismo, não nega sua origem. A obra é de um estilo que lembra Camilo Castelo Branco, sim, talvez exagerado como ele.
Duelos? Bom, talvez ocorram umas três vezes no livro; romance, aventuras amorosas são fartas; intrigas, uma grande trama é o centro da obra, extremamente rica em detalhes, une os núcleos do romance; quanto a emoção... a obra tem um rítmo, no geral, lento, pautado em outras estórias paralelas contadas pelos próprios personagens, mas realmente, o livro melhora no seu final, não se torna emocionante, mas desperta uma maior curiosidade quanto ao desfecho.
Realmente, milady Winter é o centro do livro, mulher cruel mas inteligente e sedutora. O cardeal é outra figura extremamente hábil e astuta. Ambos roubam a cena dos três mosqueteiros e d´Artagnan, os quais, diga-se, são muito bem descritos no livro. A grande surpresa ficou com d´Artagnan, o típico herói romântico, mas revela um lado vingativo inesperado.
Quem busca o filme no livro, adianto, não encontrará muita coisa. A versão do diretor Stephen Herek é pautada em um enfoque muito diferente, mas creio que valorize a obra de Dumas.
O público que almeja uma leitura de emoção e aventura ficará desiludido, quem busca romance e intrigas irá se deleitar com a trama e a construção dos personagens de Dumas.
Math 05/08/2011minha estante
Sobre a emoção, creio que estás enganado. Primeiro logicamente, como se pode ter romances e intrigas sem emoção? E como se pode progredir com a leitura se mesmo com romances e intrigas não se tem emoção. Acho que a emoção esteve presente do início ao fim do livro, desde quando d'Artagnan conhece os mosqueteiros, passando pelas artimanhas de Milady até o desfecho da trama. Sobre os duelos, bem, tem razão, são poucos.

Helder 17/04/2012minha estante
Concordo totalmente com vc. Quase não há emoção nesse livro. Somente no final, quando se foca em Milady. Devia ter lido sua resenha antes de ler o livro.Talvez tivesse esperado menos e gostado mais.

Naiara 20/07/2020

Divertido e entediante ao mesmo tempo
Apesar do livro render várias risadas e ter personagens bastante divertidos e animados, o livro se perde na própria história em vários momentos. Tive a sensação que, talvez um "efeito folhetim", o Dumas não lembrava metade do que ele escrevia, de forma que uma coisa que acontecia em um capítulo, era completamente esquecida no próximo. Isso incluindo personagens, que simplesmente desapareciam do nada.
D'artagnan também é um personagem que tem um gênio complicado, que te faz dar risadas com o jeitão irritadiço e espertalhão deles, mas que também te faz revirar os olhos em inúmeras passagens.
Então, em geral, é uma obra divertida, mas tive dificuldade em entrar no clima da coisa toda.

P.S: É um livro extremamente misógino. Li com o coração aberto e tendo em mente que é um livro antigo que retrata uma época mais antiga ainda, mas tem alguns comentários que só por Deus.

thotminaj 13/10/2022

as mulheres choram os mortos; os homens vingam-os
para um clássico, a leitura é até que fácil, a linguagem não requere muito esforço para ser entendida.

os personagens são pouco profundos e mau explorados.

a trama é até que interessente, e o final é legalzinho.

Derek1 24/10/2022

Alexandre Dumas tem uma ótima capacidade de "cruzar histórias" entre os personagens. Não é diferente no livro dos três mosqueteiros (o meu #3 favorito, brigando com "O Conde de Monte Cristo" pelo #2). O lado ruim desse livro é que ele termina, apesar de ser bem carregado com aventuras e histórias paralelas. É aquele tipo de livro que acaba e nos deixa com gostinho de "quero mais".

Post Scriptum: Os três mosqueteiros foi um livro tão interessante que o user do meu Instagram é uma referência ao livro ?

Denise.Marreiros 22/05/2021

Mais uma vez surpreendida pela escrita do autor, mais uma vez encantada com tudo o que me foi apresentado.
Dumas era um mestre, um mestre consciente do poder que tinha em seus leitores...
Certamente vou ler a continuação e ficarei na torcida pela publicação da terceira e última parte da história desses grandes amigos.

Maria290 12/12/2021

Um por todos e todos por um!
Já fazia mais de um ano que eu estava doida pra ler esse livro. Vi os filmes (o de 1993 e o do Homem da Máscara de Ferro) e fiquei apaixonada pela história dos Mosqueteiros, mas confesso que achei a leitura um tanto quanto assastada... Tipo, primeiro que não tinha NADA A VER com o filme, o que não é ruim, na verdade... Mas achei a escrita, apesar de fácil, muito confusa. Em termos de detalhes, achei o livro bem fraco, apesar da história ser, nossa, um clássico, e não deixa de ser maravilhoso... eu só realmente ficava tão confusa com algunas cenas que acabava me cansando da leitura.

Mas, como eu disse, não deixa de ser uma boa história. Me apeguei demais aos 4 mosqueiros, principalmente ao Aramis hahaha e gostei muito das partes onde os quatro estavam juntos, apesar de não serem muitas...

Não sei se é só essa edição que eu comprei ou se todas são assim, mas senti como se o livro estivesse um pouco incompleto, tipo, como se alguma cena tivesse sido cortada e depois mencionada como se tivesse, sim, aparecido...

Mas enfim, fiquei feliz por ter matado minha lombriga de ler esse livro, amei os personagens num geral e acho que eles passam por boas aventuras...