Os Três Mosqueteiros

Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Michela Wakami 02/08/2022

Uma grande aventura.
Eu amei essa leitura, do início ao final, pois a história é muito envolvente.
Não tem como não vibrar, sofrer e não querer largar o livro.
Temos uma vilã, que é argilosa é cruel e linda, que passa rasteira até no diabo.
Uma personagem que não vai passar desapercebida de nenhuma maneira, muito pelo contrário, você vai querer saber até aonde ela será capaz de chegar, para alcançar os seus objetivos e se terá a punição merecida.
Os quatro amigos, nos deixa de coração quentinho, através da força e lealdade que eles dispõe uns para com os outros.

Apesar de ter amado muito esse livro, não sei se lerei as outras continuações, pois esse livro já me satisfez, o seu final é fechadinho e não vejo a necessidade de lê-los.
Mas quem sabe, num futuro distante.

Termino esse primeiro livro, amando esses quatro guerreiros, que conquistaram meu coração.
Até um dia, Aramis, D'Artagnan, Porthos e Athos.
Fabricio268 02/08/2022minha estante
Uma vilã ardilosa e cruel que conquistou meu coração para sempre. Faltou você dizer que ela é a vilã mais linda da literatura. Tão bela quanto ela só Marguerite Gautier, de A dama das Camélias.
Realmente é uma leitura espetacular.

Michela Wakami 02/08/2022minha estante
Perdão meu amigo, foi uma grande falha minha.
Mas nada que não possa ser corrigido.
Deixa comigo.

Michela Wakami 02/08/2022minha estante
A dama das camélias é maravilhosa.??

Prontinho.????

Fabricio268 02/08/2022minha estante
Michela, conhece a Isabel aqui no Skoob. Criamos um grupo no whatsapp. Na verdade tem só eu e ela por enquanto. Se quiser conhecer, está feito o convite.

Michela Wakami 02/08/2022minha estante
Vou te responder no privado.

Douglas Finger 02/08/2022minha estante
Uhul!!!

CPF1964 03/08/2022minha estante
?????

Eduarda 18/12/2022minha estante
Odiei o segundo livro nem consegui terminar!

Michela Wakami 18/12/2022minha estante
Eduarda, acho que vou ficar só no primeiro.?

Eduarda 21/12/2022minha estante
Se eu fosse você fazia isso

Eduarda 21/12/2022minha estante
O segundo livro Michela, e horrível

Michela Wakami 21/12/2022minha estante
Misericórdia, quero não. Kkkkkk.
Obrigada, pelo aviso.

De nada!!

Eduarda 21/12/2022minha estante
Michaela, Na verdade tem até gente que gosta mas eu não gostei então não é por que eu estou falando que é para você não ler talvez você goste da história que eu não gosto então eu te recomendo a pesquisar sobre o livro.

Michela Wakami 21/12/2022minha estante
Eduarda, na verdade já fiquei super satisfeita com o primeiro livro, não vejo necessidade de um segundo livro, imagino que seja mais uma encheção de linguiça. Fica tranquila.???

Eduarda 23/12/2022minha estante
Obrigada

Michela Wakami 23/12/2022minha estante
Obrigada a você.??

Fabiana 10/09/2023minha estante
Esse livro conta a história de três mosqueteiros que ajudam a proteger a cidade da França .Acontece a história no século 17 onde eles começaram a serem mosqueteiros ,essa história é mto legal e eu aconselho em que vcs possam ler esse livro nota 10 parabéns .

Nath 04/02/2020

Os Mosqueteiros que me desculpem, mas esse livro só deu MILADY
"Ora, vamos, que loucura me exaltar dessa forma", disse Milady consigo mesma, mergulhando no espelho que reflete em seus olhos um olhar de fogo, por meio do qual parece interrogar a si própria. "A violência não resolve nada, a violência é uma prova de fraqueza. Em primeiro lugar, nunca triunfei assim. Talvez, se usasse a minha força contra mulheres, eu tivesse a sorte de contestá-las mais fracas que eu e, por conseguinte, vencê-las. Mas é contra homens que luto, e para eles não passo de uma mulher. Lutemos como mulher então, a minha força reside na minha fraqueza!"

Este foi o meu segundo livro do INCRÍVEL Alexandre Dumas (o meu primeiro foi o favoritaço O Conde de Monte Cristo), mas essa também foi mais uma experiência SENSACIONAL dentro dos mais variados sentidos que a literatura poderia me proporcionar na vida. E agora eu posso dizer sem sombra de dúvidas que o Dumas tornou- se um dos meus autores favoritos da vida. E disparado o meu autor francês favorito!

Como todos bem sabem, o Dumas foi um autor que escrevia unicamente em formato de folhetim e este foi mais um publicado em sua fase mais prolixa no ano de 1844.

Os Três Mosqueteiros é hoje considerado um dos maiores romances dentro do gênero "romance de capa e espada" e um dos mais adaptados por diversas outras mídias como: filmes, peças de teatro, desenhos animados e até outras sequências não autorizadas por outros autores que se apossaram “indevidamente” da história original do Dumas.

O nome de dArtagnan tornou-se hoje sinônimo de coragem e perseverança; e os três mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis tornaram-se também um dos maiores sinônimos de amizade, coragem e lealdade.

O romance na verdade é uma grande ficção histórica e uma aventura adulta, usando como pano de fundo uma suntuosa intriga política na Paris do reinado do rei Luís XIII, cujo enredo girou em torno do cerco a La Rochelle (1627-28), e teve como personagens principais o próprio Rei Luís XIII, a rainha Ana da Áustria, o cardeal Richelieu, o amante da rainha o Duque de Buckingham e os nossos quatro amigos mosqueteiros, juntamente com os seus implacáveis vilões; como a maquiavélica vilã Milady de Winter.

E meu Deus, que personagem IN-CRÍ-VEL!!! A Milady mostrou-se uma daquelas vilãs magistrais que a gente odeia amar ou ama odiar, TANTO FAZ, porque quando a mulher finalmente entrou em cima ela apagou todos os outros personagens e reduziu os Mosqueteiros á segundo plano na estória. Tanto que, bem na reta final, quando o Dumas deixou os Mosqueteiros de lado e focou somente na estória da Milady, o ritmo frenético ganhou ares muito mais dinâmicos e eu me vi devorando as páginas até o derradeiro final da nossa amada vilã... E, ah! Que ninguém se engane com a bela aparência meiga e sedutora de Milady, pois até o fim ela mostrou-se uma perfeita femme fatale e uma incrível observadora de extrema inteligente, manipulando friamente os homens e as mulheres e deixando atrás de si um rastro de sangue por onde passava. Nas palavras do próprio Dumas:

"Milady era como um general, que considera conjuntamente vitória e derrota, preparando- se, conforme o andamento da batalha, para marchar adiante ou bater em retirada." (Os Três Mosqueteiros, P.641)

Verdade seja dita, apesar da forte presença "vilãnesca" da Milady, eu senti falta de mais representatividade feminina na estória. Eram tantos os homens poderosos, destemidos e com fortes laços leais uns com os outros que eu me perguntava: "E as mulheres?" Quando não eram mocinhas puras e ingênuas como a namoradinha do dArtagnan, eram mulheres submissas aos padrões impostos pela sociedade da época, como a rainha Ana da Áustria. E a Milady quando apareceu quebrando todo o estereotipo feminino da época, igualou-se, inclusive, aos poderosos homens da estória.

Eu definitivamente não entendi o motivo dessas milhares de adaptações cinematográficas dos Mosqueteiros nunca ter representado a Milady com toda a força que ela apresenta na estória original; e deixando para focar somente na amizade, coragem e lealdade dos rapazes Os Mosqueteiros . Mas, talvez, a resposta esteja justamente aí na pergunta...

Como já dizia a nossa maravilhosa Virgínia Woolf em seu questionador/incrível livro Um Teto Todo Seu:

"Seria mil vezes uma pena se as mulheres escrevessem como os homens, ou vivessem como eles, ou se parecessem com eles, pois se dois sexos é bastante inadequado, considerando a vastidão e a variedade do mundo, como faríamos com apenas um?" (Virgínia Woolf, Um Teto todo Seu)
Cristian 04/02/2020minha estante
Excelente resenha!

Nath 04/02/2020minha estante
Muito obrigada, Cristian! :)

Erika 09/02/2020minha estante
De todas as coisas incríveis desse livro, Milady é a maior! Resenha incrível a sua!

Nath 10/02/2020minha estante
Obrigada, Érika! Realmente, a Milady foi a parte mais instigante de toda a estória! Merecia ser protagonista muito mais q os próprios Mosqueteiros ahahah :D

Gaby 22/06/2020minha estante
Resenha incrível!

Nath 22/06/2020minha estante
Obrigada, Gaby!

Aécio de Paula 25/03/2021

Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas
Ótimo livro. Dumas é um escritor talentoso e suas obras são maravilhosas. Esse livro nos ensina o verdadeiro valor da amizade. Os jovens aventureiros d’Artagnan, Athos, Porthos e Aramis se ajudam e são irmãos da espada e do dever. Belo romance de 672 páginas. Se não me engano, tem o romance condensado, mas recomendo ler esse na íntegra.
Bárbara 25/03/2021minha estante
Pretende ler O Conde de Monte Cristo também?

Aécio de Paula 25/03/2021minha estante
Sim, mas o próximo será a continuação dos mosqueteiros, que se chama Vinte anos depois. Se vc ainda não leu algo de Dumas, recomendo

Bárbara 26/03/2021minha estante
Olha, não sabia que tinha continuação. Vou começar por Conde, se agradar, continuo a me aventurar por sua escrita. (:

Celso 29/03/2021minha estante
Depois de "20 anos depois" vem a terceira parte "O Visconde de Bragelonne" que encerra a trilogia. 20 anos depois é bem legal.

Aécio de Paula 30/03/2021minha estante
Quero muito ler a trilogia, Celso. vai dar certo, espero.

Gabriel 18/08/2021

Os Quatro Mosqueteiros
"- Você é jovem - respondeu Athos -, e o tempo cuidará de transformar suas recordações amargas em doces lembranças!" A frase final do livro o resume muito bem. Que obra amarga em tantos sentidos e doce em tantos outros!

É uma excelente ficcional que usa o cerco de La Rochelle como pano de fundo para o arco principal e derradeiro, um verdadeiro clássico. Dumas criou personagens tão complexos, distintos e críveis que se torna de um prazer singular acompanhar a trajetória do jovem gascão, d'Artagnan, com os inigualáveis Athos, Porthos e Aramis. Como dito anteriormente, o livro não se prende a apenas doces aventuras heroicas, o perigo que se apresenta na figura do cardeal e de Milady não permite leitura tranquila por muito tempo, a cada capítula, a cada página, me pegava imaginando em que momento tudo iria por água abaixo pelas maquinações dos antagonistas.
Em questão de escrita, não é a mais leve e simples do mundo, visto que foi escrito no século XIX, porém, não é densa o suficiente para ser desanimador, pelo contrário, serviu-me como estímulo.

Em questão da qualidade do livro, Os Três Mosqueteiros foi o primeiro livro que adquiri dos Clássicos Zahar e fiquei tão apaixonado que não será o último; a qualidade da impressão, da capa, da arte e da tradução são impressionantes.

Não quero abordar mais da história pra não estragar a experiência de possíveis leitores, finalizo, então, apenas com a recomendação dessa obra, sempre fui apaixonado nos três mosqueteiros por meio de outras mídias e poder finalmente entrar em contato com a obra original foi de um prazer imenso.
luizafhorta 18/08/2021minha estante
motivo da paixao por tres mosqueteiros: logan lerman

luizafhorta 18/08/2021minha estante
essa resenha cê fez com a aba dos sinônimos aberta né

luizafhorta 18/08/2021minha estante
brinks te amo meu orgulho

Gabriel 18/08/2021minha estante
EU NEM LEMBRAVA QUE ELE FAZIA O FILMEE KKKKKKKKKKK

Gabriel 18/08/2021minha estante
Esqueci de falar, tive que voltar aqui: tbm te amo

Andre.Vieira 30/05/2023

Um por todos e todos por um
Um bom livro, bem gostoso de ler, apesar de ter demorado muito para finalizar, por causa da minha pesada rotina. Essa obra ativou e bem minha memória afetiva, pelas adaptações de desenhos e filmes que assisti quando criança.
Só não está entre meus favoritos porque achei que houve umas mudanças de rumo da história e faltou mais detalhes, entretanto é bem empolgante e sem enrolação. O incio mesmo, não conseguia parar de ler, D'Artagnan todo encrencado, em um só dia sendo desafiado pelos três mosqueteiros, fora outras confusões. No meu gosto de leitura, faltou detalhe das lutas, das batalhas, achei que foi uma narrativa muito rápida.
Então, se você nunca leu, dê uma oportunidade, se assim como eu, você consumiu diversas adaptações dessa obra em algum momento da sua vida

Nota 7,0
Aline MSS 31/05/2023minha estante
Me deu mta vontade de colocar na lista de leituras desse ano!! Qdo vejo o tamanho do calhamaço, desisto. ???

Andre.Vieira 31/05/2023minha estante
360 páginas só, rapidinho. A depender da sua rotina, pode até ler em três ou quatro dias.

Aline MSS 31/05/2023minha estante
É rápido sim, mas são 3 livros, Né? Aí falta coragem. ??Mas está na fila! ????

Andre.Vieira 01/06/2023minha estante
São três livros? Não sabia desse detalhe hahaha
O desfecho foi tão definido que nem parece que tem continuação

Aline MSS 02/06/2023minha estante
Sim! ???Eu tenho 2 da Zahar e eles ainda não lançaram o 3°, por isso eu ainda não tive coragem de começar, apesar de amar essa história. Tem seriado da BBC e tudo!?

Murillo.Campanha 30/07/2018

TRES MOSQUETEIROS
TODO A GRAÇA DA TRAMA ESTA NA IMPERFEIÇÃO DE CADA UM.OS MOSQUETEIROS BEBERRÕES E EGOÍSTAS VICIADOS EM JOGOS É UM ROMANCE RECHEADO DE AVENTURAS E EMOÇÕES
COM CERTEZA ESSA LEITURA ESTA ENTRE AS MINHAS FAVORITAS DO ANO
INDICO PARA TODOS QUE GOSTÃO DE CLASSICOS

site: WWW.SKOOB.COM.BR
Maria.Fernanda 04/09/2018minha estante
obrigada Murillo!

Roberta.Onofre 05/09/2018minha estante
Esse livro se tornou um dos meus "favoritos", além de ser bem escrito é uma ficção histórica e podemos conhecer uma parte da história da França e personagens reais, como: Rei Luís XIII, Ana da Áustria, Richelieu e tantos outros. É claro que o livro é uma ficção e Dumas tinha a liberdade de romantizar os fatos, mesmo assim isso não muda o fato de que se passa em um momento real da história.
Indico o livro para quem gosta de aventuras e histórias de cavalaria???

Maria.Fernanda 05/09/2018minha estante
Valeu Roberta!!

Andressa 05/02/2013

Leitura rica
Ler e reler as aventuras dos Três Mosqueteiros para mim é um grande prazer, pois nunca me canso. É o tipo de leitura mto bem elaborada, daquelas que te levam até o mundo dos personagens e te coloca lá, lado a lado de cada um deles. É possível se identificar com um ou outro, torcer, sentir raiva e não se dar conta das horas passando. Qdo vc vê, já ganhou 5 horas de leitura sem se cansar. Indico sem sombra de dúvidas a todos. Excelente!
Gleyse 15/02/2013minha estante
Concordo plenamente com vc. Essa é uma leitura q tbm recomendo muito aos amantes de uma boa historia.

vagfig 06/04/2013minha estante
Faço das suas, as minhas palavras.

André 13/09/2015minha estante
Eu li essa semana e já baixei as continuações, são vários volumes, o ultimo deles é bem conhecido O homem da máscara de ferro.

Raquel 23/01/2017

Um clássico nada difícil de ler
Muita aventura, muitos mistérios, um toque de humor devidamente aplicado no decorrer do livro. Pra quem quer começar a ler clássicos e não sabe por onde começar, tá aí uma ótima escolha pois a linguagem não é tão rebuscada e difícil, sem falar que é um prato cheio pra quem gosta de uma boa aventura.
Key 23/01/2017minha estante
Tô com ele aqui,pretendo ler esse ano.

Raquel 23/01/2017minha estante
Leia o quanto antes pq vale muito à pena. Fazia tempo que eu não lia clássicos e depois desse pretendo adquirir vários. Virou um dos meus favoritos.

Key 23/01/2017minha estante
Eu sempre tento ler,pelo menos 1ou 2 no ano. Ele vai ser um dos que lerei.

Helora.Venturelle 15/08/2016

Fascinante
Simplesmente maravilhoso. No inicio da leitura cheguei a duvidar que corresponderia à fama que tem, mas pelo contrário, em minha opinião a ultrapassa. Esperando ansiosamente pela continuação "20 anos depois" à ser publicada pela Zahar.
Ticiana.Oliveira 24/08/2016minha estante
Gostou mesmo do final? Me decepcionou um pouco.

Helora.Venturelle 24/08/2016minha estante
Me decepcionei um pouco com o final do Aramis e com uma das mortes... mas mesmo assim foi um livro que me impressionou. Além disso, tem mais dois livros, que serão relançados a partir do ano que vem, o que me anima por pensar que os finais ainda podem mudar. No geral, você gostou?

Ticiana.Oliveira 24/08/2016minha estante
No geral eu adorei. Existem momentos, especialmente no meio do livro que foi bem cansativa a leitura, a história parecia não andar. Mas foi chegando o fim do livro e a história começou a prender mais a atenção. Livro excelente.

Rayanne48 27/05/2022

"Um por todos e todos por um!", essa frase não tem no livro
Os Três Mosqueteiros, romance escrito por Alexandre Dumas no séc.XIX, conta a história de quatro amigos mosqueteiros durante o reinado de Luís XIII, o Justo, no séc.XVII. Athos, Porthos e Aramis são os mosqueteiros que nomeiam o livro e que já são grandes amigos quando se deparam com d'Artagnan, um jovem recém chegado a Paris, corajoso, de pávio-curto, a quem falta muito bom senso (na minha opinião kk) e que sonha em se tornar um mosqueteiro também. A simpatia é quase imediata e o grupo se torna inseparável, (mesmo d'Artagnan não sendo mosqueteiro, servindo como guarda em outro regimento) vivendo diversas aventuras juntos e - como bem diz a sinpose da minha edição - lutando contra os inimigos da Coroa e da vida: Milady, linda, atraente e mortal; o Cardeal e seus guardas; e o excesso de vinho.

A única adaptação que já vi dessa história é o filme de 1993, que tem o Chris O'Donnell (D'Artagnan), ‎Kiefer Sutherland (Athos), Oliver Platt (Porthos) e o Charlie Sheen (Aramis), atuando no papel dos protagonistas e eu adoro esse filme, acho que os atores combinaram muito bem com seus papeis e foi difícil não imaginar eles durante a leitura. Mas fora isso, as histórias são completamente diferentes, embora mantenha o espírito da coisa.

Esse livro parece conter duas histórias, mas elas são uma só. Deixa eu explicar, no primeiro arco da história (vamos chamar de arco pra não confundir), d'Artagnan conhece seus amigos e inimigos e se envolve numa trama política do Cardeal contra a Rainha, tendo que ir secretamente até a Inglaterra para recuperar as agulhetas de diamante que foram presente do Rei. Temos duelos, sequestros, mocinhas apaixonadas, tramoias dos poderosos, enfim, todos os elementos de uma boa aventura. Aí esse conflito é resolvido, os mosqueteiros ganham suas recompensas, o Cardeal tem seus planos frustrados, e... a história continua. Apesar de não fechar todos os pontos, esse momento dá muito a sensação de fim, de encerramento, até porque depois disso se inicia outra aventura, inaugurada pela busca de equipamentos para os mosqueteiros. Nesse segundo arco, a história segue com as consequências dos acontecimentos do primeiro, vinganças são planejadas e inimigos que continuam livres cruzam e descruzam o caminho dos mosqueteiros, tudo isso enquanto acontece a guerra entre França e Inglaterra. Então o enredo está coeso, apesar daquele sentimento. Todavia, embora o Cardeal ainda seja o mandante inimigo, esse arco não envolve diretamente a corte francesa e por isso parece menos imponente em suas aventuras. A perseguição e embate entre os mosqueteiros e a perigosa Milady se torna o foco e a história toma rumos dramáticos, terminando enfim, numa nota mais triste do que o primeiro arco, já que houve baixas tanto do lado dos mocinhos, quanto dos vilões. Por isso, mesmo sendo uma só história, sinto como se pudesse dividi-la em dois livros diferentes.

Cheia de ação, romance e bom humor, a narrativa de Os Três Mosqueteiros cativa desde a primeira página e as notas de rodapé e as lindíssimas ilustrações dessa edição da Abril Coleções ajudaram a entender o contexto da obra e a aproveitá-la melhor. Adorei cada segundo que passei nesse mundo em que as pessoas se desafiam a duelar até a morte depois de terem esbarrado uma na outra, mesmo não concordando com muitas das atitudes dos protagonistas e achando que o final passou pano pro verdadeiro responsável.

Enfim, foi verdadeiramente uma aventura. E não, realmente não tem o famoso lema dos três mosqueteiros nesse livro, talvez nas sequências, Vinte Anos Depois ou Visconde de Bragelonne, que compoem a trilogia dos mosqueteiros.
Gabs 14/07/2022minha estante
Olha eu to lendo agora e a frase apareceu pra mim sim, mas meio invertida. Eles falam "todos por um e um por todos", mas msm assim falam kwjskaka vai ver depende da edição, pq a q você leu ta escrito "adaptado e ilustrado", ent devem ter tirado por algum motivo

Rayanne48 14/07/2022minha estante
Sim, eu achava que essa edição era completa, mas parece que cortaram um monte :/ Acho tão ruim quando fazem isso com um livro, mas pelo menos as ilustrações eram bonitas.

Gabs 14/07/2022minha estante
Pois é ent :/

Danilo 03/02/2015

Ler Os Três Mosqueteiros é, definitivamente, algo que deveria estar na lista de "coisas para se fazer antes de morrer" de todas as pessoas.

Os romances que ocorrem no livro são absurdamente belos, indo de relações gananciosas até fins trágicos, gerando sentimentos de vingança e até mesmo guerras!

A interligação dos acontecimentos é feita de forma extremamente perspicaz, nos surpreendendo quando já críamos que o desfecho estava certo.

E os personagens, então?! Eles foram tão bem construídos, que Dumas chega ao ponto de te fazer sentir raiva dos mocinhos e empatia pelos vilões, tamanha é a complexidade do caráter de cada um. É impossível não se envolver pessoalmente com cada personagem, e mais impossível ainda não escolher entre os Três Mosqueteiros e d'Artagnan, qual dos quatro mais reflete nossa própria personalidade (confesso logo que, desde o início, as descrições sobre Athos já me fizeram querer ser como ele quando eu crescer. hahaha).

O enredo é tão variado e amplo, que te oferece uma riqueza de acontecimentos que poucos autores conseguem criar situações de interdependência entre esses causos, fazendo com que a história tenha coesão quando vista holisticamente.

Por fim, e de igual importância para o enriquecimento da obra, tanto quanto os outros tópicos que já comentei, vem a escrita de Alexandre Dumas! Quanta beleza na escrita, é como um belo poema posto em prosa, galanteios inflamados de paixão, demonstrações de ódio transbordando malignidade, desejos de vingança expressos de um modo sanguinário, a amizade descrita como um laço de confiança inquebrantável, mesmo quando submetida às mais árduas provas de fogo. Simplesmente magnífico!

E falando em amizade, finalizo este texto com a máxima dessa obra, conhecida até mesmo por aqueles que ainda não a leram, e que, por incrível que pareça, só é dita uma única vez no livro, no momento em que o início da amizade sem desconfiança dos nossos quatro protagonistas, Athos, Porthos, Aramis e d'Artangnan, é selada.

Todos por um e um por todos!
Danniele 06/02/2015minha estante
Que resenha linda! Deu mais vontade ainda de lê-lo!

Danilo 06/02/2015minha estante
Valeu Dandan!!! XD
Esse livro é extremamente lindo, poético e romântico, leia mesmo, entrou fácil para os meus "melhores de sempre". kkkkkkkkkkkkk...

Thalia.Ramos 22/07/2016minha estante
resenha é resumo ?

Serena Bin 20/08/2020

ÉPICO DO COMEÇO AO PENÚLTIMO CAPÍTULO

Alexandre Dumas criou uma história épica onde eu literalmente via as cenas passando na minha mente. Para quem gosta de histórias com lutas, intrigas e aquele toque de aventura vai se apaixonar pelo engenhoso D'Artagnan, pelo misterioro Athos, pelo fanfarrão Phortos e pelo ranzinza Aramis.
A presença de figuras e eventos históricos reais tornam o livro ainda mais rico. Dumas garante uma sequência de cenas e acontecimentos eletrizantes até o penúltimo capítulo, onde eu não acreditei no final que foi dado a toda àqueles personagens que acompanhei por tantas páginas.
Dei 3 estrelas porque a história pedia um desfecho a altura, mas acabou não tendo.
Mas, indico muito. É uma aventura e tanto.
Ruas 12/09/2020minha estante
Eu li a mesma edição, mas acabei me arrependendo, pois ela é muito resumida, fiquei com a sensação de que muitas partes essência e desenrolar de aventuras ficaram de fora.

Serena Bin 16/11/2020minha estante
Tive a mesma sensação, mas serviu para conhecer a história.

Ruas 20/11/2020minha estante
Verdade, deu para conhecer e se ambientar na historia.

Caio 12/07/2022

Um por todos e todos por um!
Fiz questão de colocar o lema dos três mosqueteiros como título, pq o livro é uma história de amizade, duelos, intrigas, pitadas de humor e também amores. Confesso que esperava um livro mais denso e sério. Mas a escrita do autor é maravilhosa e vale a pena em cada página. Recomendo muito a leitura e se você puder compartilhar a leitura com mais alguém, o livro melhora muito mais. Tive uma experiência de leitura maravilhosa com esse livro e vou guardar experiência na memória para sempre. Recomendo muito!
Nayany 12/07/2022minha estante
Foi mto bom compartilhar essa Aventura.

Somente Leituras 12/07/2022minha estante
Gostei da tua resenha. Deu vontade de ler.

Caio 12/07/2022minha estante
A escrita desse autor é maravilhosa. Coisa linda mesmo.

Fernanda2407 16/08/2022

Dumas com certeza está entre meus escritores preferidos.
Os Três Mosqueteiros traz leveza na narrativa e uma vontade incessante de continuar a leitura.
É preciso levar em consideração que a obra foi escrita no século XIX e em forma de folhetim. Logo, os diálogos se dão de forma mais floreada, o que pode causar certa estranheza para quem lê livros mais atuais.
De toda forma, o livro traz uma aventura formidável. Esse é o tipo de livro que nunca vai sair de moda.
Victoria.Marin 16/08/2022minha estante
Jura? Quero comprar o livro, sempre tive curiosidade em ler, mas ao mesmo tempo não chamava tanta atenção

Fernanda2407 17/08/2022minha estante
Se você gosta de aventura de época, você com certeza vai gostar do livro. O meu livro preferido do Dumas é O Conde de Monte Cristo. Esse sim é uma pérola

Victoria.Marin 17/08/2022minha estante
O Conde já está na minha lista de leituras ?

Erika 02/02/2020

Os quatro mosqueteiros
- A vida é um rosário de pequenas misérias que o filósofo desfia, rindo. Sejam filósofos como eu, cavalheiros, ponham-se à mesa e bebamos. Nada faz o futuro parecer tão cor-de-rosa como vislumbrá-lo através de um copo de chambertin. (Athos, o sábio)

Eu nunca assisti a nenhuma adaptação para o cinema, nem sequer sabia o nome dos mosqueteiros. Sempre ouvi falar, mas nunca me interessei pela história. E caramba, quanto tempo perdi!

Se trata de um romance histórico, publicado em forma de folhetim durante o ano de 1844. Ambientado no reinado de Luís XIII, na França, temos as aventuras dos mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis, e do membro da guarda D?Artagnan, contra vilões maravilhosos como o cardeal Richelieu e a incrível Milady.

No enredo temos de tudo: aventuras, romances, traições, humor na medida certa, mistérios, reviravoltas, e uma tristezinha no final. Por mais receio que o leitor possa sentir pelo número elevado de páginas, é rapidinho de se devorar! Temos muitos diálogos, o que faz a leitura fluir que é uma beleza, mas sem tornar a história banal.

Os personagens são muito carismáticos, mesmo a pior das vilãs, Milady, que disparado se tornou minha malvadona preferida. Outro que ganhou meu coração e me fez dar boas risadas foi Planchet, o criado de D?Artagnan. Achei muito bonito a ligação afetiva entre os mosqueteiros, assim como o amor à patria e a fidelidade ao rei que eles demonstram sentir.

Li a versão digital da Zahar, contendo notas explicativas muito enriquecedoras no que diz respeito aos fatos históricos passados no período em que se passa a trama. Traz também ilustrações muito bonitas. O e-book está disponível para assinantes do Amazon Prime (olha eu fazendo publi de graça rs), o que me valeu um bom dindin economizado. Mas confesso que quero ter a edição física. É um livro que vale a pena ter, todo bonitão na estante, para reler muitas vezes na vida!

Obrigada, Nath, que postou o início desta sua leitura aqui no Skoob. Falou tão bem de outro livro do Dumas, O Conde de Monte Cristo, e me instigou a conhecer o autor. Os Três Mosqueteiros estava no finzinho da minha lista. E foi direto para os meu preferidos da vida. É um livro perfeito. E é tão bom sentir isso por um livro.
Nath 02/02/2020minha estante
Ahh, amei! *-* Dumas é maravilhoso mesmo!! Para mim ele é um autor completo! E apesar d?eu ter amado Os Mosqueteiros/Milady, O Conde de MT é a obra prima dele (não tem como não favoritar!) O próximo do Dumas q eu lerei será A Rainha Margot (outro livro incrível do Dumas) E eu tive q pausar a minha leitura dos Mosqueteiros bem na reta final por conta de trabalho.. Mas já retomei! UHUU! rs Ansiosa para o desfecho!

Erika 02/02/2020minha estante
Nath, valeu mesmo pela indicação! Estou ansiosa pela sua resenha! E sim, vou tirar uns encalhadinhos da fila e já vou engatar O Conde!

Nath 03/02/2020minha estante
^^ Fico feliz q vc gostou! Eu estou agora bem nos últimos momentos da reta final e esse final tá incrível. Estou até lendo um pouco mais devagar para economizar e não acabar logo kkkkk Saudades desde já da nossa Milady! Kkk E leia mesmo O Conde, foi a minha melhor leitura do ano passado