Os Três Mosqueteiros

Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Peter.Molina 16/03/2024

Todos por um
Este livro nos conta uma história muito conhecida ,sobre as aventuras de d'Artagnan e os três mosqueteiros, sua amizade e lealdade,os perigos e intrigas,seus amores e confusões. Tudo numa linguagem muito fluida e clara que transforma a leitura num passatempo. Contudo, as passagens do cativeiro de um personagem se arrastaram por dezenas de páginas, além da vilania alcançar muitos êxitos inimagináveis, são minhas ressalvas num livro que poderia ser bem mais enxuto sem prejuízo algum. Uma leitura para divertimento sem maiores compromissos.

Um gênio chamado Yasmin 28/10/2021

Amo
Ai, maravilhoso.

Te envolve, os personagens são mt bons, a história é construída d uma forma sensacional.

No começo não parece q ele vai entregar tudo o q entrega.
Leandro.Pereira 28/10/2021minha estante
Minha edição é justamente está , estou com a continuação "20 anos depois " aqui para ler ... Edição linda da Zahar , só que é calhamaço ..

Pandora 17/07/2012

A vilã
Nesse livro não foi os lindos mosqueteiros Porthos, Athos, Aramis ou o fofíssimo D'artagnan que ganharam minha admiração e atenção, quem ganhou minha atenção realmente foi A vilã: Milady, cujos talentos para fazer o mal deixavam até o Cardeal, seu cúmplice e protetor, arrepiado. Aliás, ao receber a notícia de sua derrocada, ele até premia o responsável, sente alívio.

Sinceramente, o cinema ainda não fez justiça a essa vilã, ela não é essa pessoa que você olha e sabe que é má na hora!

Ela tem ar de inocente, cândida, angelical, olhando as imagens da última adaptação para o cinema vi que entre todas as atrises a que mais se encaixa no perfil de Milady seria a que fez Constança, a amante de D'atangnan, pura candura, loira, alva como a ideia ocidental de anjo.

Parece que os produtores dos filmes não se dão ao trabalho de ler os livros, Milady é o tipo que deixa de lado a Madrasta Má da Branca de Neve, que peca como vilã por mostrar sua verdadeira face de cara, só um bobo poderia engoli essa mulher como boazinha, a gente olha de cara e sabe quem ela é. Ela não é tão boa em dissimulação, Milady é, ela engana até o Athos, o mais inteligente e perspicaz dos mosqueteiros, destrói seus sonhos, sua inocência, lança ele em tão profunda amargura que o mosqueteiro só consegue afogar suas magoas em vinho! Acho que Milady convenceria até o Espelho Mágico de sua beleza no auge dos 25 anos.

Também deixa para trás a celebre Lady Macbeth de Shakespeare, responsável por instigar a ambição de Macbeth, por leva-lo a trair seu Rei, a matar, a ser traiçoeiro, capaz de transforma um pequeno fogo de ganancia em um incêndio voraz capar de destruir uma cidade inteira. Lady Macbeth poderia ser a personificação do Demônio Cristão, uma mulher de maldade incrível, capaz de dizer coisas assim:

"Já amamentei, e sei como é bom amar a criança que me suga o leite. E, no entanto, eu teria lhe arrancado das gengivas desdentadas o meu mamilo e, estando aquela criancinha ainda a sorrir para mim, teria lhe rachado a cabeça tivesse eu jurado faze-lo, como tu juraste fazer o que queres fazer." (Shakespeare, Macbeth, p. 34-35)

Mas, até mesmo essa mulher terrível fraqueja e em sonhos entrega seus segredos sangrentos, Milady não perde a pose nunca! Uma perfeita psicopata, homicida, inteligente, observadora, analisa tudo e todos que estão a sua volta, sempre mil passos adiante de seus perseguidores. Quem está em seu caminho sucumbe diante de sua capacidade vingativa, deixa um rastro de sangue por onde passa, aí dos que entram em seu caminho, na pior das adversidades ela friamente analisa, pensa, pondera e nas palavras de Dumas-Pai:

"E Milady deitou-se e adormeceu com um sorriso nos lábios; quem quer que a visse dormindo diria que era uma menina sonhando com a coroa de flores que poria na cabeça na próxima festa."
(Dumas, Os três mosqueteiros, p. 413)

Capaz de fazer pecar qualquer santo, de enganar até mesmo o mais astuto, de levar a morte o mais experiente, uma pessoa assustadora, sem limites! Se ela fosse a madrasta ou a vilã das histórias Disney as princesas nunca iam sobreviver para tirar uma onda dessas por exemplo:

Porque, apesar de ser derrotada no final, como acontece com toda vilã, quase todas as vinganças que ela planejou foram realizadas de um jeito ou de outro. Para ser vencida todos os seus inimigos tiveram que juntar foças e não pense que ficaram felizes depois do fim, não ficaram não violão, porque não conseguiram evitar grande parte de seus crimes... Seus corações ficaram destroçados no final das contas!

Ela é a mãe de todas as nossas odiadas vilãs da teledramaturgia, olhando para as vilãs de fins do século XX e de início do XXI vejo que muitas delas reúnem com maior e menor sucesso características dela, não sou o tipo "noveleira", na verdade estou sendo iniciada agora nessa arte pelo meu nobre pai que se descobriu um fã de novelas.

Sobre as poucas novelas que vi, posso dizer que:

Tereza Christina, não chega nem perto dela, Milady não da piti e antes de se separar do marido ela teria envenenado ele, sem deixar pistas, como aliás fez com seu segundo marido herdando dele uma fortuna!

Uma que chegou perto foi Paola Bracho, confesso que nunca fui muito fã de vilãs, mas essa era má, dissimulada, só pensava em si e tal como Milady tinha sete mil vidas!

Raquel de Mulheres de Areia não era tão dissimulada assim, todo mundo saca quem ela é, menos o otário do Marcos!

Uma que também chega perto é a Clara de Passíone, não acompanhei essa novela, mas eu lembro que na época em que a novela passava a Dama de Cinzas comentou em seu blog Confissões Ácidas (juro que tentei achar o post) sobre ela, fingida, coitadinha, chorava, emocionava, todo mundo queria colocar no colo, dava uma de frágil menina não tem ninguém, e no final dava o bote, era uma cobra! Sinceramente, Mariane tem toda a pinta de Milady, devia interpreta-la em alguma adaptação!

Enfim, avacalhei o sistema e em vez de tratar dos heróis tratei da vilã.

Postada originalmente em: http://elfpandora.blogspot.com.br/2012/02/vila.html
André 13/09/2015minha estante
Também pensei que a Milady ainda não teve a atenção que merece no cinema e mesmo na literatura.

Aécio de Paula 25/03/2021

Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas
Ótimo livro. Dumas é um escritor talentoso e suas obras são maravilhosas. Esse livro nos ensina o verdadeiro valor da amizade. Os jovens aventureiros d’Artagnan, Athos, Porthos e Aramis se ajudam e são irmãos da espada e do dever. Belo romance de 672 páginas. Se não me engano, tem o romance condensado, mas recomendo ler esse na íntegra.
Bárbara 25/03/2021minha estante
Pretende ler O Conde de Monte Cristo também?

Aécio de Paula 25/03/2021minha estante
Sim, mas o próximo será a continuação dos mosqueteiros, que se chama Vinte anos depois. Se vc ainda não leu algo de Dumas, recomendo

Bárbara 26/03/2021minha estante
Olha, não sabia que tinha continuação. Vou começar por Conde, se agradar, continuo a me aventurar por sua escrita. (:

Celso 29/03/2021minha estante
Depois de "20 anos depois" vem a terceira parte "O Visconde de Bragelonne" que encerra a trilogia. 20 anos depois é bem legal.

Aécio de Paula 30/03/2021minha estante
Quero muito ler a trilogia, Celso. vai dar certo, espero.

Eduardo1304 09/01/2022

Os três mosqueteiros mais um ...
O livro não se resume à análise moral de pessoas ou de uma época. Trata-se de uma história de ?capa e espada?, com sua gama de personagens cativantes, aventuras perigosas, vilões maquiavélicos e toda a habilidade de Dumas em trabalhar esses elementos de forma a ganhar o leitor. Uma leitura arrebatadora. A edição que li da editora Zahar 700 e poucas páginas mas vale a pena cada página. Os três mosqueteiros é aquele livro , que você jamais vai se arrepender de ter na estante....

Yasmin 02/09/2022

Os três mosqueteiros
Achei o livro interessante e com muitas aventuras. Um jovem que passou por várias situações, lutou, conheceu amigos, se apaixonou. Vale a pena ler!

Hugo 17/11/2020

O clássico dos clássicos. Não faltam ação, intrigas e amores proibidos

Andressa 05/02/2013

Leitura rica
Ler e reler as aventuras dos Três Mosqueteiros para mim é um grande prazer, pois nunca me canso. É o tipo de leitura mto bem elaborada, daquelas que te levam até o mundo dos personagens e te coloca lá, lado a lado de cada um deles. É possível se identificar com um ou outro, torcer, sentir raiva e não se dar conta das horas passando. Qdo vc vê, já ganhou 5 horas de leitura sem se cansar. Indico sem sombra de dúvidas a todos. Excelente!
Gleyse 15/02/2013minha estante
Concordo plenamente com vc. Essa é uma leitura q tbm recomendo muito aos amantes de uma boa historia.

vagfig 06/04/2013minha estante
Faço das suas, as minhas palavras.

André 13/09/2015minha estante
Eu li essa semana e já baixei as continuações, são vários volumes, o ultimo deles é bem conhecido O homem da máscara de ferro.

Lucas_bs 29/08/2023

Um livro maravilhoso, sinceramente achava que conhecia essa obra por conta de tantas adaptações e parodias da mesma na televisão, mas lendo percebi que era totalmente diferente do que eu imaginava.
E muito diferente dos livros previsíveis que existem aos montes hoje em dia, enquanto algo ainda não aconteceu, não da para saber qual será o rumo da história.

CaioB 02/06/2021

Um por todos e todos por um!
A cada pagina que eu lia de ''Os Três Mosqueteiros'' eu percebia o quanto esse livro inspirou o gênero aventuresco na literatura e no cinema, a obra pode até parecer que tem um enredo simples, uma intriga previsível e coincidências questionáveis, mas é justamente por ter sido usado como fonte para outras obras, que é corriqueiro o sentimento de já ter visto aqueles acontecimentos e arquétipos dos mosqueteiros Athos, Porthos, Aramis e o nosso Gascão D'artagnan mundo afora, sendo assim um livro muito familiar, de fácil leitura com uma história divertidíssima que possuí um ótimo humor, recheada de ação, paixões e um senso de amizade sem igual.

Melimë 20/01/2022

Um por todos e todos por um!
Eu reli essa beleza na edição da Zahar de texto integral, comentada e ilustrada; e minha experiência foi mil vezes melhor do que a anterior, lendo a versão adaptada da LePm.
Nessa releitura me apeguei em todos os personagens, ao ponto do livro se tornar um dos meus favoritos da vida.
D'Artagnan é um protagonista extremamente carismático e inteligente e ao mesmo tempo em certos momentos dá pra perceber o quanto ele é jovem e inexperiente em relação aos outros.
Athos continua sendo meu mosqueteiro favorito, a definição de tall dark and brooding e bem, é disso que eu gosto, tenho uma vontade imensa de abraçar aquela pedra de gelo que por dentro é ainda o adolescente de coração partido.
Porthos e Aramis apareceram mais, e tiveram mais de sua personalidade percebida e apreciada por mim, especialmente Aramis.
Maz o que realmente me espantou na leitura foram duas coisas:
Milady é absolutamente a vilã mais bem construída que eu já li na vida. Eu genuinamente tive medo dessa mulher e da capacidade maligna dela diversas vezes durante a trama. Um literal demônio.
E a escrita do Dumas é perfeita. O humor é uma parte importantíssima do estilo dele, especialmente sarcástico. E eu absolutamente amei isso, me viciei completamente na escrita dele. Ao ponto de literalmente largar meus planos de leitura futura e tacar O Conde de Monte Cristo na minha biblioteca do kindle agora mesmo. Wish me luck!

Lobinha Sincera 05/04/2022

Muito bom me fez ter muitas sensações diferentes de início as referências que o filme da Barbie, depois uma completa mistura de burrice dor de cabeça e inteligência

Rodolfo 05/10/2020

Um clássico a altura de seu renome.
Certa vez lendo um texto de Thoreau, encontrei a frase "Na dúvida, leia os clássicos"(Talvez a frase não seja exatamente assim, mas o espírito é esse). E então, junto a uma vontade antiga de ler o que o humanidade considera como clássico e descobrir os porquês disso, decidi por ler essa história, que hoje já é famosa por si só.
Não há nada que possa falar aqui que já não tenha sido falado (e de forma muito melhor) por "Resenhadores"(sic.) profissionais, mas mesmo assim, me atrevo a escrever.
O livro conta um período histórico, talvez com uma baixa precisão nós eventos, pela visão de um servo do interior da França, que parte para a capital Paris em busca de se tornar um mosqueteiro do rei. E entre a capa e a última página, são contadas histórias dignas de um alguém que esteja nos bastidores de um governo. Intrigas, brigas, disputas por benefícios... tudo aquilo que acontece desde que o mundo é mundo.
Ao ler, não espere uma diminuição da angustia, você vai carrega-la até a última página e quem sabe, além dela...
Recomendo o livro a todos aqueles que querem ler os clássicos, aos que gostam de livros que te fazem querer ler mais, e aos que querem entender porque os clássicos são chamados de "Clássicos".

Lys Coimbra 25/09/2020

Clássico
Depois de adiar, por anos, a leitura dessa obra clássica, estou convencida de que devia ter lido quando ainda era bem jovem e não tinha certos critérios.
O enredo é delicioso e envolvente.
A leitura flui maravilhosamente, mas eu esperava mais sofisticação na escrita desse gigante da literatura.
Também tive alguns pudores e muita indignação em diversas passagens do livro, como por exemplo no trecho transcrito abaixo:

?As mulheres foram criadas para nossa ruína, e é delas que provêm todas as nossas misérias.?

A obra é incrível, apesar desses detalhes! Incentivarei meus filhos para que leiam mais cedo.

thery 21/03/2020

Ótimo livro!
Dumas com sua narrativa extremamente detalhista tem o dom de fadigar, inicialmente e envolver, posteriormente.
De início é um tanto cansativo, mas ao decorrer da narrativa, vamos nos envolvendo com os personagens e realmente desfrutando da história...
Repleta de personagens astutos e um tanto exaltados, "Os três mosqueteiros" surpreende ao nos fazer vibrar, rir e se emocionar.