Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Nayara 20/02/2022

Crepúsculo
Quase 84 anos depois de seu lançamento, resolvi ler este livro. Na época, faculdade de direito, estágios e vários outros fatores não foram favoráveis para que eu o pegasse e decidisse por ele. Tive outras oportunidades para tentar descobrir o que é que tinha esse livro que levou legiões de fãs a lotarem salas de cinema, aplaudirem o beijo entre as personagens na telona! Esse aplauso eu presenciei!
Como uma boa leitora preguiçosa, pois às vezes sou. Preferi ver todos os filmes? o primeiro e o último em salas de cinema, e eu me divertia vendo os vídeos do Felipe Neto criticando as atuações, mas parecem que realmente eles não fazem jus aos livros?
A história vocês já estão cansados de saber. É um preparado perfeito: um amor impossível, personagens de personalidade forte, um triângulo amoroso, venenos e vampiros? Mas vou tentar não focalizar no enredo e sim nas impressões.
Não tinha conhecimento do porquê do título do livro e gostei das referências explicativas das personagens. Acredito que o desenvolvimento de Bella no livro foi bem diferente no filme. Adorei a história de Carslile, achei interessante a sua partida de sua cidade natal e suas aventuras pelo mundo e o encontro com outros de sua espécie e parar lá na Itália por exemplo, além de todo o conflito interno que possui a personagem. Achei bem fofo o romance entre Edward e Bella, e tem muita referência literária escondida ali, que me fez pensar se este livro pode ser o caminho de entrada para o uso de outros livros e acredito que sim.
Em outras épocas, quando tentaram me convencer de lê-lo, lembro de ter convencido essas mesmas pessoas a lerem Jane Austen, Emily Brontë, Anne Rice? entre outras romancistas que eu sempre amei. A preguiçosa teimosia teve seu fim agora, por eu me encontrar em um momento que eu preciso ler livros mais leves, para dar conta do que vem aí pela frente.
E às vezes a gente só precisa alimentar a traça que habita em nós, aplacar a sua fome literária. Ela e eu nos divertimos horrores nesses 5 dias com este livro, afinal parece me que ler um por vez tem sido essencial.
E você aí se tem vontade de se enveredar pelas linhas literárias, este livro é sim um bom começo: https://amzn.to/35e8lv6 .

Caroline 26/03/2021

Resenha - Crepúsculo ?
Editora: Intrínseca
Autora: Stephanie Meyer
Ano de publicação: 2005
Número de páginas: 384
Idioma: Português
Modelo: E-book

?? Gatilhos: violência física.

Bella Swan é uma garota nova na pequena cidade de Forks. Após viver bons tempos com sua mãe na cidade de Phoenix ela decide ir passar um tempo com seu pai na pacata cidade, na qual ele vivia.

A nossa protagonista viaja para a cidade sem qualquer expectativa. Até que conhece Edward Cullen, um garoto de sua escola muito curioso. Ninguém tinha muito contato com os Cullen, eles ficavam o máximo longe dos demais.

Contudo, Bella chama atenção do nosso galã, fazendo com que ele voltasse a sua atenção para ela e tentasse a todo momento salvá-la. Consequentemente, a nossa protagonista se apaixona pelos encantos do Cullen, apaixonando-se perdidamente. Todavia, não sabia que o rapaz guardava um segredo sombrio, o qual ela descobre no decorrer da narrativa.

Eu já tinha assistido Crepúsculo quando tinha uns 14 anos, mas ler o livro eu nunca tinha experimentado tal fato. Diferente do filme, o livro traz mais ação para a história, apesar de deixar várias pontas soltas (que deve ser solucionadas no decorrer da saga kkk).

A escrita da autora prende muito o leitor, sendo leve e de fácil compreensão. É uma leitura rápida, que você lê até em um dia se tiver a pretensão.

Clara 29/06/2023

Vampiro Brilhante
O livro é melhor que o filme, mas nem de longe é um livro super interessante. Sinceramente achei o livro bem 2011 ( o ano que ele foi escrito) e poderia ficar lá mesmo.
Achei que era coisas foram muito rápidas entre os dois, apesar de o livro ser super rápido e te dar um pouco de vergonha alheia com as falas do Vampirão a história te prende, além de que eu ri bastante.
Não é um livro que eu super indicaria de primeira além de não ser uma leitura para qualquer pessoa.
Samuel448 29/06/2023minha estante
Concordo contigo, a Bella era muito dramática em relação ao Edward kkk

ChielleK8 29/06/2023minha estante
Ele é melhor pelo apego que a gente tem do que por ser bom de verdade

Priscila 29/06/2023minha estante
Eu ganhei esse livro da minha irmã - não muito familiarizada com meu gosto literário rsrs - e tenho a mesma opinião que vc. Acrescentaria meu choque ao ler no livro que "Edward era de uma beleza indescritível" e me pensar como é que isso foi dar em Robert Patson. Reza a lenda que a escritora fez Edward pensando no Henry Cavill. Faz sentido! Um livro dessa autora que eu amei foi A hospedeira. Já leu?

Paty 10/02/2022minha estante
as reações dela são muito bem escritas, me sinto lá com ela

Luciana 07/04/2020

Releitura do original, continua emocionante.

Aline.Silva 23/02/2022

Bella amada aprende a andar.
Tá não vou mentir que o livro é melhor que o filme e olha que eu gosto muito do filme mas por que diabos a bella não consegue andar direito? Tem muita coisa no livro que eu gostaria de ter visto no filme, o filme descreve a bela como sendo burra para c!%@% e a gente vê no livro que não é bem assim em fim ... nem vou ler o resto por que sinceramente ? Me poupe
ekatherinah 23/02/2022minha estante
Eu ri com o título da sua resenha kkkkkkk

Mariele 23/02/2022minha estante
Na minha humilde opinião eles erraram muito na escolha da atriz mesmo ?

Elle 23/02/2022minha estante
Concordo com você Mariele. A atriz não tem expressão nenhuma!!! O filme ficou monótono daquele jeito por causa dela. Não tem emoção

ekatherinah 23/02/2022minha estante
Estava pensando exatamente agora: "acho que a Kristen é perfeita para modelo, mas não para atriz". Possível que isso tenha ajudado a estragar mais o filme. Mas não tenho certeza e não vou reler os livros nem rever os filmes, porque já é tortura demais kkkk (romance meloso não funciona pra mim).

fredfredfred 01/07/2020

excelente
embora não tenha atendido todas minhas expectativas (não tocou Decode em nenhum momento da leitura) o final valeu por toda leitura
fivemoons 01/07/2020minha estante
como assim não tocou decode??? que absurdo! KKKKKKKKK

fredfredfred 01/07/2020minha estante
UM ABSURDO!!!! sksjsjsjjdjdjd propaganda enganosa

Sara277 03/10/2023

Depois de anos voltei a ler o primeiro livro de uma das séries que marcou a minha infância. Não há muito a dizer sobre, muito bom!!
Gabriela.Piragibe 03/10/2023minha estante

Elwing 23/03/2010

Romance pedante
Gosto de estórias de vampiros, mas essa não deu pra engolir... Talvez Anne Rice tenha me deixado mal acostumada ;D.

W Nascimento 08/03/2010minha estante
rsrs Acho que Anne Rice deixou a todos os amentes de vampiros viciados. Não tem ninguém melhor

Dy Rocha 08/04/2010minha estante
Anne Rice não podia ter feito isso... Por culpa dela tem muita gente que não gota de crepúsculo e cia, todos mal acostumados. "/

bookslettie 01/05/2023

?e então, o leão se apaixonou pelo cordeiro.?
Não consigo entender quem julga a adaptação de crepúsculo porque até então, tendo lido o primeiro livro, ficou parecidíssimo!

amei ?ver? crepúsculo lendo o livro; pude matar saudades dos meus queridinhos e estou usando o término da leitura como pretexto para rever os filmes. posso dizer, também, que prefiro a adaptação porque o início do livro, juro, eu achei MUITO molenga.

enquanto eu lia pude enxergar a depressão severa da bella, sem contar a dependência emocional ABSURDA que ela tem pelo edward - e vice e versa - nossa, às vezes me irritava.

no final do livro tive uma mistura de sentimentos. fiquei como o edward: irritado e sem paciência para a discussão dos dois sobre a bella querer se transformar ? sendo sincera, no lugar dela eu também adoraria passar pela conversão, mas pelo amor de deus mulher, se ame mais um pouco ? e extasiada pela premissa de lua nova. quero ver a amizade do jacob e da bella sendo explorada e o ?romance? deles também. o edward se mordendo de ciúmes? que aconteça mais vezes pois eu adoro.

foi uma leitura bem ok, divertida em certos momentos e lenta em vários outros.

Ana 11/06/2021

??????
Gostei muito me surpreendeu.
Claro eu reescalei o elenco inteiro.
Minha Bella é a Lily Collins ?.
Tem bastante detalhe é possível se ter uma compreensão muito melhor da história.
Gostei muito do romance dela e do Edward.
E a Bella é fabulosa, não é ensosa como retratam na versão cinematográfica.

Gi 03/09/2020

Depois de tantos anos resolvi fazer essa releitura e descobri que nada mudou, sigo Crepusculete! ?