Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Aline.Silva 23/02/2022

Bella amada aprende a andar.
Tá não vou mentir que o livro é melhor que o filme e olha que eu gosto muito do filme mas por que diabos a bella não consegue andar direito? Tem muita coisa no livro que eu gostaria de ter visto no filme, o filme descreve a bela como sendo burra para c!%@% e a gente vê no livro que não é bem assim em fim ... nem vou ler o resto por que sinceramente ? Me poupe
ekatherinah 23/02/2022minha estante
Eu ri com o título da sua resenha kkkkkkk

Mariele 23/02/2022minha estante
Na minha humilde opinião eles erraram muito na escolha da atriz mesmo ?

Elle 23/02/2022minha estante
Concordo com você Mariele. A atriz não tem expressão nenhuma!!! O filme ficou monótono daquele jeito por causa dela. Não tem emoção

ekatherinah 23/02/2022minha estante
Estava pensando exatamente agora: "acho que a Kristen é perfeita para modelo, mas não para atriz". Possível que isso tenha ajudado a estragar mais o filme. Mas não tenho certeza e não vou reler os livros nem rever os filmes, porque já é tortura demais kkkk (romance meloso não funciona pra mim).

Jess 07/09/2010

Este livro pode não ser nenhum tipo de super obra literária, venerada e idolatrada pela crítica ao longo de gerações e gerações. Pode, também, não pertencer a um super movimento literário, que arrasta multidões (ou pode, se você é daqueles que considera a “geração dos vampiros” real), mas, independentemente de qualquer classificação, não deixa de ser uma literatura.
Ele pode conter narrações e situações bizarras, como vampiros que brilham, um bando de lobisomens que não consegue usar camisa, ou algumas falhas técnicas que são absurdas e, até mesmo, nomeações ridículas para os personagens, como o nome “Renesmee”. Mas... O que você considera entretenimento? Eu não tinha muita idéia do que seria, ou como expressar a minha opinião, por isso peço licença para usar as palavras de um professor de História, que aplicou duas ou três aulas de “Ética e Cidadania” durante meu curso Técnico. Ela seria: “Entretenimento é aquilo que te leva a sair de A, percorrendo um caminho até chegar em B e, quando se chega, você não sofreu nenhuma mudança, e continua sendo a mesma pessoa de sempre”.
Então não julgue o caráter de uma pessoa por aquilo que ela faz ou deixa de fazer com o seu tempo livre.

Eu gostei de Crepúsculo, mesmo com todos os defeitos que, admito, estão presentes na história, li todos os livros, vi todos os filmes. Ponto final.

OBS: Qualquer super exaltação sobre esta ou qualquer outra história, banda, artista, etc, é realmente merecedora de vaias. Ex: "Ó! Edward! Robert! Me morda!" -> Ovo numa pessoa deste nipe. ¬¬'
Kennedy 07/09/2010minha estante
Você falou tudo o que eu nunca falei. Excelente.

Mariana 09/09/2010minha estante
Eu nao gostei do livro, nem da saga, mas gostei da sua resenha =)

redomingos 12/09/2010minha estante
Sua resenha foi perfeita.

Jotagê 25/09/2010minha estante
Very good!

Jack Ventrue 10/01/2009

Lixo
Como tudo que tem vampiros me atrai, comprei. Uma porcaria. A autora simplesmente "violou" toda a temática, criando vampiros que saem numa boa debaixo do sol, se apaixonam e VÃO À ESCOLA!!! Um absurdo! E o pior foi ter virado modinha entre as pivetinhas carentes! Não lerei mais nenhum da sequência e acredito que também não verei o filme.
Manda 13/01/2009minha estante
O livro num é tão ruin assim, vai?

Mas concordo que ela saiu totalmente do tema "Vampiros".

Quanto a ler o restante da série, vai por mim que li, não vale a pena.

Se você não gostou do 1°, simplesmente odiara o restante...

Mas levando o livro pro lado de romance eu gostei!!!

Espera ação mais ação, li o restante esperando que viriam nos próximos, triste engano.

Té... =]

Márcia 14/01/2009minha estante
Ninguem te ensinou a ler o resumo do livro antes de comprar nao? Sao aquelas letrinhas atras do livro, la no fundo

leonardo 15/01/2009minha estante
essas gurias não conhecem Anne Rice...

Fran 11/03/2009minha estante
concordo com vc em gênero e grau! sorry aos fãs "Crepusculários" (ó essa eu inventei agora rss) mas achei super água com açúcar, tanto o livro, como o filme.

E respondendo a "Twilight" aí abaixo, desde quando existe resumo de livro lá no fundo? eu hein... se fosse assim, eu não compraria mais livros, afinal ler "as letrinhas atrás do livro" já seria de boa serventia... all right

Fran 11/03/2009minha estante
ah só para concluir, vc não viu o filme? não perdeu nada hahhahahah... assista Marley e eu que é mto mais legal ;)

Lu 19/11/2009minha estante
Vc tem todo o direito de ter a sua opinião e eu respeito isso. Vc, pelo menos, leu. Eu só não entendo a sua necessidade de menosprezar quem gosta. "Pivetinhas carentes" é uma generalização. Pra vc defender um ponto de vista, não é necessário agredir os outros.

Henrique 02/09/2010minha estante
e, pior do que sair ao sol, é eles brilharem no sol! D:

Maria 22/08/2020

Interessante...
Não acredito que eu li Crepúsculo e gostei! Eu queria ler somente por curiosidade e porque o livro do Edward foi lançado,mas me surpreendi. Estou ansiosa para ler os próximos (Lua nova não estou com muitas expectativas porque é o filme que menos gosto).
Juro que pensei que não ia gostar,pensei que eu ia achar super chato,mas achei fofo! Eu já assisti os filmes milhares de vezes, o Edward do livro é mil vezes melhor.Ele é super sarcástico,me cativou bastante. A Bella tem mais personalidade no livro,mas continua sendo irritante a dependência dela em relação ao Edward,ele também não deixa ela tomar decisões sozinha,não importa se ela concorda ou não. Não é a melhor fantasia que li em toda minha existência(rs),mas foi interessante.
Bem,eu acho que encontrei meu guilty pleasure hahaha.
Mira 22/08/2020minha estante
Tive essa mesma reação quando li kkkk

Lilyan Sotnas 25/08/2020minha estante
Exatamente assim! Kkkk
Pensei que ler seria entendiante pq já conheço a história de cabo a rabo pelo filme (meus filmes favoritos da minha adolescência), mas me apaixonei mais pela a história e ri muito quando comparado com o filme. Hehe... livro mil vezes melhor!

Lilyan Sotnas 25/08/2020minha estante
E o Edward é meu crush! Senti foi ranço da Bella que mesmo no livro ainda é aquela coisa... nhe. Tô terminando Amanhecer, e só agora vejo o amadurecimento da Bella.

Maria 25/08/2020minha estante
Simm,e como sempre o livro conta bem mais coisas que o filme

Hagarth 11/01/2009

Bem, eu achei algumas coisas ruins no livro, umas viagens de vampiros poderem andar de dia e talz....

É um livro pra gurias de 12anos lerem....é muito ruim
Márcia 14/01/2009minha estante
Eu achei justamente esse um dos pontos mais positivos do livro

Ele quebra Clichês de que vampiros viram po no sol

leonardo 15/01/2009minha estante
Modismo puro.

Nika 26/01/2009minha estante
"É um livro pra gurias de 12anos lerem" Totally agree ^^.

P. 05/03/2009minha estante
Claro, o livro nem é um clichê adolecente! (infato-juvenil no caso)

Conspirador 10/03/2011minha estante
Só uma coisa, quanto ao ´clichê quebrado por Meyer´ de que vampiros viram pó no sol... Esse ´clichê´ foi ´quebrado´ no livro ´Dracula´ de Bram Stoker :) E, não, ele não brilha no sol, não é purpurina...

leiturandressa 31/01/2021

Porra chata.

Casal chato. Tudo chato. Comecei gostando, mas de 25% pra lá só despencou. Ainda bem que acabei.
Yasmim Blackthorn 31/01/2021minha estante
Muita gente que eu conheço fala mal,então tirei da minha lista

livrosdaisaa 31/01/2021minha estante
Só li 6% mas já peguei raiva da Bella, a menina reclama de TUDO. Mas acho que no final vou acabar gostando, eu amo os filmes ??

leiturandressa 31/01/2021minha estante
ai gente, é ruim mesmo kkkkk. Bella fica se comparando demais com todo mundo, falando em como ela é um lixo e os outros são perfeitos de lindos. Além de eles começarem a se amar mais que tudo do nada, Edward é mt abusivo e super protetor. Nojo

leiturandressa 31/01/2021minha estante
@Isabela, eu tbm gosto dos filmes kkkkkkk mas esse livro é uma luta

Laysla Monik 01/08/2021

Melhor do que esperava
Antes de ler o livro eu já havia assistido o filme algumas vezes e o filme não me encantava tanto, mas como em outras ocasiões os livros me fizeram apaixonar mais pela história do que pelo filme, quis ler e foi exatamente assim.
O livro tem suas semelhanças ao filme, mas digo com muita alegria que o livro supera.
A escrita é tão fácil e leve, você começa a ler e nem percebe em que página está, os detalhes das cenas não são cansativos.
As histórias são abordadas com mais atenção o que te dá um entendimento melhor sobre o universo do livro.
Eu amei o livro e amei como os personagens são abordados, esperava algo totalmente diferente do que foi entregue (no bom sentido)
VitAria.Ferreira 01/08/2021minha estante
Simmm eu amo tanto esse livro e vee você resenhando me da uma vontade absurda de rele-lo

Laysla Monik 01/08/2021minha estante
KKKK Eu acabei de ler e já quero ler dnv ?

VitAria.Ferreira 01/08/2021minha estante
Eu acho que nunca vou superar essa saga.

Mariana 07/09/2010

Romance pré-adolescente, amor impossível, clichês básicos que tornam o livro entediante.
Marcelo Costa 09/09/2010minha estante
Escreva uma história melhor então.

Mariana 09/09/2010minha estante
"Escreva uma historia melhor entao"?

Este é o seu argumento??

O meu é o seguinte:

- Algumas pessoas nasceram pra ler livros e outras para escrevê-los, o que nao é o meu caso (nem da Stephenie Meyer) =P

Caduds 19/07/2010

O Ministreio da Cultura alerta...
... CRAP-usculo é uma forma de "emburrecer"!

ok..ok... sim eu li esse livro, pois estava bem badalado, as pessoas falavam bem e tal.
Comprei logo de cara os 2 primeiros, que erro... que erro.

Vou falar da "saga" inteira nessa resenha para nao ter que entrar nos outros livros.

A historia é como uma lavagem cerebral, se vc começa a ler nao tem volta. tem que terminar.
o primeiro livro é Ok, sem nenhuma parte brilhante.. um simples Ok.
Um vampiro afeminado, uma garota branquela que corre atras do vampiro a historia toda querendo que ele a "sugue" mas nada!

o segundo é o fim do poço... 400 paginas de nada.
o livro poderia ser resumido em 50 que estaria otimo. capitulos e capitulos falando absolutamente NADA!

o terceiro, é o melhorzinho (ou menos pior), mas qnd a caca é bem feita nao tem jeito, td sai "cacado". nao tive SANGUE pra terminar esse livro.

o quarto só comprei pq minha mãe estava lendo. ele está lá, escondido na minha estante pois tenho vergonha de deixa-lo a mostra.

meu conselho pra vcs... nao leiam esse livro... horrivel.!
Marcelo Costa 20/07/2010minha estante
Preconceituoso.

Luiza3302 21/07/2010minha estante
gosto é assim... cada um tem o seu!

Leitor 23/07/2010minha estante
apoio XD

iambixcoito 04/11/2021

gostar desse livro foi o maior plot twist da minha vida.
a Bella é uma personagem com mais personalidade, em varios pontos me identifiquei com ela (scrr) e o edward TODO CHARMOSO MANO COMO ASSIM
COMO
A S S I M

acho q ao invés de não julgar um livro pela capa, não se pode julgar pelo filme pq meu deus, como pode
Mariana 04/11/2021minha estante
Tirando print para caso um dia eu deixe o preconceito com os filmes.

iambixcoito 04/11/2021minha estante
MENINA SERIOKKKKKKKKKKK o sorrisinho de canto do Edward quebra qualquer um

Mariana 05/11/2021minha estante
Kkk quem sabe um dia

Gláucia 13/10/2010

O que diria Bram Stocker?
Bram Stocker praticamente criou e definiu o vampiro, um horrendo embora sedutor senhor das trevas. O ser tem características inconfundíveis que todos passamos a conhecer através de filmes, desenhos, séries, etc. Acho válido que a autora (S.Meyer) use da liberdade criativa para escrever sobre seres vegetarianos, lindos de morrer, que brilham como diamantes ao sol, se apaixonam por humanos e até geram filhos com eles. Porém, ela deveria ser criativa o suficiente para dar nova denominação a eles pois eles definitivamente não são vampiros!!
Mateus 15/10/2010minha estante
Apoiado, Gláucia! Se a autora foi tão criativa para criar esses novos seres, com características tão singulares, deveria ter dado a eles um nome novo, pois definitivamente não são vampiros!

Jow 18/10/2010minha estante
Onde é que eu assino??? haha
Sensacional Gláucia. Mesmo sendo a favor de novas interpretações vampirescas, minha opinião é que os termos clássicos sejam respeitados. Tenho certeza que vc falou por muita gente. Adorei!

Saulo 19/10/2010minha estante
Também quero assinar! ahahha
Você foi muito feliz nessas palavras. Também acho uma falta de criatividade da autora, em não criar um nome para esses seres, pois uma coisa é certa, vampiro é que não são. Muito boa mesmo Gláucia!

Hayanne Lins 27/05/2020

Impressionante
Uma das releituras mais impressionantes que eu já fiz. Stephanie Meyer escreve como ninguém!
Debora.Oliveira 27/05/2020minha estante
Estou relendo esse livro também, e é bem legal fazer isso depois de tanto tempo. Lembro da nostalgia que era esperar cada lançamento de Crepúsculo e ver os filmes do cinema. ????

Hayanne Lins 27/05/2020minha estante
Siiim ????
Eu li os livros e assisti aos filmes quando ainda estava na escola, então faz um tempinho já. kkk Hoje, já formada, estou lendo de novo e observando pontos da história que ainda não tinha percebido, é muito bom!

Debora.Oliveira 27/05/2020minha estante
Sim, é incrível poder reler!!

Evelyn Almeida 21/10/2021

- Olhe - eu disse. - Eu o amo mais do que qualquer coisa no mundo. Isso não basta?
- Sim, basta - respondeu ele, sorrindo. - Basta para sempre.

Bom, esse livro já era favorito e cinco estrelas antes mesmo de eu começar a ler. Sempre fui muito fã das adaptações, mas devo confessar que o livro me surpreendeu positivamente.
Na minha opinião, o livro é MUITO melhor que o filme. As cenas e os personagens são tão diferentes que até parece uma outra história. A Bella tem mais personalidade no livro e isso fez com que eu gostasse mais da personagem. E o Edward é simplesmente o AMOR DA MINHA VIDA. Ele é sarcástico, carismático e divertido. Sério, eu estou apaixonada por ele.
E sim, eu sei que a história tem as suas problemáticas e muitas vezes ao longo do livro elas me incomodaram, mas no final das contas, eu passei pano.
Além disso, o livro explica com mais clareza a história e a relação da família Cullen (tem um capítulo inteiro só sobre o Carlisle e a gente conhece melhor o passado da Esme e da Alice). O livro também mostra o Jasper usando os seus poderes de manipular as emoções das pessoas e eu adorei isso, pois era algo que nunca tinha ficado muito claro para mim nas adaptações.
O que eu posso dizer é: leiam e tirem as suas próprias conclusões. Sei que crepúsculo se tornou algo polêmico, mas vale a pena ler, até porque existem muitas diferenças em relação aos filmes, diferenças essas que me fizeram gostar ainda mais da história.
Lay 21/10/2021minha estante

isa 21/10/2021minha estante
oiii, por quanto vc comprou?? caso vc tenha o livro físico?? tô achando um pouco caro na amazon mas tô DOIDA pra ter

Evelyn Almeida 21/10/2021minha estante
Oi, eu comprei o box no final do ano passado por 80/90 reais (estava em promoção).

Joane 09/07/2021

Legal
Acredito que li esse livro na época errada. Provavelmente se fosse anos anos eu teria gostado mais.

Foi uma boa leitura porém nada muito UAU. Bom de ler, mas não me apeguei muito, pois a história é especialmente sobre Edward e Bella, e somente depois dos 70% tem aquela ação, e no final nem é tão boa assim.

Eu realmente acredito que Edward e Bella foram feitos um pro outro, com base nos filmes também. E isso é legal. Porém tem muita coisa que penso que envolve, essa coisa selvagem que ele tem pelo cheiro dela e ela estar tipo "tranquilo".
Mas com certeza a Bella é bem melhor do que no filme, ela me surpreendeu nas partes que ela surpreendeu o Emmett.
Eu até gostei, quando ignoro certos pontos aqui.

Gostei bastante desse conceito do vampiros com esses certos "dons".
Em geral, foi legal. No começo eu tava achando divertido, depois só queria ver onde dava.

Matei minha curiosidade com Crepúsculo, e se no futuro eu matar a curiosidade com os outros: beleza, se não: beleza também.

Vou admitir que fiquei mais com vontade de curiar em Sol da meia noite hihi

É isso, foi legal!
Analu. 09/07/2021minha estante
Amg não leia sol da meia noite não, o Edward é muuuuuito depre, fica nos diálogos mentais dele intermináveis. Se você achou esse morno não vai gostar dele.
Que é exatamente os mesmos acontecimentos só que numa versão mais emo.

Analu. 09/07/2021minha estante
E aqui quem voz fala é uma crepusculete.

Joane 09/07/2021minha estante
Ah, então é assim.. sabia que era visão dele e tinha uns "sou um detento apaixonado" kkkk

Polly 14/04/2020

Crepúsculo e a performance do amor (#107)
Como toda boa adolescente da primeira década dos anos 2000, eu li Crepúsculo. Tenho que dizer que minha relação com a série não começou da melhor forma possível, já que, antes de iniciá-la, eu tinha lido numa revista qualquer que Crepúsculo prometia ser melhor do que Harry Potter, que àquela altura já tinha tido o seu desfecho. Fiquei bastante indignada com aquela matéria, nada podia ser melhor do que Harry Potter na minha cabeça daquela época. É claro que meu lado potterhead foi um pouco responsável pela minha relutância para com Crepúsculo, mas eu tinha meus motivos para ter um pé atrás com a saga e essa releitura me fez ver o que era.

Espero que entendam que eu nunca fui hater da história. Pelo contrário, li todos os livros (exceto Lua Nova que era deprimente demais até mesmo para o meu eu leitora adolescente ~arrogante~, enfim, preferi esperar pelo filme). Mas, o fato é que eu nunca acreditei muito no amor entre Edward e Bella. Para se ter noção, sempre torci para que Bella escolhesse o Jacob, sempre o achei muito melhor do que o vampiro. Achava Edward sinistro demais, além de ser gelado e duro como uma pedra (credo!).

No entanto, essa releitura me fez ver que a Bella não fica muito para trás. Ela é tão obsessiva pelo Edward, quanto ele é por ela. Também não gosto da extrema dependência que um tem do outro, sobretudo no que diz respeito a Bella. A garota parece frágil demais, vulnerável demais, sempre pronta a cair dez lances de escada (e morrer) se o vampiro não estiver ao lado. Fora que Edward parece estar sempre a ponto de matá-la. E isso é meio assustador para uma história de amor, mesmo que seja uma história sobre vampiros.

No início do livro, quando o casal ainda está se apaixonando, Edward fala o tempo inteiro que ele é um vilão, que ele é do mal, essas coisas. Se um cara fala isso para mim, eu fujo dele como o diabo foge da cruz, porque, no mínimo, é um louco. E a Bella? Faz o quê? Claro que ela se apaixona! Como não?!

Já o Edward parece estar sempre obcecado em saber o que Bella está pensando, ele é tão controlador que chega a sufocar até mesmo quem só está lendo a história, não sei como não a sufoca também. E seu interesse por ela parece vir justamente do fato de que a Bella é o único ser humano em que seus poderes não funcionam. De certa forma, ele se sente desafiado, a humana pisa no calo do vampiro. Com tudo isso, Bella se sente especial, se sente com a vaidade massageada. A relação dos dois, às vezes, parece mais é uma luta de egos.

O que eles sentem um pelo outro não é amor. Pelo menos, para mim, não é. Acredito que o amor é algo muito maior do que essa dependência/obsessão que livros, filmes e novelas exaltam o tempo todo. Amor é transcendência e nunca utiliza o outro como muleta para estar de pé. Paixão sem amor é opressão e, inevitavelmente, acaba mal, porque ela te faz fazer coisas pelo outro, que claramente não podem te fazer feliz. Claro, não nego que, por amor, podemos fazer os mais inimagináveis sacrifícios, mas só por paixões obsessivas anulamos nossa própria história. Quantos falsos amores nos fazem sofrer tormentos inúteis? Sobretudo, a nós, mulheres, que costumamos a ser ensinadas que amar é sacrificar o próprio eu, que amar é apagar a própria história. Vale tudo para ter e conservar a atenção (nas muitas das vezes, irrelevante) de um homem. Como se devêssemos ser eternamente gratas por um homem simplesmente ter nos visto.

O Amor é muito maior do que isso. Amor é algo muito mais sagrado do que uma simples dependência do outro, Ele é muito mais do que migalhas de atenção. Considero-me, sim, uma pessoa romântica, mas não sou muito de me envolver com amores como o de Edward e Bella. Tais histórias fazem-nos acreditar ser possível que o Amor seja algo mágico que pode surgir do nada, através de uma coisa simples como um olhar. Não, Amor definitivamente não é confundir a pessoa amada com o oxigênio que se respira. Prefiro histórias de amor como a de Eliza e Tao Ch'ien, de A Filha da Fortuna, de Isabel Allende, onde o sentimento é construído gradativamente em cima de um alicerce forte chamado amizade, sem esquecer do mútuo respeito, aliás. Amor com pressa é desejo, e este tem o defeito de ser efêmero e volátil. Sempre muda.

Gostaria que escritoras de histórias românticas, como a Meyer (que acho talentosíssima, aliás. Leiam A Hospedeira), começassem a desconstruir essa ideia de amor romântico do senso comum. Acho que é uma concepção do Amor altamente limitante. O imaginário humano precisa se libertar da ideia de que depender é amar, sobretudo, o imaginário feminino, que não precisa nem nunca precisou da atenção masculina para ser especial. Tal concepção do Amor nos impede (a homens e mulheres) de alcançar ao Amor de fato, pois acabamos sempre, em qualquer relação, por querer performar papéis que não cabem a esse sentimento.

Enfim, Crepúsculo poderia ser bem melhor se não fosse a história apenas de uma performance do Amor.
Andresa 14/04/2020minha estante
Amei sua análise. Tenho certeza que, se reler, vou sentir a mesma coisa que vc.

Nick 18/04/2020minha estante
Eu amei a análise!