A Fantástica História de Silvio Santos

Arlindo Silva

Resenhas - A Fantástica História de Silvio Santos

Agostini 10/08/2009

Biografias Autorizadas
Com certeza esta é uma das melhores mbiografias dasmuitas que já li...parabéns ao Arlindo Silva e porque não a cinseridade e abertuta do grande Silvio Santos...

Paty 12/11/2009

A "FANTASTICA HISTORIA DE SILVIO SANTOS"
Envolvente, ele não é apenas um personagem um "animador", mas um pessoas determinada e empreendedora, sua visão DE CARREIRAS não tem igual.
Fiquei fascinada pela historia da vida pessoal e artistica, foi uma surpresa ao saber que ele já foi dono "parcial" da Rede Record e que esteve 3 presidentes da Republica,buscando a sua vitoria pela concorrencia de canal de televisão. Foram muitas lutas, derrotas mas com a ajuda de Deus e de amigos hoje ele é dono de uma canal de televisão. E formou seu imperio do chão...
Um auxilio para os indecisos, na vida temos que ter metas e paixões, juntando as duas coisas você será um VITORIOSO!

Luis 09/03/2010

Ainda há muito para ser tirado do fundo do Báu.
Em fins dos anos 60, a Revista “O Cruzeiro” já vivia de suas glórias de outrora. Arlindo Silva, então repórter da publicação, é transferido para a sucursal paulista e começa a sua batalha diária por matérias que pudessem atenuar a visível decadência da publicação. Nessa labuta, o jornalista se surpreende com o sucesso de um programa de televisão dominical, com muitas horas de duração e farta distribuição de prêmios. No comando, um jovem apresentador, misto de artista e empresário, que entre jogos e apresentações musicais de cantores populares, apregoa um certo carnê, razão de ser de toda aquela estrutura.

Antes da série de matérias que Arlindo escreveria sobre o fenômeno de audiência paulista, Silvio Santos era um ídolo local. Seu programa, veiculado pela TV Paulista, emissora da Globo na terra da garoa, não era transmitido para o resto do Brasil. Com a repercussão das reportagens do Cruzeiro e com a consequente formação da Rede Globo, a partir de 1969, Silvio abriria caminho para uma consagração popular reservada a poucos no Brasil. Do mesmo nível, só Pelé e Roberto Carlos. Como “prêmio”, Arlindo seria alçado a Assessor de Imprensa do Grupo Silvio Santos, cargo que ocuparia por muitos anos.

“A fantástica história de Silvio Santos” foi publicado pela primeira vez em 1972, como uma espécie de coletânea das matérias de “O Cruzeiro”. Em 2000 foi relançado, devidamente atualizado. A trajetória de Silvio , de fato, é fantástica, mas a biografia escrita por Arlindo é nitidamente “ chapa branca”. Muito superficial, não atende nem 10% da curiosidade suscitada por um personagem tão rico quanto Senior Abravanel. Um dia , provavelmente após a sua morte, o animador-empresário terá uma biografia de verdade, dando conta das várias facetas da sua carreira na televisão, no rádio e no mundo dos negócios. É ou não é ?

Saulo César 14/12/2009

Eu ganhei esse livro de presente e resolvi começar a ler, na época que minha estante estava um pouco vazia...

Sinceramente não gostei do livro, e até hoje não consegui terminar de ler, talvez seja por que o livro é ruim ou eu descobri que detesto biografia.

Isabella Pina 02/05/2011

Enrolação política, mas com alguns bons pontos
Quando vi a capa do livro, o que mais me chamou a atenção foi...:
Bem, eu não gosto dessa capa. Então, honestamente, nada me chamou a atenção.

O livro é sobre...:
A história de Silvio Santos, apresentador, comediante, empresário, tudo junto, desde pequeno, quando era apenas um camelô tentando vender suas tranqueiras, até hoje, em que comanda o SBT, além do Baú da Felicidade. Conta também sobre suas tentativas em entrar na política do Brasil.

Eu escolhi esse livro porque...:
Porque tinha certa curiosidade sobre a vida de SS, além de ter o livro ali, à disposição.

A leitura foi...:
Lerda e sem muitas emoções. Creio que o autor, por ser assistente político, fala muito sobre política e isso é bem desinteressante.

O personagem que eu gostaria de conhecer é o Manoel de Nóbrega, um dos caras que mais ajudaram o Silvio no começo e depois. Porque...?
Porque ele parece ser aquele tipo de pessoa honesta, que ajuda mesmo os outros, sem esperar nada em troca, que é grato por tudo de bom que acontece, simples, além de pôr fé naquelas pessoas que os outros não dariam anda e, no final, eles [os outros] veem que ele estava certo (Espero que tenham entendido, haha).

Raffafust 12/04/2011

A incrível história do homem do baú
Desde criança que amo Silvio Santos, acho que puxei a mãe de meu pai nisso, gosto do jeito dele, admiro a história de sucesso e quando lançaram esse livro ele estava "na moda"porque teve aquela história do sequestro e tal , então lançaram dois livros dele e esse ganhei em meu aniversário tem até dedicatória de meu ex sogro.
Eu estava terminando a faculdade de Comunicação (2003) ia para o ultimo ano em 2004 e resolvi que minha monografia seria sobre o Silvio Santos, quando ganhei o livro vibrei tanto!
Li o livro tão rapidamente que até eu me impressionei, parecia que hava recebido a Veja no domingo pela manhã, dia sem nada para fazer e que a revista era minha única diversão.
Gostei do modo como o Arlindo Silva conta a vida do Silvio, me encantei ainda mais com o homem de negócios Silvio Santos ( ou Sr. Abravanel como é seu nome de verdade...)
Recomendo muito para quem gosta dele, para quem é da área de tv ou comunicaçao para quem é da área de negócios...para todo mundo.
Silvio não tem restrições e esse livro é muito bom para todas as idades.

Sr.F 20/11/2011

Os relatos da trajetória de crescimento e conquistas de Sílvio Santos enquanto apresentador e empreendedor é ótima, mas o final do livro deixa muito a desejar.

Stefani 09/04/2017

Desvendando o império Silvio Santos
Essa é a primeira biografia q eu li, pois sempre tive muito preconceito com o genero, mas por estar participando de um desafio literario tive q ler uma Biografia, e como resultado ate q nao foi uma ma experiencia, escolhi a do Silvio Santos pq sempre tive curiosidade de saber como ele se tornou uma figura tao importante no nosso pais.
Esse livro conta toda a trajetoria do nosso querido Silvio Santos, é impossivel ler esse livro e nao se sentir totalmente fascinada com todas as decisoes q ele tomou na vida, ele foi muito batalhador, comecou logo cedo a trabalhar como camelo de rua e hoje em dia é um dos maiores empresarios q existe. Com muita garra, determinacao e trabalho duro Silvio Santos alcancou tudo o q possui hoje, impossivel nao admirar essa historia de conquista.
So me incomodou algumas repeticoes q o livro ja tinha comentado mas q todo momento voltava a ser citado.
O livro possui uma linguagem bem bacana, q faz com q a leitura seja bem fluida. Pra todos q curtem Biografias, ou historias de superacao ou q admiram Silvio Santos eu recomendo essa leitura.
Tata 11/04/2017minha estante
amigaaa que saudades !!! você sumiu !!!

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

A Fantástica História de Silvio Santos é uma biografia recheada de relatos pessoais narrados pelo próprio “dono do Baú” e de episódios deliciosos e emocionantes que mostram a coragem e a ousadia assombrosas desse homem que ajudou a moldar a história da TV brasileira. Esta é a história de um menino comunicativo e de origem humilde que começou como camelô, e se tornou o maior comunicador do país, dono de um carisma único. Com sua habilidade inata para os negócios, fundou empresas em série até chegar a um conglomerado bilionário, o Grupo Silvio Santos, que engloba operações em diversas áreas, como a televisão, venda porta a porta e no varejo, hotel e capitalização.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8510038389

spen 03/08/2013

conta a historia do garoto pobre apaixonado por cinema que viveu no Rio, vindo a mudar para São Paulo onde concretizou seu império

Opinião:
Bacana... retrata que além de ser um lutador e ter uma visão empreendedora desde cedo também teve muita "sorte" na vida. Logicamente isto tudo aliado ao seu empenho e trabalho criaram este mito.

MF (Blog Terminei de Ler) 11/11/2018

Biografia parcial e superficial do apresentador de TV e empresário, idolatrado pelos mais pobres, e que fez fortuna explorando... os mais pobres
Li já há alguns anos o livro "A fantástica história de Silvio Santos", biografia do principal apresentador de TV brasileiro, escrita pelo jornalista Arlindo Silva, amigo pessoal do biografado. A edição que li e que ainda tenho em mãos foi lançada em 2001 e conta toda a trajetória de Silvio, de seu nascimento em 1930 até o episódio do sequestro de sua filha, fato que mobilizou a mídia no início dessa década. Foi uma das primeiras biografias que li.

Estão no livro sua infância, adolescência, seus primeiros passos como vendedor ambulante de canetas, o surgimento do Baú da Felicidade (então, uma empresa de venda de brinquedos) que, anteriormente, pertencia a seu amigo Manoel da Nóbrega e que foi dado por ele a Silvio, quando o negócio ainda estava no início e capengava. O início no rádio e o estrelato obtido na TV, bem como toda sua curta e chamativa história na Política, quando tentou ser Presidente da República. Silvio Santos, com suas empresas, tem um patrimônio em torno de 4 bilhões de reais.

O livro possui duas principais características: a parcialidade e a superficialidade. É notório que Silvio Santos nunca gostou de dar entrevistas ou comparecer em eventos públicos, além de sua rotina como apresentador do SBT. Somada à leitura do livro, isso denota uma preocupação excessiva com a auto-imagem. A escolha de um amigo pessoal para relatar a história reforça essa parcialidade. Mas o pior do livro é sua superficialidade. Nenhuma polêmica é aprofundada. Nada que possa deturpar a imagem de um "ser humano perfeito". Entretanto, não existe uma pessoa perfeita e fatos controversos são ignorados. Se houvesse uma reedição atualizada, dentre fatos antigos e recentes, faltaria:

- Jogos de azar: na prática, a Tele Sena, criada por ele, não é uma capitalização, visto que a maioria das pessoas, certamente, não troca seus jogos antigos por uma nova. Além disso, apenas metade do dinheiro investido era devolvido, se não me falte memória. Sendo assim, Silvio Santos, que é idolatrado pelo povo, principalmente pelos mais humildes, conquistou boa parte de seu patrimônio por meio desse jogo de azar, se aproveitando das pessoas. O mesmo se aplica ao Baú da Felicidade. Embora concebido como uma capitalização, boa parte do lucro, certamente, vinha das pessoas que não quitavam em dia suas mensalidades. Durante as crises econômicas que vieram nos anos seguintes, a inadimplência dos pobres enriqueceu Silvio.

- A criação do SBT e a propaganda pró-políticos: Silvio Santos adquiriu a concessão das emissoras que constituiriam o SBT após a falência das TVs Tupi e Excelsior. Porém, houve grande controvérsia na época, visto que Silvio já era dono de outras emissoras, que estavam em nome de parentes/amigos dele. Houve quem falasse que a concessão foi obtida devido à exibição do programa "A Semana do Presidente", um boletim semanal feito para agradar o chefe do Governo. Silvio era próximo do então Presidente João Figueiredo e o programa durou até o mandato de FHC. Todos esses governantes se aproveitaram dessa divulgação. Nesse contexto, anos depois, Silvio chegou a promover uma edição do falecido "Show do Milhão" só com políticos amigos, incluindo Paulo Maluf. Atualmente, é Jair Bolsonaro que goza de seu apoio, com declarações abertas dele e de seus apresentadores (Ratinho, em tom de ameaça contra críticos, e Raul Gil, por exemplo), bem com uma constrangedora campanha de vinhetas ufanistas, que lembram as feitas pela Ditadura Militar, incluindo uma que usa o mesmo bordão repugnante: "Brasil: ame-o ou deixe-o".

- Dívida dos ex-funcionários da Tupi: Silvio Santos assumiu em 1986 a dívida trabalhista deixada após a falência da TV Tupi. Porém, até hoje, não se sabe se todo o montante foi realmente pago.

- Plágio de programas: No livro, há uma citação pequena ao programa "Casa dos Artistas", que fazia muito sucesso na época. Porém, em nenhum momento, se fala que o programa era um plágio de um programa da produtora Endemol, que tinha vendido os direitos de adaptação para a Rede Globo que, por sua vez, lançou o similar (e igualmente péssimo) "Big Brother Brasil".

- Falência do Banco PanAmericano: igualmente pertencente a Silvio Santos, o banco faliu e foi vendido, cercado de escândalos de corrupção.

- Mensagens subliminares: Silvio Santos já utilizou mensagens subliminares, exibidas durante milésimos de segundo, durante a programação do SBT, para promover produtos de outra empresa sua, os Produtos Jequiti.

- Declarações polêmicas: nos últimos anos, Silvio Santos vem se destacando em ofender participantes em seus programas ao vivo, com comentários preconceituosos, principalmente de ordem racista, homofóbica e misógina.

- Teatro Oficina: Em anos recentes, Silvio Santos se envolveu em uma disputa de um terreno onde ele quer construir e vender apartamentos residenciais. Porém, Zé Celso, dono do Teatro Oficina, queria que o terreno abrigasse um parque público, idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pela reforma do teatro anos atrás. O vídeo de uma reunião entre Silvio e Zé Celso viralizou e mostrou a face 'empresário voraz' de Silvio, bem diferente da face 'apresentador divertido/inusitado' conhecida pelo grande público.

Enfim, uma biografia decente que se preze deve abordar tantos os pontos positivos quanto negativos do biografado, obviamente. Isso não ocorre aqui. Embora seja uma obra com muitas informações e curiosidades, sendo ilustrado, carece de imparcialidade e profundidade, além de não citar polêmicas que já existiam quando de seu lançamento.

É certo que, provavelmente, só saberemos a dimensão total de quem foi Senor Abravanel (seu nome real) quando ele vier a falecer e, com liberdade, pessoas próximas que com ele viveram/trabalharam, sem as amarras impostas pelo controle forte dele sobre a própria imagem, terão liberdade para abordar o humano por trás do personagem amado, ao meu ver, injustamente, por um povo carente de alegria.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2019/05/11/a-fantastica-historia-de-silvio-santos-arlindo-silva/

Thales 05/11/2018

Bom e apenas isto
Um bom livro para passar o tempo. Comecei a ler imaginando ter uma visão mais dos negocios, da parte empreendedora do Silvio Santos. É algo superficial no livro alias o livro todo é superficial.. Só terminei o livro porque não gosto de deixar nada pela metade.

paulo_Wt 04/08/2018

Senor Abravanel
Comecei a ler pelo apresentador que Silvio é, terminei de ler pelo empresário que se tornou e a admiração cresceu pela pessoa que desde garoto Carioca ele é, a leitura passa momentos importantes sobre a trajetória pessoal e empresarial do mito, onde há erros, medos, mas, momentos de muita alegria.

Rudival 14/06/2018

Esperava mais do que uma "Autobiografia"..
Na verdade a autobiografia desse livro é baseada e contada por um jornalista,ainda espero quem sabe um dia o próprio Silvio Santos escrever e narrar a sua própria história!! É simplesmente incrível como é motivador o papel desse grande mito, que fazem as pessoas quererem ser iguais a ele!!! Trabalhador,digno,honesto e carismático.

Douglas Ernesto 09/01/2018

Morno..
Quando leio uma biografia, gosto de saber as coisas que a mídia ainda não revelou. Este, conta muito pouco.
Está mal impresso. Foi muito mal revisado. Há várias passagens onde começa-se um novo parágrafo na continuação de uma frase.