A Fantástica História de Silvio Santos

Arlindo Silva

Resenhas - A Fantástica História de Silvio Santos

Testemunha de Kindle 08/09/2023

Uma lenda
O Silvio é um dos maiores comunicadores desse país, ao qual só entenderemos após sua morte, mas o livro o trás de uma forma muito humana, desde sua origem humilde. Como todo livro biográfico em vida, este peca por não ter toda história atualizada, mas tirando isso, excelente história

E 08/01/2023

Interessante mas Chato
Muito show a história de Silvio Santos, mas a escrita de Arlindo Silva é muito ruim. Travado, muda de assunto o tempo todo, abandonado o anterior. Parece livro mal traduzido! Mas vale a leitura pela fantástica história de vida desse carismático personagem do nosso amado Brasil!

Andrea.Oliveira 01/12/2022

Excelente Biografia! Quando talento e oportunidade se encontram.
Senor Abravanel , sempre foi estudioso, muito observador, comunicativo e com um jogo de cintura invejável.
Tudo isso contribuiu para quem hoje conhecemos como Silvio Santos, o maior comunicador e empresário do Brasil.
Nesse livro, é contato a vida de Silvio Santos, desde o inicio de sua adolescência, quando começou a vender bugigangas como camelô, passando pela sua experiência em rádio, TV, a sua persistência em adquirir um canal de televisão, o flerte com a política, e toda a construção do conglomerado de empresas existentes hoje.
Para quem como eu, gosta de ler biografias, recomendo a leitura.

Gabi 01/02/2022

O fantástico Silvio !
Adorei saber sobre a história de Silvio Santos, foi realmente incrível!! Começou como camelô, foi pra balsa, foi pro baú, teve vários nãos, mas nao desistiu nenhuma vez.
Hoje ele é o que é, e merece tudo !
Sobre o livro, foi bem interessante ler pra saber mais sobre os detalhes da sua história, mas no meio falou muito sobre política, o que deixou cansativo pra mim, fora isso gostei e dei algumas risadas com o jeito humilde e espontâneo do Silvio ?

Clari 24/04/2021

A ideia do livro em si é legal, pois mostra a história do grande Silvio Santos e nele você pode ver que ele foi pioneiro em várias atividades que hoje são comuns na televisão. Porém em muitos momentos a narrativa do livro é enjoada.

Susan.Kelle 08/04/2021

Ache muito interessante conhecer um pouco mais da história do Silvio e consequentemente da TV brasileira. Ele realmente tem uma personalidade cativante, mesmo recluso e avesso a jornalistas sua inteligência e sensibilidade nunca deixaram de ser vistas. Um cara inovador e corajoso, realmente inspirador. Muito ciente da responsabilidade para com o outro e que aos poucos descobriu que até mesmo a boa vontade com recursos tem seus limites. Realmente abençoado por Deus por ter sido afastado da vida politica tantas vezes.

Rodrigo 03/04/2021

Incrivel
História incrível.
Um homem notável, que foi atrás daquilo que era melhor pra sim.
Leitura recomendada.

Amaurijbarros 29/01/2021

Um Empreendedor
É difícil fazer uma biografia de uma pessoa em vida que não gosta de entrevista, mas é fácil escrever quando se tem tantas testemunhas para falar dela.
Recomendo a leitura.

Eduardo 05/04/2020

Biografia de personagem vivo e feito por um de seus funcionários mais graduados, é claro que tem um limite nos assuntos. Porém, aborda muita coisa ainda que de forma superficial. Vale a pena ler nestes dias de quarentena pelo Corona Vírus em abril de 2.020.

jeffmanji 25/03/2020

A Fantástica História de Silvio Santos
O livro é um relato sincero, escrito por alguém que realmente admirava o apresentador. Mas aí que eu acho que reside o grande problema dele: o "chapabranquismo". Principalmente no meio dele.
Tá certo que Senor Abravanel tem uma história do cacete. Daquelas de virar filme do tipo "inspiracional". A trajetória de uma criança pobre, que foi engraxate nas ruas cariocas que se tornou um dos homens mais ricos do país, dono de um império invejável, é de ser aplaudida.
Os primeiros passos no rádio, a origem do "Baú da Felicidade", o agradecimento real e sincero a Manoel da Nóbrega, a conquista do sinal do SBT, a candidatura a presidente, a briga pelo Gugu Liberato, a vinda do Ratinho (e explosão na audiência), ou seja, tudo que aconteceu até o ano 2000 (publicação da edição que eu li) está no livro.
(Em edições posteriores, o livro seria atualizado com o sucesso da Casa dos Artistas e o sequestro da Patrícia Abravanel).
Mas como disse, o Silvio Santos perfeito, sem nenhum tipo de defeito, de quase santo, torna a biografia um pouco fantasiosa e enfadonha.
Fora isso, entender melhor como se deu (e não deu) a candidatura para presidente é uma das partes mais interessantes.
E também é por ele que descobrimos que quem trouxe o Big Brother no final de 1999 para terras tupiniquins. Sim, foi o Sílvio. Essa eu não sabia. E nem você também.
Infelizmente, hoje o Silvio Santos não é mais aquele de 20, 15 anos atrás. Pelo menos para mim, ele é a personificação daquilo que o Duas-Caras falou lá no filme do Batman - O Cavaleiro das Trevas: "Ou você morre como herói, ou vive o bastante para se tornar o vilão"

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2019

A Fantástica História de Silvio Santos é uma biografia recheada de relatos pessoais narrados pelo próprio “dono do Baú” e de episódios deliciosos e emocionantes que mostram a coragem e a ousadia assombrosas desse homem que ajudou a moldar a história da TV brasileira. Esta é a história de um menino comunicativo e de origem humilde que começou como camelô, e se tornou o maior comunicador do país, dono de um carisma único. Com sua habilidade inata para os negócios, fundou empresas em série até chegar a um conglomerado bilionário, o Grupo Silvio Santos, que engloba operações em diversas áreas, como a televisão, venda porta a porta e no varejo, hotel e capitalização.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8510038389

Leo Vieira 31/07/2019

Ha Haaaí
Este livro deveria se chamar "A Extraordinária História de Silvio Santos". O autor Arlindo Silva foi um jornalista que acompanhou bastante a vida de Silvio Santos e não teria alguém melhor para descrever tanta coisa com tanto aprofundamento. Senor Abravanel, seu nome verdadeiro, sempre teve o dom para o negócio, sempre foi muito comunicativo e sempre gostava de trabalhar, farejando bons negócios à distância. Sempre com muita disciplina, o aprendizado a longo prazo foi fazendo o menino do Rio tomar gosto pelo negócio da venda e da comunicação, tendo um bar com rádio e até um sistema de bingo dentro da barca para Paquetá. O jeito criativo com a locução, transformando qualquer momento em um show, foi fazendo ele ganhar espaço e conhecer gente importante e com o decorrer das páginas, o leitor vai ficando cada vez mais admirado com o Homem do Baú. A grande reviravolta com a concessão da tv, entre outros acontecimentos bons e ruins o transformam nesta lenda incrível na história da comunicação do país.

MF (Blog Terminei de Ler) 11/11/2018

Biografia parcial e superficial do apresentador de TV e empresário, idolatrado pelos mais pobres, e que fez fortuna explorando... os mais pobres
Li já há alguns anos o livro "A fantástica história de Silvio Santos", biografia do principal apresentador de TV brasileiro, escrita pelo jornalista Arlindo Silva, amigo pessoal do biografado. A edição que li e que ainda tenho em mãos foi lançada em 2001 e conta toda a trajetória de Silvio, de seu nascimento em 1930 até o episódio do sequestro de sua filha, fato que mobilizou a mídia no início dessa década. Foi uma das primeiras biografias que li.

Estão no livro sua infância, adolescência, seus primeiros passos como vendedor ambulante de canetas, o surgimento do Baú da Felicidade (então, uma empresa de venda de brinquedos) que, anteriormente, pertencia a seu amigo Manoel da Nóbrega e que foi dado por ele a Silvio, quando o negócio ainda estava no início e capengava. O início no rádio e o estrelato obtido na TV, bem como toda sua curta e chamativa história na Política, quando tentou ser Presidente da República. Silvio Santos, com suas empresas, tem um patrimônio em torno de 4 bilhões de reais.

O livro possui duas principais características: a parcialidade e a superficialidade. É notório que Silvio Santos nunca gostou de dar entrevistas ou comparecer em eventos públicos, além de sua rotina como apresentador do SBT. Somada à leitura do livro, isso denota uma preocupação excessiva com a auto-imagem. A escolha de um amigo pessoal para relatar a história reforça essa parcialidade. Mas o pior do livro é sua superficialidade. Nenhuma polêmica é aprofundada. Nada que possa deturpar a imagem de um "ser humano perfeito". Entretanto, não existe uma pessoa perfeita e fatos controversos são ignorados. Se houvesse uma reedição atualizada, dentre fatos antigos e recentes, faltaria:

- Jogos de azar: na prática, a Tele Sena, criada por ele, não é uma capitalização, visto que a maioria das pessoas, certamente, não troca seus jogos antigos por uma nova. Além disso, apenas metade do dinheiro investido era devolvido, se não me falte memória. Sendo assim, Silvio Santos, que é idolatrado pelo povo, principalmente pelos mais humildes, conquistou boa parte de seu patrimônio por meio desse jogo de azar, se aproveitando das pessoas. O mesmo se aplica ao Baú da Felicidade. Embora concebido como uma capitalização, boa parte do lucro, certamente, vinha das pessoas que não quitavam em dia suas mensalidades. Durante as crises econômicas que vieram nos anos seguintes, a inadimplência dos pobres enriqueceu Silvio.

- A criação do SBT e a propaganda pró-políticos: Silvio Santos adquiriu a concessão das emissoras que constituiriam o SBT após a falência das TVs Tupi e Excelsior. Porém, houve grande controvérsia na época, visto que Silvio já era dono de outras emissoras, que estavam em nome de parentes/amigos dele. Houve quem falasse que a concessão foi obtida devido à exibição do programa "A Semana do Presidente", um boletim semanal feito para agradar o chefe do Governo. Silvio era próximo do então Presidente João Figueiredo e o programa durou até o mandato de FHC. Todos esses governantes se aproveitaram dessa divulgação. Nesse contexto, anos depois, Silvio chegou a promover uma edição do falecido "Show do Milhão" só com políticos amigos, incluindo Paulo Maluf. Atualmente, é Jair Bolsonaro que goza de seu apoio, com declarações abertas dele e de seus apresentadores (Ratinho, em tom de ameaça contra críticos, e Raul Gil, por exemplo), bem com uma constrangedora campanha de vinhetas ufanistas, que lembram as feitas pela Ditadura Militar, incluindo uma que usa o mesmo bordão repugnante: "Brasil: ame-o ou deixe-o".

- Dívida dos ex-funcionários da Tupi: Silvio Santos assumiu em 1986 a dívida trabalhista deixada após a falência da TV Tupi. Porém, até hoje, não se sabe se todo o montante foi realmente pago.

- Plágio de programas: No livro, há uma citação pequena ao programa "Casa dos Artistas", que fazia muito sucesso na época. Porém, em nenhum momento, se fala que o programa era um plágio de um programa da produtora Endemol, que tinha vendido os direitos de adaptação para a Rede Globo que, por sua vez, lançou o similar (e igualmente péssimo) "Big Brother Brasil".

- Falência do Banco PanAmericano: igualmente pertencente a Silvio Santos, o banco faliu e foi vendido, cercado de escândalos de corrupção.

- Mensagens subliminares: Silvio Santos já utilizou mensagens subliminares, exibidas durante milésimos de segundo, durante a programação do SBT, para promover produtos de outra empresa sua, os Produtos Jequiti.

- Declarações polêmicas: nos últimos anos, Silvio Santos vem se destacando em ofender participantes em seus programas ao vivo, com comentários preconceituosos, principalmente de ordem racista, homofóbica e misógina.

- Teatro Oficina: Em anos recentes, Silvio Santos se envolveu em uma disputa de um terreno onde ele quer construir e vender apartamentos residenciais. Porém, Zé Celso, dono do Teatro Oficina, queria que o terreno abrigasse um parque público, idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pela reforma do teatro anos atrás. O vídeo de uma reunião entre Silvio e Zé Celso viralizou e mostrou a face 'empresário voraz' de Silvio, bem diferente da face 'apresentador divertido/inusitado' conhecida pelo grande público.

Enfim, uma biografia decente que se preze deve abordar tantos os pontos positivos quanto negativos do biografado, obviamente. Isso não ocorre aqui. Embora seja uma obra com muitas informações e curiosidades, sendo ilustrado, carece de imparcialidade e profundidade, além de não citar polêmicas que já existiam quando de seu lançamento.

É certo que, provavelmente, só saberemos a dimensão total de quem foi Senor Abravanel (seu nome real) quando ele vier a falecer e, com liberdade, pessoas próximas que com ele viveram/trabalharam, sem as amarras impostas pelo controle forte dele sobre a própria imagem, terão liberdade para abordar o humano por trás do personagem amado, ao meu ver, injustamente, por um povo carente de alegria.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2019/05/11/a-fantastica-historia-de-silvio-santos-arlindo-silva/

Thales 05/11/2018

Bom e apenas isto
Um bom livro para passar o tempo. Comecei a ler imaginando ter uma visão mais dos negocios, da parte empreendedora do Silvio Santos. É algo superficial no livro alias o livro todo é superficial.. Só terminei o livro porque não gosto de deixar nada pela metade.