O Mercador De Veneza

O Mercador De Veneza William Shakespeare

Resenhas - O Mercador de Veneza

Melry.Carla 11/06/2023

O Mercador de Veneza
Adorei esse livro, super leve e engraçado. Mas, também há uma passagem de reflexão com alguns personagens que podemos levar em consideração para os dias de hoje, e que inclusive vi tal citação semelhante em um filme brasileiro. E alguns dizeres populares... Gostei bastante!

Vanessa 10/06/2023

Mais uma de Shakespeare
Shakespeare é definitivamente o melhor dramaturgo que existiu! Ele consegue criar histórias tão engenhosas e bem escritas, mesclando comédia com tragédia, essa obra ainda traz a figura de Pórcia que, na minha opinião, se sai uma personagem muito mais interessante que o protagonista.

Duda ( Taylorâ s Version ) 06/06/2023

O mercador de Veneza
Nossa, que livro genial.
Apesar de se tratar de uma pessoa antissemita ainda assim trouxe questionamentos e reflexões pesadas e fortes sobre a realidade da época.
Minha primeira experiência lendo Shakespeare e com toda certeza não será a última.
A forma como o autor trouxe dois pontos de vistas foi muito forte.
A peça é sim antissemita mas é feito um questionamento sobre isso no livro ou seja ele trás um questionamento para os leitores .
? E porque isso ? Judeus não tem olhos ? Não têm mãos, órgãos, sentidos, inclinações, paixões, em tudo semelhante a de sua gente ? Não bebemos e comemos as mesmas coisas ? Não estamos sujeitos às mesmas doenças e às mesmas curas através dos remédios ? Caso nós espetem ou golpeiem, não nos ferimos do mesmo jeito e verteremos sangue em igual quantidade??
Só esse trecho já é um tapa na cara de tão profundo que é, por isso digo, leiam esse livro

Aylana Almeida 01/06/2023

Leitura fluida e tranquila!
Foi uma boa pedida começar por essa peça de Shakespeare. Leitura fluida, rápida e tranquila, apesar da confusão inicial com a quantidade de personagens. Recomendo para quem nunca leu nada do autor e não sabe por onde começar.

murilo-1984 27/05/2023

Meu deus que maravilhoso..pq demorei tanto pra ler essa obra..completamente apaixonado por todo o desfecho que a história teve e o final me pegou muito

condejulia13 25/05/2023

Pórcia e Nerissa simplesmente geniais ?
Esse clássico de Shakespeare é absolutamente encantador e legal de ler. Mesmo sendo escrito em forma de peça achei uma leitura muito boa e fluida. Li um e-book que tinha algumas notas de rodapé que auxiliavam a leitura e que me ajudaram bastante no entendimento integral do texto. Gostei muito da genialidade e sagacidade das duas personagens ao longo do texto. Leitura feita para um trabalho da faculdade e gostei bastante. ??

Vitoria 24/05/2023

Essa edição aqui foi bem mais fácil de ler do que outros textos do Shakespeare que eu tive contato. É a primeira comédia que eu leio do Bardo e eu gostei bastante.

É uma ótima obra para analisarmos os pensamentos sobre política e religião da época em que foi escrito.

skuser02844 17/05/2023

Inspirador
A linguagem de Shakespeare não é de maneira alguma fácil, principalmente para quem não está totalmente acostumado, assim como eu, porém, essa comédia traz uma leveza que ao menos a mim, tornou a leitura bastante fluída e rápida.

O nome da obra é determinante e já mostra de cara ao redor de quem a história evolui. Antônio é homem de ótimo coração, possuidor de diversos navios mercantes e disposto sempre a ajudar as pessoas.

Esse livro traz algumas histórias de amor um tanto quanto divertidas, e também uma tensão entre Antônio e Shylock, seu desafeto, que nos faz refletir um pouco sobre a nossa posição a respeito de justiça e vingança, que muitas vezes se confundem.
Quase todo mundo já esteve na pele ou conhece uma pessoa que muitas vezes busca a vingança contra algo ou alguém, sob o disfarce da justiça. Em muitos casos o que há é apenas a sede pelo sofrimento do outro, com a desculpa de que aquele está pagando por aquilo que cometeu, ou por algo que não cumpriu.

Na minha visão o livro também traz doses de xenofobia e preconceito religioso que ocorre entre Antônio e Shylock, e que são uns dos pilares para a animosidade entre os dois. Além disso, os dois personagens tem perfis extremamente antagônicos. Antônio está sempre disposto a ajudar o próximo e não nega de maneira alguma auxílio aos amigos, inclusive com dinheiro, sem se importar com um grande acúmulo de bens; já Shylock é tido como um agiota, empresta dinheiro a juros altos e é ganancioso, na grande maioria das vezes colocando a questão material acima de tudo.

Nesse embate entre ambos ocorrem alguns momentos marcantes, em que fica evidente como a obra de Shakespeare - e nesse caso, "O mercador de Veneza" especificamente - serviu de enorme inspiração para dois filmes nacionais: "O Auto da Compadecida" e "Ó Paí, Ó".

Quem já assistiu ao primeiro com certeza se recorda da negociação entre Chicó e o pai de Rosinha, em que o fazendeiro, como garantia de um empréstimo, formaliza um contrato que diz que caso não haja o pagamento, Chicó deverá pagar com uma tira de couro das costas. E que posteriormente para se safar de ter o couro arrancado pelo fazendeiro, é dito que no contrato não há nenhuma informação sobre sangue, e que assim, na letra da lei, não poderá ter uma gota sequer de sangue derramado, se safando Chicó de ter que fazer tal pagamento. Pois é, ao ler a cena em que Antônio serve como fiador de um empréstimo cedido por Shylock, tudo fica bem familiar.

E como não se recordar também da icônica cena entre Roque e Boca em "Ó Paí, Ó", na qual o personagem de Lázaro Ramos explode contra o personagem de Wagner Moura após não suportar mais ser tratado de maneira racista. A inspiração também se encontra nessa obra de Shakespeare, numa forte fala de Shylock a respeito do preconceito sofrido por ser judeu.

Diante de tudo isso, temas sensíveis e que demonstram certo drama para alguns personagens, é incrível como Shakespeare conseguiu tornar a trama mais sutil com sua maneira de conduzir a história e com momentos e personagens pontuais, trazendo o equilíbrio perfeito para o leitor.

Mayra 14/05/2023

É um clássico, mas..
Primeiro contato com Shakespeare, mas sinceramente achei bem bobinho. A história retrata um jovem que envolve o melhor amigo numa dívida da qual o valor da penhora é de uma fatia da carne do corpo do mesmo, para que possa cortejar Portia, uma jovem herdeira.

Laurabmee 12/05/2023

Shakespeare e sua atemporalidade
Sinto que todas as peças lidas do grandioso dramaturgo, essa carrega fortes críticas em relação a intolerância religiosa, discriminação racial e violência. Por mais que a leitura não tenha fluido como esperava, considero texto de extrema importância. Apesar da época em que as peças foram escritas, em Mercador de Veneza percebo um grande destaque nas personagens femininas, principalmente a Pórcia, ao assumir um papel de grande relevância para a narrativa, ponto que me deixou muito empolgada durante a leitura!

Dumalis 10/05/2023

Confuso, mas no fim vale a pena
Comecei a leitura sem entender mt bem, e achei que era uma obra chata e cansativa, mas eu estava muito enganada!
Quero reler essa obra depois, quando tiver um pouco mais de maturidade. Tenho certeza que ela é boa, eu só me perdi um pouquinho?

pjmyeon 29/04/2023

Achei que ia ter final tragico, mas não teve, é legalzinho mas não consegui o antissemitismo nesse livro, é muito podre