Dolores Claiborne

Dolores Claiborne Stephen King

Resenhas - Eclipse Total

Keila.Oliveira 21/04/2024

O livro é denso e chocante , Dolores acredito que seja a personagem do King mais corajosa e forte , a história é toda em volta do depoimento de Dolores que na época que estava contando sua história estava com mais de sessenta anos.

Confesso que a forma como o livro foi escrito me incomodou um pouco no começo acabou deixando a leitura mais devagar, pois ele não é dividido em capítulos, ele é contínuo e segue assim até o final, quando precisava parar e retomar em outro dia demorava um pouco pra engatar de onde tinha parado. Mas isso não atrapalhou a leitura no todo.

A história gira em torno da família de Dolores, ela é casada com Joe e tem três filhos, a vida deles é bastante conturbada principalmente quando ela descobre coisas entre os filhos e o pai, A Dolores passou por tudo de ruim que podemos imaginar mas foi forte e resiliente em todos eles, fiquei impressionada com a forma que ela conseguia sair das situações.

É um livro que te deixa apreensivo e faz refletir sobre muitas coisas!

Pati 21/04/2024

Dolores Claiborne
Anteriormente publicado como ?Eclipse total? e esgotado no Brasil há décadas, Dolores Claiborne é agora parte da Biblioteca King.

Um dos melhores suspenses do autor, Dolores Claiborne narra sua própria vida em um depoimento policial direto e sem pausas ou interferências (não temos acesso às perguntas dos doutores da lei), após a morte da patroa Vera Donovan.

Dolores vai nos envolvendo com a narrativa de abusos domésticos vividos ao lado de Joe St. George, seu marido e pai de seus três filhos. A morte acidental de Joe e as consequências que Dolores carrega na relação com os filhos são temas que se mesclam na relação que mantém com Vera Donovan.

Vera é dona de uma mansão na ilha de Little Tall , no Maine, Seu relacionamento com Dolores supera a relação entre patroa e empregada, apesar do gênio e crueldade característicos de Vera. Uma relação de confidencialidade, de segredos ditos e não ditos, de amizade e de conflitos.

Stephen King consegue mostrar as nuances entre culpa e responsabilidade, amor e ódio, e principalmente, o que é vingança e o que é redenção. Dolores é culpada ou inocente? O eclipse total esconde segredos, e talvez o peso desses segredos fique para sempre.

Dani Sousa - @eulieulerei 21/04/2024

Livro difícil...
Nunca demorei tanto na vida para ler 240 páginas... Parece que viraram 1200 páginas... Que livro arrastado... Não que a história seja ruim...talvez não tenha me fisgado, talvez o momento da leitura, sei lá só sei que pensei em desistir muitas vezes e largar pra lá mais algo me fazia voltar pra ele todos os dias... Talvez tenha sido Joe??

Juliana.Dias 21/04/2024

Ah a maternidade...
Abordada de uma forma que só o King consegue! Uma mulher tocada pelo eclipse e como ela consegue emergir da escuridão. (Antigamente o livro foi publicado com o título de Eclipse Total).

Mateus 18/04/2024

Livro do King que mais me tocou até agr... a escrita maravilhosa e a história da dolores me cativaram

resenhashorizon 18/04/2024

Sempre me impressiono com o talento que o stephen tem em transformar elementos inúteis em narrativas perturbadoras (bolinhas de poeira)

esse livro abordou muuuitas coisas que eu amei e foi uma ótima experiência, te amo muito dolores claiborne

Tonimaco 16/04/2024

Muito bom, achei q n ia gostar pela forma q o livro é narrado e no começo fiquei confusa até entender mas me prendeu de um jeito q eu fiquei PQP termina logo krai quero saber o final. Mas uma coisa q ficou em aberto é a menina aleatória no meio do eclipse.

Luz 16/04/2024

Dolooooooooooooooores!!!
Não venha ninguém, indagar-me se gostei mais da Dolores ou se eu gostei mais da Sally Diamond, porque é muito complicado!
Âmbas narrativas deram um nó dentro do meu cérebro e socaram minhas tripas até chegar na coluna e doeu muito.
Espero veemente que a Claiborne possa chegar no cinema assim como o tal Cemitério Maldito, O Iluminado, Christine e vai por aí e desde já antevejo a Jamie Lee Curtis para uma Dolores com uns 65 anos e só ainda não sei quem poderia sê-la com uns 30, quem sabe Charlize Teron?
Faz tempo que eu não lia algo tão bom, algo tão impactante, algo tão profundo e que nos deixasse com minhocas nos neurônios, é detestável. é abominável, um pai que tem caraminholas no coco e persegue os filhos, é algo abominável também deixar alguém estertorar até morrer e cooperar até para que morra mais rápido.
Não sei e não consigo dizer mais nada a não ser que fiquei assim trôpega e o título lá em cima pode nesse livro aqui mostrar bem a minha dúvida, quanto à Diamond também é algo que me corrói até o presente momento e vou demorar muito pra esquecer.

Larissa 15/04/2024

Livro bem forte e pesado
O relançamento do livro Eclipse Total, agora com novo nome e na coleção Biblioteca Stephen King, veio para agradar aos fãs do mestre, já que esse livro estava esgotado à algum tempo.

E foi meu primeiro contato com essa história, e achei incrível.

Apesar da história ser corrida, ou seja, não há divisão de capítulo, e esse livro é extremamente detalhista, a leitura acabou não sendo tão fluída. Assim, acabei levando mais tempo para ler, por conta desses detalhes, mas não por a trama não ser boa, pelo contrário, eu fiquei muito curiosa para saber todo o desenrolar da vida de Dolores.

Como o próprio título atual do livro diz, aqui iremos acompanhar a história de vida de Dolores Claiborn, em um relação sincero e poderoso de uma mulher que sofreu muito, para tentar dar o melhor para seus filhos.

A vida dessa personagem não é nada fácil. E no momento do início do livro podemos ver que ela está dando um depoimento sobre um assassinato na qual está sendo acusada.

Todas as pessoas de Little Tall têm motivos suficientes para achar que Dolores foi quem cometeu tal crime. Mas nem tudo é o que realmente aparece.

Gostei muito dessa proposta de livro do King, e tem muitos elementos característicos do autor nessas páginas. Assim, como após ter lido mais da vida do próprio escritório, acabei percebendo que ele levou muito em consideração a sua mãe, para poder se inspirar.

É uma história muito poderosa, e que me fez refletir em diversos momentos, conforme a personagem ia tomando decisões importantíssimas na sua vida, para tentar "salvar" seus filhos e dar uma criação melhor para eles.

Além disso, é um suspense psicológico muito bem estruturado, com começo, meio e fim.

Alguns leitores poderão achar que é apenas mais uma história comum. Mas eu não achei. Acho que nunca é demais lermos histórias tão fortes como essa, onde vamos nos deparar com abus0s, ped0filia, alc0olismo, violên1a domésti@, entre outros. Ou seja, se atente que terão vários gatilhos nessas poucas páginas.

Eu recomendo muito a leitura desse livro.

INSTAGRAM: @mundoliterariodalari

12/04/2024

Fora da curva
23º livro do King que leio e, quando acho que já conheci todas as suas nuances, leio Dolores Claiborne. Que livro SENSACIONAL!
Desde o primeiro momento parece que estamos verdadeiramente ouvindo o relato de Dolores à polícia. É uma história trágica de uma mulher que não teve escolha além de ser forte.
Dolores não tem medo; expõe seus crimes e pecados com sinceridade e bom humor. Não permite, entretanto, que a acusem do que não fez. Ela é incrível. Definitivamente uma das personagens mais incríveis que já li do autor.
É uma leitura que causa emoções diversas: risos, reflexões, lágrimas? e é impossível não querer acabar logo.
Simplesmente fantástico. Entrou no rol de favoritos de King ?
Fabio 20/04/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos do King, Lu!!!???

21/04/2024minha estante
Entrou no meu rol também, amigo! Gostoso demais de ler! ?

Fabio 21/04/2024minha estante
E o mais incrível, é o estilo de escrita diferenciado!!!!

Marcio Izidoro 11/04/2024

Direto e reto
Aí está um livro que eu queria muito ler... mudaram o nome (em português), mas a história é muito bom.
Acho que é um dos únicos livros do mestre que é direto ao ponto, sem capítulos, sem cortes, bem fluido, mesmo com todos os detalhes que é característica do king, e mesmo assim é maravilhoso.
Recomendadíssimo

Joks Lobo 11/04/2024

Um bom drama como só King consegue entregar.
Confesso que o livro demorou um pouco pra engrenar comigo. Mas depois que engrenou foi uma leitura muito boa. King sabe como nos fazer sentir raiva, tristeza e uma gama enorme de sentimentos durante seus dramas e aqui não deixa de acontecer a mesma coisa. Violência doméstica, abuso sexual e psicológico, uma vida amargurada e cheia de arrependimentos é o tema central de Dolores Clairborne. O que levaria uma mulher a tomar as decisões que tomou Dolores? Todas as respostas estão no relato que ela está fazendo à polícia sobre a morte de sua patroa Vera Donovan, e muitas outras respostas que os habitantes da ilha little tall achavam saber sobre Dolores e seu falecido marido Joe.

Andrea 10/04/2024

Confesso que iniciei esse livro com medo, pois já estava ciente que não teria capítulos, e esse negócio de ler numa tacada só me pega de jeito. Mas quando comecei a ler, a sensação que tive foi que eu arrastei uma cadeira, sentei do lado da Dolores e acompanhei a dura história dessa mulher guerreira. Stephen King tem uma habilidade sobre-humana de escrever pontos de vista fora da alçada dele. E já vimos isso em Rose Madder. Ele "vestiu" a pele de uma mulher traumatizada que passou por violência doméstica, com filhos para criar que precisou passar por muita coisa para sobreviver. Não é uma história espetacular, com reviravolta e mistérios, mas tem aquele teor da boa e velha "fofoca" que a gente quer saber até o fim. Maravilhoso. Genial. Apenas King ??
Dani 10/04/2024minha estante
Fiquei interessada? ?

Andrea 10/04/2024minha estante
Muito bom, recomendo demais!!

Dani 10/04/2024minha estante
Já coloquei na minha lista! Com certeza vai ser meu próximo King! ?

Raniere 07/04/2024

Que livro forte!
Coleciono Stephen King desde o dia 15 de agosto de 1996, meu aniversário de 13 anos, e dos clássicos só faltam 5 pra eu ler sua obra inteira. Eu poderia pensar que já tô calejado e que não tem mais como o velho Stevie surpreender esse Leitor Fiel aqui mas me engano sempre.

"Dolores Clairborne" (antes "Eclipse Total") não é o primeiro livro do King sobre mulheres em relações abusivas. Temos "Rose Madder", "Love", "Jogo Perigoso" (que tem muita ligação com este, falo mais adiante) e alguns dos milhares de contos do King.

Este é um livro curto, cru, pesado. Foi uma escrita atípica do King. O livro não é separado por capítulos nem os 300 milhões de subcapítulos que ele costuma fazer. É um livro de pouco mais de 200 páginas e feito pra ler num tapa só. Mas a história tem um peso que a gente precisa parar. Precisamos respirar pra aguentarmos a próxima pedrada.

A história é narrada por Dolores Clairborne, que está dando um depoimento pra polícia. E aqui vem outra coisa atípica: por mais que seja um depoimento presencial, nós lemos como se estivéssemos ouvindo uma conversa alheia ao telefone. Só lemos o que Dolores fala e suas respostas às perguntas feitas.

Além disso, há uma ligação direta entre "Jogo Perigoso" e "Dolores Clairborne". Isso é avisado nas primeiras duas páginas pelo autor. Tem mais de 20 anos que li "Jogo Perigoso", então de início achei que as palavras do King na introdução do livro eram metafóricas mas, no decorrer da história, vi que não. Em "Jogo Perigoso" há cenas semelhantes aos vislumbres da Dolores. Não creio que haja uma ordem certa aqui de leitura. Qualquer desses dois livros que você leia primeiro, o efeito será o mesmo.

Isso se aplica a todos os livros. Há todo um multiverso criado por King onde o centro é a Torre Negra mas se você for um leitor casual e quiser ler apenas um ou outro livro, isso não irá atrapalhar em nada.

Porém nesse universo cheio de conexões, de iluminados (Danny, Carrie, Mãe Abigail, etc), os fãs mais assíduos encontram diversas referências e, se lidos numa certa ordem (como a antologia de Castle Rock), o sabor das ligações é maravilhoso.

Antes de terminar essa resenha: fãs de Torre Negra vão pegar rapidinho que habilidade a Dolores Clairborne e a Jessie, de "Jogo Perigoso", manifestaram.