A Caminho do Atacama

A Caminho do Atacama Rômulo Provetti

Resenhas - A caminho do Atacama

Bah Peruchena 24/03/2022

Uma aventura na garupa da Harley do Romulo
"Mais do que um entretenimento para quem gosta de ler ou um guia para quem pretende fazer uma viagem de moto, minha pretensão, ao escrever e publicar A caminho do Atacama é que o texto inspire e encoraje pessoas a vencer seus temores, sair em busca de novas paisagens e a realizar seus sonhos."

Provetti, Rômulo. A caminho do Atacama: Uma viagem de moto até o deserto mais árido do mundo (p. 237). Edição do Kindle.

Rômulo consegue transmitir e despertar o que ele deseja, com uma leitura simples e direta que nos leva a acompanhar a aventura pela estrada com ele .

Gabriel Seixas 30/03/2021

Quem não gosta de um relato de viagem?
Para os amantes de moto, esse livro é um grande relato desses que a gente lê em blogs com um adicional: no final, o autor disponibiliza várias planilhas e processos para que a sua motoviagem não passe pelos mesmos perregues que a dele passou. Ou seja, ele além de te colocar na estrada ainda te ajuda a cair na estrada. Obrigado Rômulo!

Bom, o título já entrega seu destino: o deserto do Atacama. Ele comenta que é o sonho de todo mototurista ir pra lá um dia. Olha, eu tenho vontade mas não como destino final. Pode ser legal conhecer ao longo de uma jornada pelo Pacífico, pelos Andes, à caminho do Machu Picchu…enfim, destinos não faltam. Ele traz também uma maneira bem simples de relatar suas experiências, algo como eu faria algumas vezes. Não sei que horas eles escrevia, só me imagino chegando cansadão demais pra escrever qualquer coisa, acho que nesse caso eu faria um podcast da viagem e depois transformaria num livro. Pra não perder nenhum detalhe, é claro.

Ele traz algumas reflexões interessantes, como essas: “Obviamente, como pensa a maioria das pessoas, entre os objetivos de uma viagem está o de se chegar a um destino. Hoje, entretanto, eu sei a importância de se aproveitar, valorizar ao máximo, ter o olhar certo para as paisagens ao longo do caminho, e de se aproveitar a energia do sol, da água, do ar e da terra. Isso é rejuvenescer e sentir a vida”. “Aprendi que uma viagem como esta é muito mais simples que a maioria das pessoas imagina – ela transforma os nossos sonhos em realidade e dá sentido à vida e aos nossos dias aqui na terra”.

Um livro simples, recheado de aventuras ordinárias e fotos. Uma delícia para passar o tempo e subir na garupa imaginária do Rômulo. Pra finalizar, uma frase lida num parachoque de caminhão: “Preguiça é o hábito de descansar antes de estar cansado”.

#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #literaturanacional #literaturainternacional #kindle #kindlebrasil #relatosdeviagem #motociclismo #mototurismo #romuloprovetti
Andressa | @literalmente.dressa 30/03/2021minha estante
Eu simplesmente amei sua consideração sobre o livro, gosto muito de andar de moto, até o momento só como carona, mas sonho e tenho planos de ser uma viajante. Vou adicionar à lista!!!

Gabriel Seixas 04/04/2021minha estante
Obrigado Andressa, que bom que foi útil. Boa leitura :)

Fenrir 26/12/2020

Que manual de viagem de moto sensacional !
Leitura indispensável para motociclistas viajantes que querem ir até o Atacama ou fazer outras viagens de moto pela América do Sul! Rico em detalhes e dicas para que você viaje na garupa do autor. Com certeza entrou na galeria dos meus livros favoritos e me instigou mais a viajar até o Atacama de moto.

Cicero.Marques 08/12/2020

Recomendo
Excelente livro para quem tem um sonho de fazer essas viagens de moto assim como eu. Ensina como planejar a viagem e trás relatos do dia-a-dia em cima da motocicleta em uma viagem incrível.

Nilson 10/08/2019

Instinto aventureiro.
O Rômulo tem a alma aventureira e vive intensamente suas experiências, transcrevendo para nós mortais sua intensidade emocional encima de uma moto. Li todos os seus livros e me familiarizei com seu modo de ver e sentir uma viagem de moto , transcrevendo seus mínimos detalhes o que acaba sendo bastante intetessante. 90% dos seus destinos tive o privilégio de conhecer também encima de uma moto, mas aprendi com ele como evitar meus erros e programar melhor minhas viagens. Em julho do próximo ano farei (se Deus permitir) minha grande viagem (Alaska)e seus livros serviram para se somar aos conhecimentos que procuro, bem como para ter a certeza que podemos tornar real nossos sonhos. Basta querer e não temer. Valeu Rômulo. PARABÉNS.