Soldier - Leal Até o Fim

Soldier - Leal Até o Fim Sam Angus

Resenhas - Soldier

1 | 2 | 3 | 4

Leninha Sempre Romântica 05/10/2015

Sam, Angus. Soldier: Leal até o fim. Tradução: Julio de Andrade Filho. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 251p. Título original: Soldier Dog.

A frase que não quer calar nesse momento que inicio essa resenha é: Por que eu insisto em ler livros onde o protagonista é um cachorro?! Poxa vida, sei que vou chorar, vou me acabar, vou sofrer e ainda insisto em ler. Agora pense comigo; além do personagem principal ser um cachorro, a história ainda se passa durante a Primeira Guerra Mundial, pronto, acabou comigo de vez.

Foi assim durante toda a leitura do livro Soldier: Leal até o fim, lançamento da Editora Novo Conceito. O livro já começa nos apresentando uma família destruída por tragédias. Stanley tem apenas 14 anos e vai ser punido por ter deixado Rocket, sua cadela premiada, fugir da fazenda. Seu pai Dan está uma fera, não só porque teme que sua cadela fique prenha de cachorros mestiços, mas juntando a isso, ele carrega dentro de si uma dor imensa: a perda de sua amada esposa e a revolta pela ida de seu filho Tom para servir durante a guerra. E claro, ele acaba descontando toda sua revolta no pobre Stanley.

Só aí já se pode imaginar o que vem pela frente, não é?!

Eis então que a premiada Rocket dá cria a quatro pequenos mestiços e entre eles: Soldier, o pequeno e quase perdido filhote, que foi preciso ajudar a nascer. Desde seu nascimento, a afeição entre Stanley e Soldier é tocante, os dois parecem unha e carne. Mas a promessa de Dan é de que se os ciganos não quiserem os filhotes, ele irá afogá-los. Fica a pergunta: Que pai é esse, minha gente?!

Eis que então algo imperdoável acontece, e Stanley corroído pela dor, decide abandonar sua casa, seu pai e se alistar para servir na guerra e ir de encontro ao seu irmão Tom. Ele, então, mesmo sem entender como, se vê na função de adestrador de cães de guerra, são cães treinados para levar mensagens onde homens não conseguiriam chegar ou retornar com vida.

Começa então toda uma trajetória de dor, sofrimento e perdas. Stanley vivencia e vê coisas que seus olhos inocentes jamais deveriam visualizar. Eu mesma não suportaria tanta devassidão e sofrimento.

Não quero falar mais sobre a história para não estragar toda a emoção que o leitor deve sentir lendo essa trama tão maravilhosamente escrita. Prepare seu coração para torcer por cada vitória conquistada, para chorar por cada perda, para se emocionar presenciando até onde o amor pode chegar e, principalmente, até onde a lealdade de um cão pode levar um homem.

Eu terminei a leitura extasiada, totalmente refém da história que me arrancou lágrimas e sorrisos, e que deixou marcas em mim, assim como todos os livros que tem cachorros e guerras fazem comigo.

No início do livro temos a seguinte frase: “Um livro emocionante, intenso, recomendado para leitores de todas as idades, especialmente para os apaixonados por cães”. Eu concordo em partes: o livro é emocionante, intenso e recomendo para todas as idades, mas para os amantes desses seres abençoados e companheiros que são os cães, eu adianto que vocês vão sofrer. Algumas pessoas, assim como eu, não gostam desse sentimento que permeia toda a narrativa; dor, perdas e sofrimentos, ainda mais quando as vítimas são nossos fieis amigos inseparáveis.

Então se você tem o coração frágil, eu recomendo que a leitura seja feita em doses terapêuticas, mas acho difícil você começar a leitura e não querer logo terminar, mesmo deixando seu coração em cada lágrima perdida. Se você é um amante dos animais vai ler e depois indicar e leitura, com certeza. E se você tinha medo de se aventurar fica a dica: pode ler sem medo, a leitura vale cada página virada.
Eu amei!

site: http://www.sempreromantica.com.br/2015/10/soldier-leal-ate-o-fim-sam-angus.html
Cris Paiva 05/10/2015minha estante
A pergunta que não quer calar: o cachorro morre no final? Se sim, pelo menos que seja de velhice.

Lelinha 05/10/2015minha estante
Ótima resenha, mas eu não posso nem pensar em ler um livro triste assim sobre cachorros!!!rsrs, vou chorar a semana inteira!!! Rsrs

LivMessias 13/06/2019minha estante
Fiquei emocionada com sua resenha e já me deu um aperto no coração. Vou guardar aqui a dica do livro e, quem sabe um dia, criar coragem pra ler. AMO cachorros :)

Larissa Benevides 04/08/2015

Soldier - Sam Angus
"Bones assumiu sua coragem, seu senso de honra como sendo dele próprio. Ele sempre será verdadeiro, leal e corajoso; até a última batida do seu coração ele dará - e disso eu não tenho dúvida - a própria vida por você. Seja o que for que esteja esperando por vocês dois, lembre-se de que para Bones você é toda a vida dele."

Sabe aquele livro que desde o começo deixa o seu coração pequenininho, que consegue atingir em cheio seu coração e te leva a sofrer junto com o protagonista? Bem assim foi o Soldier comigo!

Eu já sou uma pessoa muito sentimental e quando eu me conecto com a obra sou transportada para outro mundo e vivo a história (uma coisa muito louca mesmo!). Posso dizer que esse livro foi intenso, lindo e encantador.

Então vamos a história, o livro com a narrativa em terceira pessoa conta a história de Stanley. Um jovem de 14 anos que perdeu a sua mãe, na mesma época estoura a Primeira Guerra Mundial e o seu irmão mais velho é recrutado para a linha de combate. E para piorar a situação, seu pai não é o mesmo desde a morte de sua amada.

Completamente sozinho, o jovem tem que conviver com seu pai rabugento e que em qualquer breve oportunidade tenta ignorar ou magoar o seu filho mais novo. Como um mecanismo de defesa, o menino se torna o saco de pancadas emocional de seu pai.

A história inicia com a busca da cadela premiada de seu pai, em um momento de descuido Stanley perdeu Rocket quando estava no cio. Seu pai transtornado recusa o retorno da cadela prenha, pois diz que ela nunca mais correrá como antes. Bem como condena os filhotes e não aceita que os mesmo fiquem com Stanley.

Stanley consegue manter um cachorro consigo, o menorzinho, o último a nascer. Deu a ele o nome de Soldier, em homenagem a seu irmão e prometeu cuidá-lo até a volta do Tom. Apesar de difícil, Stanley consegue seguir com sua vida, estudando e cuidando do filhotinho. Tudo muda quando o seu pai comete uma atrocidade e Stanley decide fugir de casa e ir em busca do seu irmão.

"O DEPARTAMENTO DE GUERRA SOLICITA MAIS UMA DOAÇÃO DE CÃES PARA FINS MILITARES
Nossas mulheres têm entregado seus maridos, seus filho, seus pais, seus irmãos - e, agora, seus cães. Doze mil cães já foram entregues até agora, uma resposta impressionante. Mas ainda são necessários mais. Já foram feitas várias convocações pelo telégrafo e pelos jornais para que a população doe seus cães. Já requisitamos os cães dos canis de Leeds e Battersea..."

Assim começa a aventura do livro. Toda história gira em torno do treinamento de Stanley e sua busca pelo seu irmão Tom. Por causa de sua conexão com os animais, Stanley se candidata no Serviço de Cães Mensageiros.

"Os cães são quatro vezes mais rápidos do que os seres humanos. Eles conseguem atravessar as crateras de bomba alagadas e os canais. Eles conseguem encontrar seu caminho durante a noite e correr muito rápido, tanto de dia quanto à noite. Não têm medo de cruzar essas crateras. E podem pôr em prática seu instinto de direção apenas uma semana depois de chegar a uma nova área, escolhendo um cheiro individual e passando a segui-lo, apesar dos milhares de cheiros concomitantes, através de um terreno que é intransponível para o cavalo, o homem ou a máquina."

Assim temos no decorrer da história drama, emoção e bastante conhecimento. A autora estudou sobre a utilização dos cães durante a primeira guerra e por meio de relatos de alguns cães criou as histórias descritas nessa obra. Eu desconhecia a utilização de cães durante a Primeira Guerra e achei bem interessante.

Gosto bastante de histórias ambientadas nesta época pois podemos sentir o que se passava na vida das pessoas e o que aconteceu com os combatentes, assim o conhecimento não fica somente naquelas partes históricas como o motivo e quem saiu vitorioso no combate.

Toda a reviravolta que uma guerra causa na vida de todas as pessoas que vivem em países envolvidos no combate pode ser observada quando pegamos obras ambientadas nessas épocas.

Além disso SOLDIER: Leal até o fim é um livro intenso e que consegue passar toda a dedicação e o amor que os cães devotam aos seus donos.

"O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajoso e honrado. Não é só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas caindo, através de furacões de fogo e de campos com tanques se deslocando, pelo seu desejo de estar com você. Se ele o amar, vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro."

A capa é linda e o livro contém algumas cartas enviadas ao Stanley ou ao seu pai, com a letra cursiva como uma carta de verdade. Muito fofo! Além disso com páginas amarelas e letra média a leitura corre tranquilamente.

Maravilhoso! Recomendo, pois além de toda essa demonstração de amor, grandes lições podem ser tiradas desta obra.

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/08/resenha-soldier.html
LuanaBorges 04/08/2015minha estante
Uau! Vou ler.

Caverna 14/09/2015

Após a ida de seu irmão, Tom Ryder, para a Primeira Guerra Mundial, Stanley ficou desamparado. Sua mãe havia morrido recentemente e o pai enlouquecera, tomando uma posição totalmente bruta ao que dizia respeito ao garoto, e as coisas só pioram quando Rocket, a cachorra de raça deles, some e aparece de volta grávida. Da, o pai de Stanley, fazia criação de cavalos e cachorros de raça, portanto a fuga de Rocket só agravou o pesadelo que sua vida tinha se tornado, já que obviamente ela fora pega por algum vira-lata e a partir de então não daria mais luz à linhagens puras. Mas Stanley não pensava da mesma forma e acompanhou toda a gravidez da cachorra, medindo sua circunferência a cada semana, se preparando para o grande dia, mesmo com seu pai os desprezando o tempo todo.

Não demora muito pra que Da pegue os filhotes e os leve embora para doação. Stanley ainda consegue salvar Soldier, o último a nascer e que aparentava não ter forças suficiente para sobreviver. Ele promete cuidar dele com sua própria vida e fazê-lo crescer, mas Da impede essa possibilidade de existir. Um dia, Stanley descobre que seu filhotinho sumiu e que nunca mais voltará.

Esgotado com a grosseria e atitudes desumanas de seu pai, Stanley se alista para escapar do pai e poder finalmente encontrar seu irmão novamente. E mesmo tendo apenas 14 anos, ele consegue mentir a idade e é direcionado à área que lida com os cães mensageiros, portanto Stanley vira um treinador, um mestre. Mas será que afinal foi uma boa ideia mesmo correr desse jeito de seu pai? Será que ele aguentaria a barra que estava por vir?

Essa não é uma história leve como Marley & Eu (e que já por ela nós desidratamos lendo). Desde o início nós sofremos junto de Stanley com as palavras árduas e nojentas de seu pai, ameaçando afogar os cachorros, deixando o garoto tremendo de medo. Não acho que seja um livro indicado exatamente para os amantes de cães, acredito que seja um pouquinho ao contrário.

Cães mensageiros eram utilizados durante as guerras para alertarem o outro batalhão de que uma ameaça estava se aproximando, ou então para se comunicarem e montarem um plano quando as linhas haviam sido cortadas pelas bombas. Os cães eram pequenos, mais ágeis e bons nadadores, por isso eram considerados uma boa escolha. E durante todo o treinamento, repetiram para Stanley que se o cão o amasse, ele voltaria por ele. Ou seja, o pobre cachorro ia correndo através de armadilhas e sendo exposto a mil tiros pra entregar o recado e correr, não pra trazer a resposta, e sim pra voltar pro seu mestre, para aquele que amava com todas as forças. Isso condiz muito com o subtítulo do livro “Leal até o fim”. Eles são mesmo, não é? São os melhores amigos do homem, fiéis de uma forma única. E de fato salvaram milhares de vidas naquela época, mas fiquei incomodada em acompanhar a trajetória que eles percorriam. As cenas que representam o cachorro realizando seu trabalho na guerra propriamente dita eram de uma tensão enorme, o leitor fica aflito, e a própria ansiedade de Stanley nos contagia. E quando o cachorro acaba sendo atingido... Gente, acho que não sofri nem um terço lendo Jogos Vorazes do que sofri com esse livro. Logicamente dá pra compreender o quão heroicos eles foram, o quão forte eles eram, e todos os soldados, capitães, etc, prestavam uma homenagem à bravura dos cães que não resistiram, mas que lutaram até o fim pra entregar a mensagem.

Enfim, é um livro que te faz abraçar seu cachorro e agradecer por ele estar a salvo em casa haha, um livro que mostra como questões mal resolvidas entre as pessoas podem gerar desentendimentos que podiam muito bem serem evitados, como algumas dores são capazes de serem tão grandes a ponto de consumir o portador dela. E, acima de tudo, a relação imbatível que um animal e um ser humano podem construir, que acredito ser a parte que mais emociona no livro e te embala junto.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/09/desafio-de-genero-animais-soldier.html
Érica | @aquelacomlivros 15/09/2015minha estante
Ótima resenha! Estava pensando em ler esse livro, mas concordo com você, ele não foi feito para os amantes de animais MESMO! Fugi de Marley e eu e vou passar bem longe desse aí também. Rsrsrs

João 26/09/2015

Stanley Ryder tem catorze anos e depois que seu irmão foi convocado para a guerra,vive sozinho com seu pai Da(Dixon).Mas Da é um homem duro, amargo e trata Stanley com desprezo e frieza.Quando a cadela premiada de Da escapa e fica prenhe ele culpa o garoto e diz que vai matar os filhotes quando nascerem por não serem de raça pura.Stanley cuida dos filhotes e dá ao único macho da ninhada o nome de Soldier.Mas o coração de Da está ainda mais frio e numa manhã quando Stanley acorda descobre que seu pai cumpriu a ameaça.
Corroído pela raiva e pela dor Stanley foge e mentindo sua idade se alista nas tropas inglesas.Decidido a ir pra longe do pai e a encontrar seu irmão Tom ele se torna um adestrador de cães do exército.Mas a guerra é cruel,é perversa.O jovem Stanley aprende a ser forte mas seu coração e seu carinho pelos cães continua.E o destino vai colocar no caminho de Stanley um amigo que irá lutar o seu lado enquanto seu coração bater.

“Por que um cão que vive com um homem de coragem e determinação vai se tornar corajoso e determinado.”

Pra quem ama cães é claro que o livro já chama atenção pela capa e pela sinopse.Não tem como não se apaixonar por Soldier e se encantar com tudo que acontece no decorrer do livro.Eu já sabia que esse livro iria me emocionar .Não adianta,toda vez que leio um livro que fala sobre o melhor amigo do homem eu sempre acabo com os olhos marejados.Não há pra mim pelo menos animal mais fiel e amoroso do que o cão.

“O cão deve querer estar com você.Se ele quiser estar com você,então ele será leal,corajoso e honrado.Se ele o amar vai correr para casa,para você,mesmo através de nevascas e estilhaços de ferro.”

Soldier é um livro tocante que fala sobre amizade,lealdade e coragem..Um mundo perdido no caos da guerra ,um lugar frio e escuro,cruel e desalentador onde brota a amizade e a lealdade de um cão e seu adestrador.

“Ele sempre será verdadeiro,leal e corajoso;até a última batida do seu coração ele dará_ e disso não tenho dúvida_a própria vida por você.”

Os personagens são tocantes.Stanley com sua inocência,Dixon com sua frieza e é claro um cãozinho muito especial.No final um uma nota da autora ela nos conta que realmente foram usados cães como mensageiros na guerra e que o cão do livro é baseado num cão real que serviu no exército britânico.E o mais interessante:os vira-latas eram os melhores mensageiros.
Leitura emocionante.
Dani Vale 30/09/2015minha estante
To doida nesse livro!

Rafaela B 28/07/2015

Soldier - Leal até O Fim
Soldier é uma história emocionante, sobre a crueldade da guerra, a tristeza, desesperança, mas também sobre amor e lealdade.
Stanley vive em uma casa de campo com seu irmão Tom e seu pai Da. Seu pai é apaixonado por animais de raça e um dia sua cachorra premiada da raça Galgo escapa e acaba voltando grávida de um cachorro vira-lata, o pai de Stanley não quer os filhotes e resolve dá-los, mas o garoto que se apegou principalmente a um dos filhotes consegue ficar com este e o chama de soldier em homenagem ao seu irmão que fora recrutado para a guerra. Da não fica muito satisfeito com isso e vive ameaçando afogar o filhote no lago, até que um dia Stanley acorda e não encontra o filhote nem seu pai. Correndo até o lago vê seu pai e imagina o que ele foi fazer lá e não consegue mais viver naquela vida e próximo ao pai. Resolve ir embora. Pretende se alistar no exército e encontrar seu irmão. Mente a sua idade para ser aceito, como o exército está com falta de homens faz vista grossa. Porém, um coronel a quem foi destinado, com pena do garoto resolve colocá-lo no grupo de sinaleiros (que cuidavam das mensagens entre os batalhões) e ficam na retaguarda, e de lá ele é transferido para uma nova tarefa que surge: adestrador. Homens que treinavam com seus cachorros para ensiná-los a trazer mensagens por meio do campo de batalha. A ele é designado um cão, Bones, que mudará sua vida e o fará de um garoto em um homem. Porém, Bones morre e depois do horror da guerra, de perder dois cachorros e não encontrar seu irmão, Stanley sente que seu coração está vazio, mas um novo cachorro recrutado para ele poderá mudar isso.

Eu adorei esse livro, a forma que é contado, você vai quase devorando as páginas cheias de emoção e ação, dá até vontade de roer as unhas de tanto nervoso! Também me fez ir atrás das histórias de cachorros que serviram na Guerra, existem muitas fotos deles na internet, vale muito a pena pesquisar.

Kris Monneska - Conversas de Alcova 29/07/2015

Baseado em histórias reais que mereciam ser contadas!
Geralmente eu não leio livros de guerra e nem livros de drama que envolvam animais, mas parece que esse mês eu estava mais masoquista que o normal e acabei solicitando Soldier, um drama de guerra, cujo um dos personagens principais é um cão. E não me arrependi, foi uma leitura linda e tocante.

Stanley é um garoto de 14 anos que perdeu a mãe subitamente e passou a viver só com o pai, depois que seu irmão, Tom, se alistou no exercito inglês e partiu para lutar na 1° Guerra mundial. Só que Da (como ele chama o pai) não é mais o mesmo, depois da morte de Ma (como ele chamava a mãe) e do início da guerra ele tornou-se um homem frio e carrancudo, praticamente um espectro do homem que um dia ele foi, um famoso treinador de cavalos, que a guerra também levou. Desses tempos áureos só lhe restou Rocket, a premiada cadela da raça Lurcher que um dia foge e volta prenha de uma ninhada de cães mestiços.

Stanley aguarda ansioso pelos filhotes, enquanto Da pretende se livrar deles, já que em tempos de guerra era cobrado uma licença sobre cães e ele não pagaria para ficar com cães mestiços. Assim ele os entrega para serem cuidado pelos Ciganos, menos um branco por quem Stanley se afeiçoou e o chamou Soldier em homenagem a Tom. Mesmo assim, Da não o aceita e ameaça constantemente afoga-lo.

Ao acordar um dia e não encontra Soldier o garoto acredita que o pai cumpriu suas ameaças e afogou o filhote, decidindo assim fugir e alistar-se no exercito mentindo a idade. O que ele faz! Embarcando assim na maior e mais sofrida aventura da sua vida.

Soldier é um livro tocante, que mais uma vez joga em nossas caras os horrores da guerra e tudo o que de mal ela pode causar tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora dos campos de batalha. Uma das coisas mais legais no livro é que esse homenageia heróis que (eu acho) nenhum livro antes homenageou. Os cães de guerra, que eram usados como mensageiros dentro dos campos de batalha e levavam mensagens valiosas e que salvaram muitas vidas, onde nenhum homem podia chegar.

A narrativa não vai se aprofundar muito em mostrar os horrores e a devastação que a guerra causou em âmbitos gerais, ela se aprofunda mais na história dos nossos personagens inicialmente fora do cenário da guerra e na sequência nos mostrando como funcionavam as brigadas, as relações entre os soldados quando estavam fora de combate, como os cães eram treinados e lógico que também, como era a atuação de um cão e do seu condutor no calamitoso cenário das batalhas.

O livro nos passará questões da segunda guerra que são reais, mas que nós não conhecíamos, pois essas não são relevantes para os livros de história, mas que aconteceram e merecem ser contadas, assim como ouvidas/lidas, pois esses heróis anônimos merecem esse reconhecimento, esse agradecimento. A história de Stanley nos dará altas doses de emoção, onde o amor aos animais e a amizade são capaz de salvar e mudar a vida de várias pessoas.

Essa é a encantadora história do amor de um garoto, ou melhor, de um soldado por seu cães (porque Soldier não é o único cão que vai te emocionar) e dos cães por seu garoto. Recomendo a leitura para todas as idades e assim como tem na sinopse: "Principalmente para os amantes de cães", ela é linda, vocês não irão se arrepender.

Beijos!

site: http://www.conversasdealcova.com/2015/07/resenha-soldier-leal-ate-o-fim-de-sam.html

Elis 29/07/2015

Se gosta de cães, com certeza vais chorar. Ama a sua família, também lágrimas irá derramar. Então como escapatória dos sentimentos não há, nesse leitura você irá se encantar, com o amor em suas mais simplórias formas e com os erros que cometemos com o passar da vida. Todos nós tomamos decisões precipitadas e depois nos arrependemos. É incrível como sempre há algo que nos faz responder por nossas ações. As consequências nem sempre serão as melhores, mas com certeza nos fazem crescer e amadurecer de uma forma diferente.

Estava tirando as fotos de divulgação quando iniciei a leitura, por acaso, esse nem era o mais esperado por mim, mesmo sentindo que era bom. Então me vi presa em suas páginas e percebi que o leria rapidamente, pois é envolvente. Poucas são as ressalvas na obra, uma que achei estranha, mas posso estar errada, é que o Tom quando escrevia para o Stanley e pro Da, dizia onde estava, para mim na guerra isso não é correto, já que pelo que sei, tudo era controlado. E a outra ressalva é que o Stanley teve muitas ações infantis, mas também sem elas não haveria história. E bem relevem ele é um adolescente em uma fase complicada.

Deixando de lado essas duas questões eu voei pela páginas, chorei, me alegrei e me senti em meus mais puros sentimentos. Não queria terminar a leitura, queria ficar nas partes corajosas e leais. Queria proteger os personagens que amei e mostrar que tudo pode se resolver. O motivo para tudo ter se desenrolado é bom e cabível, para o enredo.

Fiquei tocada porque as vezes as pessoas que sofrem, esquecem de todos ao seu redor e acabam magoando e afastando anjos que são o motivo para seguir em frente. Parece fácil falar quando estamos de bem com a vida e nada nos atinge. Na hora em que sofremos queremos que todos se danem e somente o que sentimos importa, mas a vida vai sempre mostrar, que não é assim que as coisas funcionam.

Se você está triste, reflete tristeza. Se está feliz, reflete felicidade. Mesmo que estejamos no fundo do poço e sofrendo, temos que lembrar que acima dele, há sempre pessoas que nos amam e fariam de tudo por nós. A vida já é complicada, o melhor que podemos fazer, é tentar vivê-la com simplicidade e alegria nas pequenas coisas. Quem tem família ou um amigo, jamais estará sozinho.

Como sempre me passei com meus sentimentos, mas o que posso dizer e finalizar, é que a leitura é linda, triste e maravilhosa. Com certeza recomendo.

Beijos Elis!!!

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2015/07/soldier-sam-angus.html

Danielle 03/08/2015

Triste e belo
A trama se passa na época da primeira guerra mundial entre 1917 e 1918, sendo narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista do jovem Stanley de 14 anos que perdeu a mãe e o irmão encontra-se na guerra.

O pai de Stanley não aceitou a perda da mãe e passou a ser um homem amargurado e um tanto cruel. Ele cria animais de raça pura para concorrer em corridas. O livro inicia quando Stanley não vê a cadela Rocket fugir no cio e ela volta no dia seguinte, prenha de cachorro vira-lata dos ciganos. A partir desse dia o pai de Stanley alega que a cadela depois que dá cria não consegue mais correr da mesma forma e Rocket era uma campeã em corridas, então ele passa a ignorá-la e diz não querer os filhotes, pois não serão mestiços. Stanley então, passa a cuidar da cadela renegada pelo seu dono e se a pega muito a ela.

Após tantos maus tratos do pai com relação aos cachorros, o pai acaba fazendo uma coisa que Stanley não consegue perdoar e resolve ir embora tentar se alistar para a guerra e encontrar seu irmão. Mentindo a idade Stanley consegue entrar para o exército como treinador de cães para que os mesmos sejam treinado à levar mensagens no meio de tiros e bombardeios, tendo maiores chances de sobrevivência que os homens.

A trama começa a se desenvolver a partir desse momento, quando Stanley se apega demais ao cão que está treinando e se destacam tanto que acabam indo para a guerra, e então ele começa uma busca para encontrar seu amado irmão.

Minhas Impressões

A leitura flui bem e principalmente quem ama animais como eu vai apreciar e se emocionar coma leitura, eu particularmente fiquei impressionada com a coragem desses cães e o amor pelos seus treinadores, formam verdadeiros guerreiros e ajudaram a salvar muitas vidas.

Sobre o título eu achei que é um spoiler, pois acaba levando o leitor a imaginar uma parte do que vai acontecer no final, teria sido muito mais surpreendente para mim a leitura. Uma outra coisa que eu não sei dizer se foi um erro tradução ou se realmente está correto foi um fato que algumas vezes o protagonista menciona que o cão está ronronando, não sei se estou equivocada, mas nunca vi um cachorro ronronar, apenas gatos.

No geral a leitura foi emocionante, por algumas vezes fiquei com os olhos marejados.

Recomendo a leitura a todos que amam animais e estórias baseadas em fatos reais. Lembrando que a trama tem como plano de fundo uma guerra e algumas vezes serão narradas o horror aos olhos de um soldado.

site: www.ciadoleitor.blogspot.com.br

Biia Rozante | @atitudeliteraria 06/08/2015

LINDO E DEVASTADOR
Eu terminei a leitura deste livro em meio a um mar de lágrimas, e agora escrevo está resenha com o coração apertado, revivendo e recordando cada emoção e sentimento desperto em mim.

SOLDIER: LEAL ATÉ O FIM, é um livro exuberante, rico, com uma escrita sensível, realista e cheia de fatos culturais históricos capazes de nos deixar com o coração apertado.

Eu não sei vocês, mas quando eu pego um livro para ler, eu quero ser capaz de me desligar do mundo e ser transportada para dentro da história, me sentir em meio a seu cenário e me envolver com cada personagem, e este livro me proporcionou exatamente isso, o problema é que o cenário é a primeira guerra mundial, e a história contada pelos olhos de um menino de 14 anos. Agora imagina todo o terror, toda a dor, toda a devastação da guerra sendo transmitida a você com tanta naturalidade e realidade... Exatamente meu coração doeu, meus olhos lacrimejaram e eu passei a respeitar e ser grata ainda mais a nossos soldados.

O livro se divide em três partes, a primeira contando a vida de Stanley antes de ir para campo de batalha, nos explicando o que motivou o jovem a parar em meio ao caos. A Segunda que nos apresenta a vida de Stanley em meio à guerra, aprendendo a ser soldado e descobrindo o horror daquele cenário. E a terceira que sela a trama, a parte que nos trás o desfecho desta emocionante história.

Stanley é um menino de 14 anos de idade, ele mora com seu pai Da - um homem marcado pela perda e dor, um homem que vive retraído e amargurado, perdido dentro de si mesmo, sem saber como lidar com aqueles que permaneceram ao seu lado. Stanley não sabe como lidar com o pai ausente, frio e que o trata com indiferença e desprezo e a única coisa que alegra a vida de Stanley é seu amor pelos animais, seu amor pelos cachorros em especial Rocket a cachorra de raça pura da família. Só que por um azar do destino, Rocket desaparece e quando retorna para casa, volta prenha, Stanley fica feliz com a possibilidade de ter novos animaizinhos para cuidar e te fazer companhia, já Da anuncia sua insatisfação, gritando aos quatros ventos que dará fim aos bastardos mestiços.

Assim que os filhotes nascem, Stanley cria um vinculo imenso com eles, ele passa amá-los com muita força e em especial a Soldier, o único machinho da ninhada que ganhou esse nome em homenagem a Tom, seu irmão amado mais velho que está em frente às trincheiras na guerra. Soldier e Stanley se tornam amigos, o cãozinho é a luz na vida do menino. Quando os filhotes atingem a idade do desmame Da os leva para os ciganos, naquele dia, Soldier é recusado e volta para casa, mas Da não perdoa e então... se livra do filhote.

Stanley desolado pela forma violenta, e desumana que seu pai se livra do animal e cansado de mendigar por qualquer fio de afeição e alegria vinda de seu pai, decidi ir atrás do irmão na guerra, ele foge de casa, ele se alista mentindo a sua idade.

Stanley me conquistou por sua coragem, determinação e força, o menino é um guerreiro. Chegando aos campos de batalha, Stanley descobre que estão recrutando cães para serviços militares de mensageiros, e quando se dá conta, já está sendo treinado para ser adestrador.

"Eu vou treinar vocês e vocês irão treinar os cães. E deve esquecer qualquer coisa que tenham aprendido. Não quero experiência... Eu simplesmente quero um amor natural pelos cães."

Mesmo com todas os empecilhos e negação , Stanley recebe Bones, inicialmente ele não acredita que possa amar, se envolver e cuidar de outro animal, ele já perdeu Soldier e não consegue se imaginar perdendo outro. Mas Bones com sua determinação, jeito brincalhão e carinhoso, conquista Stanley.

Só que a guerra cobra seu preço... E Stanley perde tudo, perder as forças, a fé, a esperança, perde seu melhor amigo... E quando pensa que não haverá mais pelo que lutar, que nada mais importa, ele recebe uma carta...

Não posso continuar falando, vou acabar revelando o livro inteiro, e você precisa ler. De verdade, precisa muito.

Eu amo cachorro, então ao ler este livro eu realmente me envolvi, me doeu, me marcou. O livro mostra o amor verdadeiro, que os animais desenvolvem por seus donos, a lealdade e a proteção que esses bichinhos têm para conosco, mesmo quando não merecemos.

"O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajoso e honrado. Não só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas, através de furacões de fogo e de campos com tanques se deslocando, pelo desejo de estar com você. Se ele amar você, vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro."

O livro é intenso, é doloroso, ele não faz floreiro ou tenta diminuir o impacto que a guerra tem na vida da pessoa que é obrigada a encará-la de frente, mas a autora foi sensacional ao trazer o amor, aquela pequena fagulha de luz em meio a tanta escuridão e tristeza. A determinação e inteligência de um jovem que mesmo diante de todo o caos, cumpriu a sua missão com honra. Cachorros que salvaram vidas, que tornaram possível a comunicação e o sucesso em campo de batalha, soldados de quatro patas, verdadeiros guerreiros, corajosos e destemidos animais que bravamente amaram seus mestres a ponto de fazer de tudo para voltar até eles. Família, a importância daqueles que amamos, a necessidade do alicerce, do carinho.

A leitura é linda, prazerosa e envolvente. Eu lamento não ser capaz de expor aqui o que senti, e o quanto o livro é maravilhoso, por isso eu imploro, leiam o livro. É uma lição de vida.

O livro está lindo, a diagramação primorosa e feita com muita cautela e carinho, os detalhes são fofos. Parabéns a editora pelo trabalho maravilhoso.

site: http://letraselivros2.blogspot.com.br/2015/08/resenha-soldier-leal-ate-o-fim-sam.html

Ana Paula Toledo 09/08/2015

Quando a lealdade é maior até num cenário de guerra.
Stanley já teve algumas perdas, em vários sentidos, em sua vida: a mãe que faleceu há alguns anos; o irmão que foi pra guerra e manda cartas sempre que pode; e o pai que com todos os acontecimentos da vida acabou se tornando um homem frio.

"Ele não me perdeu... Da não me perdeu, ainda estou aqui."

O pai de Stanley, que chama-se Da, cuida de cavalos e cachorros, e tem na sua cadela premiada Rocket uma grande admiração. Até o dia em que a cachorra, que está no cio, foge por algumas horas.

E essa fugida acaba tendo consequências meses depois...
E Da fica completamente enfurecido em ver a sua cadela de raça e premiada tendo filhotes mestiços, que podem ser considerados como vira-latas.
Stanley se encanta pelos filhotes, em especial ao único filhote macho e resolve chamá-lo de Soldier.

E com isso, esse pequeno filhote acaba se tornando o único motivo de Stanley ainda permanecer naquela cidade. Além da esperança do irmão Tom cumprir com o combinado e vier visita-lo numa das licenças da guerra.

O pai fica cada vez mais inconformado com a ligação de Stanley para com os filhotes, em especial pelo filhote macho que aparenta ser muito frágil por quase não ter sobrevivido ao nascimento. E por causa disso, toma um decisão de sumir com Soldier, deixando o filho totalmente inconformado.

Agora, sem Soldier em sua vida, Stanley foge de casa decidido a procurar pelo irmão nos campos de batalha.

Como ele só tem 14 anos, Stanley acaba mentindo a idade para ser aceito e assim se torna um membro do exército.

Durante os treinamentos e aprendizados, ele acaba entrando para o grupo de adestramento de cachorros mensageiros... E a sua vida começa a mudar.

Não dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem? Então, esse livro mostra o quanto esse ditado é verdadeiro, mesmo num cenário horrível de batalhas e guerras.

"Como você sabe, se um cachorro o ama, ele vai fazer qualquer coisa por você."

Quando eu li a sinopse desse livro, achei que seria uma leitura interessante, mas estava um pouco receosa pelo tema... Como eu adoro cachorros, estava com medo do que esse livro iria fazer comigo.

Mas posso dizer que foi uma leitura surpreendente e diferente dos livros que já li.

Apesar de não ser uma história real, alguns dos acontecimentos desse livro são baseados em fatos e depoimentos reais sobre a atuação de cães mensageiros.

E é claro que meu coração chegou a ficar apertado em alguns momentos, principalmente quando eu lembrava que eram baseados em depoimentos reais.

O Stanley foi um personagem bem complexo pra mim, as vezes tinha vontade de gritar com ele por causa de algumas atitudes imaturas... Mas daí eu pensava: "Ele tem só 14 anos. Tem razão em ser imaturo e fazer algumas escolhas por impulso."

O Da me irritou muito, principalmente a frieza para com o filho, mas algumas coisas podem acontecer (não posso falar muito porque pode virar spoiler rs).

A narrativa foi o que mais me surpreendeu, eu achei que por ser um livro um tanto que histórico, a leitura poderia se tornar complicada. Mas não, a leitura fluiu bem e finalizei a leitura em poucos dias...

A capa chama muito a atenção, eu cheguei a parar a leitura pra olhar a capa pra coloca-la na minha imaginação visual quando lia a história.

A diagramação está caprichada, principalmente nas cartas que o Tom envia para Stanley.

Um livro que mostra a lealdade acima de tudo de um cachorro para o seu dono.

Preparados para serem levados para a guerra e ver que num ambiente triste, o amor de um cachorro pelo seu dono consegue ser mais forte?

site: http://www.matoporlivros.com.br/2015/08/resenha-soldier-leal-ate-o-fim-de-sam.html

Silvana 22/08/2015

"O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajosos e honrado. Não só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas, através de furacões de fogos e de campos com tanques se deslocando, pelo desejo de estar com você. Se ele amar você, ele vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro."

A vida de Stanley Rider ficou muito difícil após a morte de sua mãe. Só não está pior, por causa de seu irmão Tom. Mas quando Tom é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, seu pai fica cada dia mais apático e a situação fica ainda pior quando Rocket, a cadela premiada de seu pai, foge por culpa de Stanley e volta prenha de algum cão cigano. Seu pai fica furioso, já que os filhotes serão mestiços e ela nunca mais vai correr como antes depois de dar cria e diz que não vai ficar com nenhum filhote. Mas Stanley fica feliz e acha que seu pai falou da boca para fora. Ele cuida de Rocket durante a gestação e depois de um parto difícil, ela tem quatro filhotes, três cadelas e um macho branco acinzentado que Stanley dá o nome de Soldier.

Mas seu pai não estava brincando e quando os filhotes ficam um pouco maiores, ele pega todos eles e leva até os ciganos para que eles cuidem dos filhotes. Só que quando eles veem Soldier, eles dizem que não querem aquele. Stanley fica feliz, pois, pelo menos vai ficar com um deles, e já tem até um plano de treiná-lo. Mas algum tempo depois, seu pai diz que vai afogar Soldier. Stanley fica pasmo e sabe que seu tempo ali acabou, ele vai fugir com Soldier na manhã seguinte. Mas quando ele levanta, seu pai já levou Soldier e por mais que ele corra, não consegue alcançá-lo. Stanley volta para casa e deixa um bilhete para seu pai dizendo que nunca vai perdoá-lo por afogar Soldier e vai embora.

Como ele não tem para onde ir, ele vai se alistar no exercito. Ele tem apenas quatorze anos e apesar de ser alto para a idade, ele é bem magro. Mas quando chega lá, ele mente e diz que tem dezessete e o alistador faz vista grossa para isso. Mas eles sabem sua idade e que ele não vai aguentar o campo de batalha. Então quando aparece algumas vagas para adestrador de cães, seu superior diz para ele se inscrever. Os cães são treinados como mensageiros para ir onde o homem não consegue no meio da guerra. Ele aceita porque além de amar cães, é a sua chance de ir a Paris encontrar seu irmão. Só que não vai ser fácil ele ir a Paris. Ele recebe para treinar, Bones, um cão gigante que já foi cão de guarda, cujos instintos é proteger seu dono e não correr para longe dele. Mas o que Stanley não sabe, é que a vida lhe reserva uma surpresa.

"Eu aceito somente os homens de caráter mais elevado. É sua obrigação solene apresentar apenas as qualidades que gostariam de ver em seu cão, porque um cão que vive com um homem de coragem e determinação vai se tornar corajoso e determinado..."

Quando vi que esse livro reunia dois elementos que gosto muito, cães e Guerra Mundial, é claro que fiquei morrendo de vontade de ler. Mas não tinha nem ideia do horror que os cães viveram durante a guerra. Sei que foi um dos períodos mais feios da nossa história, onde os seres humanos perderam sua vida a troco de nada. Não só quem foi para a guerra, mas quem ficou também e os que voltaram, mas cujos corações e mentes continuaram revivendo o que eles viveram em meio a guerra. Mas não tinha nem ideia da quantidade de cães que foram usados como mensageiros e não sobreviveram, Fora os que foram sacrificados por não terem mais nenhuma serventia. O livro é baseado em fatos reais, o que torna a história mais dolorida ainda.

E como não podia deixar de ser, chorei litros com ele. Já chorei logo no inicio, na ocasião do parto, e chorei no meio, e depois no final também. Virei uma chorona hehe. Mas não foi só de tristeza. Chorei também de felicidade e de emoção por ver tamanha lealdade em animais considerados irracionais, mas que por vezes são mais racionais que muitos humanos por ai. Quanto aos personagens, Stanley logo no começo do livro já ganhou a a minha simpatia e torci por ele durante a história toda e no final quase que a autora me mata do coração. Os cachorros, tanto Soldier como Bones são adoráveis e eu queria uns iguaizinhos para mim. E quanto a surpresa que citei na resenha, já dá para imaginar o que é lendo o titulo. Para finalizar, recomendo para quem assim como eu, ama cães. E para quem não ama também, sei que você vai gostar muito de Soldier e do Bones também.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/08/resenha-soldier-leal-ate-o-fim-sam-angus.html

EuVocê&oslivros 02/09/2015

Soldier é muito mais do que um livro sobre cachorro
Animais são seres incríveis e de almas evoluídas. Todos eles têm capacidade de tornar coisas possíveis e de fazer com que nossas vidas sejam melhores, e que tenham mais alegria. Soldier mostrará o papel dos cachorros, e de outros animais, durante a Primeira Guerra Mundial, mas além disso nos contará até onde vai a lealdade de um cão com o seu dono da forma mais emocionante possível. Uma coisa você pode ter certeza, um cão realmente nunca te abandonará.

Stanley tem apenas 14 anos e se encontra em uma situação delicada desde a partida do seu irmão mais velho Tom Ryder, que foi para guerra para servir ao seu país. Antes, Tom quem cuidava do irmão e tentava acalentar o humor do pai que não era mais o mesmo desde a morte da esposa, e agora Stanley se via sozinho e incapaz de ter uma relação com Da, que um dia já havia sido um bom pai.

Enquanto contava os dias para a folga de Tom e a sua vinda para casa, Stanley tentava passar o tempo na escola e com a cadela da família, até que por um descuido permitiu que Rocket, que era treinada por Da e já havia ganhado muitas medalhas, saísse para a rua enquanto estava no cio.

Foi o estopim da relação entre pai e filho, e como previsto, depois de algum tempo havia a confirmação de que Rocket estava esperando seus filhotinhos, e que com toda a certeza, a cadela teria filhotes mestiços. Stanley não imaginava o quanto o coração de seu pai estava endurecido pela tristeza, mas descobriu da pior forma, e o garoto não conseguiu suportar e perdoar seu pai pela crueldade.

Sendo assim, Stanley criou coragem, não perdoaria seu pai e queria encontrar seu irmão. Logo não via outra alternativa, mentiu a idade e se alistou para a guerra. Só não conseguiu imaginar que lá não era seu lugar, não era lugar de uma criança, e uma vez presenciado todo aquele sofrimento teria certeza de que nunca mais seria o mesmo.

Durante seu treino, Stanley descobriu o papel de adestrador, onde treinaria cães pare servirem como mensageiros. Seu amor pelos cães era visível em sua relação como adestrador, ele não media esforços ao encorajá-lo, e ao mesmo tempo o cão retribuía mostrando total lealdade à Stanley.

“O cão deve querer estar com você. Se ele quiser estar com você, então ele será leal, corajoso e honrado. Não só isso: ele vai ser impulsionado como se por uma espécie de magnetismo, atravessando em meio às bombas, através de furacões de fogo e de campos com tanques se deslocando, pelo desejo de estar com você. Se ele amar você, vai correr para casa, para você, mesmo através de nevascas de estilhaços de ferro. ”

Mas será que o menino conseguirá exercer o seu papel com maestria? Será que não se ligará afetivamente com os cães? E seu irmão, Stanley conseguirá encontra-lo? E seu pai, o que de tão cruel havia feito? Stanley o perdoaria um dia? Soldier é um livro corajoso, e que aquecerá os corações de todos leitores que também amam os cães ou qualquer outro bichinho.

Comentários:

Eu simplesmente amo livros que nos acrescentam com informações e curiosidades do passado, realmente eu sabia por alto a importância e o papel dos animais durante as guerras, mas Soldier me fez voltar ao passado e acompanhar de perto durante toda a leitura. E eu fiquei extasiada e emocionada com o livro, com os cães e todos os outros animais que fizeram parte da nossa história.

O sentimento que tinha em relação ao pai de Stanley variava muito, da raiva até a compreensão. Realmente a tristeza pode nos levar a estágios de profunda dor e incompreensão com o mundo. O que nos afasta de tudo aquilo que amamos, e nos faz machucá-los. Alguns tem a chance de consertar os erros, ainda bem.

Sam Angus escreveu com total perfeição, principalmente ao relatar o afeto entre Stanley e os cachorros, ela conseguiu me emocionar em diversas partes do livro de tal forma que não consigo explicar mais e só posso afirmar que você, que também ama os animais, precisa ler e se deliciar com essa história que é baseada em fatos históricos e relatos reais dos animais durante a Primeira Guerra Mundial. Livro lindo!
Acesse: www.euvoceeoslivros.com

site: www.euvoceeoslivros.com

Liachristo 15/09/2015

Soldier - Leal Até o Fim - Sam Angus - Novo Conceito
Mais uma vez resolvi me jogar para fora de minha zona de conforto e mais uma vez pude desfrutar de uma leitura diferente, impactante e que nos deixa algumas mensagens para refletir.

Em Soldier - Leal até o fim, iremos conhecer uma realidade cruel e apavorante sobre a Primeira Guerra Mundial. Algo que só li e ouvi falar na época da escola. Não gosto de leituras sobre guerras e nem mesmo curto assistir filmes ou seriados sobre estes temas, por isto ao receber este livro para resenha, custei um pouco a me decidir ler.

Mas, como não costumo deixar de resenhar nenhum livro recebido, chegou uma hora que não pude mais escapar e tive que dedicar um tempo para ler este livro. Mesmo não tendo mudado minha opinião sobre este estilo de leitura, Soldier me fez pensar, refletir e me trouxe ensinamentos sobre algo que eu nem mesmo pensava que precisaria conhecer.

Foi assim que me vi acompanhando Stanley em sua trajetória desde sua fuga de casa na tentativa de estar junto com seu irmão, passando pelas aventuras e agruras que teve que enfrentar durante a Guerra, até o desfecho emocionante e desejado.

Stanley é um adolescente que perdeu sua mãe muito cedo, e que desde então passou a viver com seu irmão mais velho Tom e seu pai, o Da. Após a morte da esposa Da se tornou um homem prático e frio, o que causava grande desconforto em nosso jovem protagonista. Quando seu irmão vai para a guerra é como se parte dele tivesse deixado de existir. Ele sente muita falta de seu irmão, com isso logo se afeiçoa a um dos filhotes da cadela que tinham em casa. Este filhote ao qual ele dá o nome de Soldier, em homenagem ao irmão, se torna o seu queridinho. Por isso ao notar o sumiço do cão, ele acha que seu pai é responsável por este sumiço e resolve fugir de casa e ir para a guerra.

Ele acaba sendo designado para trabalhar com cães, e como seu adestrador ele aprende muitas coisas sobre eles, e são os cães que fazem seus dias se tornarem mais suportáveis, e que lhe dão esperança de um dia conseguir sair daquele inferno e retornar para junto daqueles a quem ama.

O livro é narrado em terceira pessoa, um recurso que gosto muito, pois nos proporciona uma melhor visão dos personagens e da história como um todo. É dividido em três partes, ou assim entendi. Na primeira parte temos o contato com sua vida antes de se envolver com a guerra. Na segunda parte tudo o que vivenciou durante o tempo que participou das batalhas, e de todo o sofrimento que teve ao longo de sua jornada. Na terceira e última parte podemos acompanhar seu desligamento da guerra, de todos os horrores vividos e sua alegria em alcançar o seu objetivo inicial.

Baseado em fatos reais, Soldier é uma história que nos toca, principalmente se você gosta de cachorros e tem amor e carinho por eles. Podemos imaginar e visualizar perfeitamente todo aquele entendimento e companheirismo que Stanley consegue com eles, e assim entender o quanto eles foram de ajuda inestimável nessas batalhas.

Um livro que aborda um tema forte, triste, mas que nos deixa com uma sensação de esperança em seu final. Uma leitura recomendada.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Arca Literária 28/09/2015

Leia toda resenha no link: http://www.arcaliteraria.com.br/soldier-sam-angus/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/soldier-sam-angus/

Na Literatura Selvagem 01/10/2015

Soldier - leal até o fim, uma história emocionante de um valoroso cão nas trincheiras da Primeira Guerra...
Quando vi o livro Soldier - leal até o fim entre os lançamentos recentes da Editora Novo Conceito não hesitei em pedir, principalmente depois de ler a sinopse. Como muitos sabem, sou apaixonada por histórias de guerra [mal de historiadora], mas a maioria que me chega em mãos é ambientada no período da Segunda Guerra, e Soldier se passa durante a Primeira Guerra Mundial.
Escrito por Sam Angus, trata-se da história de Stanley e os acontecimentos que mudaram sua vida naqueles meses terríveis em que finge ser mais velho para se alistar e tentar encontrar seu irmão Tom, que está lutando na França. Após uma briga com seu pai, pelo fato dele ter prometido afogar seu cãozinho de poucas semanas, filho de Rocket, uma cadela corredora que o pai treinou e que engravidou por descuido de Stanley, ele parte de casa, pois não aguenta mais a rudeza com que Da o trata, depois de ter perdido a mãe do pequeno rapaz...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/09/soldier-leal-ate-o-fim-uma-historia.html

1 | 2 | 3 | 4