Número Zero

Número Zero Umberto Eco

Resenhas - Número Zero

Biblioteca Álvaro Guerra 15/05/2024

Um grupo de redatores, reunido ao acaso, prepara um jornal. Não se trata de um jornal informativo; seu objetivo é chantagear, difamar, prestar serviços duvidosos a seu editor. Um redator paranoico, vagando por uma Milão alucinada (ou alucinado numa Milão normal), reconstitui cinquenta anos de história sobre um cenário diabólico, que gira em torno do cadáver putrefato de um pseudo-Mussolini. Nas sombras, a Gladio, a loja maçônica P2, o assassinato do papa João Paulo I, o golpe de Estado de Junio Valerio Borghese, a CIA, os terroristas vermelhos manobrados pelos serviços secretos, vinte anos de atentados e cortinas de fumaça - um conjunto de fatos inexplicáveis que parecem inventados, até um documentário da BBC mostrar que são verídicos, ou que pelo menos estão sendo confessados por seus autores.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501104670

fertileitora 28/03/2024

Uma merda
O livro é muita cansativo, difícil de ler. Tem muita enrolação o livro inteiro, palavras difíceis e referências muito específicas, fácil de se perder. Quando foi chegando no final, achei que tudo tinha valido a pena, não, não valeu. O final é super sem sal, tinha criado várias teorias e nada aconteceu. Nada. O livro começa chato e quando você acha que vai ter uma reviravolta ele piora. A parte sobre a manipulação da mídia é interessante, mas isso é só um detalhe, porque o livro é focado em te deixar com tédio. Além de muitos momentos onde os personagens dizem coisas absurdas e asquerosas, de enjoar (homofobia, racismo, incesto etc).

Julia 22/02/2024

Esperava mais
Achei a história curiosa, com uma escrita muito legal de ler, mas depois começou a caminhar pra um lado que deixou a leitura bem desinteressante. Confesso que até pulei algumas páginas de tão maçante que o raciocínio/descrição tava.
Até a metade, o livro me prendeu MUITO, só depois desandou. O final também achei meio meh kkkkkkkkkkk enfim, esperava mais.

Stefanny 12/02/2024

Um manual da ética jornalística
Sempre quis ler algo de Umberto Eco não apenas por seus romances famosos, mas porque ele é um dos teóricos da língua que mais gosto de ler. Número Zero é um livro que já tenho há anos, então em 2023 decidi apostar nessa curta leitura e conhecer um pouco sobre esse lado de Eco que ainda não conhecia.

Nesse livro, acompanhamos um grupo de jornalistas que precisa escrever um jornal que nunca será oficialmente lançado. O objetivo é fazer com que determinadas pessoas saibam da existência dele e fiquem com medo das informações que podem ser divulgadas. Enquanto acompanhamos esse jornal, também somos apresentados aos personagens principais dessa narrativa e ao narrador, Colonna.

A trama é um pouco arrastada em algumas partes do livro, trazendo diversas teorias da conspiração sobre alguns assuntos pertinentes à época, 1992 na Itália. E é exatamente a abordagem dessas teorias da conspiração que fazem com que o livro se encaminhe para um final interessante, bem mais dinâmico do que o início e o meio da história.

Por fim, tinha achado a sinopse confusa, mas o livro é bem prático de compreender. Foi uma experiência singular e uma leitura super rápida, feita em apenas dois dias. Pra quem é jornalista e também para aqueles que querem entender um pouco mais sobre ética jornalística, esse livro é excelente e totalmente o oposto do que deve ser feito.

site: https://www.tiktok.com/@isterbooks/video/7329612925231009030

Loly Camilo 19/12/2023

Teorias da conspiração
Gosto da escrita de Umberto Eco, acho bem instigante, porém nesse livro conheci uma outra face do autor. O livro gira em torno de grandes teorias ambientadas na Segunda Guerra Mundial, tornando a narrativa bem interessante...

Anjos 04/12/2023

Irreverente
Humberto Ecco debocha do próprio país, contando das mazelas da imprensa e do governo. Falando da imprensa que requenta notícias e do governo que se junta a máfia e esconde as verdades.

LuHilst 18/11/2023

Legal
Não é ruim, mas depois de ler literatura de boa parte do mundo, voltar ao homem-branco-europeu foi um pouco estranho.
No mais, um livro sobre como funciona a imprensa. Um pouco arrastado no meio, mas muito interessante no fim das contas.

Anna.Marciano 16/10/2023

Chato
Começamos descobrindo que a ex esposa do personagem principal tem o meu nome e não parece ser exatamente amistosa. Com linguagem deleitosa mas poética demais.
Comendador = Vimercate
O protagonista vê seu par romantico como filha, esse livro só melhora.
Conseguiram fazer uma história com assassinato chata.

Marcos774 11/10/2023

Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa um sucesso, tem em Número Zero, talvez seu pior livro. Seus momentos numa redação de um jornal comprometido e pelego são muito "chatos", a história não anima. Uma pena.

alexandra165 17/08/2023

Que LIVRO PÉSSIMO
Gente, esse livro certamente foi um delírio da cabeça desse escritor.
ele enche essa 🤬 #$%!& de conspirações para no final n acontecer merda nenhuma.
além disso os personagens são todos sem carisma e caricatos.
detestei praticamente tudo. só nao dei uma estrela, pq no início eu achei que a trama das conspirações ia dar a algum lado e confesso q me empolguei levemente.
NÃO LEIAM ESSA BOMBA.

Lehsga 19/06/2023

Tedioso
As piores 208 páginas da minha vida. Boa parte do livro é um monólogo conspiracionista sobre a Itália e sobre pessoas que eu não faço a menor ideia de quem sejam. Uma perda de tempo.
Pra ser justa há algumas partes interessantes sobre jornalismo e algumas partes engraçadas, mas nada disso salva o livro.

prmcd 02/05/2023

História regular
No geral a história é interessante, faz referência a acontecimentos da história da Itália, e por não estar contextualizado me senti um pouco perdido, mas traz algumas reflexões sobre como a mídia manipula a opinião do leitor, mesmo com fatos insuficientes para embasar sua visão.

Em relação a aspectos que me incomodoram no livro, alguns parágrafos são muito grandes (alguns chegam a ter 2 páginas), existem termos em francês, latim e outras línguas, mas não há nota de rodapé com a tradução

JoAo 25/03/2023

NUMERO ZERO
Sendo bem sincero esperava muito mais desse livro principalmente por causa de já ter ouvido muito sobre esse autor , achei a história arrastada e não estimulante , gostei bastante da ideia de uma crítica ao jornalismo na parte de manipular as pessoas e gostei do final porém esperava bem mais.
Agora irei para o nome da rosa de Huberto eco tambem espero que esteja melhor.

Glauxx 16/03/2023

Confuso.
Um jornal que nunca vai sair mas todos se dedicam muito a ele.
Do nada mo conspiração por trás de tudo e todos.
Não deu pra entender nd mano, a escrita eh bem ruinzinha também.
Esperava muito mais.