Três Céus Enderson Rafael

Resenhas - Três Céus

Emi 15/02/2023

Legal
Leitura simples, confortável e fluida. Porém, não vou mentir que só engajei da metade pra frente. Para quem não conhece a rotina de quem é tripulante, o livro é rico em detalhes e me fez ter um gostinho dessa vida.

Gabriele 04/06/2022

Mais real impossível
Eu desejo ler esse livro desde 2013 quando eu ainda era uma adolescente, por acaso eu encontrei em uma loja de aviação, nem preciso dizer que cada página foi uma delícia.

"Três céus" conta um pouco sobre a vida de três personagens de aviação em momentos diferentes da carreira, cada qual com seus desafios particulares, mas todos dividindo o mesmo céu e os percalços que ele também traz.

Acontece que a mensagem principal deste livro é que um tripulante nada mais é do que uma pessoa normal, muito diferente do que muitas pessoas idealizam sobre esses profissionais.

Sinto falta de mais livros sobre aviação, mostrando um pouco da realidade que esse livro trouxe, apaixonada estou.

@OLucasConrado 15/02/2017

Mudou a minha vida
Comecei 2015 lendo um livro protagonizado por um Lucas, ex-jornalista e comissário de bordo. Terminei 2015 sendo um Lucas, comissário de bordo e ex-jornalista. Três Céus mudou a minha vida.

O livro reacendeu minha vontade de trabalhar na aviação. Também pudera, como não querer ser aviador lendo a história que o Enderson Rafael escreveu? Conhecendo 'de perto' a rotina de pilotos e comissários, seus dramas, alegrias, tristezas, medos, vitórias e derrotas?

O ponto mais forte do livro é justamente esse: pela experiência que o Enderson tem na aviação, ele conseguiu retratar com muita fidelidade como é essa rotina. E ainda conseguiu escrever uma história eletrizante, especialmente com o final que ela tem. E apesar dos perrengues que os personagens passam, você ainda termina o livro pensando "cara, quero ser comissário de bordo!".

Os personagens são carismáticos, a história é bem palatável. Ele mistura fatos reais com ficção muito bem. Você acompanha 'de perto' um dos momentos mais complicados da aviação nacional nos últimos anos. O único ponto em que o livro peca é no estilo de escrita. Acho as frases muito longas. Dava pra quebrar elas em frases menores. Mas quando você se acostuma com o estilo do Enderson, a leitura flui muito bem.

Enfim, Três Céus é um dos meus livros favoritos. Posso dizer sem medo que é o livro que mudou a minha vida!

Leitor Sagaz 21/09/2013

Três Céus - Enderson Rafael
Quando comecei a ler “Três Céus” eu me vi no meio de tantos termos técnicos que a primeira coisa que veio a minha mente foi nada faz sentindo para mim, mas não quer dizer que não seja importante no decorrer da leitura o que depois se mostrou verdade. Tudo se encaixava perfeitamente e o que no começo era nebuloso mais tarde ficou claro feito cristal. Enderson consegue narrar a história com tanta leveza que nos sentimos parte dessa tripulação, ele descreve o cotidiano dos comissários e pilotos e nos conduz a onde as histórias se entrelaçam de forma sutil e natural.

Essa obra fala sobre romance, amizade e principalmente companheirismo e com uma pitada de gírias que me peguei por varias vezes tentando em voz alta imitar (risos). Os personagens principais Lucas, Patrícia e Fernando são pessoas comuns que fazem um trabalho extraodinário, dedicando suas vidas para que pessoas como eu e você possamos voar em segurança.

P.S Nunca voei e acho que quando tiver que fazer vai ser porque fui obrigada.

P.S.S Tenho medo T____T

Existe um trabalho árduo e treinamentos excessivos por traz de todo o glamour que nos vemos na televisão e em filmes. Existe dedicação e abnegação e isso é lindo!!
E vocês vão conseguir enxergar isso quando conhecerem melhor esses personagens incríveis:
Lucas um comissário e romântico incurável. (Super fofo e gatinho) ^-^
Patrícia a típica garota do interior que veio estudar na Capital e sonha em ser Comissária.
Fernando um piloto serio e que se vê lutando para manter sua família unida.

O livro é Perfeito!!! Eu amei!!! Ri muito, chorei lembrando o acidente em São Paulo e quase enfartei (literalmente) no final do livro.

Super recomendo essa obra sensacional escrita por quem vive nas alturas e tem um pedacinho do céu pra si. ;)

Deixo aqui para vocês o que pensei quando terminei de ler Três Céus:

"EU BELISCO O ENDERSON POR QUASE ME MATAR DE SUSTO. (risos) (brincadeira)"

É isso espero que tenham gostado. Até a próxima!

Deborah Aline França

Deby 28/08/2013

Resenha - Três Céus

P.S Nunca voei e acho que quando tiver que fazer vai ser porque fui obrigada.

P.S.S Tenho medo T____T

Lucas um comissário e romântico incurável. (Super fofo e gatinho) ^-^
Fernando um piloto serio e que se vê lutando para manter sua família unida.

Deixo aqui para vocês o que pensei quando terminei de ler Três Céus:

"EU BELISCO O ENDERSON POR QUASE ME MATAR DE SUSTO. (risos) (brincadeira)"

É isso espero que tenham gostado. Até a próxima!

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/08/resenha-tres-ceus-enderson-rafael.html

Lina DC 30/06/2013

Muito bom!!!
Eu não sabia o que esperar do livro do escritor Enderson Rafael e terminei a leitura com uma sensação de contentamento. Fiquei apaixonada pelos personagens, o Lucas, a Patrícia e o Fernando. Estou tão acostumada a ler personagens femininas em busca de sua alma gêmea, que Lucas me surpreendeu de modo muito positivo. Um romântico incurável. A busca por uma vida melhor, a relação familiar abalada pelo trabalho são alguns dos temas discutidos pelo autor em "Três céus". Um detalhe que achei muito interessante foi o fato do autor utilizar termos específicos e explicá-los em detalhes. Como eu não os conhecia, acabei aprendendo algo novo durante a leitura e isso também foi muito gratificante. Aprender um pouco sobre a rotina dos pilotos e comissários também despertou a minha curiosidade.
O livro é recheado de lições maravilhosas, repleto de amor e amizades verdadeiras dentro de uma escrita gostosa e cativante para o leitor.
No final do livro temos um glossário que realmente ajuda o leitor a entender alguns termos. Infelizmente, no meu caso, por não ter conhecimento dos termos, no início a leitura tornou-se um pouco lenta, mas nem por isso enfadonha.
Em relação a revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns. A capa está totalmente de acordo com a trama e traz uma sensação de serenidade ao leitor.

Anelise.Sobral 20/12/2012

No começo, Três Céus foi bastante complicado pra mim. Mesmo com a ajuda do glossário eu acabei me perdendo em algumas descrições. Demorei um pouco mais de 100 páginas pra pegar o ritmo do livro e a leitura fluir. E, além disso, não fui muito com a cara do primeiro personagem, o Lucas. Porém, a história da Patrícia e do Fernando compensaram, são ótimas.

Confesso que senti falta de um romance principal, fui um pouco por influência do outro livro do Enderson. Mas no final percebi que não era esse o intuito dele, e sim explicar para nós, leigos, o mundo da aviação, e eu posso dizer com certeza que aprendi muita coisa lendo esse livro. Hoje tenho muito mais respeito por esses profissionais que arriscam suas vidas todos os dias por nós.

Me emocionei em várias partes, também. E diferente do começo, já no caminho para o final, as descrições que eram um pouco maçantes pra mim acabaram se tornando bem interessantes.

E claro, o livro tem um clímax que te deixa tenso, daquele que te faz virar as páginas freneticamente.

Foi uma leitura diferente do que eu estava acostumada, mas uma surpresa boa. Recomendo pra todos que se interessam pelos bastidores da vida nos aviões, que é contada nos mínimos detalhes! =)

Aione 17/12/2012

"Três Céus", como o próprio autor diz nos agradecimentos, é a fusão de duas paixões de Enderson Rafael: a literatura e a aviação, e isso está nítido em cada momento do livro.
Sua paixão pela literatura se faz perceber por sua escrita. A narrativa, em terceira pessoa, tende para o lado formal, entretanto não deixa de ser fluida em momento algum. Os diálogos, por outro lado, são representações do coloquialismo e, nem por isso, tornam-se artificiais. A mistura entre os dois diferentes tipos de linguagem poderia não dar certo, mas, aqui, coube perfeitamente ao caso – o que só acontece quando se tem certa familiaridade com as palavras e com a escrita.
A paixão pela aviação não se dá apenas por esse ser o cenário do enredo. Há diversas informações sobre o tema, muitas das quais eu não fazia ideia. Enderson procura explicá-las da melhor maneira possível ao leitor, frequentemente leigo, não apenas no glossário, ao final do livro, mas durante a própria história. Contudo, não é pela quantidade de informações sobre a aviação que fica clara sua paixão, mas sim pela defesa e pela admiração do autor pelas pessoas que dedicam suas vidas a esse ramo. Diversos mitos ou preconceitos são quebrados pelo fato de a história ser narrada pelo ponto de vista de três diferentes pessoas envolvidas com a aviação.
Enderson Rafael tem um tato para falar sobre pessoas, como diz o próprio comentário da Priscila Braga no verso do livro: “Três Céus pode ser para alguns um livro sobre aviação; para mim, é um livro sobre pessoas”. Por trás de cargos como Comissários, Copilotos ou Comandantes, ele apresenta ao leitor as pessoas que ocupam tais funções, bem como seus receios, anseios, sonhos, buscas e dificuldades – como ocorre com qualquer um de nós. Apesar de serem contadas as histórias desses três personagens, tive a sensação de que o autor poderia contar muitas outras além dessas, principalmente em uma das cenas finais, na qual, com apenas poucas linhas, são mostradas as visões de diferentes passageiros naquele momento. Passageiros que, mesmo sem terem um nome de conhecimento do leitor, têm uma vida.
O livro foi diferente do que eu esperava, mas, nem por isso, foi uma leitura ruim. Ao contrário, foi interessante, prazerosa e, principalmente, me envolveu. Senti que as personagens ficaram marcadas em mim, de alguma forma. Desde que finalizei a leitura, sempre que olho para os céus e vejo algum avião, não consigo não pensar em Três Céus e logo começo a imaginar todas as histórias possíveis dentro dele. Ainda, é inevitável não pensar em todo o trabalho para aquele avião estar ali, em toda a equipe e organização por trás daquela viagem.
O que posso dizer é que jamais enxergarei a aviação com os mesmos olhos. "Três Céus" me mostrou a real função de toda a equipe presente em cada voo e, mais do que isso, do quanto podem abrir mão de suas próprias vidas para darem o seu melhor para cada passageiro. Enderson, mais do que explicar cargos ou termos, apresentou vidas. Se antes eu já pretendia ler "Todas As Estrelas do Céu", primeiro romance publicado do autor, agora é uma necessidade.

Lucas 11/12/2012

Três Céus
Atenção leitores com destino a Três Céus de resenha 051, prepara-se porque em instantes passaremos por fortes emoções.
Há x pés de altura é que conhecemos Lucas, Patrícia e Fernando que são funcionários de uma mesma companhia aérea.

Lucas o primeiro personagem a ser apresentado é tímido, aventureiro e carismático, personagem que me identifiquei muito, não apenas por nome, mas também por tal personalidade. Está em busca do seu grande amor, já que as muitas horas no céu o impede de ter um relacionamento virtuoso.

Patrícia é a doce menina do interior e sonhadora. Ela não deixa que as pessoas digam não para seus sonhos, mesmo os mais próximos. E Fernando é o cara brincalhão, correto e sem muitas crenças que irá passar por momentos muitos delicados.

Três Céus é uma leitura realista, os personagens parecem muito mais que personagens, parecem ser seus amigos de infância ou seus vizinhos. A simplicidade das falas dos personagens é aconchegante e torna a leitura prazerosa. O que me causou certo incômodo foram os termos técnicos, mas se tratando de uma literatura que têm como tema a aviação é necessário e com um tempo de leitura você se acostuma.

A leitura me trouxe vários ensinamentos sobre aviação e aeroportos - coisas que até então desconhecia. O autor nos propõe a conhecer o dia-dia das pessoas que trabalham nas alturas, a vida corrida e os pernoites que fazem - uma vida maluca e incrível... Confesso, que fiquei tentado a se tornar piloto ou comissário.

Uma vida de idas e vindas. E é nessas idas e vindas, que a vida dos nossos personagens se entrelaça. Enderson Rafael trouxe fatos verídicos para história, deixando ainda o mais real.
O final foi tenso e nervoso, fiquei muito apreensivo com o desfecho. E o autor apresentou muito bem o final de cada um.

É um livro recomendado para todos, especialmente para quem adora o mundo da aviação.

Lucas / Era uma vez...
livrosecontos.blogspot.com

Amanda Ariela 08/11/2012

Tres Céus
‘’Três Céus’’ conta a história de Lucas Luchesi, um comissário de bordo em busca de um amor; Patrícia Milano, uma comissária ainda em inicio de carreira e Fernando Villas, um comandante com o casamento em risco. Com vidas diferentes um do outro vamos observando o mundo da aviação por óticas diversas, mas que em determinado momento, se cruzam em um final surpreendente.

Sei que na barra lateral do blog tenho até um banner apoiando sua publicação, mas li ‘’Três Céus’’ sabendo muito pouco sobre ele. Para falar a verdade, nem queria saber. Já me frustrei muito com esse negocio de ver coisas positivas demais sobre um livro e depois dar de cara no muro por esperar mais da história.

Também não sou muito fã de aviões, não tenho medo, mas não amo andar de avião (incho, fico enjoada, tonta e tudo mais que se pode imaginar) e acho que isso me atrapalhou um pouquinho na hora de me colocar no lugar dos personagens e de realmente sentir na pele o que eles sentiam (isso só aconteceu nos momentos finais do livro, mas esses realmente foram de tirar fôlego de qualquer um, até de quem nunca andou de avião!).

As descrições meio longas sobre o funcionamento dos aviões e do mundo da aviação de modo geral cansaram um pouco e tornaram a leitura meio maçante. Tive a impressão de que as explicações e dissertações sobre esse mundo se sobressaíram mais do que o romance e a historia dos três personagens, mas foi muito interessante ter mais detalhes sobre acontecimentos reais como os acidentes aéreos de 2006 e 2007.

‘’Gabriella estava ali para aproveitar o ambiente. Diferente de muitas de suas colegas de trabalho, era uma menina séria. Apaixonada por seu ‘’namorido’’, como gostava de chamar o comissário Pedro Henrique, que conhecera no treinamento da companhia, não passava por sua cabeça ser infiel. Essa não era uma característica tão comum entre os tripulantes, pilotos ou comissários, homens ou mulheres, gays ou héteros. Claro que havia muita gente, como ela, que levava a sério seus relacionamentos, mas aquela definitivamente não era uma regra, e tal qual em qualquer outra profissão, a infidelidade acontecia por vezes, sem pudores,’’

P.46

Também aviso que ‘’Três Céus’’ não lembra nem um pouquinho o ‘’Todas as Estrelas do Céu’’ – se o Ende continuar assim, vai virar o autor celestial!

Resenha no blog ''A Garota do Casaco Roxo'' em http://agarotadocasacoroxo.wordpress.com

Silvando 20/10/2012

Três Céus de Enderson Rafael
Três Céus relata uma história que começa a ser contada sobe o personagem o comissário de voo Lucas Luchesi. Quem sua vida sempre procurando sua cara metade. Entre muitos encontros e desencontros, percebe na amiga Thaís algo que ia muito além de uma simples amizade. E no Decorrer da historia acaba surgindo um r4omance entre eles.

De outro temos a sonhadora Patricia Milano que vive com seus pais em Paraty para muitos um lugar super tranquilo e satisfatório, mas para ela, era apenas um ponto de partida para sua longa jornada. Mais Ela tinha dentro de sir uma ambição de ganhar o mundo, ou em outras palvras atingir os céus. , Pelo contrario de seu namorado Marcos que que aceitava a vidinha pacata da cidade, Patricia consegue sua vaga vencendo para ser ums comissária de voo numa grande empresa nacional. Ele sempre muito dedicada e com uma boa vontade para aprender, não foi difícil para ela se familiarizar com cada pequeno e mínimo detalhe que a profissão exigia, Sobre o cuidado de sua instrutora Thaís… Porem Marcos não aceitava a nova vida da namorada, sentia-se preocupado de ela ir para São Paulo e não poder suportar a sua ausência. Mas entre eles surgem muitos acontecimentos no decorrer da leitura.

Tambem podemos conhecer Fernando Villas é um Piloto, pai de familia, bom amigo, aparentemente tudo ia bem, mas seu casamento estava desgastado pelo tempo. Tinha uma filha mais velha por nome de Anita que estudava na Europa, e o mais novinho João Vitor que compreendia muito o que ocorria em sua volta, e sentia falta do pai que estava sempre voando e ocupado com as inúmeras horas de voo que sua profissão exigia. Sonia sua esposa toma uma decisão de mudar com o seu filho para Teresópolis; e por isso Fernando não gostava da idéia pois se tornava mais distante de João Vitor. Mais surge bela e sedutora Juliana que em todo momento estava dando de cima dele, e ele já não conseguia resistir a tentações da colega. Este é o Livro Três Ceus - Formando Três vidas contada de forma diferente que juntas participaria de um voo que mudaria para sempre suas vidas.
Os pontos a qual eu incomodei neste livro foi so a referência as linguagens tecnicas de forma repetida e as conversas instaneas pela internet o erros proposital de ortografia.

Psychobooks 15/10/2012

Três Céus é narrado por três pessoas diferentes, com personalidades diferentes, mas em comum o amor pela aviação e por um evento que vai mudar a vida delas.

Lucas Luchesi me fez lembrar MUITO do Ende! Não sei se pela mania de chamar as pessoas pelo sobrenome (sim, ele me chama de Dal Chico), pelo amor ao Saramago ou mesmo a paixão pelo trabalho. Só espero que a vida amorosa do autor não seja tão conturbada como a do personagem, porque devo avisar vocês, o Lucas sofre um bocado antes de achar sua ‘alma gêmea’.

A Patrícia Milano é uma personagem bem forte, decidida, que persegue seus sonhos a todo custo. Pela primeira vez saiu de Paraty (linda cidade) e foi para São Paulo sozinha, fazer uma entrevista para o emprego tão desejado de comissária. Ficou um tempo morando longe dos pais e do namorado, em uma pensão com mais outras garotas e o Raílson. Mesmo sendo um personagem secundário, gostei muito das aparições de Raí na história, sempre trazendo um pouco de humor para a situação e sendo amigo fiel da Paty.

O comandante Fernando Villas me conquistou com sua força de vontade e valores morais, parece ser tão tranquilo que eu adoraria voar em um avião sob seu comando.

A mistura de emoções durante a leitura é surpreendente, fica difícil colocar em palavras tudo o que senti e quando você acha que o livro está encaminhado, os problemas resolvidos, o autor vem e te surpreende com um novo fato. Assim como em Todas as Estrelas do Céu, os últimos capítulos de Três Céus são eletrizantes e quando você lê a última linha fica pensando: ‘Mas já!?’

Adorei a jornada pelo mundo da aviação, termino minha leitura sabendo um pouco mais sobre a profissão de comissário e nunca mais vou cometer o grave erro de achar que eles estão ali apenas para servir petiscos e organizar entrada e saída de passageiros, mas eles estão ali em primeiro lugar para garantir a segurança de todos durante o vôo.

Leitura recomendada para quem gosta de romances narrados sob o ponto de vista de personagens diferentes com histórias que se entrelaçam num final tenso, surpreendente e principalmente, para quem quer se encantar pelo mundo da aviação.

"(…) os corpos se encaixando numa sincronia já antes testada, olhos que desviavam e voltavam olhares, as bocas, semi-abertas, o tocar crescente agitado dos lábios. As respirações se confundindo, o instinto, “a ânsia da vida por si mesma” tomando conta dos seus passos, de seus tropeços."
Página 64

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/12/resenha-tres-ceus.html

Bárbara 26/08/2012

Três Céus
Desde que terminei de ler Todas as Estrelas do Céu, já resenhado aqui no blog em Dezembro de 2010, tenho estado curiosa quanto a Três Céus. Além disso, todo o projeto feito pela Pri do Bookaholic fez com que minha curiosidade só aumentasse. Lendo algumas resenhas, não me aguentava de curiosidade. E foi na Bienal do Livro deste ano em São Paulo que pude pegar meu Três Céus na mão, conhecer o Enderson e ver a pessoa maravilhosa que ele é, e finalmente começar a ler e acabar com minha curiosidade.

Por muito passei desde que consegui meu livro. De VIX até São Mateus tive que vir de ônibus. Resolvi escolher um dos livros que comprei para poder ler na viagem e o sorteado foi Três Céus (mentira, não fiz sorteio, apenas escolhi porque já não me aguentava de curiosidade). Li bastante, tendo apenas que parar por conta do sono que conseguiu fazer com que eu fechasse os olhos. Ao chegar na minha cidade, desci sem o livro. ISSO MESMO! O livro ficou dentro do ônibus e seguiu viagem até Pedro Canário (acho que ele não se contentou em ser apenas Três Céus e quis virar Várias Terras também), mas consegui recuperá-lo no dia seguinte e hoje tenho o meu queridinho em meus braços.

Saindo da história e finalmente iniciando essa resenha, só tenho elogios a tecer à escrita do Enderson. Se em Todas eu já o achava incrível, pude perceber, em Três Céus, como ele evoluiu na narrativa. A história é mais do que um romance, é um livro que entrelaça vida de pessoas que estão ligadas por meio da Aviação. Conhecemos dois comissários de bordo e um Comandante e começamos a entender um pouco sobre esse meio do qual o próprio Enderson faz parte.

Comecei a entender que um comissário não tem apenas como função servir os passageiros e fazê-los se sentir bem dentro de uma aeronave. Eles são pessoas bem treinadas e que podem salvar a sua vida caso venha a ocorrer algo mais sério. E ver tudo isso sendo tratado no livro de um jeito tão simples me deixou até com vontade de me aventurar por esses meios (hahaha, não me imagino de comissária, mas deve ser emocionante).

Gostei da forma como o Enderson foi apresentando os personagens. Começa nos contando sobre Lucas Luchesi, que tem a mania de chamar todos pelo sobrenome e que fica sempre no céu pensando em construir uma vida com alguém (e que torce para que este alguém seja uma "terráquea") e em um momento nos apresenta à Patricia Milano, garota que veio de Parati e que sonha em conhecer o mundo por meio deste emprego que ela tanto almejava. Ao entrar na empresa, começa a ter contato com pessoas que, consequentemente, fazem com que sua vida se entrelace à de Lucas. Mais tarde nos é apresentado o Comandante Fernando Villas, homem sério, pai de família, fiel à esposa, mas que passa por problemas em casa que acabam interferindo em sua vida no seu trabalho.

Achei os personagens muito bem trabalhados e conseguia enxergá-los como pessoas reais. Até porque, eles são pessoas reais. Enderson conseguiu retratar a sua (outra) profissão de uma forma fácil, gostosa e desejável. Porque eu sei que eu fiquei com água na boca (principalmente ao ler sobre a comida mais barata nos aeroportos) e que tem muita gente que vai pensar como eu.

O final tem um clímax incrível. Muitas vezes meu namorado teve que me chamar atenção porque minhas mãos iam direto para a minha boca e eu poderia ter ficado sem unhas. Portanto, já deu para entender que o Enderson está mais do que de parabéns por mais esta obra maravilhosa. Livro muito bom e super recomendado a todos vocês, amantes da aviação, da leitura e de um bom escritor brasileiro.

RôPeyres 20/08/2012

Durante essa semana embarquei em uma história que me levou a aproximadamente 40 mil pés de altitude, embora nunca tenha estado em um avião. O responsável por isso: Três Céus, de Enderson Rafael, lançamento da Gutemberg, selo da editora Autêntica.
Olá, em uma sessão extraordinária, cá estou! Não apenas para falar sobre um enredo interessantíssimo que nos leva para os bastidores da Aviação, mas também sobre uma tendência que está em alta, a literatura nacional. Cada vez mais presente nas estantes dos leitores brasileiros, as obras “made in Brazil” estão superando o preconceito que os clássicos nacionais, obrigatório nos tempos da escola, enraizaram em nós.
Uma demonstração disso é a programação da Bienal do Livro deste ano, repleta de lançamentos nacionais, e sessões de autógrafos disputadíssimas. Mesmo que já existam escritores brasileiros consagrados como Paulo Coelho, Ziraldo, Thalita Rebouças e, mais recentemente, Paula Pimenta, o mercado, que se amplia cada dia mais, ainda é muito restrito. São jovens escritores, como Iris Figueiredo e Babi Dewet, que estão quebrando todos os paradigmas e conquistando leitores, e muito mais do que isso, estão gerando novos leitores. Entre eles está Enderson Rafael, que hoje lança seu segundo romance.
Três Céus nos leva para uma viagem nas alturas, literalmente. Somos conduzidos por Lucas, Patrícia e Fernando, funcionários da mesma companhia aérea brasileira, para um universo completamente desconhecido por mim e que na minha visão é a verdadeira protagonista: a Aviação.
Misturando habilmente ficção com notórios fatos reais, como por exemplo, o acidente da Gol em 2006 - cuja aeronave se chocou com um Legacy sobre a Floresta Amazônica, deixando 137 mortos - a trama ultrapassa os limites do entretenimento. É um verdadeiro retrato da aviação no Brasil, com críticas feitas por quem viveu e vive essa realidade, já que o autor é comissário e piloto, o que me levou a refletir sobre até que ponto é autobiográfico o narrado ao longo das 256 páginas do livro.
Embora em alguns momentos a narrativa seja um pouco técnica demais, o autor soube explicar com didática o funcionamento de um aeroporto, as funções de um comissário de voo, entre outras minucias, sem se tornar enfadonho. Inclusive há um glossário no final do livro que foi muito útil.
Um destaque são os personagens construídos de uma maneira muito verdadeira, real. Eles poderiam ser você, seu melhor amigo ou até mesmo o seu vizinho. São eles: Lucas Luchesi, comissário de voo, que após inúmeras desilusões amorosas está em busca de um amor verdadeiro. Patrícia Milano que persegue seu sonho de viver nas alturas e “fugir” de sua pacata cidade natal, Parati. E Fernando Villas que tenta conciliar sua carreira de piloto com a vida familiar em crise. Seus anseios e desejos são comuns, já suas rotinas uma realidade distante, o que torna o livro tão interessante. O enredo flui muito bem enquanto a história dos três protagonistas se entrelaça de uma forma que só o destino sabe fazer acontecer.
Entretanto, em alguns trechos a linguagem é coloquial em demasia, empobrecendo o texto com gírias e abreviações desnecessárias, mas admito estar sendo excessivamente crítica em relação a isso. Já os regionalismos impressos nos diálogos foram usados sabiamente, sem tornar as personagens caricatas.
Essa é uma história sobre encontros e desencontros que ocorrem a 900 quilômetros por hora, sobre as nuvens. Se você nunca entrou em um avião, como eu, ou mesmo que já tenha viajado inúmeras vezes utilizando o meio de transporte mais seguro do mundo, vai gostar de embarcar nessa viagem.
Três Céus é um ótimo exemplo dos novos rumos que a literatura nacional está tomando. Não são apenas os clássicos, considerados tediosos por muitos, que são alvo das editoras atualmente. Mesmo que seja mais seguro investir em best-sellers que já são sucesso em outros países, garantia de lucro, as editoras estão buscando novos talentos, o que há de sobra nos autores nacionais.
Estamos aprendendo a nos identificar com a nossa própria realidade, nosso jeitinho brasileiro de ser. E sabem qual a maior vantagem? Podemos conhecer os autores de pertinho, e ainda conseguir um autógrafo. Adquiri vários exemplares nacionais nessa Bienal e estão todos devidamente autografados.
É muito bom poder conversar com os autores e conhecer como são aqueles que estão por trás de histórias amadas por nós leitores. O Enderson Rafael foi muito simpático e gentil com a equipe do Mudando de Assunto, e hoje, 18/08, será o lançamento oficial de Três Céus, caso você esteja passeando pela Bienal, dê uma passadinha no estande da Autêntica (L 78) para conhecê-lo. Supere seus preconceitos e dê uma chance à literatura nacional, garanto que não irá se arrepender.
E você vai embarcar nessa tendência?

Veja mais em: www.mudandodeassunto.com