Três Céus

Três Céus Enderson Rafael

Resenhas - Três Céus

Pri 17/08/2012

TRÊS CÉUS!
QUE DEPRESSÃO PÓS-LIVRO É ESSA ?

Adoro me sentir assim quando termino algum livro, mas dessa vez a coisa foi punk HAHAHA. Os últimos acontecimentos de Três Céus, foram realmente tensos pra mim, tanto que eu realmente não sei como começar essa resenha.

Duas horas de leitura ontem e duas hoje e eu felizmente, ou infelizmente (acabou muito rápido) terminei Três Céus. Posso confessar ? A única coisa que me deixa chateada com os livros do Enderson, é que eles são ‘pequenos’ (risos) mas quando o livro é realmente bom, isso deixa de fazer tanto significado, afinal apesar de pequenos, eles sempre são carregados de uma boa e envolvente história.

Como característica básica, todo bom livro é rico em detalhes, muitas vezes alguns até se tornam até cansativos, mas com os livros do Enderson é diferente. Ele consegue narrar detalhes que são essenciais para a narrativa, mas não se aprofunda muito a isso, tornando assim, nossas expectativas e os mistérios em torno dos personagens ainda maiores.

O livro conta com três personagens principais: Lucas, Patrícia e Fernando Villas. Cada personagem tem uma característica bem pessoal, e ao longo da narrativa, muitas de suas atitudes conquistam logo de cara o leitor. E tenho certeza, que assim como eu, vocês também vão se identificar pelo menos um pouquinho, com cada um deles, e se questionar sobre devidos valores em nossas vidas, assim como também aconteceu comigo.

O Enderson aborda um pouco a fundo a história de cada um deles, seus sonhos, suas angústias, suas vontades. O jeito encantador, romântico e sonhador de Lucas, em busca de algo que o tire da sua imensa ‘solidão’, a sua busca pelo amor verdade, e ele vai perceber que, quanto menos espera e de onde menos se espera esse amor uma hora chega. Já a pequena garota do interior, Patrícia, busca pelo seu maior sonho, ser uma boa comissária de bordo, mas ao longo de sua estrada grandes surpresas vão lhe acontecer. E o comandante Fernando Villas, tentando não colocar em xeque o seu casamento, e finalmente viver em paz com a sua familia. E no fim, é maravilhoso como a vida de cada um se entrelaça a do outro. Assim como outros tantos personagens: Ricardo, Marcos, Thaís, Gabriella e outros, que tornam tudo ainda mais especial.

E claro, como não podia faltar, é incrível como ele descreve fielmente com amor e paixão o mundo, e os bastidores, dos que vivem levando suas vidas a novecentos quilômetros por hora e doze mil metros do chão. Praticamente plantando o mesmo amor que ele sente, em nós leitores. E nos fazendo observar esse ‘mundo maravilhoso’ com outros olhos, nos transportando totalmente para todos aqueles lugares. Da mesma forma com que ele narra, os momentos difíceis e de angustia, pelo qual se pode passar, a doze mil metros do chão, nos deixando com aquele ‘nó’ na garganta, olhos cheios de lagrima e com o coração todo apertado.

Três Céus, é pra mim a combinação mais que perfeita. E mais uma vez, Enderson Rafael consegue mudar todas as minhas expectativas em relação aos seus livros, com surpresas de tirar o fôlego, e um final emocionante. E eu ainda me pergunto, tudo aquilo é real, ou ficção ?

Por tanto, se você ainda não leu, leia. E assim como eu, se apaixone pelos céus, se apaixone por Três céus.

'Neste exato momento, centenas de milhares de tripulantes a bordo dedicam suas vidas a levar milhões de passageiros em segurança até seus destinos, sem deixarem nunca de ser, no fundo, pessoas normais, COMO VOCÊ.'

Liv 27/02/2011

Três Céus
"Três Céus", um romance nas alturas! O jovem comissário de voo Lucas Luchesi está de mal com a empresa e em busca do amor da sua vida. Já Patrícia Milano é a típica garota do interior que vê sua chance de ganhar o mundo tornando-se aeromoça na cidade grande. As preocupações do comandante Fernando Villas são bem outras: salvar seu casamento. Levando suas vidas a novecentos quilômetros por hora e doze mil metros do chão, estes três personagens se descobrirão numa rotina que só os aviões podem proporcionar, sem saber que seus destinos convergem para um encontro de tirar o fôlego!"

Falar sobre os livros do Enderson Rafael para mim é sempre uma honra, não só pela amizade de anos - o que faz soar estranho chama-lo com essa formalidade toda, mas principalmente pelas surpreendentes sensações que ele me proporciona com seus livros.

Enquanto lia "Três Céus", eu brinquei com o Ende, dizendo que tinha certeza de que esta era uma história real, e alheia ao realismo da história, eu acho que posso dizer que existem muitos Lucas, Patrícia's e Fernando's por aí... Porque sim, essa é a história de milhares comissários e comissárias que voam pelo mundo inteiro.
O realismo da história fica por conta dos romances de Três Céus, que dão um charme especial ao livro. Confesso que imaginei uma história bem diferente da que li, me surpreendendo a cada novo capítulo e a cada novo desfecho das adoráveis personagens.
Como futura comissária de bordo, posso dizer que "Três Céus" fez com que eu me encantasse ainda mais com a profissão e com a escolha que fiz. Logo ao abrir o livro me deparei com a dedicatória: "Este livro é dedicado a todos aqueles que fazem do céu o melhor lugar do mundo.", que me inspirou muito e me fez refletir sobre a escolha dessa carreira...
O uso do alfabeto fonético como nome dos capítulos é outro diferencial que me chamou a atenção e agradou muito, visto que trata-se de - mais que um romance - um livro de aviação.
Para mim, Enderson criou os romances para dar um charme ao livro, que diz muito sobre como é a vida dos aeronautas por trás de todo "glamour" que as pessoas acham que existe na profissão. Por trás dos hoteis, viagens e beleza, existem apenas seres humanos que foram rigorosamente e especialmente treinados para salvar vidas, como Enderson escreve no último capítulo.
Como leitora de seus textos, roteiros e livros há pelo menos 10 anos (talvez mais...), percebi um amadurecimento em sua escrita, mas sem perder sua identidade... A forma detalhista como Enderson descreve cada personagem, local ou situação, faz com que o leitor se transporte para dentro da história, sendo capaz de confundir realidade e ficção, como aconteceu comigo ao ler o capítulo "November", que trata-se de um fato real, detalhadamente contado por alguém que estava presente no local. Por algum motivo que até hoje desconheço, esse é um fato que ainda mexe muito comigo e talvez por isso eu tenha me emocionado tanto ao ler esse capítulo...
Mas o mais surpreendente pra mim, foram os romances, como não poderia deixar de ser - visto que conhecimento técnico de avião eu sempre soube que o Ende tinha de sobra (vale dizer, conhecimentos esses, que ele conquistou com muita dedicação à profissão que escolheu e que com certeza me ajudarão muito no decorrer do meu curso.). Os desfechos das personagens foram descritos um a um, no último capítulo do livro, mas, se me permitam fazer uma crítica (?), acho que faltou um final feliz para o simpático Ricardo, personagem coadjuvante da história, que mereceria bem o "oscar" de melhor personagem do livro. Não que ele seja melhor que Lucas ou Fernando, que poderiam perfeitamente serem chamados de protagonistas, mas é um personagem encantador, que talvez merecesse um pouco mais de destaque e, por que não, um amor de verdade. Mas isso é apenas um detalhe, coisa da minha cabeça romântica...
Posso dizer que Três Céus é mais do que apenas um romance realista, é para todos aqueles que são apaixonados por aviação e pela arte de se transportar para dentro de um livro, que fala de uma rotina que, de pacata, não tem nada!
Uma emocionante aventura que vale a pena ser publicada...

Eu indico e apoio a publicação de Três Céus!

Leninha Sempre Romântica 10/01/2011

Para começar vou falar um pouco sobre cada um dos personagens:

Lucas é um apaixonado, que não se cansa na sua busca por um grande amor, se dedica de corpo e alma em sua profissão e nem imagina que pode encontrar sua alma gêmea bem mais perto do que ele espera.
Patrícia é uma mulher em busca de seus sonhos, idealizou um futuro e não vai descansar enquanto não alcançá-lo, sua vidinha simples com um namorado sem ambições para o futuro não é o que ela espera para sua vida, ela quer alçar voo e desbravar novos ares, viver acima de tudo.
Fernando é o pai amantíssimo o marido fiel, mas acima de tudo fiel a seus princípios que resiste bravamente às tentações das belas comissárias, que só deseja cumprir bem seu dever de piloto, mas que acima de tudo quer encontrar o amor ao voltar para casa, mas sua vida conturbada e corrida está deixando tudo muito complicado, e nem mesmo tempo ele acha para resolver.

Além dos 3 personagens principais ainda temos alguns que deram uma pitada extra ao livro, como Rai com seu humor, Thais e Gabriela duas comissárias super competentes e Joyce e Carol coadjuvantes que aparecem na trama como comissárias da empresa concorrente à de Lucas, Patrícia e Fernando até para mostrar as diferenças entre elas.

Um livro com um final eletrizante, daqueles em que se devem apertar os cintos, respirar e aguardar o que está por vir, foi assim que me senti.

Leia mais em ...

Mariana Dal Chico 27/12/2010

A mistura de emoções durante a leitura é surpreendente, fica difícil colocar em palavras tudo o que senti e quando você acha que o livro está encaminhado, os problemas resolvidos, o autor vem e te surpreende com um novo fato. Assim como em Todas as Estrelas do Céu, os últimos capítulos de Três Céus são eletrizantes e quando você lê a última linha fica pensando: 'Mas já!?'

Leia mais: http://www.psychobooks.com.br/2010/12/resenha-tres-ceus.html