A Vida Como Ela É...

A Vida Como Ela É... Nelson Rodrigues

Resenhas - A vida como ela é...

Pedro.Gondim 01/06/2021

Um Rio de cotidianos improváveis
"... No meio da dança, vem a pergunta:
? Você acredita no amor à primeira vista?
Ele, com um cinismo de salão, que a deleitou, responde:
? Eu não acredito nem em amor, quanto mais à primeira vista." (p 428)

Victor.Almeida 11/03/2022

Nelson Rodrigues sempre me fascina mesmo que a grande maioria dos textos ja os tenho lido em alguma altura. E sempre muito bom

Paula 18/05/2013

Apesar de Nelson Rogrigues ser um homem de seu tempo, é machista demais para mim.
Wellington 17/09/2016minha estante
Isso é algo que me deixou em dúvida na leitura, se era o autor machista ou apenas retratou uma época.

Alessandro 19/11/2021

A vida condensada
Nelson Rodrigues condensa o que há de mais límpido na natureza humana. Leitura essencial para quem busca conhecer o ser humano. A verdade profunda e indiscutível da natureza humana. Pulsão . Adultério. Ciúmes. Luxúria. Acidez. Egoísmo. Tudo o mais. No mais, a essência do amor e de suas nuances mais secretas. Aquelas que poucos têm a mínima coragem de expor, contar, demonstrar e/ou viver.

Neto.Antonelli 08/11/2023

Nelson Rodrigues retira a cortina da hipocrisia social e nos traz vários contos, mostrando as faces menos vistas no amor e na vida cotidiana.

"A Vida Como Ela É" traz vários contos curtos e, ao final, alguns um pouco maiores, tratados como série.

Os contos são bons, mas, ao ler de forma contínua, a violência do desfecho acaba ficando comum e o interesse vai caindo.

Vale muito a pena, mas, como recomendação, diria para apreciar aos poucos, como uma forma de fuga da sociedade perfeita, de forma esporádica. Ao ler tudo ao mesmo tempo, saímos da utopia vendida por uma sociedade hipócrita para uma overdose de histórias, quade todoas nos levando para um mundo em forma de distopia mundo cão, que poderiam ser notícias do velho e extinto Notícias Popupares.

stormsetwinds 22/07/2023

Existe fanfictions mais divertidas
Repetitivo em todos os sentidos: escrita, vícios de linguagem, estrutura de texto, narrativa e enredo. Parece que todos os personagens são os mesmos, uma vez que todos divergem em algumas duas ou três classes dependendo de seu gênero, falam do mesmo modo, têm as mesmas neuroses e fazem todos quase a mesma coisa. Era melhor ter deixado esses contos num jornal, formato que talvez seria mais propício para o texto, deixando em formato de livro somente os contos que são realmente bons.

Essa cidade de adúlteros e malucos que o autor criou não me convence e me parece tão forçada quanto policial buscando confissão de ladrão. Parece que conheceu dois ou três casos de traição e ficou fascinado, decidido a escrever somente sobre isso. Todos os contos do livro são somente sobre um assunto, todos sem reflexão, sem um propósito geral, sem uma conclusão que não seja o homicídio por parte do marido, um suicídio por parte da mulherzinha doce e desolada - mais unidimensional que novela.

Quem ouve falar de Nelson Rodrigues pela voz de seus fã clube de devotos irreverentes pintam o escritor como uma espécie de Dostoyevsky-Bukowski após uma cerveja. Um cara reacionário mas sem fru-frus e classicismos, genial e inventivo. Minha realização após a leitura foi: se ele é isso, bem, não foi nesse título aqui. Sendo sincera, foi o total oposto.

Escrita cheia de cafonismos que o livro, mesmo em ebook, cheira a poeira e mofo. E aí está o desafio: tome um shot toda vez que ler um "broto," "batata", "no duro" e seus primos doentios. Não deu. Esse eu não defendo.

Manu 11/01/2010

O que leva uma pessoa à traição?
Se você não achar a resposta nesse livro, é porque provavelmente encontrou um bom motivo para ser fiel.

Elineuza.Crescencio 13/02/2022

Tema: Leituras de Fevereiro 2022 (9)
Título: A Vida como ela é
Término da leitura: 13/02/2022
#desafiodos100livrosemumano 9/100
#vailendo2021 29/30 – livro banido

Autor
Teatrólogo, romancista, jornalista, contista, cronista, escritor.
Nasceu em Recife no ano 1912.
Aos sete anos foi para a capital Federal e ainda adolescente iniciou no jornalismo seguindo a profissão do pai.
Destacou-se no jornalismo como cronista e comentarista esportivo.
Foi perseguido e teve muitos problemas com a censura pelas abordagens de temas polêmicos e pelo uso de linguagem expressionista que exacerbava situações extremas.
Faleceu em 1980 no Rio de Janeiro.
Trabalhou em diversos jornais do Rio de Janeiro inclusive como cronista policial.
Sua obra é permeada e influenciada pela crônica policial.

Obra
Coletânea com 100 crônicas que foram publicadas durante o trabalho do autor no Jornal Última Hora.
Retrata em cada uma das crônicas a vida dos subúrbios cariocas afrontado pela emergente classe média de Copacabana, retratando temas polêmicos como adultério, suicídio, ciúme, dilemas morais, , inveja, desejos, sexo.
Pela primeira vez o leitor tem em mão a vida do brasileiro tal qual é.

Citações:
1. Regina compreendia que certas esposas precisam trais para não apodrecer. Página 126
2. Claro! A loucura pode ser um alto negócio! O louco é o sujeito mais livre do mundo.
3. O casamento, dizia ele, é uma questão de amor e não de boia. Página 291
4. ...o que é o amor, bolas! É um problema de confiança. Página 394
5. No fim estava satisfeito de ver o próprio analfabetismo transmitido aos filhos. Página 442

Adjuto 14/09/2021

Imortal hipocrisia
O Brasil é uma imortal hipocrisia. A casa da demagogia, o país civiilizado mais selvagem e criminoso.
Mudamos nada e nunca mudaremos, só quando amadurecermos.
Envelheçamos, envelheçamos!

regifreitas 21/04/2018

Conheci Nelson Rodrigues primeiro através das adaptações de obras suas para a televisão. Minisséries como ENGRAÇADINHA: SEUS AMORES E SEUS PECADOS (1995), mas, principalmente, pela série A VIDA COMO ELA É (1996), que passou, na época, aos domingos, no Fantástico. Muitos dos textos adaptados para o programa dominical encontram-se presentes nesta edição, sendo que o absurdo e o ridículo das situações rondam a maior parte das histórias. E embora retratem uma realidade exagerada, é muito possível fazer aproximações desses relatos com ocorrências na vida real, afinal, a vida ultimamente tem se mostrado tão mirabolante e surpreendente quanto a própria ficção.

Ao todo são cem contos, mas poderiam ser menos, pois, embora curtos em sua maioria, eles vão ficando um pouco repetitivos e previsíveis no decorrer da leitura. Por conta disso, tendo a concordar com algumas opiniões que li a respeito, não aconselhando uma leitura de uma assentada só, pois se tornaria um pouco desestimulante. Fui lendo aos poucos, um, dois, no máximo três por dia, e o aproveitamento da leitura creio que foi melhor dessa forma.

Entretanto, o que me divertia mais era, principalmente, a linguagem coloquial, as gírias surgidas ao longo do texto. Gíria é um tipo de linguagem bem efêmera, fruto do seu tempo, por isso acabei achando muitas delas bem interessantes e curiosas. Daria para fazer uma análise só levando em consideração o uso desse linguajar na obra de Nelson Rodrigues! É batata!

Marcone 01/12/2012

Poucos escritores entenderam tão bem como o ser humano pensa e se comporta. Poucos escreveram estórias tão reais e tão humanas. Poucos enxergaram tão profundamente como as pessoas agem dentro da sociedade. Poucos foram tão corajosos ao expôr a verdade tão nua. Poucos tocaram na questão da moral com tanta contundência. Poucos foram tão honestos ao descrever a hipocrisia.

Poucos escritores poderiam descrever tão bem a realidade. Só um poderia ter escrito a vida como ela é.

Henrique Artuni 27/03/2021

O verbo de Nelson
É difícil encontrar diálogos tão sedutores e tão fortes como os que saem das personagens do Nelson Rodrigues, seja desse A vida como ela é, seja das suas peças. Um primor, atualíssimo e sempre disposto a quebrar as expectativas do real e nos presentear com uma amarga constatação da natureza humana.

leandro_sa 04/06/2011

A vida como ela realmente é...
Crimes passionais, suicidios e muitos adultérios. Esse seria um resumo básico de "A Vida Ela é...". Mas Nelson Rodrigues vai além do superficial e retrata em seus contos situações comuns, porém pouco comentadas pela sociedade mmoralista dos anos 50 (moralismo esse que persiste até hoje apesar de menor.

Taxado de pornográfico, o autor consegue desvendar o psicológico de uma sociedade hipócrita e corrompida vivendo de aparências, mas que não consegue se desvencilhar de sua humanidade.Incrível como Nelson soa atual. Ele foi realmente um homem a frente de seu tempo.

Ytalo Cantanhede 30/10/2021

Contos que exploram tragédias e acontecimentos absurdos
Os contos são muito bem escritos, porém existe uma repetição na narrativa, principalmente no desfecho que parece seguir a mesma fórmula: tragédia absoluta. Acredito que a intenção de impactar foi alcançada, mas em excesso acaba tornando a leitura muito arrastada, principalmente por situar os acontecimentos numa época carregada de preconceitos, com uma visão muito pessimista da sociedade brasileira.