A Vida Como Ela É...

A Vida Como Ela É... Nelson Rodrigues

Resenhas - A vida como ela é...

Daniel 05/05/2018

A vida como ela NÃO é...
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2018/05/a-vida-como-ela-e-de-nelson-rodrigues.html

Rebeca 06/05/2018minha estante
Li a resenha agora e, realmente, a sua experiência com esse livro foi sofrida. Me admira você ter conseguido terminar, hehehe. Como eu disse para a Claire quando ela terminou o terrível "A morte do pai", aqui vai algo parecido pra você: parabéns, guerreiro!!!

P.S.: Coincidência: esses 2 livros foram elogiados pela Tati Feltrin (e um que eu odeio também, "As brumas de Avalon"). Gosto é uma coisa curiosa mesmo...

Daniel 06/05/2018minha estante
Vi a Tati comentando "A Vida como Ela É..." e ela caiu no meu conceito kkk Brincadeira! Mas é inacreditável, levando em conta a bagagem de leituras dela, que tenha gostado desse livro. Puxa! Comprei esse "Brumas de Avalon" por indicação de meio mundo. Tem quase 1000 páginas. Não me desanime rsrsrs

Rebeca 07/05/2018minha estante
Eu gosto muitíssimo do canal da Tati, mas já percebi que nossos gostos literários (e certas opiniões) não combinam muito. Por exemplo, eu achei os vídeos dela sobre os livros da Jane Austen bem fraquinhos. Mas é um canal que eu aprecio pra caramba.

Olha, não é querendo te desanimar - até porque, como eu disse, gosto é uma coisa curiosa -, mas eu detestei esse livro! E eu nem li todo, mas pulando várias páginas (quase uma leitura dinâmica, sabe?). Achei ele extremamente panfletário, o que me incomoda demais (e que acaba distorcendo as personagens também; eu tinha vontade de esganar aquela Morgana). Além disso, como cristã, havia aspectos que eu considerei muito ofensivos à minha fé (e historicamente incorretos também!). Sem contar que a autora é pedófila: a filha afirmou isso. E depois de saber dessa informação, eu tive insights, coisas começaram a fazer sentido e a estória se tornou abjeta pra mim.

Mas é aquela coisa, né? Gosto...

P.S.: Foi mal o textão. Toda vez que me perguntam sobre esse livro, eu acabo me empolgando na esculhambação.

Daniel 07/05/2018minha estante
O que mais gosto no canal da Tati é a própria Tati rs, embora ela já não seja tão engraçada quanto antes; os anos vão enrijecendo a gente; o canal dela tá muito profissional. Sobre as resenhas dela, também não vejo grande interesse, principalmente por ela meio que só contar o que lê na obra e nos textos de apoio, diferente da nossa querida Claire que reflete e transmite considerações pessoais.
A autora era pedófila? Senhor! E pra quem já não gosta de fantasia... Quando tentar a leitura, se não engrenar, devo abandonar. Preciso aprender esse hábito rs Não tem problema com textão! Eu também escrevo um bocado ;)

Rebeca 07/05/2018minha estante
Menino, agora que você falou, é isso mesmo! O canal dela está um tanto enrijecido. Estava reassistindo uns vídeos mais antigos (da playlist "Booktalk") que eu gosto bastante (na verdade são meus vídeos favoritos dela) e é perceptível essa mudança.
Ah, a Claire é maravilhosa!

Rebeca 07/05/2018minha estante
P.S.: Ainda não assisti os vídeos da bookshelf tour. :/ Shame on me!
Eu tenho que sentar e assistir tudo de vez (eu deixo no pen-drive pra ver na TV).

Daniel 07/05/2018minha estante
Ha ha... Vou pensar que você está poupando meus vídeos =)

Fernando Lafaiete 20/12/2017

A Vida Como Ela É...: Seria Nelson Rodrigues o Shakespeare brasileiro?

Nelson Rodrigues foi uma figura polêmica que chocou a sociedade dos anos 80; tanto pelas suas opiniões explicitas quanto pelos seus textos. O autor foi teatrólogo, romancista, cronista, contista e jornalista. Trabalhou durante a juventude no jornal A Manhã, de seu pai, e foi durante um expediente que acabou sendo testemunha do assassinato do próprio irmão, que morreu baleado a sangue frio enquanto trabalhava.

O autor sofreu problemas financeiros logo após o fechamento do jornal da família e com a intenção de melhorar de vida, resolveu começar a escrever peças teatrais. Com a peça Vestido de Noiva, o autor inaugurou o modernismo no teatro brasileiro e se consagrou como o maior dramaturgo do Brasil. Mas se engana quem pensa que ele alcançou este status com facilidade. Nelson Rodrigues foi fortemente criticado na época e muitos críticos afirmavam que seus textos eram imorais, mal escritos e extremamente negativos. O consagrado escritor chegou a ser acusado de machista e foi vaiado durante a apresentação de uma de suas peças. Atualmente o autor é considerado como um dos principais nomes da literatura brasileira e o seu compilado de contos intitulado de A Vida Como Ela É..., textos publicados inicialmente em sua coluna no jornal A Última Hora dos anos 1950 até 1961, é um dos principais livros da nossa literatura. Nelson Rodrigues é o exemplo perfeito de que clássicos não são escritos como clássicos, eles se tornam clássicos. Quem garante que os livros criticados hoje em dia (os chamados erroneamente de sub-literatura) não se tornarão clássicos daqui uns anos? O autor em questão é a prova de que preconceito literário é algo que não tem sentido. Ele sofreu estes preconceitos e muitos chegaram a afirmar que ele nunca chegaria ao nível de escritores como Graciliano Ramos e Machado de Assis. Eles estavam mais do errados acerca desta afirmação.

A Vida Como Ela É..., me surpreendeu logo no primeiro conto. Esta coletânea possui os 100 contos escritos pelo autor durante os 10 anos que ele se dedicou a esta função. Os contos são bem reflexivos e todos, absolutamente todos possuem finais de fato negativos. Nelson Rodrigues foi um excelente retratista; ele retratava a sociedade não como ela gostaria de ser retratada, mas como ela de fato era. Talvez por isso ele tenha sido fortemente criticado.

Os contos relatam situações de adultério, vingança, suicídio, homicídio, pedofilia, loucura e obsessão. Pra vocês terem uma ideia do nível dos textos, em um dos contos a personagem central, rejeitada pelo marido por ser feia, resolve se vingar botando fogo nele enquanto ele dorme. Os contos são pesados e os finais oscilam entre mórbidos, chocantes, reflexivos e alguns são anti-climáticos.

O autor escreve muito bem, mas possui dois problemas: O primeiro; ele tem alguns vícios de linguagem que a partir da segunda metade, começam a incomodar. Os diálogos repetem sempre as mesmas expressões linguísticas que muitas vezes não só incomodam como cansam. O segundo problema é que muitos contos se repetem. As situações são parecidas e os finais são os mesmos. Estes problemas fizeram com que eu considerasse algumas histórias completamente desnecessárias.

Muitos estudiosos da obra do autor em questão, consideram sua escrita exagerada (narrativa hipérbole) e muitos afirmam que ele é o Shakespeare brasileiro por apresentar histórias com finais trágicos. Nelson fez inúmeras declarações polêmicas como as que se seguem abaixo:

"Toda mulher gosta de apanhar. Não digo todas, apenas as normais. As neuróticas reagem!"

"Sou cristão e gosto de ir à igreja. Mas só vou à uma igreja quando ela está vazia. Na minha opinião, quem estraga a missa são os cristãos e o padre."

Sendo polêmico ou não, Nelson Rodrigues é de um talento admirável. Ele é o tipo de escritor que todo mundo deveria ler. Não sei se ele era realmente machista e misógino. A questão é que em seus contos, as mulheres são as personagens centrais. São elas que trazem o peso que a história precisa. Na minha opinião, Nelson Rodrigues é como Monteiro Lobato, um autor criticado e amado na mesma proporção. Um mestre da nossa literatura que merece ainda mais reconhecimento do que o que lhe foi concedido!
Ma 20/12/2017minha estante
Eu amo esse livro

Fernando Lafaiete 20/12/2017minha estante
Também gostei bastante... Me surpreendeu. :)

Phelipe Guilherme Maciel 21/12/2017minha estante
Nelson Rodrigues está para o teatro Brasileiro como Shakespeare está para o teatro Inglês.
Mas a comparação entre os 2 não pode ser feita, seria covardia. haha
Mas adoro seus textos.

Fernando Lafaiete 21/12/2017minha estante
Pois é... Eu também acho covardia tal comparação (rsrs). Mas muitos afirmam que esta comparação é válida. Discutível... Mas Nelson Rodrigues me surpreendeu, apesar de tanto negativismo.

Nana 10/01/2009

Mestre de todas as situações absurdas e possíveis, Nelson colocou todo seu talento neste livro aqui.
Linter 19/01/2009minha estante
A loucura do cotidiano em cada conto.

Fabrícia 06/03/2009minha estante
Algumas histórias chocam, mas a maioria parece tão absurda e real ao mesmo tempo.

Daniel 04/06/2012minha estante
O cotidiano louco em cada história.

Marcone 19/11/2012minha estante
Situações demasiadamente humanas, como só a realidade ou um grande escritor poderiam produzir...

lamarchatropical 31/12/2022

Leitura que resume o meu ano
Ter terminado esse livro foi a minha maior vitória de 2022, o que demonstra o quão b0$t4 esse ano foi!

Uma leitura tão lamentável, tão medíocre, e por vezes tão irritante que me fez entender o sentido de querer "desler" algo.

Espero não ter o desprazer de ter que ler esse cara de novo e não recomendaria o livro ao meu pior inimigo.

Espero ter sido clara.
Wilson 17/01/2023minha estante
Você que é analfabeta funcional. Nelson é um dos maiores escritores nacionais. É muito gigantesco para sua burrice aguda.

lamarchatropical 21/01/2023minha estante
Obrigada pela opinião que não solicitei.

Elaine P. 28/03/2016

Histórias direto das manchetes de jornal
Coletânea de 100 histórias publicadas na coluna "A vida como ela é...", de Nelson Rodrigues. São histórias que retratam a vida suburbana do Rio de Janeiro na década de 1950, com tramas tiradas diretamente das manchetes da seção policial dos jornais. Violência e sexo se relacionam, numa visão moralista sobre a sexualidade de homens e, principalmente, mulheres. No link abaixo, uma vídeo-resenha sobre o livro.

site: https://www.youtube.com/watch?v=0YRUbOu8e3Y
Alves 10/04/2016minha estante
olá, instalei este app hoje mesmo e não consigo descobrir a opção para ler um livro, pode me explicar por favor? muito obrigada!

Elaine P. 11/04/2016minha estante
Desculpe, não tenho como te ajudar porque não utilizo o app! Abs!

Alessandra Ramos 07/07/2022

Lindo e brutal. Cada conto é um soco na cara narrativo.

Nunca imaginaria que existem tantas maneiras de se cometer adultério. Não sei se tenho muito a falar de Rodrigues que já não foi falado. Ele é cáustico, incisivo, provocador e ao mesmo tempo doce e poético. Uma mistura que torna o texto dele muito elegante e sedutor. Foi meu primeiro contato com escritos dele e adorei. Sem dúvida me despertou curiosidade pelo restante de sua obra.

O livro me levou para o cinema. Quando li o conto que deu origem ao filme "A dama do lotação" fiquei curiosíssima para saber como ele foi adaptado e assisti o filme, que é realmente interessante.
Bruno Oliveira 08/07/2022minha estante
Rodrigues é tão atual que dá até medo! Por que não evoluímos? Paramos no tempo?? Leitura mais do que necessária, primordial. Ótima resenha! :)

Alessandra Ramos 08/07/2022minha estante
Com certeza! Nossa moral avança tão devagar, que as vezes até desanima. Obrigada! ?

Gabybadgirl 16/06/2021

Ultimamente adquirir o gosto de ler crônicas, gênero no qual não tinha familiaridade,esse ano já li se não me engano 4 livros do Bukovisk e 3 do Nelson Rodrigues (contando com esse)
Me deliciei com as situações e conflitos familiares que li nesse livro,o autor aborda temas como infidelidade e morte de uma maneira leve e divertida, situações que aconteceriam na época em que o livro foi escrito,a maneira vulgar dos personagens tanto femininos como masculinos me causaram boas risadas, é um livro que deveria ser lido um capítulo por dia para aproveitar o máximo da leitura, porém a minha ansiedade não permitiu tal desfrute!
Nanda 16/06/2021minha estante
Nossa me deu vontade. ?

Danielle 30/10/2009

Pelo amor de deus, que capa horrorosa! Quem teve coragem de criar essa coisa horrenda?? A capa da Companhia das Letras era lindíssima!

Quanto aos contos, o que comentar? Simplesmente geniais!
Paula 28/08/2010minha estante
Ué? Qual o problema da capa? Achei bonita...

HARRY BOSCH 03/09/2010

É BATATA
Meninas que morrem subitamente, com um golpe de ar,mulheres que tratam seus maridos de meu filho como hein Ih, meu filho, sua batata tá assando. Gente que responde taxativamente É batata! pra tudo. E ela morreu assim, subitamente, com um golpe de ar? Batata, meu filho!. E tem mais, tem mais:sujeitos com leves tendências pedófilas que chamam as gostosas de pequena; gente que fala Tu és de morte; motoristas de ônibus que atropelam os outros sem dó; garçonières em Copacabana, de amigos alcoviteiros,cartinhas anônimas pro corno lerdo, enfim, todo um universo que se repete e se rearranja de todas as maneiras possíveis,mostrando aquilo que a sociedade esconde,aquelas ideias que por uma fração de segundos ja passou pela nossa imaginação. Isso, meus queridos, é Nelson Rodrigues em A vida como ela é
O primeiro contato que tive foi com a versão televisiva que passava no Fantástico e era narrada pelo Zé Wilker, achava Fantastico...
Depois aos poucos foi adquirindo as obras do autor, A VIDA COMO ELA É,é a minha preferida,Pena que nesta edição so deu para incluir 100 contos,gostaria de ler todos.
Ana Carolina. 13/01/2013minha estante
HAHAHAHA!

Jennifer 05/02/2020

Histórias de passatempo...
O título representa bem o conteúdo do livro. A vida como ela realmente é. Um pouco repetitivo, mas tudo bem, a vida é repetitiva também.
Gostei dos contos e da naturalidade que o autor retratou as singularidades dos relacionamentos que, são tão naturais e ao mesmo tempo pouco retratada.
Um livro curioso que te faz querer continuar. A audácia do autor de expor os relacionamentos fora da normalidade, principalmente naquela época, me impressionou. Talvez eu precise conhecê-lo mais.
Uma leitura curiosa e um bom passatempo. Pela repetitividade é um livro que vc pode ir lendo aos poucos, sem ansiedade haha.
Diogo 08/11/2021minha estante
Tem um detalhe também... esses contos saiam direto no jornal. Tem algumas histórias que a gente nota sofreram da "síndrome da entrega", em compensação outras são simplesmente incríveis. A do orfanato é uma delas.

Paula 18/05/2013

Apesar de Nelson Rogrigues ser um homem de seu tempo, é machista demais para mim.
Wellington 17/09/2016minha estante
Isso é algo que me deixou em dúvida na leitura, se era o autor machista ou apenas retratou uma época.

Lacerda 17/06/2010

O livro é cheio de adultério, morbidez, infelicidade, mas também nos remete ao pensamento de por que trair? Nelson Rodrigues apresenta inúmeros motivos para fazê-lo, para dar cabo em alguém e, se por um acaso você acabar de ler este e não ceder a nenhuma de suas tentações, encontrou o único motivo para manter a vida reta porém, não se pode garantir que será boa.
HARRY BOSCH 01/09/2010minha estante
é isso ai...

Sandrinha 24/12/2020

Gostei muito!!!! É o primeiro livro que leio de Nelson Rodrigues. São cem estórias curtas. Muitas engraçadas,outras trágicas.Cheias de romances: amores proibidos, situações inusitadas como fixação pela morte, adultérios,amores incondicionais, fanatismo. Muitas expressões engraçadas são usadas: batata, você é um número, papagaio
Diogo 08/11/2021minha estante
"Soseeeega leoa! Calma... calma no Brasil!" O Nelson tem obras ainda mais legais... cai dentro que você vai curtir ?

Daniel 03/11/2016

A Vida Como Ela é ou a Escrita Sem Zelo
Fato é que Nelson Rodrigues tem uma grande relevância para o teatro nacional do século XX, mas sua produção de contos deixa a desejar. Em A VIDA COMO ELA É vemos uma prosa fraca, sem aprofundamento, repetitiva em suas temáticas e sem aquele clímax característico das peças e dos romances de Nelson Rodrigues. Temos aqui uma leitura cansativa e extremamente repetitiva e que desperta pouco interesse no leitor. Dizer que seus contos são maravilhosos é querer elevar a imagem do autor a um patamar em que ele não está.
Denis 05/08/2019minha estante
Tenho interesse no livro! Está para troca ou venda??

Gláucia 09/08/2011

A Vida como Ela É - Nelson Rodrigues
As histórias são boas e não tão chocantes quanto eu imaginava. Algumas chegam a ser divertidas, porém em outras há um certo exagero. Mas são muitas para se ler de uma vez, após certo tempo passam a ser repetitivas e até previsíveis. Melhor ler aos poucos, intercalando com outras leituras.
regifreitas 18/04/2018minha estante
concordo quando você diz que algumas são bem previsíveis. principalmente quando vai se aproximando do final.