As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano

Resenhas - As Veias Abertas da América Latina

25/01/2024

É um bom livro. Acho que eu cheguei pra ler com uma expectativa muito alta e com a ideia de que o livro seria diferente do que é. Ele tem o propósito de dar um resumo sobre a condição da América Latina no contexto global e, para isso, passa pela história desses países, que são explorados pela Europa desde a época das navegações.
Senti muita falta das fontes: o texto cita diversos dados e não coloca a fonte de nenhum deles. Também senti que em alguns momentos a linguagem parece sensacionalista (foi uma impressão que eu tive) e eu estava esperando por um texto mais rigoroso com a forma, o tipo de escrita, etc. Outro ponto é que na parte em que é dado o contexto histórico dos países, os acontecimentos são narrados de forma tão breve que muitas vezes acaba não explicando o suficiente. Acho que se a explicação fosse menos superficial, ia enriquecer bastante o conteúdo. Para um livro breve que tem como intuito alertar a todos da condição da América Latina, faz sentido não ser muito aprofundado. Acho que a minha impressão do texto foi bem interferida pelo contraste da minha expectativa com a leitura em si. No geral, é um bom livro. Necessário.

Douglas Ferrari 24/01/2024

O livro de Eduardo Galeano nos convida a refletir através de sua argumentação e dados apresentados sobre como a América Latina vem sendo usurpada ao longo dos séculos pelo império global, em que nunca houve uma libertação de fato da expropriação de suas riquezas e de seu caráter subserviente às elites globais.

Soraia 21/01/2024

Leitura indispensável para qualquer latin@-american@.
Uma leitura densa, cheia de fatos históricos e também, em alguns momentos, cansativa. Um verdadeira viagem histórica pelo nosso continente e povo. Deveria fazer parte das leituras obrigatórias escolares, penso que assim, muita coisa que vemos e lemos hoje, quem sabe, não estaria em circulação. Vale muito a pena a leitura.

Sara277 19/01/2024

E como tirar a venda dos olhos.
Um livro ótimo para compreender a história dos países da América Latina e o por que de sua extrema pobreza. Conta com ótimas argumentações se explicavas muito vastas.Bom para compreender a história dos países des do começo dos tempos.Ótimo para aprender sobre como os países colonialistas e imperialistas agiam e agem pelas nossas costas( tem muitas coisas de q não fazia ideia).Ótimo para perceber a realidade.

Pedro.Baptista 18/01/2024

Udjd
Ifjfjjjfjjfhhfjf bdhd HD dos shshgss s sgs shs sgwgsyyydgtt hdudhuhd hdhdud6wi2jvd duduudhdud7e ududhd6dhdud

Davi.Paiva 16/01/2024

Expande horizontes
Link Amazon: https://amzn.to/3U46cKc

Mais um livro que li graças a Feira de Troca da Biblioteca Mario de Andrade!

Já faz um tempo que tenho procurado livros que me ajudem na minha busca por conhecimento político e consciência de classe. E esta obra veio a calhar.

Para quem não conhece, "As Veias Abertas da América Latina" é uma obra de 1976 do jornalista uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015) onde ele retrata porque a América Latina é o que é já naquele tempo e, infelizmente, nos dias de hoje: uma "sub-América", visto que os países mais ricos só vem os EUA como referência de América enquanto tudo do México para baixo é tratado como uma "América menor".

Em "As Veias", Galeano explora desde o começo da colonização e os massacres das civilizações latino-americanas passando para os plantios que arrasaram solos sem deixar de dar atenção para as extrações de minérios para montar o seu quebra-cabeças desse retrato que temos da América Latina. Infelizmente o autor não parou em tais pontos e passou pelas "independências", que me obrigam a usar aspas porque embora alguns países tenham deixado de serem colônias, passaram a ser escravos dos desejos de países mais ricos e/ou bancos mundiais em deixá-los responsáveis apenas pela produção de commodities enquanto os antigos colonizadores ou potências em ascensão (sim. Falo dos EUA) ficam com os cérebros, tecnologia e capital.

Não foi uma leitura fácil tanto por eu ter uma edição de 1992 (papel amarelado por tempo com fonte e espaçamento parecendo que o livro foi datilografado) quanto por ser um assunto complexo e que exigiu de mim uma paciência em ver a situação de todos os países da América Latina. Aprendi sobre o Brasil? Sim. Mas para isso, precisei ver que todo o processo que levou o nosso país a ser subdesenvolvido/emergente foi comum em todos os outros países vizinhos.

Ainda assim, considero que esta é uma obra fascinante e que me ajudou a expandir horizontes.

Recomendo!

Huandel 14/01/2024

Escrita muito boa sobre o passado imperialista sofrido pela América Latina desde o início do colonialismo europeu até os dias atuais sob a influência do Primeiro Mundo. Indicado para quem quer conhecer um pouco sobre a história do Brasil e de seu vizinhos latino-americanos como Estados satélites.

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Un pueblo sin piernas, pero que camina! Somos Latinos.
Enquanto eu for latino esse livro será relido, revisitado e revivido.

Literatura básica e fundamental, pedágio obrigatório em todas as jornadas de brasileiros lobotomizados para achar que não são latinos.

Pedágio que não te tira, mas te cobra uma troca de alto preço.

Todo aquele que se opõe a ser usado como engrenagem em favor da parasitagem burguesa e colonial achará um consolo feroz.

Galeano mistura história, economia, política, prosa, poesia, unidos e trançadas por um sentimento de fraternidade humana e revolta perante o estupro cultural e econômico da invasão europeia e da neocolonização estadunidense.

Livro banido do Brasil, Chile, Argentina e Uruguai durante suas recentíssimas ditaduras. O livro não é e não pode ser usado como um tratado historiográfico, e nem algo fixado no tempo. Mas o seu poder revolucionário, o seu espírito inflamatório, que reconta histórias de um povo que não se rende, que não aceita sua submissão, que respira luta, que dá orgulho de se fazer parte!

Ele não trás toda a rota para a descolonização, mas faz o principal: apontar a direção e nos preencher de combustível de revolta, e mais importante esperança sonho! Cada dia e ano mais necessário.

Volto a reiterar, a filosofia desse livro não é final! Mas qual realmente é que não seja pura idiotice?

Há imaturidade, ingenuidade, e muita idealização, e contra esses efeitos colaterais só um remédio: acompanhar a literatura de Galeano até o seu último livro. Guardem essas palavras.

Josi 08/01/2024

Esse é um estudo sociológico bastante completo, que analisa e expõe as bases e alicerces que explicam o subdesenvolvimento da América Latina desde suas origens.

O autor realiza um minucioso e abrangente levantamento histórico, que vai desde o "descobrimento" do continente, passando pela escravidão, o extermínio de povos indígenas e a exploração exacerbada das terras férteis, até as movimentações políticas da década de 1970, época de seu lançamento.

Carregado de críticas ao imperialismo, o livro traz uma perspectiva bastante dura sobre o jogo de poder e as manipulações políticas usados pelas nações ditas de primeiro mundo para manter o controle sobre a região. Nesse sentido, são mencionados, por exemplo, a origem das dívidas externas e o apoio e incentivo desses países aos sucessivos golpes de estado, tão comuns nessa parte do globo no século XX.

As intrigas e conspirações relatadas no livro são realmente dignas de ficção, chega a ser chocante imaginar que estamos falando de situações reais, mas ajudam a entender as raízes das desigualdades sociais e a conveniência para os países ricos que elas sejam perpetuadas.

O autor não esconde sua posição política e suas opiniões pessoais, e isso se reflete no teor do texto, que pode parecer um tanto tendencioso em alguns momentos, mas ao final de cada capítulo são apresentadas as diversas fontes e documentos consultados e que corroboram os fatos relatados no livro. Assim, por mais que se discorde da forma ou do direcionamento ideológico do texto, há que se reconhecer a fundamentação de todo o trabalho de pesquisa do autor.

Lançado originalmente em 1971, alguns tópicos abordados permanecem bastante atuais. Nesta edição, ao final do livro, ainda temos um complemento em que o autor revisita e atualiza os acontecimentos que se passaram na região decorridos sete anos desde o lançamento da obra.

Recomendo a leitura para quem gosta de livros de não-ficção e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a história da região.

Pat 06/01/2024

Veias abertas
É um livro importante e necessário. Mas muito difícil de terminar. Só consegui porque não gosto de abandonar a leitura na metade. Chega um ponto em que fica muito repetitivo. Claro que isso tem muito a ver com a história do nosso continente, mas penso que poderia ter sido diferente em vários pontos. De qualquer forma, vale a leitura.

Livia.marrache 05/01/2024

Achei bem legal a leitura, principalmente quando a narrativa se entrelaça com a do Darcy Ribeiro. Top 10 livros pra ser pica em discussões (não vou discutir nd). Recomendo se vc curtir história

Ana 31/12/2023

O livro de 1971 aborda o processo de colonização, exploração e opressão qual os países latinos americanos foram subjugados, desde a invasão dos europeus e que se mantém na atualidade pelo imperialismo norte americano.
Rodrigo 31/12/2023minha estante
O próprio Eduardo já meio que se arrepende deste livro. Depois pesquise pela entrevista. Não estou comentando pra cortar seu barato, mas por presumir que você busca a verdade e não conforto cognitivo.

Mey Linhares 25/03/2024minha estante
Na verdade, o que Galeano disse foi "Eu não seria capaz de ler o livro de novo. Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é pesadíssima. Meu físico [atual] não aguentaria. Eu cairia desmaiado? Também disse: "Não estou arrependido de tê-lo escrito, mas foi uma etapa que, para mim, está superada.? Ou seja, o contrário do comentário do amigo aqui. Isso porque ele era um jovem de 18 anos que não tinha o preparo para escrever a respeito do tema. E como curiosidade, ele elogiou o Pepe Mujica, presidente do Uruguai na época, dizendo que "todos o querem".

Carol.Ramos 27/12/2023

Á todos os latino americanos
Esse livro é necessário para todos que nasceram na América Latina. Com uma leitura fácil, que mistura relatos reais dos cidadãos do nosso continente com dados e estudo científico, As veias abertas da América Latina nos oferece um resumo sobre como chegamos na miséria do nosso continente graças a exploração que sofremos desde a época da colonização até os dias de hoje. Além disso, o livro ainda oferece a nós brasileiros um aprendizado sobre nossos vizinhos, suas histórias, dores, conquistas e o quanto somos parecidos.
Acho que não tenho nem palavras para descrever o quanto amei esta obra, recomendo a toda e qualquer pessoa latino americana para que possamos entender quem são os causadores das nossas mazelas, quem lucra com elas e quem as mantém, para que possamos perder aquela velha síndrome de vira lata que nos faz adorar nações que nos matem como escravos de seus próprios interesses.

Eliette 23/12/2023

As veias abertas da América Latina
Conteúdo denso, porém importante para entender o "fracasso" da América Latina.
Acabou com meu desempenho/ritmo de leitura...
Encontrou muito trabalho por aqui!

Faluz 18/12/2023

As veias abertas da América Latina - Eduardo Galeano
Livro de 1978, época da ditadura. Escrito por um jornalista, escrita ágil e elétrica, li na juventude e me encantei com suas palavras. Hoje na maturidade o livro ainda me eletriza como tentamos fazer tanto e as coisas demoram a se mover.
Esperança é o nome da nossa luta.