As veias abertas da América Latina

As veias abertas da América Latina Eduardo Galeano




Resenhas - As Veias Abertas da América Latina


411 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Faluz 18/12/2023

As veias abertas da América Latina - Eduardo Galeano
Livro de 1978, época da ditadura. Escrito por um jornalista, escrita ágil e elétrica, li na juventude e me encantei com suas palavras. Hoje na maturidade o livro ainda me eletriza como tentamos fazer tanto e as coisas demoram a se mover.
Esperança é o nome da nossa luta.
comentários(0)comente



rafa! 14/12/2023

Galeano soube abordar muito bem o colonialismo e o imperialismo na América Latina e, até os dias de hoje, infelizmente, é um livro muito recente. Foi uma boa leitura, apesar de um pouco maçante por vezes. Abriu minha mente para uma nova óptica em certos assuntos e também trouxe conhecimentos que não me eram óbvios. Recomendo demais.
comentários(0)comente



NETO 07/12/2023

História do capitalismo começa nas colônias sul-americanas
Só posso comentar uma coisa: LEIA ESSE LIVRO! ELe deveria fazer parte do curriculum das escolas de toda a América Latina.
comentários(0)comente



ffmendes 05/12/2023

Um bilhete para o futuro
Nossa história é triste. Banhada de sangue, salteada no roubo e temperada com requintes de crueldade. Porém conhecer essa história tão triste é mais que necessário.

O livro são sucessivos "tapas" que Eduardo Galeano nos dá na tentativa de finalmente nos acordar. Quem sabe assim a gente finalmente entenda e valorize essa terra tão maltratada, porém rica e mui cobiçada.

"Conhecer o que somos para saber o que podemos ser. (...) Averiguar de onde viemos para melhor desvendar para onde vamos."
comentários(0)comente



Manuela120 11/11/2023

"Nunca seremos felizes", profetizara Simón Bolívar
"Os despojados, os humilhados, os amaldiçoados, eles sim têm em suas mãos a tarefa. A causa nacional latino-americana é, antes de tudo, uma causa social: para que a América Latina possa nascer de novo, será preciso derrubar seus donos, país por país. Abrem-se tempos de rebelião e de mudança. Há quem acredite que o destino descansa nos joelhos dos deuses, mas a verdade é que trabalha, como um desafio candente, sobre as consciências dos homens."
Eduardo Galeano em As Veias Abertas da América Latina
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alana_Gomes 20/10/2023

Fundamental pra entender a história da América Latina
Se você se pergunta as vezes o motivo pelos quais os países da América Latina são o que são, o porquê de tanta pobreza e desigualdade, a razão por trás de toda a instabilidade política, as suas respostas estão nesse livro.
É impressionante o tanto de informação que o autor consegue transmitir por meio de uma linguagem acessível e fluída. Galeano inicia seu relato no período dos "descobrimentos" das Américas e percorre toda nossa história até o momento em que escreveu seu livro, fins de 1970.
Se você quer conhecer mais acerca da história da América Latina essa é uma ótima pedida.
comentários(0)comente



Pedro3177 20/10/2023

Hoje no mundo, não faltam resenhas e análises sobre "As Veias Abertas da América Latina", pois é um clássico e ao ler está bomba escrita por Eduardo Galeano, exilado em Montevidéu em 1970, se entende o porquê do tamanho prestígio do livro. Galeano constrói uma linha temporal esclarecedora e assombrosa sobre o nosso continente, narrando de maneira tão científica que chega a parecer um sociólogo, um economista ou um historiador por formação, contando uma história prolixa de espoliação contínua, mudando apenas os senhores que roubam desta terra com o passar dos anos. As Veias Abertas da América Latina deveria ser uma leitura obrigatória nas escolas!
comentários(0)comente



Mau 20/10/2023

Um verdadeiro clássico para entendermos como o colonialismo explorou as nossas riquezas e como o imperialismo tem afetado o processo de formação econômico e político dos países latino-americanos. ?Aqueles que ganharam só puderam ganhar porque perdemos [?] Nossa derrota sempre esteve implícita na vitória dos outros. Nossa riqueza sempre gerou nossa pobreza por nutrir a prosperidade alheia: os impérios e seus agentes nativos?.
comentários(0)comente



Lana 17/10/2023

Uma obra extremamente forte, potente naquilo que se propõe. Li esse livro por um período relativamente extenso, quase um mês, o que é curioso, pois tive a sensações de que estava vivendo minha vida literária em função dessa leitura.

O livro me fisgou, me obrigou a ler com calma, a sentir tudo o que era escrito, a ponderar. O autor nos apresenta o subdesenvolvimento da América Latina como uma consequência do desenvolvimento alheio, pontuando todas as explorações sofridas nos países da América Latina, primeiramente pela colonização ibérica, relatando toda carnificina causada pelos exploradores, posteriormente pelo EUA, mostrando que mesmo depois de independentes, os países latino-americanos ainda eram explorados e possuiam uma postura subserviente às potências imperialistas.

Gostei muito de como o autor nos mostra que a América Latina tendo nascido rica em recursos foi multilada por isso. Inclusive, faz um paralelo entre a América do Norte e a América do Sul, e as diferenças da exploração, colonização e libertação de cada uma delas. O que dá origem as diferenças atuais entre ambas.

Lemos durante o livro sobre as ditaduras, e como a potência norte-americana é fundamental para a formação de cada uma delas, sobre como funciona a economia internacional quando se trata dos países da América Latina, entre diversos outros temas. Inclusive, sobre os mártires, as revoluções, os libertadores, que, como bem pontua o autor, lutaram para nos libertar, mas ainda seguimos presos. Essa chama que luta pela América Latina não pode morrer, deve seguir viva, pois é necessária, é essencial.

O livro é bastante completo, e tem um teor quase sentimental em alguns aspectos, uma ótima leitura para quem está começando estudar América Latina.
Saio desse livro com vontade de ler novos autores e de explorar as questões latino-americanas ao máximo.
comentários(0)comente



lelê 17/10/2023

Foram incontáveis às vezes que me encontrei chorando diante das palavras descritas nesse livro. Os absurdos que a América Latina passou dentre todos esses anos sempre me foi nítido, no entanto, me deparar com os fatos descritos foi, no mínimo, anestesiante.
comentários(0)comente



carolmc_ 15/10/2023

A origem dos males da America Latina
Um clássico que conta a história da América Latina desde a invasão até a época em que foi escrito (há mais de 50 anos) e todas as consequências de um processo de colonização devastador.
comentários(0)comente



frsco 10/10/2023

Amei
Gostei bastante desse livro, n sei pq não usam ele como bibliografia ou pelo menos referenciem, achei ele bem completinho, gostei bastante!
comentários(0)comente



411 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR