2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Brubs 05/04/2024

Não funcionou pra mim
Vi muitas avaliações positivas, mas pra mim não funcionou. Achei muito prolixo e monótono, muitas descrições difíceis de visualizar (imaginar) e sempre que parecia que algo ia acontecer voltava ao mesmo ritmo. Enfim, muita gente ama, mas pra mim foi uma leitura muito difícil de se apegar e terminar.

-natalia 29/03/2024

Gostei bastante da leitura, apesar de ainda preferir O Fim da Infância. Foi bem interessante acompanhar o desenrolar de cada parte da história e ir relacionando elas aos poucos. Em alguns momentos, achei que o livro estava descritivo demais... Mas, no geral, foi muito bom!

Achei o fim da história bem interessante, não imaginei que terminaria assim. Por ser muito parecido com a Parte Dois do livro, não gostei tanto do conto A Sentinela, mas adorei Encontro no Alvorecer, que trouxe uma nova perspectiva! Recomendo muito a leitura.

Igor 28/03/2024

"Ele havia feito, sem o menor incidente e em pouco mais de um dia, a incrível jornada com a qual o homem sonhara por dois mil anos. Depois de um voo normal e rotineiro, havia pousado na Lua."

Japam Martins 24/03/2024

Eu não queria desgostar
De início o livro é bem interessante e tem uma escrita agradável, porém com o tempo a história vai ficando cada vez mais monótona, e quando chega perto do fim, e parece que vai começar a ficar emocionante, tudo fica extremamente confuso de uma forma inimaginável.
Até a metade do livro eu estava muito ansioso pra terminar de ler pra poder ver o filme, mas depois dessa leitura desgastante e uma quase ressaca literaria eu desisto totalmente do filme.
maltchik/ 29/03/2024minha estante
O filme é tão ruim quanto

NicolasAguiar 22/03/2024

Estranho
O livro tem grandes momentos como a parte dos macacos, chegando no monólito da lua ou o hal 9000.
Mas ainda sinto que o livro peca demais pelo excesso de detalhes, poderia ter ido mais longe com a mesma quantidade de paginas, se não ficasse detalhando a todo instante o ambiente, onde ta o sol ou a lua, etc.
Quando o final parece que vai ter algo muito grandioso, acaba seco e abruptamente.
Senti que poderia ser melhor, até por que depois de ?O fim da infância? do mesmo autor, ser tão excelente, não teria como ter baixas expectativas.

Gabzimmer 18/03/2024

Obra prima
Umas das melhores leituras de ficção científica pra quem quer começar a ler esse estilo.
Depois de você ler, o filme de 1968 fica muito mais fácil de entender!!!
Thais645 18/03/2024minha estante
Esse livro é maravilhoso??

Vitor Borba 14/03/2024

Decepção
O livro é decepcionante. Páginas e mais páginas sem qualquer acontecimento significativo, apenas descrição da posição dos astros e reflexões sobre a humanidade nunca ter chego lá. E isso novamente. E novamente. E novamente.
A melhor parte do livro é o início, com os homens-macacos, que é muito interessante. Infelizmente dura pouco e história continua com um enredo que até da sinais de que ficará interessante, porém nunca se torna.
NicolasAguiar 14/03/2024minha estante
Concordo caro colega

maltchik/ 14/03/2024minha estante
Tb fiquei puto com esse livro kkk depois fui assistir o filme e é tão ruim quanto

Rafael_Santiago 12/03/2024

A extensão do roteiro do filme
2001 nasceu originalmente como um roteiro para o cinema, no caso o livro foi escrito como algo secundário ao projeto, uma forma do autor ser mais detalhista em uns aspectos que um roteiro não permite e deixar de ser tão minucioso com outras que atrapalhariam a fluência de um romance.

A parte inicial flui muito bem, a segunda idem, mas a parte final, achei um pouco arrastada além da conta, isso talvez por ser algo mais visual e que talvez como ápice tenha funcionado melhor para o cinema, mas no geral é uma boa história de sci-fi e tem uma pegada mais de fundação ou de origem, então nela você não encontrará muitos maneirismos comuns em algumas histórias do gênero.

Mesmo assim toca em questões interessantes e bem atuais (2024) sobre até onde devemos dar autonomia para nossas traquitanas e como não nos tornarmos reféns de nossa própria inventividade e dos subprodutos dela. Porém sem todo o catastrofismo que às vezes se pinta.

Trajano 09/03/2024

Um livro filme
Literalmente, pois é um livro muito visual. É possível imaginar cada detalhe do que é descrito, assimilar muita coisa já conhecida e pensar como os conhecimentos sobre determinadas coisas na época que foi escrito mudaram hoje com o avanço da tecnologia. Infelizmente em 2024 não chegamos na tecnologia avançada de viajar para tão distante no cosmo, (muito menos em 2001) porém o livro de certa forma instiga bastante em vários momentos, discutindo assuntos atuais que pertubam a mente de muita gente, como a possibilidade de vida inteligente e o avanço e o descontrole de inteligências artificiais. Os dois contos que há no final, são ainda melhores que o livro em si na minha opinião.

Yan Guilherme 09/03/2024

O livro tinha tudo pra ser um preferido da vida até seus 40-50%
Eu nunca vi o filme, nunca havia tido qualquer contato com a história, por isso talvez me surpreendi tanto com o desfecho que levou. Ele é literalmente uma Odisseia, uma viagem no sentido fiel à palavra. Gostei, gostei bastante, mas acabei perdendo aquele apego inicial a ciência palpável das primeiras páginas. O fim me desceu agridoce.. mas é uma leitura que recomendo, especial para quem gosta de ficção científica.

may.web 07/03/2024

2001 é sem sombra de dúvidas uma obra de arte da ficção científica. Fascinante do começo ao fim. Serei sempre apaixonada por essa história, pelos detalhes e intenções.

_Du_ 04/03/2024

Eu adorei essa aventura... Grandes temas da ficção científica em um único lugar, um final que te deixa alçar voo com a imaginação. Eu achei incrível.

Taylor36 26/02/2024

Atual até para os dias de hoje.
2001, escrito por Arthur C. Clarke se tornou sem dúvidas um dos meus livros de ficção científica preferido.
Leve, de leitura de fácil compressão e de uma imaginação absurda de tão maravilhosa, com toda certeza moldou inúmeros padrões para a ficção científica moderna.

Irving Bruno 21/02/2024

Final de explodir sua mente com todas as possibilidades...
2001 é um livro que você primeiro tem que tentar entender para depois concluir se gostou ou não. Apesar de ter uma trama maravilhosa e instigantes, algumas partes são monótonas devido ao fato de Arthur C. Clarke gostar de fazer explicações e descrições minuciosas sobre a parte científica das cenas, contextos e objetos.

O livro começa muito bom quando descreve a vida de homens macacos primitivos, liderados pelo personagem "aquele-que-vigia-a-lua", desde o cotidiano de sobrevivência na savana até a sua evolução e revolução cognitiva, descrita de forma empolgante após encontrarem um monólito alien misterioso.

O livro então salta para o período da guerra fria e corrida espacial e conta de forma INSTIGANTE, do ponto de vista do astronauta Heywood Floyd, uma missão lunar para investigar uma descoberta sigilosa e assustadora: um objeto misterioso ( um monólito) que é uma prova de vida inteligente alien e que aparentemente foi enterrada a 3 milhões de anos atrás ( coincidentemente no mesmo período que surgiram os humanos ).

O livro salta então 18 meses e foca numa missão espacial, na espaçonave Discovery, tripuladas pelos austraonautas Dave Bownan, Frank Poole, mais 3 austraonautas em hibernação e a inteligência artificial HAL 900, com destino a Japeto ( Lua de Saturno), com passagem por Júpiter. Inicialmente o objetivo da missão é um segredo, que descobrimos ao longo da narrativa após acontecimentos estranhos e cenas de tirar o fôlego.

Nessa terceira parte, temos cenas tensas, diálogos incríveis e uma trama que faz você querer ler para saber o que de fato está acontecendo, qual é o objetivo da missão é como vai acontecer em seguinte. Mas tbm nessa parte está presente aquela monotonia descrita no início da resenha, o que faz, para mim, o livro perder algumas estrelas. Apesar de amar o Arthur C. Clarke, eu desejaria que as explicações científicas dele fossem mais simples e empolgantes como o do Asimov ( mas está é minha simples e possivelmente mutável opinião).

Sobre o final, que explodiu minha mente de forma, requer muita atenção, imaginação e queima um pouco seus neurônios, pois foge tudo do que você já viu e imaginou e vai além ( como só o Arthur C. Clarke faz). De primeira, não o explodiu minha mente como "O fim da infância" e ficou um pouco aberto, mas após reflexão, achei o final perfeito, quando o autor introduz a "ultrapassagem do apego a matéria" como proximo passo evolutivo e recomeço da nossa história da humanidade e sua relação com o universo, abrindo fascinantes possibilidades de forma de vida, inteligências e visão do espaço.

Eu esperei mais do livro por causa da fama, e digo que não é um livro para todos. Mas para os fãs de SCI-FI, é leitura Obrigatória ??

Gess 19/02/2024

Dinâmica de roteiro incrível
Me apaixonei mais pela narrativa do que pela história em sí 😂

Ainda não assisti o filme, mas só de saber a história por trás do livro, contada logo no começo, me apaixonei. Kubrik sabia o que queria fazer, mas não tinha roteiro, não tinha enredo, não tinha história... Clarke teve que dar seus pulos pra atender o diretor. Ao mesmo tempo que saiu o roteiro, saiu o romance, e o livro foi lançado alguns meses depois do filme. Achei sensacional.

A história é bem cativante, de fácil leitura, riquíssima em detalhes. Ela começa em uma era, parte pra outra sem aviso, com outros personagens, e logo depois dá mais um salto no tempo. Eu gostaria que a história dos personagens na lua fosse mais desenvolvida, estava com bastante expectativa, porém ela deu um salto no tempo para finalizar então só fica a especulação do que aconteceu por lá...

Clarke define tão bem tudo que é fácil se perder nos detalhes e esquecer da história 😅 o que pode ser tanto um ponto negativo quanto positivo. Mas me decepcionei um pouquinho com o final... achei um pouco forçado demais. Enfim, foi a minha impressão. Assistirei o filme para avaliar a fidelidade das obras já sabendo que o livro foi inspirado no filme e não o contrário 🫶.