2001

2001 Arthur C. Clarke...

Resenhas - 2001: Uma Odisseia No Espaço

Soph 28/01/2024

2001: Uma Odisseia no Espaço
O livro é divido em partes, partes essas que são desde a pré-história até um futuro onde a lua ja está sendo colonizada e as viagens para outros planetas já esta sendo quase totalmente viável. E tudo isso é ligado por um monolito, completamente liso e preto, que abre a humanidade à famosa idéia "não estamos sozinhos nessa galaxia" e toda essa história é resumida em Quem? E quando?

Makomon 27/01/2024

O Começo, Meio e Começo da Descoberta
Não é mistério para quase ninguém que este livro foi planejado por seus criadores para ser lançado junto com sua versão para o cinema. Sendo, na minha visão, um complemento do que foi e o que poderia ser do filme caso houvesse mais tempo de tela e principalmente tecnologia na época em que foi feito. Eu considero que, embora possuam suas diferenças, ambas as obras se completam; e a ordem do que consumir primeiro nao afeta tanto a experiência como um todo, sinceramente.

Embora seja um livro de ficção, tudo aqui é tratado, interpretado e descrito de forma bem sóbria. Ele possui uma leitura de fácil entendimento e promove alguns momentos espetaculares se você permitir sua imaginação fluir livremente.

Desde os primórdios dos tempos até o fim da jornada pelo espaço; tudo é entrelaçado ao o misterioso monolito, instigando o leitor a querer saber para onde a história vai.

A obra fala bastante sobre a curiosidade humana e sua fragilidade. Até onde o ser humano vai para suprir sua curiosidade? Como ele iniciou a sua jornada? O que ele encontrará ao fim dela? Um robô que se espelha em humanos pode possuir sentimentos?

E nessa interminável busca por respostas, nós seguimos em frente, até chegarmos em nosso inevitável destino.

maitsunam1 25/01/2024

Uma viagem agradável
é um livro de muitos detalhes, escrita descritiva e faz voce usar a imaginação pra ver as coisas acontecendo. pra mim que tenho afantasia, isso é muito difícil, demorei pra me divertir com ele, senti falta de diálogos e interações. gostei do final, sinto que ele pode ser meio divisor de opiniões mas eu achei interessante e bonito. leria novamente de maneira despretenciosa

Decfalter 24/01/2024

2001: Uma Odisseia no Espaço
Tive o privilégio de mergulhar nas páginas deste clássico da ficção científica,2001: Uma Odisseia no Espaço, e experimentei uma imersão única nessa narrativa que transcende o tempo. Ao longo da leitura, pude captar, de maneira intrigante, a sensação de como pode ser tedioso aguardar durante uma viagem espacial, mesmo quando se está viajando a velocidades inimagináveis.

O livro proporciona uma perspectiva fascinante da vastidão silenciosa e serena do espaço, onde tudo parece imenso e se move em um ritmo lento e majestoso. Em certos trechos, a monotonia das viagens espaciais é habilmente transmitida, fazendo com que o leitor compartilhe a sensação de como a rotina dessas jornadas pode ser tranquilamente entediante. No entanto, essa monotonia é interrompida pela presença de uma inteligência artificial que se faz passar por amiga, mas que, na verdade, abriga planos obscuros para a tripulação.

Este contraste entre a aparente serenidade do espaço e a ameaça latente cria uma tensão que mantém o leitor cativado ao longo da trama. A leitura de 2001 não apenas proporcionou uma compreensão mais profunda das complexidades das viagens espaciais, mas também plantou em mim a semente do desejo por explorar outros clássicos, não apenas no gênero da ficção científica, mas em diversos campos, incluindo a história. Este livro não apenas ampliou meus horizontes literários, mas também despertou a curiosidade por obras atemporais em diferentes domínios, enriquecendo minha jornada como leitor.

Rick Shandler 23/01/2024

2001: Uma odisseia no espaço - Arthur C. Clarke
Um misterioso monólito começa a ter estranhas influências em uma tribo de hominídeos. Um importante cientista é levado às pressas para a lua com o objetivo de investigar uma ?anomalia magnética? chamada AMT-1. Uma viagem a Júpiter em uma nave comandada pela mais avançada inteligência artificial que o homem já criou começa a enfrentar problemas. Da união destes 3 eixos Arthur C. Clarke cria a grande obra-prima da ficção científica que revolucionou tanto o cinema quanto a literatura. 2001: Uma odisseia no espaço é uma obra insuperável.

Para entender a real magnitude desta história, devemos primeiro nos atentar a época em que ela foi contada. 2001: uma odisseia no espaço é de 1968. O homem nem na lua tinha pisado ainda e Arthur C. Clarke já estava além. Muito além. Em uma verdadeira aula de prospecção científica, Clarke nos leva além da lua até Júpiter, nos mostrando avanços científicos que hoje, quase 60 anos depois, estamos apenas começando a alcançar. Estações espaciais, bases na lua, longas viagens interplanetárias, inteligência artificial, hibernação criogênica. Apenas o caráter científico do livro já faz valer sua leitura, mas é óbvio que ele vai além.

2001: Uma odisseia no espaço é a obra definitiva da ficção científica. Nenhuma outra teve tamanho impacto. Logicamente, menções honrosas devem ser feitas a Júlio Verne (que já tem livro resenhado aqui), considerado o pai da ficção científica. Entretanto o aprimoramento e a sofisticação que Clarke trouxe a este gênero literário são inalcançáveis. Tanto o filme, com a magnífica direção de Kubrick, sua belíssimas imagens e a trilha sonora de música clássica impecável, quanto o livro com todo o desenvolvimento das ideias subentendidas no filme, são puro deslumbramento. A união precisa e balanceada do fascínio da ciência com a inquietação da filosofia e com o poder da literatura.

2001: uma odisseia no espaço é uma história de suspense muito bem contada. Nos fascina, nos instiga e nos faz pensar. Tem que ler.

biancaprudence 22/01/2024

Tão belo quanto o filme
Essa é uma das raras obras que nasceram no cinema e se debandaram para a literatura.
Ter nascido primeiro como roteiro para filme fez toda a diferença para esse livro, ele traz aspectos cinematográficos incríveis.
Além de ter um dos melhores vilões já vistos.
Amei a experiência de ler.

xavierrr 20/01/2024

Muito viajado
Um livro que te traz cenários diferentes e cheios de descrições. No início você se depara com os homens-macacos há milhares de anos no passado e em seguida você é levado para uma época em que a humanidade faz seus trajetos espaciais sem dificuldade.

Durante a missão principal da trama, você passa a se sentir na pele do personagem, sentir a solidão do espaço sideral, a apreensão de algo dar errado, a ânsia de se ter algo mais ?humano? etc.

É um livro bastante viajado, mas não em um aspecto ruim. São várias descrições de cenários e acontecimentos no espaço que parecem ser loucura (e talvez seja mesmo), dá uma vontade de presenciar alguns dos eventos e ao mesmo tempo um certo medo.

Gostei do livro e pretendo ver o filme (mesmo sabendo que não são a mesma coisa) para me ambientar ainda mais nesse ?universo? de Arthur Clarke e Stanley Kubrick.

Anderson916 19/01/2024

Que demais!!!!
"Ele estava passando por uma nova ordem da criação, com a qual poucos homens já haviam sonhado. Além dos reinos de terra, mar e ar, havia os reinos de fogo, que só ele tivera o privilégio de vislumbrar."

Bruno236 18/01/2024

Obra prima da ficção científica
Surpreendente. Emocionante.

Explora de forma interessante a assustadora distância civilizatória e tecnológica entre civilizações alienígenas/interplanetárias da sociedade humana.

Nanda 15/01/2024

Muito bom, confuso, mas recomendo
Adoro ficção científica e comecei a ler o livro sem nem saber sobre oq era e me surpreendeu muito. Uma viagem total mas intrigante e muito muito interessante, o autor propõem uma história fictícia incrível da evolução humana até viagens para outro planetas com uma narração espetacular. Foi mais pro final mesmo que eu fiquei muito confusa kkkk era muito informação que não conseguia colocar em plano. (O cara deve ter fumado uma pra escrever esse final).
Agora só falta ver o filme!

kayllanee 14/01/2024

Clássico da ficção científica
Iniciei as leituras de 2024 com esse livro que estava parado há bastante tempo por aqui. Apesar de ser um clássico de longa data, com filme e sequências, sua história era desconhecida para mim, portanto, eu só sabia que se tratava de uma ficção científica espacial, obviamente.

A obra abarca desde os primórdios da humanidade até a grande conquista do espaço, trazendo a questão da vida extraterrestre como foco. Será que realmente estamos sozinhos? Existe vida inteligente fora da terra?

Ler esse livro foi uma experiência incrível. Raramente a narrativa me deixou entediada, apesar da riqueza de detalhes. É compreensível que o autor tenha feito toda esse detalhamento, afinal, o ambiente espacial não é algo que está presente no cotidiano das pessoas. Entretanto, mesmo assim, senti muita dificuldade em compreender os cenários que estavam sendo relatados.

Além disso, acredito que, para uma maior compreensão desse livro, é necessário ter um conhecimento minimamente decente de física, que não é o meu caso, infelizmente. Não significa que esses conceitos físicos sejam abordados profundamente, mas em alguns momentos é interessante sabê-los para entender a composição do ambiente que o autor está criando, principalmente no final.

Falando em final, eu, particularmente, não gostei tanto. Não esperei que a obra iria tomar esse rumo, achei que seria algo mais "realista". Tanto que achei o final do conto "Encontro no Alvorecer", que aparece no fim dessa edição, melhor que o da obra em si.

Apesar dos pesares, de fato é um livro magnífico e, para os admiradores do espaço e da física, é uma leitura obrigatória. Ele nos faz lembrar de nossas pequenez em relação ao universo, de como sabemos poucos, porém também mostra o quanto nossa ciência evoluiu e continua evoluindo.

Vitor 13/01/2024

O livro começa muito bem, tem todo um ar de mistério que realmente gosto. Mas do meio para o final as coisas começam a desandar na narrativa e, para mim, não serviu. O livro é bom, e vale a pena

Maíra Marques | @literamai 13/01/2024

?? 30 LIVROS ANTES DOS 30 ??
? leitura #02 : 2001, uma odisseia no espaço - arthur c clarke
Foi uma leitura que me tirou da zona de conforte! Apesar de gostar de sci-fi, sou apegada aos livros do Asimov, e senti a diferente entre a escrita deles. O começo me deixou muito animada com a leitura, e o desfecho um pouco confusa, confesso kkkk Algumas cenas são difíceis de imaginar, e eu fico incomodada quando isso acontece (sim, sou uma leitora que sente DENTRO da história, como se estivesse assistindo a um filme). Falando nisso, gostei bem mais do livro que do filme (NÃO ME DIGA! haha), beeeem mais explicativo e sem fotosensibilidade. ? (sim, passei mal com o jogo de luzes do filme). Enfim! É um livro que pretendo reler no futuro para saber se meu ponto de vista sobre ele sofrerá alguma mudança.
?? segundo desencalhado com sucesso! essa leitura foi escolhida pelo meu companheiro nerd @derick_alvesj ?

Luiza 11/01/2024

é um livro de realmente explodir a cabeça. O início confesso que achei cansativo, não sou muito fã de histórias envolvendo os homens primitivos. Mas o desenrolar é interessante, não tenho o hábito de ler ficção científica, mas essa conseguiu me prender. Me fez refletir muito sobre os avanços tecnológicos, a magnitude do universo e a existência da raça humana (o que me causou crise existencial).
No mais, é um livro que vale a pena ser lido e acompanhar a odisseia dos personagens.