A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Carla Maria 18/06/2015

Perfeito!
No meio de espirítos e demônios, fui companheira fiel de Li Lan em sua jornada mais crucial pela Planície dos Mortos. E diante de todos os conflitos e descobertas, a jovem protagonista me encantou com sua determinação e coragem em busca da verdade... Simplesmente me APAIXONEI pela escrita de Yangsze e pelos seus personagens marcantes que deixarão saudades. Uma história envolvente, que promete deixar marcas profundas em seus leitores... Sou fã da Darkside e este livro é a prova de que os melhores estão com a "caveira"... Mais que 5 estrelas, muitooooo maisssss!!!

Com um final SURPREENDENTE, "A Noiva Fanstama" vai te deixar alucinada a cada final de capítulo. Um vício com gostinho de quero mais!

Obs: Não contarei nada sobre a história, porque a cada virar de página, é uma descoberta que te faz desacreditar dos acontecimentos.
Katy 09/04/2020minha estante
Eu n consigo abrir o livro pra lê ;-;

Iramorais 05/05/2020minha estante
Esse livro é simplesmente maravilhoso!

Vicky 09/01/2022minha estante
Ótima resenha!

Baixinha 01/02/2022minha estante
Nao estou conseguindo abri nenhum livro para ler como faço?

Fernanda 06/05/2022minha estante
Vc realmente achou o final surpreendente? Pq eu achei mó previsível... e a pior parte do livro. Parece ter sido feito as pressas

Carla Maria 07/05/2022minha estante
Olá Ymei, eu realmente gostei do final, mas a única certeza que temos é, gosto é gosto e cada um tem o seu, não é mesmo? Toda opinião é válida e você também tem a sua. Espero que você tenha leituras melhores?

Gabi.Siqueira 10/10/2022minha estante
Eu pessoalmente gostei bastante da obra, inclusive o final, mas me entristece o fato de não ver o desenvolvimento do par romântico que foi formado após a decisão final kkkkkkk tipo, bate aquela curiosidade em que você fica "e agora, como será a relação deles?" Aí, sei que eh meio clichê, mas eu fiquei muito satisfeita com a escolha dela e queria que tivesse alguma continuação com as aventuras do casal.

Nado 29/11/2020

A trama é envolvente e em meio a uma história, que não sei se consigo chamar de terror, há um mistério sobre um assassinato que é bem construído.
A autora fez questão de trazer toda a cultura que existe no costume de casamentos com noivas fantasmas, que aconteceu por várias gerações em uma parte da China, desconhecida até mesmo em outras partes do país.
Recomendo a leitura.
Gus 30/11/2020minha estante
Eu fiquei apaixonado pela cultura e o trabalho de pesquisa da autora. Estou doido pra ver a série que a Netflix lançou.

Mariana 18/09/2021

Se tornou um dos meus favoritos
Eis aqui um dos livros que sempre tive vontade de ler desde seu lançamento, mas nunca tive oportunidade de obter meu exemplar. E então, nesse miserável ano, consegui a versão digital dele e me aventurei na leitura depois de anos. Mas valeu a pena.
Na verdade, eu fico um pouco triste por pensar que demorei bastante tempo para lê-lo já que o livro se tornou um dos meus favoritos da vida (não posso dizer o mesmo sobre a série nada fiel que está disponível na netflix).
A história se passa em 1893, quando a jovem Li Lan recebe a proposta bizarra de se casar com o herdeiro de uma família rica, sendo a parte bizarra o fato desse jovem estar morto.
Apesar de negar o pedido medonho, ela se vê indecisa: sua família está na falência por seu pai, entregue a embriaguez não ter conseguido superar a perda da esposa e assim ter deixado de lado todas as responsabilidades.
Após a proposta, a família do jovem (principalmente a mãe dele) continuam a tentar persuadir Li Lan para que aceite tal acordo, um dos primeiros acontecimentos foi o convite para uma festa na casa deles e logo após isso a jovem começa a ter a presença do próprio fantasma Lim Tian Ching em seus sonhos tentando fazer com que ela aceite a tal proposta. Isso faz com que ela não consiga nem sequer dormir direito por muitos dias.
Muitas coisas acontecem e eu não quero detalhar tudo aqui para não perder a graça, mas preciso citar o quanto eu amei a relação que foi criada entre Li Lan e Er Lang apesar de não ter muitas cenas dos dois. Achei a personagem principal incrível, cheia de determinação e corajosa por tudo o que fez durante todo o livro.
Sinceramente, amei cada momento desse livro. Por mais agoniante que seja a proposta, e os acontecimentos sejam bem sinistros, eu nunca me senti tão presa em uma história como fiquei nessa. O tipo de livro que eu gostaria muito de poder esquecer de tudo só para ler de novo e sentir as mesmas emoções que senti lendo pela primeira vez. Vale muito a pena.

site: https://www.instagram.com/quandoanoitecaiblog/

Carol.Alves 17/06/2021

Uma imersão na cultura Chinesa
A noiva fantasma é um romance passado no século XIX, em Malaca, atual Malásia. Por ser uma província da China, a cultura é bem enraizada; muito embora a autora também ressalta as diferenças entre os personagens e suas influências sofridas pelos atuais colonizadores, a Grã-Bretanha. Onde as religiões e crenças se misturam.

Li Lan é filha de um burguês em decadência, viciado em ópio que perdeu toda a sua fortuna pelo vício e não sabe como arranjar um casamento auspicioso para filha até que, certo dia A aborda com uma proposta: ser uma noiva fantasma!

Casar com um morto é algo inconcebível para a jovem que, desesperada não sabe p que fazer para se livrar dessa proposta, ainda mais depois que o "noivo" resolveu assombrar seus sonhos.|

Carregado de informações sobre cultura Chinesa, a Noiva Fantasma é um romance bem relevante para ser lido, pois retratam diferentes aspectos sobre a vida e morte e o pós morte; laços familiares e sobre o papel da mulher em uma família tradicional e a quebra de paradigmas.

Laura Helena 02/10/2021

Li esse livro há mais de 1 ano e tenho a sensação de que terminei hoje mesmo. Ele conta a história de Li Lan, uma jovem malaia que, em 1893, recebe uma proposta que pode salvar sua situação financeira: se casar com o herdeiro MORTO de uma família poderosa. Isso mesmo, morto. Essa prática, apesar de parecer bem distante hoje em dia, em pleno século XXI, ainda é utilizada em vários países de cultura asiática, e as denominadas "noivas fantasmas" ainda existem.

Misturando o contexto histórico da Ásia naquele período e suas crenças e misticismos, Yangsze Choo cria uma fantasia romântica belíssima de se ler, nos levando além do lugar comum da fantasia ocidental. Com respeito e deferência às crenças de seu povo, nos mostra o significado dos origamis, dos costumes ?post mortem? e do consciente coletivo asiático.

Antes de começar a leitura, imaginei que seria algo no estilo Tim Burton em "A Noiva Cadáver", mas me deparei com uma narrativa extremamente lírica e bem escrita, 360 páginas que me deixaram com vontade de ler uma continuação.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 03/08/2020

O livro se passa em 1893 e conta a história de Li Lan uma garota q desde q sua mãe morreu de varíola, o seu pai se entregou a depressão perdendo todos os seus negócios.
Sem perspectiva de conseguir um bom casamento, apesar de sua beleza e boa educação, inesperadamente surge uma proposta de casamento de uma das famílias mais ricas de Malaia. A família Lim quer q ela se casa com seu filho Lim Tian Ching, o único problema é q ele morreu a pouco tempo.
Ser uma Noiva Fantasma era uma prática feita p/ acalmar um espírito, mas Li Lan se recusa a viver assim, porém quando Lim Tian Ching começa a penetrar os seus sonhos, Li Lan percebe q apesar de estar morto, Lim tem grande poder no mundo sobrenatural e está obcecado por ela.
Os sonhos começam a piorar com a insistência de Lim Tian Ching e desesperada Li Lan começa a investigar os segredos da família Lim e tb como expulsar espíritos, mas algo dá muito errado e Li Lan acaba soltando o seu próprio espírito do corpo e agora precisa encontrar o caminho de volta e fazer grandes escolhas q traçarão o seu futuro.

Apesar de começar meio arrastado, logo vc se vê envolvido em uma trama onde a cultura oriental se mistura com o sobrenatural e vc consegue imaginar e viajar em todos os cenários descritos guiados por
Li Lan q é uma personagem incrível!
Não se engane com o título q dá a impressão de ser só um romance, o livro é muito mais do q isso e me surpreendeu pela história criativa e bem desenvolvida, tanto q eu realmente queria mais um livro p/ continuar acompanhando a trajetória de Li Lan.

-natalia 21/04/2021

A Noiva Fantasma
Nossa, que livro!! Eu tinha altas expectativas para ele, e não tive decepções. Gostei muito da história, imaginava ela muito menos elaborada... A autora conseguiu trazer tanto da cultura da Malaia, tanto de crenças asiáticas e tanta força numa personagem que acabou ultrapassando muito o que eu esperava! Admito que era tudo tão diferente que cheguei a achar complicado em uma certa parte, mas ali pelo final tomou um rumo que me prendeu muito. Além de tudo, o livro foi escrito impecavelmente e tem essa edição linda da Darkside (que nunca errou).
E que final foi esse? Meu shipp deu certo, só por isso já valeria a leitura hahahah já quero assistir a série da Netflix!

Juliana 14/04/2020

Um universo diferente e encantador
Eu fiquei realmente feliz ao terminar essa leitura. Fazia tempo que eu não gostava tanto de um livro de fantasia, e A Noiva Fantasma tem o adendo de se passar longe do cenário USA/UK, nos apresentando a uma cultura diferente.
Toda a ambientação do livro é muito bem feita, tanto os costumes da época quanto a pluralidade de culturas que coexistem na Malaia, e até mesmo a alimentação dos personagens, a autora cuidou para que fosse bastante fidedigna. Quanto aos personagens, confesso que Li Lan não tem nada demais, é uma mocinha comum de fantasia, e toma algumas atitudes bastante estúpidas e eu gostaria que o personagem Er Lang tivesse aparecido mais, porque ele é o que tem a personalidade mais interessante da história.
Mesmo assim, A Noiva Fantasma um é livro diferente, interessante e mágico que com certeza vale a pena ler!
Adriany.Sabrina 14/04/2020minha estante
Já pretendia comprar, mas agora depois dessa resenha me passou mais confiança

Juliana 14/04/2020minha estante
Ah que bom! Eu recomendo muito, é uma fantasia muito rica.

Aline Obnesorg 18/08/2020

Aaaaah, o dragão!
É um livro bem diferente de tudo que já li.
Nele é tratada a cultura chinesa, mais precisamente a visão que eles têm do além. Há muitos seres fantasiosos, o que é bem legal para aqueles que curtem o gênero fantasia. E a ideia de pós-vida é algo "muito louco", o qual nunca havia visto antes, e achei muito divertido.
Antes de ler o livro eu já havia visto a série da Netflix, e esperava que fosse parecido. Mas ao ler, me deparei com uma história TOTALMENTE diferente.
Confesso que gostei mais da série, porque no livro as relações entre Li Lan e Er Lang são mostradas muito rapidamente. Já na série mostra todo o caminho que levou ao final (sem spoiler haha).
Outra coisa que senti falta no livro foi do personagem Lim Tian Ching. Ele pouco apareceu, e quando aparecia não tinha aquele desenvolvimento. E para mim ele é um personagem muito importante que deveria ter tido um maior espaço na história.
De restante, é um mundo à parte que me fez viajar e imaginar mil coisas que nunca teria imaginado, caso não tivesse tido contato com essa preciosidade.

PS: As notas finais da autora também são muito legais..

Scarllet5 22/04/2023

Mto além
Eu nem li a sinopse quando comecei a ler esse livro, não fazia ideia do que me esperava, e isso foi ótimo, pq foi tudo além do q eu esperava (literalmente), mto original, ja li livros chineses antes, e eles sempre me surpreendem muito positivamente. O final me deixou feliz e com um sabor de quero mais, queria pelo menos um cap a mais, mas tudo bem, amei demais. Certas partes me lembraram MUITO a viagem de chihiro e isso foi mtooo legal, não esperava por algo assim, com certeza lerei outros livros dessa autora. Sentirei sdds do Er lang e da Li Lan.
Adriana Naves 22/04/2023minha estante
A noite do tigre é muito legal também, esse ainda é meu favorito da autora, mas gostei muito do segundo livro dela publicado pela caveira

Bel 29/05/2020

amei. Impressionante como sempre está acontecendo algo novo e como no final tudo se interliga. Conhecia algumas lendas orientais mas nunca tinha visto uma obra em que se baseasse tanto na cultura. E o mundo espiritual? incrível! mergulhei em outro mundo com outra cultura, roupa, superstições, vida após a morte que não imaginava. O final apesar de não ser do tipo surpreendente (para mim, mas é bom também )você compreende o que aconteceu pra chegar até aquele final. Eu gostei muito principalmente porque está história não foca só no romance ( gosto muito quando foca, mas dessa vez esperava algo diferente), quando peguei o livro não sabia o que pensar e veio aquele pensamento de "ah vai ser um romance com fantasma talvez", estava totalmente errada pois tem mistério, muita aventura, descobertas de acontecimentos na família da protagonista e ainda explica sobre fatos que realmente aconteceram e aí sim uma pitada de romance

Natália Tomazeli 28/05/2020

Um outro modo de ver o "Além"
"Nas histórias da China que havia lido, as relações entre humanos e espíritos eram sempre terrivelmente mal resolvidas. A ninfa do crisântemo era podada, a princesa abelha retornava à colmeia, e mesmo a felicidade do vaqueiro com sua noiva celestial durava pouco.Não eram casais feitos para durar: os assim chamados romances eram todos tragédias."

Apesar do título e da capa com esse ar sombrio e meio tenebroso, na verdade essa leitura se trata de uma fantasia. Espíritos, demônios, seres encantados e universos paralelos, digamos assim, são os elementos fantásticos chave da história de Yangsze Choo.

Eu não sabia muito bem pra onde esse livro queria me levar quando comecei a leitura. Inclusive achei o início super lento e parado, bem ok. Só depois da metade que a história começou a me prender e chegando no final, não consegui parar de ler de jeito nenhum! Vão acontecendo uns babados que eu nem esperava acontecer e a história ganha uma trama de intrigas muito instigante. Li esse livro em uma leitura coletiva e terminei ele muito antes do cronograma de leitura estabelecido, o que me surpreendeu porque no início eu estava custando a seguir esse cronograma.

Acho que a melhor parte da história fica com certeza com a questão cultural do livro. Para quem já assistiu "Viva, a vida é uma festa" vai notar certas semelhanças no modo pelo qual o povo da Malaia/Malásia vê a morte e o pós-vida. Lá há um culto aos antepassados e uma importância bem maior com eles. Isso contrasta demais com a nossa cultura do ocidente, onde a morte meio que é o fim de tudo e a gente só lembra de quem já morreu no dia dos finados. Na cultura do livro, os mortos são lembrados quase que diariamente pelos vivos e inclusive continuam levando uma vida (não necessariamente de descanso, como a gente idealiza na nossa cultura) normal, muitas vezes agitada e com aspectos muitos semelhantes pelos quais levavam quando vivos. Acho que só por isso já vale a pena a leitura desse livro, porque acaba questionando nossa cultura (que eu acho desleixada e simplista) para com os falecidos e para com a morte em si.

Sobre a escrita, a autora acerta em cheio na descrição dos cenários e dos personagens pois consegue passar para o leitor a singularidade daquele ambiente, o que para quem não está familiarizado, pode ser um desafio. Não vou dizer que eu sou uma total leiga, afinal sou muito apaixonada pela cultura japonesa e alguns aspectos já tinha mais ou menos visto antes nas coisas que eu consumo dessa cultura, mas para quem realmente nunca teve o contato com nada igual, não precisa se preocupar porque a autora soube muito bem como transmitir isso na história. Inclusive acho que o tanto que eu gostei da história está ligado com o fato de eu já ter uma tendência a curtir demais as coisas das culturas asiáticas (o que não quer dizer que quem não curta não vá gostar do livro, mas para mim, foi um fator a ser levado em conta).

Não sei se foi o que eu mais gostei na história, mas foi uma parte que eu quero comentar aqui: o final.
Comecei o livro pensando "nossa, como que vai terminar essa história?" e no fim, ela acabou de um jeito que eu adorei. É realista e esperançoso, ao mesmo tempo que não foge da linha inicial de raciocínio. Coerente e satisfatório, ao mesmo tempo que imperfeito e confortável. A vibe foi muito parecida com os finais dos filmes do "Studio Ghibli" do qual eu amo de todo o coração! Fiquei bem satisfeita!

"Eu havia conhecido um mundo escondido que, por mais que fosse aterrador, também era fonte de puro encanto. Deitada em minha cama, recordava dos espíritos de luz desabrochando na escuridão, como rios e quietos fogos de artifício; das criaturas místicas que se reuniam pelas ruas de Malaca e que ainda agora estariam tratando, toda noite, de seus próprios negócios incomuns. E pensava em um rosto infinitamente belo, que eu vira uma vez ao luar."
Paty 28/05/2020minha estante
Amei a resenha! Eu estava de olho nesse livro e ver sua resenha me fez lembrar de colocá-lo nos desejados suahuhaushuashuahusha a DarkSide está se esforçando para me falir auhsuashsushauahsuy

Natália Tomazeli 28/05/2020minha estante
Ela se esforça para falir todos os leitores, pelo visto heuheuehueh
Obrigada!

Mafê 15/05/2020

Comprei pela capa, mas a história me ganhou
Comprei esse livro porque vi que teria adaptação da Netflix e porque a capa é lindíssima.
Não ando lendo romances e fantasias, principalmente YA, então esse livro não parecia ser meu estilo, mas a curiosidade venceu.E que bom que o comprei!
Estava em uma ressaca literária, e a mitologia dessa história, a época, e o romance, conseguiram me fazer feliz, e ávida por mais (tanto é que sai desse livro e intercalei mais dois na mesma semana).
É um daqueles livros que você pega pra ler e lê 50% de uma vez, principalmente a partir da segunda parte (são quatro partes).
Ele me fez voltar a gostar de fantasia, e me fez ler bastante sobre a cultura da Malásia. Nem sabia sobre a exploração inglesa na China.
Agradeço a DarkSide por ter feito uma edição tão encantadora e que me interessou pela história.

Recomendo, mas recomendo logo, porque daqui a pouco esgota no site haha

isabella 13/12/2021

Como isso ainda não foi animado pelo studio ghibli???????

A construção de mundo pqppppp 10/10, me sentia lá. (e o casal final !!!!!!!!)
Soph 13/12/2021minha estante
AAAAA

Isis.Borges 27/04/2022

você vai amar ou odiar
Sou do time que amou esse livro. Escolhi ele por dois motivos, primeiro que essa edição é perfeita no quesito estética e ainda sou pega nisso de vez em quando e segundo que eu nunca tinha lido nada escrito por um malaio e gosto de escapar da mania de ler só americanos e britânicos.
A história por si só não convence muito é verdade, mas é esse tipo de história é pra passar o tempo, um entretenimento e ele cumpre esse objetivo porque flui, é leve e trás contexto cultural da Malásia, sobre crenças, culinária, mitos, e tem um final fofinho.