A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Wania Cris 14/09/2022

Você não sabe o quanto caminhei pra chegar sei lá onde...
Eu tinha apenas uma vaga ideia sobre o que seria esse livro, mas fui bem surpreendida. Logo no início a estória seguiu rumo diverso do que eu imaginava e daí em diante só me deixei levar.

Li Lan é uma jovem cativante. Órfã e carente de mãe, vive em dúvida sobre como agir e isso a leva a tomar decisões levianas. A forma como a autora conduz a narrativa nos faz amar e odiar as personagens com a mesma intensidade. Às vezes ao mesmo tempo. Fiquei encantada com Tian Bai, mas também o achei enfadonho. Lim Tian Ching, por sua vez, é detestável do início ao fim.

Esperava um livro de terror, mas recebi uma fantasia muito bem construída. Mesmo andar pela Planície dos Mortos pode ser empolgante.

A tradução de Leandro Durazzo é envolvente e as escolhas de palavras é bem confortável.

A edição da Darkside não traz surpresa alguma: linda por fora, mal diagramada por dentro. Chega a ser absurdamente cansativo passar tanto tempo na mesma página, mas é isso que acontece quando se usa uma uma fonte tão diminuta.

Recomendo a leitura pra quem gosta de terror, pra quem gosta de fantasia e pra quem está com os exames oftalmológicos em dia.
Rodrigo 14/09/2022minha estante
Ganhou um coraçãozinho só por causa do exame oftalmológico

Wania Cris 14/09/2022minha estante
Darkside acaba com minhas retinas...

Simões 19/01/2022

O livro que mais me deixou sem saber se gostei ou não
Não sei como começar a falar desse livro. O início é confuso - por retratar uma cultura diferente da que estou acostumada - e bem lento, a história só ficou um pouco "interessante" nos exatos 30%, quando o primeiro "plot" acontece.

Achei o livro com pouca descrição dos personagens, não consegui imaginar direito cada um, além dos nomes difíceis por causa da cultura asiática retratada (mas aí é algo meu ter achado difícil, nada d+).
Ao mesmo tempo, a descrição do local e dos objetos são detalhados até demais, e ainda sim, fica um pouco difícil de se habituar e imaginar a cena lida.

A história tem um certo mistério que após 50% do livro me fez ficar MUITO curiosa pra saber a verdade, mas ainda sim, a sensação que eu tinha era que queria apenas acabar logo o livro. Demorou muito pra que as coisas fossem contadas e certos personagens que eram importantes no início, já não eram tão importantes assim no final e isso me incomodou um pouco, nem chegaram a ter um desfecho "digno", esperava mais.

Mas, apesar de tudo, eu gostei do final! Não era algo que eu esperava - até pq, em dois momentos do livro, eu acertei oq ia acontecer - e isso pra mim valeu muito. Melhor coisa da vida é terminar um livro com um bom desfecho

Laurenice.Caprini 08/07/2022

Fantástico
Amei a escrita da autora , muito fluida , bem cinematográfica! Li com o coração acelerado, do jeito que eu gosto.
Gostei muito de conhecer um pouco da cultura malaia e achei que mesclou super bem a ação, o sobrenatural e o romance. Amei os diálogos entre Li Lan e Er Lang. Apesar do foco estar nas crenças orientais, também fez menção , de forma modesta, sobre a igreja católica anglicana .
Uma história de fantasia, mesclando a cultura tradicional de uma época remita mas com uma roupagem totalmente contemporânea.

TaynA130 26/06/2021

Uma cultura diferente
O livro a noiva fantasma me pegou de várias maneiras diferentes por isso virou um dos meus favoritos, tem uma trama muito envolvente, um romance nada cliche, uma cultura muito diferente, uma mesma história que contém um suposto crime, coisas sobrenaturais, romance, pessoas para odiar, pessoas que a gente não sabe se pode ou não gostar, uma narrativa muito bem trabalhada do início ao fim.
A noiva fantasma conta a história de uma menina que cresceu cercada sempre das mesmas pessoas, um pai viciado em ópio, ela sendo órfã de mãe, criada por uma Amah bem idosa, supersticiosa e super protetora, em uma casa grande e antiga com dois empregados. Lin Lan precisa passar por coisas horríveis para aprender a viver.
Campos 26/06/2021minha estante
Capa linda, a história compensa?

TaynA130 26/06/2021minha estante
Sim, compensa muito

Monique Araújo 15/06/2020

Uma história muito bem construída, mostra o crescimento da personagem, mostra o amadurecimento sentimental e pessoal,
e trás um pouca da cultura oriental...
Adriana Naves 16/06/2020minha estante
A Li Lan cresce muito ao longo do livro, no começo ela me irritava, mas a autora soube aproveitar as aventuras dela para fazê-la crescer.

Erika Almeida 02/09/2021

A Noiva Fantasma é uma boa história. Com uma protagonista forte,decidida e
um companheiro um pouco estranho em alguns momentos, a narrativa segue um
bom ritmo. A história demora um pouco a se desenvolver e eu senti que pesou em
alguns momentos,mais de forma alguma  é maçante ou chata.

Maria Fernanda Greiner 02/02/2022

Conhecer a história de Li Lan foi uma ótima experiência; no começo do livro parece que será uma história legal, mas nada excepcional, só que do meio pro final fica MUITO interessante.

Discordo completamente das resenhas falando que as descrições de ambientes, roupas e personagens seja cansativa, achei tudo feito com bastante naturalidade, dá pra perceber a intenção da autora de apresentar elementos da cultura oriental clássica.

A mistura do mundo físico com o espiritual ficou muito boa! Feita de maneira habildosa.
Nick 02/02/2022minha estante
Acho que vou tentar ler esse

Nalí 15/08/2020

A história se passa em Malaca no ano de 1893 e conta a história de Li Lan, uma jovem que ficara órfã de mãe quando criança, sendo criada por seu pai, um viciado em ópio. Quando Li Lan está com 17 anos, seu pai conta-lhe que uma família muito rica propôs que ela cassasse com seu filho, mas há um detalhe, o noivo está morto. O pai não a obriga a casar, mas deixa claro que seria bom para ela que aceitasse, uma vez que, devido ao vício, se descuidara dos negócios levando-os a falência.

Li Lan recusa a proposta, mas "misteriosamente" começa a ter pesadelos com o pretendente a noivo, com medo de dormir por conta dos pesadelos constantes, Li Lan é levada por sua amah (algo como uma babá/aia) até uma médium que lhe dá uma “poção” para dormir sem que seus sonhos sejam invadidos. Porém em um momento de desespero, Li Lan toma uma dose errada e acaba entrando em coma e seu espírito fica livre para vagar pelo mundo dos mortos.

E amigos, que aventura incrível ela vai viver!!! Bom, não irei contar mais da história para não estragar a experiência de quem ainda não leu. Quero começar dizendo que apesar do que o nome sugere, o livro não é apenas um romance, pois tem uma pegada sobrenatural (para quem tem receio, não se preocupe, não é uma leitura para dar medo), misticismo e aventura.

Confesso que o ritmo inicial é lento, uma vez que a história foge completamente da nossa zona de conforto nos apresentando não apenas uma sociedade nova, mas também todas as suas crenças e costumes que, apesar de um pouco cansativo, são extremamente importantes para a ambientação e entendimento da história, uma vez que a narrativa gira em torno das crenças pós-morte. E falando em narrativa, a trama é rica e inovadora, bem desenvolvida e com um desfecho surpreendente. A edição da DarkSide está maravilhosa, como sempre!

Paloma Hoover I @palomalivros 16/03/2021

Culturalmente rico e cheio de magia!
Esse livro me surpreendeu. Logo de cara preciso dizer que fui sem expectativas, que realmente não esperava nada, até porque não sabia bem sobre o que se tratava. Sabia apenas que era um livro de fantasia.

O quanto ele me surpreendeu? Em tudo. A escrita da autora é impecável, descritiva na dose certa pra fazer com que a gente se sinta dentro da história, mas sem ser enfadonho e cansativo.

A ambientação é incrível, se passa em torno de 1800 em Malaia - território que hoje seria mais ou menos a Malásia. Como houve colonização britânica e forte imigração por conta de seu famoso porto, a cultura é extremamente diversa e muito rica. É uma mistura de culturas chinesa, portuguesa, inglesa e local da própria Malaia.

Alguns desfechos até podem ter sido um tantinho previsíveis, mas a história é tão linda e tão mágica que isso não me incomodou nem um pouco. É sobre uma garota descobrindo que as coisas não são o que parecem ser, que a gente não se apaixona por quem deveria se apaixonar, e que uma aventura pode mudar completamente a vida de alguém.

Além de tudo isso, tem um enredo político bem interessante sobre "o além", e mostra como a corrupção pode chegar até no mundo dos mortos para quem tem dinheiro e pode pagar.

Simplesmente sensacional. Estou verdadeiramente encantada, e já quero ler tudo dessa autora.

site: instagram.com/paginas.gastas/

Marlon 16/08/2020

Culturalmente rico
O mais interessante desse livro foi descobrir mais sobre a cultura espiritual da Malásia, e como esse povo interpretava a vida após a morte.

A escritora, por ser descente de Malásios é muito descritiva, o que proporciona uma ótima imersão.

Pessoalmente, achei um pouco entediante a parte na Colina dos Mortos, várias partes pareciam que estavam lá só pra encher linguiça.

Raiane.Priscila 05/12/2019

Surpresas
Gente, que livro é esse? Fico me perguntando como o autor foi capaz de pensar em algo tão complexo. O livro te envolve não somente pela história incomum, mas também por seu fundo histórico e religioso. Simplesmente perfeito.
Andressa Menezes 05/12/2019minha estante
Maravilhoso!

Nnamzloh 04/02/2021

???
Gostei é diferente, é uma aventura histórica, cheia de ideias de como a morte é retratada em outras culturas e o romance te leva refletir entre amor,como descrição de outro lugar,recomendo pão na chapa com manteiga e belo copo de suco.

Elane.Medeiross 07/11/2021

A noiva fantasma é mais que um livro de ficção, é uma obra cheia de conhecimentos sobre uma cultura totalmente diferente da nossa, foi muito interessante fazer essas novas descobertas, e viver uma história tão intensa com a protagonista.

Amandenha 14/10/2021

Estava esperando bem más, que leitura entediante eu tinha abonado dps voltei a ler pq fiquei com a consciência pesada,mas que maçante demora muito pras coisas acontecer,não consegui me conectar com os personagens nem consegui imaginar os cenários única coisa que gostei foi do caso com o Er Lang e não gostei do final e nem percebi qual foi o plot,esse livro não foi pra mim tava com muitas expectativas com ele e ainda acho que ele vai causar uma ressaca literária pff