A Noiva Fantasma

A Noiva Fantasma Yangsze Choo

Resenhas - A Noiva Fantasma

Bruna3548 22/08/2020

O que foi isso? Amei demais <3
Já gostei do livro pela capa, e quando li sobre ele fiquei muito curiosa, os livros publicados pela Darkside sempre me surpreendem. Uma leitura fácil, gostosa e viciante. Li Lan é uma garota que vive com o pai, e os criados, com a falência dos negócios de sua família, a única forma seria se casar com uma família rica como os Lim, que propõem um casamento com o filho falecido, o que ela acha inadmissível. Em uma visita a casa dos Lim com sua Amah conheceu por acaso Tian Bai, um garoto que estava consertando relógios em um dos vários cômodos da casa, sua conversa fácil e seu charme lhe fez pensar nele mesmo o conhecendo a pouco tempo, mas algo muito estranho aconteceu em um sonho, achando que fora apenas um pesadelo decidiu não contar a ninguém, mas quando percebeu que estava acontecendo constantemente, se viu tomada pelo medo. E ela não sabia que tudo que ela conhecia e sabia sobre o mundo mudaria a partir daqueles sonhos estranhos.
Juvya 22/08/2020minha estante
Um dos meus livros preferidos, com certeza.

Bruna3548 22/08/2020minha estante
Já virou um dos meus Favoritos tbm ^_^

Andy.Sena 03/09/2021

Quando peguei o livro, imaginava que seria um terror leve, mas fui surpreendida com a narrativa. O livro abarca romance, suspense, tradição e com personagens cativantes. A narrativa é em alguns pontos bem detalhistas, o que deixa a leitura meio cansativa. Mas nada que desabone a história. O enredo tem um desenvolvimento interessante, o que nos leva a entender as decisões da Li Lan no desfecho do livro que é algo que não imaginei, fui totalmente feita de palhaça. É uma leitura que vale a pena ser realizada.

Mayara945 27/05/2022

Diferente
Comecei a leitura desse livro acreditando se tratar de um drama familiar, depois pareceu um livro de suspense, perpassando pelo terror, para no final ter cara de fantasia. Mas tudo bem. Aproveitei a leitura mesmo assim.

Conhecemos a história de Li Lan, uma jovem que recebe uma proposta de casamento um tanto inusitada: um jovem morto. A família propõe um acordo entre as famílias, que beneficiaria muito a família da protagonista, uma vez que seu pai está a beira falência, afundado em dívidas e no vício do ópio.
Ao longo da trama, vamos entendendo o porque desse acordo e vemos a luta da jovem para se livrar do noivo inconveniente e ainda conseguir salvar sua família da miséria.

O mais interessante para mim nessa história foi, sem dúvidas, conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes chineses, suas crenças e sua forma de ver o mundo.

Américo 08/09/2015

Um livro bom. Um pouco cansativo talvez, mas certamente com um final incrível.

Mandark 11/08/2023

Belo e empolgante.
Fazia tempo que eu não sentia tanta alegria e animação com a leitura de um livro. Ao mesmo tempo poético e emocionante, ele traz em seu enredo o choque cultural entre o Oriente e o Ocidente. Entrelaçando questões sociais, como o papel da mulher na sociedade e a decadência financeira de algumas famílias tradicionais, crenças religiosas e a criação de um universo fantástico que impressiona desde os primeiros capítulos, a história tem a capacidade de te manter preso e sedento por mais a cada novo parágrafo. Cheia de reviravoltas surpreendentes, a história demonstra fôlego fácil pra uma continuação mas sem decepcionar, mesmo com um final em aberto. Apesar de tantas qualidades, o maior dos seus acertos está nas personagens femininas, principalmente em sua protagonista. Li Lan é forte, curiosa, sonhadora, inteligente e não se conforma com o usual e o simples, mas busca respostas e defende com unhas e dentes um lugar só seu. Mesmo enfrentando uma realidade cruel, é no mundo fantástico dos mortos que ela encara os seus maiores desafios. Suas interações com Amah e Er Lang estão entre algumas das coisas mais divertidas do livro. Uma história pra favoritar e reler com alegria.

G. Constantino 21/04/2020

Livro incrível!
Confesso que comecei achando que seria um livro bobinho, mas me surpreendi muito com a temática e até mesmo a escrita da autora. Achei que é um livro envolvente, com vários elementos culturais interessantes e diferentes. Indico muito, madruguei lendo. Muito bom!

Raissa 03/04/2021

A leitura por vezes é um pouco cansativa, mas a fantasia criada no livro é muito boa, a relação com o mundo espiritual é muito bem construída. Alguns clichês, mas nada que incomode tanto.

Carol 09/02/2022

A personagem é muito sem sal e ingênua, o livro é muito lento, teve momentos que li na força do ódio. Mas gostei bastante do final e das partes culturais.

Laiza 03/02/2022

A Noiva Fantasma - Yangsze Choo
Malaca, 1893. Li Lan é uma jovem educada e culta, mas sem grandes perspectivas sobre o seu futuro. Tudo muda quando recebe uma proposta inesperada de casamento. Há apenas um detalhe: o noivo está morto.

Fazia muuuito tempo que eu queria ler A Noiva Fantasma. Vi tantas críticas positivas e me foi bastante recomendado pelas minhas amigas. E logo de cara fiquei maravilhada pela construção cultural dessa história. Não apenas pela apresentação da cultura malaia e da história, que eu conhecia muito pouco, mas também por que esse livro é muito visual. É impossível não deixar a imaginação aflorar com a quantidade de detalhes e informações. Tudo isso vai se misturando e criando um cenário fascinante.

Como não conhecia nada da Malásia, achei interessante demais acompanhar a cultura e a história da região, que foram expostos com muita clareza e diferentes nuances, sempre se atendo a questões sociais, religiosas e políticas. Não esperava ver aqui uma preocupação em construir todo esse aparato, e ainda apresentado como eram as relações com outras culturas asiáticas da região, e ainda abarcando e expondo a presença colonial e seus impactos. Então para além do enredo do livro em si, se nota como toda a construção da história é abundante e riquíssima.

Só que, se no começo essa pancada de informações é algo novo, com o avanço da leitura, ela começa a cansar. Todos os floreiros e referências e detalhes começam a pesar na leitura e torná-la mais lenta. A história de Li Lan vai se enrolando e dando voltas e voltas, e parece que não sai da lugar. Eu senti que algumas partes importantes da jornada de Li Lan são apressadas no final da história, enquanto o meio se dá mais ênfase em partes que não acrescentam ao desenrolar da narrativa. Todas as decisões finais são abruptas e eu não consegui me convencer.

Eu sai com a sensação de que todo o potencial dessa história não foi aproveitado. O enredo é ótimo e fantástico, mas a maneira em que ele é desenvolvido o empacou. Então, infelizmente, acabei saindo dessa leitura um pouco decepcionada e esperando bem mais. Mas mesmo não tendo sido o que eu esperava, vejo muitas pessoas que amaram esse livro, então acho que para quem quiser uma história original e fascinante, A Noiva Fantasma é uma ótima pedida.

Conheça meu insta literário: @possosurtaragora :)

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2022/01/livro-noiva-fantasma-yangsze-choo.html

Suelyn Baldo 04/02/2020

Faz tempo que queria ler A noiva fantasma, mas achava que não iria gostar muito...Achava muito estranha a tradição de casar com fantasmas. E fui surpreendida. Já fui fisgada nos primeiros capítulos. A trama é envolvente, a descrição da cultura chinesa é muito interessante. Gostei muito da Li Lan, e as aventuras e desventuras no outro lado, foram importante para o amadurecimento da personagem. O final achei que faltou um pouco, na verdade eu estava ansiosa para saber mais sobre a escolha e o depois. É um livro interessante para quem gosta de saber mais sobre culturas orientais.

Bia 18/09/2020

Começa bem empolgante, contando a história da protagonista, uma menina de 17 anos, pobre, que recebe uma proposta de casamento para um noivo já falecido. Nas crenças da Malásia, o fantasma do rapaz estava inquieto e lhe prometer uma noiva melhoraria isso.. Ela teria direito a dinheiro para as dívidas do pai e viveria sozinha numa mansão com todo o conforto..

Porém, o fantasma do noivo começa a atormentá-la em sonhos, ela não quer se casar com ele... Depois ela acaba entrando em coma e vai para "o mundo dos mortos".. é aí que, na minha opinião, a história descamba pra uma fantasia chata... Ela passa quase o livro todo vagando nesse mundo estranho, indo pra falar com o cara, mas parece que se enrola em um monte de outras coisas... enfim... muitas vezes se assemelha a "Alice no país das maravilhas", só que MUITO mais bizarro..

Não curti muito, não é muito o estilo de livro que eu teria ido até o fim.... terminei por ter sido a escolha do clube do livro.. mas não recomendo.!

Wania Cris 14/09/2022

Você não sabe o quanto caminhei pra chegar sei lá onde...
Eu tinha apenas uma vaga ideia sobre o que seria esse livro, mas fui bem surpreendida. Logo no início a estória seguiu rumo diverso do que eu imaginava e daí em diante só me deixei levar.

Li Lan é uma jovem cativante. Órfã e carente de mãe, vive em dúvida sobre como agir e isso a leva a tomar decisões levianas. A forma como a autora conduz a narrativa nos faz amar e odiar as personagens com a mesma intensidade. Às vezes ao mesmo tempo. Fiquei encantada com Tian Bai, mas também o achei enfadonho. Lim Tian Ching, por sua vez, é detestável do início ao fim.

Esperava um livro de terror, mas recebi uma fantasia muito bem construída. Mesmo andar pela Planície dos Mortos pode ser empolgante.

A tradução de Leandro Durazzo é envolvente e as escolhas de palavras é bem confortável.

A edição da Darkside não traz surpresa alguma: linda por fora, mal diagramada por dentro. Chega a ser absurdamente cansativo passar tanto tempo na mesma página, mas é isso que acontece quando se usa uma uma fonte tão diminuta.

Recomendo a leitura pra quem gosta de terror, pra quem gosta de fantasia e pra quem está com os exames oftalmológicos em dia.
Rodrigo 14/09/2022minha estante
Ganhou um coraçãozinho só por causa do exame oftalmológico

Wania Cris 14/09/2022minha estante
Darkside acaba com minhas retinas...

Maria Fernanda Greiner 02/02/2022

Conhecer a história de Li Lan foi uma ótima experiência; no começo do livro parece que será uma história legal, mas nada excepcional, só que do meio pro final fica MUITO interessante.

Discordo completamente das resenhas falando que as descrições de ambientes, roupas e personagens seja cansativa, achei tudo feito com bastante naturalidade, dá pra perceber a intenção da autora de apresentar elementos da cultura oriental clássica.

A mistura do mundo físico com o espiritual ficou muito boa! Feita de maneira habildosa.
Nick 02/02/2022minha estante
Acho que vou tentar ler esse

TaynA130 26/06/2021

Uma cultura diferente
O livro a noiva fantasma me pegou de várias maneiras diferentes por isso virou um dos meus favoritos, tem uma trama muito envolvente, um romance nada cliche, uma cultura muito diferente, uma mesma história que contém um suposto crime, coisas sobrenaturais, romance, pessoas para odiar, pessoas que a gente não sabe se pode ou não gostar, uma narrativa muito bem trabalhada do início ao fim.
A noiva fantasma conta a história de uma menina que cresceu cercada sempre das mesmas pessoas, um pai viciado em ópio, ela sendo órfã de mãe, criada por uma Amah bem idosa, supersticiosa e super protetora, em uma casa grande e antiga com dois empregados. Lin Lan precisa passar por coisas horríveis para aprender a viver.
Campos 26/06/2021minha estante
Capa linda, a história compensa?

TaynA130 26/06/2021minha estante
Sim, compensa muito

Simões 19/01/2022

O livro que mais me deixou sem saber se gostei ou não
Não sei como começar a falar desse livro. O início é confuso - por retratar uma cultura diferente da que estou acostumada - e bem lento, a história só ficou um pouco "interessante" nos exatos 30%, quando o primeiro "plot" acontece.

Achei o livro com pouca descrição dos personagens, não consegui imaginar direito cada um, além dos nomes difíceis por causa da cultura asiática retratada (mas aí é algo meu ter achado difícil, nada d+).
Ao mesmo tempo, a descrição do local e dos objetos são detalhados até demais, e ainda sim, fica um pouco difícil de se habituar e imaginar a cena lida.

A história tem um certo mistério que após 50% do livro me fez ficar MUITO curiosa pra saber a verdade, mas ainda sim, a sensação que eu tinha era que queria apenas acabar logo o livro. Demorou muito pra que as coisas fossem contadas e certos personagens que eram importantes no início, já não eram tão importantes assim no final e isso me incomodou um pouco, nem chegaram a ter um desfecho "digno", esperava mais.

Mas, apesar de tudo, eu gostei do final! Não era algo que eu esperava - até pq, em dois momentos do livro, eu acertei oq ia acontecer - e isso pra mim valeu muito. Melhor coisa da vida é terminar um livro com um bom desfecho