Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

Rafa Roseno 07/11/2020

Não consegui gostar desse livro. A forma de narrativa me fez lembrar de Desventuras em série (crianças enfrentando vários perigos e mantendo sua união acima de tudo, com um narrador dizendo o quão infeliz e desafortunadas elas eram), mas ao contrário desses 13 livros, esse não foi bem construído. Leitura cansativa e chata.

Owari 03/01/2021

Razoável
O livro é delicioso.Seus pontos ruins são por causa do narrador, que quer a todo tempo te impressionar.Isso é engraçadinho no começo, é fica meio irritante no final.De qualquer modo,parece ser recomendável a "Crianças maiores", nas qual ele avisa para colocarmos sob supervisão da babá.

Jesse - @jessepbook 06/04/2021

Um conto de fadas nada clássico
Se você está em busca de um conto de fadas cheio de coisas lindas, então esse livro não é para você.
O livro conta algumas histórias sobre João e Maria, desde antes deles nascerem e depois do que viveram na casa da bruxa.
As histórias tem um lado sombrio, foge do normal.
Mas é um livro bom e rápido de ser ler.

Yasmin 03/07/2023

Um conto sombrio dos Grimm.
Gostei muito desse livro porque foge dos contos de fadas que são fofos e têm um romance entre um príncipe e uma princesa, que se casam e vivem felizes para sempre. Não é assim que as coisas funcionam nesse livro, é algo mais sombrio, o que o torna bem interessante. Leia, se tiver coragem, mas não o leia para crianças pequenas. Se você ler, a culpa será sua se elas não dormirem por uma semana.

"Afinal de contas, é nas zonas mais escuras da vida que se encontra a beleza mais iluminada e a sabedoria mais profunda.
E, claro, a maior quantidade de sangue."

"Afinal de contas, para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso passar pelas zonas mais escuras. E, nessa escuridão, não há nenhuma guia.
Nenhuma guia, na verdade, a não ser a coragem."

Andrea 11/07/2023

A melhor releitura de um conto de fadas que já li?
Se teve um livro que me surpreendeu muito e positivamente até agora nesse ano foi essa versão de João e Maria!
As intervenções do narrador conversando conosco e os absurdos grotescos e sangrentos que acontecem na vida dessas crianças deixam a bruxa canibal e sua casinha de doces no chinelo! Até enfrentar o próprio Diabo um deles vai!
Sério, é eita atrás de eita e eles são só crianças que queriam ser amadas e protegidas pelos pais, mas estes falharam miseravelmente na missão...
Com certeza, até o momento, essa foi a melhor releitura de um conto de fadas que li e pretendo ler outras desse autor.

Sanny 21/09/2021

Termineiiiiii
Enfim eu li e amei o livro...tipo quando ele descreve cada cena e mágico como se ele falasse com a gente. .uma boa hora eu me peguei respondendo esse livrokkkleiam ele porque a história é incrível. .."certifique-se,se a crianças por perto antes de ler "

Cristinaxdrz 12/05/2024

Dei boas risadas com este livro. Me arrepiou da cabeça aos pés. História cativante e bem escrita, principalmente com as partes do narrador.

Vi_bookr 06/04/2022

Um Conto Sombrio Dos Grimm
Macabro assustador o tanto que eu fiquei assustada não dá pra nem descrever a narração é perfeita a interação do autor no livro é maravilhosa tem umas partes que são muito fortes e que não são boas de ler

Bea 13/03/2022

Simplesmente perfeito
O livro tem um ótimo senso de humor e personagens marcantes e cativantes, a narradora completa tudo, maravilhosa. Se você leu a menina que roubava livros e gostou da narradora, está aqui uma semelhante. A história causa uma grande imersão, te faz rir, faz ter medo e tristeza também. A Maria é muito forte e faz as coisas mudarem na narrativa, o que gostei muito. Caso você seja sensível a cenas fortes, recomendo que não leia pois elas existem nesse livro, caso não, acredito que vai ser a melhor coisa você ler ele. Recomendo SUPER!

Flora Airbender 24/09/2020

Era uma vez dois irmãos se ferrando toda hora
Até a metade é bem chato depois fica melhor. Achei desnecessário todas as interrupções que o autor fez durante a história tentando ser engraçadinho mas sendo muito repetitivo. Outra coisa que me incomodou foi a falta de clareza por parte do autor em explicar o que realmente é essa história (uma releitura de João e Maria feito com outros contos dos Grimm, pelo menos foi isso o que eu entendi). A jornada de João e Maria é cheia de tragédias e violência mas com o toque de inocência dos contos de fadas. Esse é um livro que só serve para quem ama contos de fadas, como eu. Quem não é muito fã desse tipo de literatura não vai curtir muito pois o enredo é bem repetitivo (me lembrou Desventuras em série, dois irmãos andando para lá e para cá e enfrentando perigos). O que valeu foi o final que é bem bonitinho.
Silva 30/10/2020minha estante
O que dá a graça À história é o narrador intruso,e a única coisa dele ali são esses trechos,o livro na realidade e um compildo de contos dos grims,mas o autor adpitou para que joã e maria "andassem" por todos eles

Aimeé 01/08/2020

Leitura fluída...
Esses contos proporcionam uma leitura fluida, apesar das diversas interrupções realizadas pelo autor para explicações e expressões opinião...
Recomendaria leitura para um passa-tempo, sem necessidade de grande devoção a história...

Gamoon 17/02/2022

Eu os entendo, eu atendo
Livro simplesmente perfeito, a escrita impecável, os personagens maravilhosos, as controversas e o mistério, o visível amadurecimento.
E eu gostaria de falar de novo da escrita, QUÊ ESCRITA IMPECÁVEL
Definitivamente se tornou um dos meus preferidos

Daniela354 21/01/2023

Um conto sombrio dos grimm ?
Narrativa diferente do que eu já tinha visto da história de João e Maria, algumas coisas meio sem pé né cabeça, mas faz parte da narrativa e eu gostei até.

Ucar 04/12/2022

É uma leitura rápida, com uma boa história, grandes aventuras e, que na minha opinião é a melhor parte, Tem comentários do narrador.
O livro é curto, e mesmo sendo um livro infantil, fala sobre assuntos bem.. fortes, por assim dizer.
A cada capítulo é uma nova aventura e um novo surto, a situação de Maria e João já é ruim e mesmo assim consegue piorar.
Acho que o livro acaba tendo uma mensagem de persistência "além das dificuldades, até o último momento, sempre conseguimos seguir adiante"

ViagensdePapel 22/10/2015

Você com certeza conhece a história de João e Maria. Bom, você provavelmente conhece apenas uma parte dela. Assim como diversos contos antigos que são contados até os dias atuais, João e Maria passaram por muitas adaptações ao longo dos anos. Muitos detalhes sombrios foram sendo pouco a pouco retirados e o que sobrou foram versões mais “softs” que podem ser contadas para todas as idades.

O autor americano Adam Gidwitz, neste livro Um conto sombrio dos Grimm, tenta trazer novamente os aspectos originais de João e Maria, escritos pelos Irmãos Grimm. Além de contar a narrativa por completo, Gidwitz adaptou a linguagem para os dias atuais e escreve alguns comentários pessoais sobre o que achou sobre os diversos capítulos do livro.

Não vou entregar muito sobre o que acontece com os nossos dois protagonistas, pois não quero acabar com a surpresa de ninguém. Porém, alerto aos futuros leitores que esperem de tudo neste livro, menos uma história infantil. Os obstáculos encontrados vãos muito além da “bruxa” na casa de doces. Nas primeiras páginas entendemos que os dois estavam condenados ao sofrimento muito antes de nascerem.

Aliás, ao dar-me conta de quantos fatos foram omitidos ao longo dos anos, fiquei refletindo o quanto o famigerado “politicamente correto” foi tomando conta do nosso cotidiano. Será que hoje realmente somos mais liberais do que as gerações anteriores? Ou será que estamos ficando conservadores demais? Não vejo uma resposta clara para estas perguntas, mas fica aí a reflexão.••.

Voltando à narrativa, apesar do lado macabro, os comentários de Gidwitz tem um lado cômico, quase como se ele estivesse ao seu lado lendo com você. Em vários momentos satiriza a inocência de ambas as crianças e ao mesmo tempo nos ajuda a vê-los não apenas como simples personagens, mas o lado humano de cada um deles.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/08/12/resenha-um-conto-sombrio-dos-grimm-um-conto-sombrio-dos-grimm-1-de-adam-gidwitz/