Um Conto Sombrio dos Grimm

Um Conto Sombrio dos Grimm Adam Gidwitz

Resenhas - Um Conto Sombrio dos Grimm

mareghafa 13/12/2021

nessa escuridão não há nenhum guia.
fui correndo ler o livro após ter maratonado a série/animação da netflix, e por incrível que pareça, a adaptação é muito melhor que a obra original.

o livro contém os mesmos elementos da série, os avisos engraçados para as crianças sairem de perto, o narrador constantemente pausando a narração para fazer comentários, mas mesmo assim, as histórias não ficaram tão interessantes e legais de ler, totalmente diferente de como foi assistir.

você nota algumas várias mudanças que a adaptação fez, mas elas apenas melhoraram as canas e as histórias, mantendo aquele suspense saudável e o sombrio tanto comentado pelo narrador, o que fez com que fosse uma das minhas maiores decepções durante a leitura.

as histórias são bem rasas e rápidas, não conseguindo me prender muito. mas fora esses detalhes, as histórias são muito interessantes e legais de ler, e para quem não viu a série e pretende ler o livro primeiro, é surpresa atrás de surpresa.
Vitin00 24/03/2022minha estante
Como vc quer q seja legal se vc ja sabe oq acontece.

Yasmim 09/10/2022minha estante
Melhor livro q já li na minha vida!!! Um terror clássico. Eu amei mto esse livro, é tanta coisa q me deixou chocada!! Td mundo deveria ler, pfto!!! 5 estrelas!!!

Rayra 02/01/2023minha estante
O livro me prendeu bastante, eu amei

bookstef 29/03/2023minha estante
Nem sabia que tinha série kkkk

Mayara1138 16/08/2023minha estante
Concordo

Erika580 21/01/2024minha estante
Eu já li 2 vezes seguidas esse livro! Apaixonei na história ???

rebecca 05/05/2022

surpreendente
peguei esse livro na biblioteca da escola pois queria ler uma coisa diferente e me surpreende mt com o livro.

a história de João e Maria é bastante famosa, porém mt rasa, e a forma como o autor contou a história, montou a narrativa ao longo dos contos foi mt bom!!!

li em 3 dias e, apesar da história ser bastante legal, meia nojenta e sangrenta, o final não me agradou mt pois, na minha opinião, se resolveu mt rápido. entretanto, se vc procura uma leitura rápida e legalzinha, recomendo
Thais645 05/05/2022minha estante
Já li que todas as fábulas que conhecemos foram adaptadas desse tipo de história: sangrenta e bizarra. Especialmente as mais conhecidas. Eu já tive um livro em que eram assim, contadas do modo que foram concebidas, e fiquei de cabelos em pé. Eram medonhas, todas.

rebecca 05/05/2022minha estante
pse amg, eu cheguei a ficar com nojo KKKK

Carol 02/05/2018

um tesouro escondido
o que eu esperava: muito humor negro e muito sangue.
o que eu encontrei: uma belíssima reflexão sobre culpa, arrependimento, amadurecimento, coragem e perdão... e, sim, muito humor negro e muito sangue.

melhor surpresa do ano! um livro pra levar pra vida!
recomendadíssimo.

"afinal de contas, é nas zonas mais escuras da vida que se encontra a beleza mais iluminada e a sabedoria mais profunda." (p. 11)
lucozolves 02/05/2018minha estante
Melhor resenha! Irei com certeza ler o livro.

Carol 02/05/2018minha estante
ridículo kkkkkkkkkkk

Nicole684 10/06/2023

O melhor conto da face da Terra
Diferente de outros contos claro que é sempre felizes para sempre e toda hora um happy life, e sempre aquela coisa batida, é diferente de tudo que já li, temos suspense, mistério, e muito choque
O melhor conto já escrito, e os suspenses a cada página
Quase
Por pouco
Quase lá

Que perfeição.
Leia se ousar?
pyethra.bernardes 10/06/2023minha estante
amei a resenha, vou ler

AmyCabalt 22/11/2021

Não me tirou o fôlego como alguns outros livros, e apesar de alguns avisos desnecessários é bom. As ilustrações são lindas
AmyCabalt 23/11/2021minha estante
*desnecessários

Cássia | @procureiemsonhos 03/08/2015

Resenha feita no blog Procurei em Sonhos
Dividido em vários contos, através da leitura de Um conto sombrio dos Grimm, conhecemos a história de João e Maria como nunca fora escrita. Somos apresentados à história antes do famoso conto e depois que os irmãos fogem da bruxa má. Cheio de mistérios e aventuras, o livro flui em um ritmo fantástico e incomparável - e é impossível não se sentir envolvido pela escrita de Adam Gidwitz.

Eu tenho um fraco por livros voltados para o público juvenil, e Um conto sombrio dos Grimm foi uma ótima surpresa! Ele foi o típico livro que eu decidi ler, sem nem ao menos prestar atenção na sinopse, já que senti que todo o enredo deveria se revelar para mim durante a leitura da obra.

Recheado de grandes aventuras, desde a Terra até o Inferno, o livro acaba passando uma mensagem muito positiva (e é claro que não vou contar para vocês, porque se não eu estragaria toda a graça do livro). E durante as aventuras podemos perceber que Maria não é tão ingênua como a que conhecemos, e que João pode ser mais forte do que imaginamos...

Me identifiquei muito com os irmãos João e Maria. Apesar de tudo o que passaram, eles nunca deixaram o amor desaparecer. Eles tinham todos os motivos para cada um seguir seu caminho, mas na maior parte da trama permaneceram lado a lado - o que lembrou a minha relação com meu irmão.

O que mais gostei em toda a obra foi a relação criada entre narrador e leitor, principalmente quando o narrador brincava com o enredo e criava um clima de tensão. Além disso, ele sempre alertava quão forte uma cena poderia ser, então ficava difícil tentar adivinhar o que estava por vir.
Outro ponto que chamou minha atenção foi quando o pai e a mãe de João e Maria tomavam algumas decisões. Sério, que tipo de família faria o que eles fizeram?! #Revolts

No geral, foi uma leitura muito proveitosa! Devorei o livro em poucas horas e fiquei com uma vontade tremenda de começar a leitura novamente. Adoro quando os livros me deixam assim! Mais uma vez a Editora Galera colocou todo capricho do mundo em sua publicação: a diagramação está impecável e a qualidade é indescritível.

site: http://www.procurei-em-sonhos.com/2015/07/resenha-um-conto-sombrio-dos-grimm.html
Fer 04/08/2015minha estante
quero ler esse! bom?

Amanda @LittleCruella 29/12/2016

Um Conto Sombrio dos Grimm por Little Cruella
Quando comprei esse livro não esperava que ia gostar tanto da forma a qual gostei dele, ver tudo o que os dois irmãos ( João e Maria ) passam pra sobreviver a tantos perigos me deixa louca, eu surtava a cada perigo ao qual eles passavam, e ficava em pura felicidade quando se livravam dos mesmos, mas com o tempo comecei a pensar que eles não iriam acabar vivos no fim, Maria ficou sem o dedo mindinho, João sofreu horrores pra sobreviver junto a irmã. Nossa é um livro que de início tu pensa em ler pras crianças mas conforme vai lendo e vendo que não é exatamente um conto de fadas tu repensa se deve mesmo ler ele pras crianças, eu acho que não, mais ai vai de cada um.. Pensa o desespero das crianças pra dormir depois de ouvir essas histórias horripilantes. É uma boa leitura, ela flui com facilidade total.

site: https://www.instagram.com/littlecruella/
Jude Melody 02/03/2017minha estante
E o João. Tadinho do João. Não o exclua.

Jaii 24/03/2021

João e Maria - Conto dos irmãos Grimm
Não conseguiu me envolver, li por desencargo de consciência, uma história muito exagerada demais, a parte melhor foi as piadas entre um capítulo e outro, mas fora isso é apenas um conto surreal para amedrontar crianças.
Marina.Carolina 24/03/2021minha estante
Eu tb não curti...

Flora Airbender 24/09/2020

Era uma vez dois irmãos se ferrando toda hora
Até a metade é bem chato depois fica melhor. Achei desnecessário todas as interrupções que o autor fez durante a história tentando ser engraçadinho mas sendo muito repetitivo. Outra coisa que me incomodou foi a falta de clareza por parte do autor em explicar o que realmente é essa história (uma releitura de João e Maria feito com outros contos dos Grimm, pelo menos foi isso o que eu entendi). A jornada de João e Maria é cheia de tragédias e violência mas com o toque de inocência dos contos de fadas. Esse é um livro que só serve para quem ama contos de fadas, como eu. Quem não é muito fã desse tipo de literatura não vai curtir muito pois o enredo é bem repetitivo (me lembrou Desventuras em série, dois irmãos andando para lá e para cá e enfrentando perigos). O que valeu foi o final que é bem bonitinho.
Silva 30/10/2020minha estante
O que dá a graça À história é o narrador intruso,e a única coisa dele ali são esses trechos,o livro na realidade e um compildo de contos dos grims,mas o autor adpitou para que joã e maria "andassem" por todos eles

De Cara Nas Letras 19/05/2015

Um Conto Sombrio dos Grimm - Adam Gidwitz
Era uma vez... não, acho que não. Essa frase já é muito batida, altamente clichê, não é mesmo? Há muito tempo atrás, no tempo da monarquia e das colônias, João e Maria nasceram. Os irmãos gêmeos eram filhos reis, viviam cercados de todo o luxo que seus pais poderiam oferecer. Mas, será mesmo que a história deles é como sabemos? Que encontraram uma bruxa malvada no meio da floresta em uma casa feita de doces? Bem, tenho que admitir que não é totalmente assim. Nesse livro fantástico, conhecemos a versão da história (ou a versão mais próxima possível) que os irmãos Grimm idealizaram. Sim, João e Maria eram filhos de reis. Sim, eles encontraram uma casa feita de guloseimas onde uma bruxa do mal residia e blá-blá-blá... mas isso está longe de ser tudo!

Em Um Conto Sobrio dos Grimm, acompanhamos os jovens irmãos em histórias cada vez mais sinistras, sangrentas e até mesmo macabras. O autor, Adam Gidwitz, baseado na história criada pelos irmãos Grimm, nos mostra as peripécias pelas quais João e Maria passaram durante sua jornada. Entretanto, ele vai muito além disso. Conhecemos toda a história que se passou antes mesmo de eles virem ao mundo. Como seus pais se conheceram e como escaparam da terrível maldição que residia sobre o casal.

Para um livro publicado por um selo infanto-juvenil, devo afirmar que o achei pesado. Há muitas passagens sangrentas que, sinceramente, eu não recomendaria nem mesmo para alguns adultos. Entretanto, sei que há crianças hoje em dia com o estômago mais forte que o de muito adulto, então creio que cabe apenas aos pais decidirem se seus filhos estão ou não prontos para ler/ouvir a real versão de João e Maria.

Podemos perceber no final — ou até mesmo no meio de cada conto — uma moral, lição que aprendemos com a história. Ela, é claro, não está explícita, mas fica claro que alguns valores, como defender a família, ser grato, sempre honrar sua palavra e coisas do tipo são altamente difundidos. Conseguimos observar durante a narrativa o amadurecimento dos irmãos, que no começo do livro mostravam-se ingênuos e, no fim, dignos de governança.

Adam Gidwitz consegue ligar todas as pontas que abriu durante o enredo, mas alguns trechos da narrativa ficaram tão "sem sentido" (não encontrei colocação melhor) que fiquei chateado. De toda forma, o brilho do livro não consegue ser apagado por alguns passagens. A edição da Galera Record está impecável. A capa realmente reflete o clima sombrio do livro e as ilustrações internas tornam a leitura mais prazerosa e até mesmo 'divertida' (vale salientar que, de vez em quando, Adam faz alguns comentários ácidos, o que deixa o livro bem mais fluido).

De forma geral, recomendo a leitura. Se você é uma daquelas pessoas que gosta de livros com suspense, mas ao mesmo tempo repleto de passagens com humor ácido e cenas macabras, digo que este é o livro certo para você!

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Moonlight Books 09/06/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

O tom da história é convidativo, o autor trava uma conversa com o leitor, sua ironia é hilária e em momento algum soou como algo negativo, eu ri várias vezes com seu jeito de nos preparar para o que viria pela frente, cada pausa servia apenas para atiçar minha curiosidade em relação aos novos infortúnios dos personagens.
Muito bom, leitura rápida e divertida, um tantinho sombria, mas que vale a pena sem dúvidas.
A história é empolgante, ainda mais quando sabemos que o que está ruim vai ficar pior, já que o narrador afirma isso todo o tempo, são tantas reviravoltas e outros contos mesclados com o principal que o resultado foi genial, eu gosto deste tipo de história e o melhor é quando são recriadas, afinal a essência nós já conhecemos, mas ver que alguns autores ainda ousam e criam algo inusitado e diferente é excelente.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/06/resenha-um-conto-sombrio-dos-grimm.html

shinnaxo 26/05/2024

É um livro com uma temática interessante, por mais que as primeiras paginas não sejam tão interessantes. A história se desenvolve bem com o decorrer da leitura, se tornando uma obra de terror fantasia muito bom.

Nat 27/08/2017

João e Maria são filhos de um rei e uma rainha que, por remorso e mesmo com pesar, sacrificaram os dois para que seu fiel servo, Johannes, voltasse a vida. O que ninguém esperava era que as duas crianças também voltassem a viver. Não era para eles descobrirem o que o pai fez, mas eles ouvem o rei e a rainha conversando e magoados, resolvem fugir de casa. Assim, as aventuras dos dois irmãos começam. Eles encontram uma casa feita de doces. A confeiteira que morava nela os abriga, para comê-los mais tarde. Eles matam a mulher e fogem de novo, indo parar em uma casa onde o pai da família, que queria tanto uma filha mulher, reclama dos filhos homens que tem e faz com que todos se transformem em andorinhas. João e Maria vão atrás dos sete irmãos e fazem de tudo para que eles voltem para casa. A partir daí, os dois percebem que podem se virar sozinhos e tentam viver novas vidas, sem saber que seus caminhos irão separá-los, e que eles descobrirão muitas coisas na busca constante por uma família.

Eu tenho mania de querer comprar todo e qualquer livro que fale de contos de fadas, sejam novas releituras, sejam análises, seja o que for, eu quero. Este livro eu gostei da capa, gostei da sinopse e fiquei curiosa, até porque o conto de João e Maria original eu nunca li, e como não gosto de me basear em filme para dizer se uma versão é oficial ou não, fiz questão de ter ele na minha estante. Mesmo assim, demorei bastante para me entusiasmar a ler porque João e Maria nunca foi uma história que me enchesse os olhos. Fico muito feliz de dizer que eu me enganei totalmente quanto ao que esperava desse livro, simplesmente adorei a forma continuada de contar as várias histórias, ligando-as umas nas outras. É uma versão sombria que, confesso, me deixou meio desesperada em algumas partes. O mais legal é que, o autor do livro não reescreveu a história, ele só a adaptou. Seus comentários humorados até ajudam no suspense da história. Teve surpresa, teve aventura, teve morte, teve muita confusão, e foi isso que fez o livro se tornar um dos melhores que já li sobre o gênero. A diagramção é muito bem feita e as ilustrações são lindas. Muito indicado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2017/08/um-conto-sombrio-dos-grimm-adam-gidwitz.html

Tábata 08/04/2018

Tudo que eu amei nesse livro
A história de João e Maria está longe de ser a história que eu mais ouvia quando era criança e mais longe ainda de ser a que eu mais gostava. Para dizer a verdade, pensar em crianças como eu esquecidas e sozinhas em um mundo tão grande e triste me deixava aflita e com medo. Amava saber que o que deixava meu mundo mais caloroso e colorido era tudo que eu tinha em casa: minha família, as comidas maravilhosas que experimentava e meu brinquedos e claro.
De primeiro gostei da premissa do livro, algo como A VERDADEIRA história e fiquei me perguntando se o que eu ouvia desde criança de meus pais e avôs era a verdadeira história ou se só estavam me enganando para eu nunca fugir de casa.
Agora sobre o livro, eu adorei a forma com que o autor expôs a ideia. Também foi um ponto positivo a interação que temos ao ler o livro, isso foi demais! Apesar de ser um pouco repetitiva, me conquistou bastante.
É um livro maravilhoso, e eu super recomendo que você se aventure nessa história mágica(bem mágica mesmo), principalmente se você for como eu, que não sabia quanse nada de João e Maria