Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari

Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade

1929 encontrados | exibindo 1 a 16

Lessandra2 17/05/2024

Um livro típico de toda a prateleira
Esse é um livro que sem sombra de dúvidas todo ser humano moderno deve ter na sua prateleira. É um clássico da atualidade, que tem como temática principal o progresso da humanidade. Ele aborda acontecimentos históricos alinhados cronologicamente e com explicações sucintas sobre cada fato, traz uma visão sobre as 3 revoluções da humanidade: a cognitiva, a científica e a agrícola.
É um livro que também faz parte das minhas releituras, pois preciso revê-lo com uma visão crítica um pouco mais madura.

Estefania 15/05/2024

Que livro incrível! Nos dá uma visão geral e clara de para onde estamos caminhando no sentido evolutivo. Quantas questões a serem aprendidas. Todos deveriamolee esse livro ao menos uma vez na vida.

Gih 14/05/2024

Sapiens
Li meramente para uma aula na faculdade e mds q chatice sem fim. Metade do livro é só "encheção" de linguiça

Caneira Martins 14/05/2024

Ótimo livro. Sucinto, preciso e bastante inspirador para fazermos uma reflexão do que é ter-se humano.

Vanessa2114 10/05/2024

Intrigante
"Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", é uma obra que se destaca por sua capacidade de envolver e intrigar o leitor desde as primeiras páginas. O livro nos leva por uma jornada fascinante através da história da nossa espécie, desde o surgimento dos primeiros Homo sapiens na África até a complexidade das sociedades contemporâneas. O livro é habilmente escrito, combinando uma narrativa fluente com insights profundos sobre a evolução humana, economia, política e cultura.

No entanto, apesar de sua base em estudos científicos e históricos, "Sapiens" não está livre de parcialidade. Harari apresenta suas interpretações e visões pessoais como se fossem verdades absolutas. Enquanto ele traz à tona argumentos e dados importantes, a obra também reflete uma quantidade significativa de opinião pessoal e parcialidade, o que pode levar o leitor a questionar a objetividade do autor em certos pontos.

Em resumo, "Sapiens" é uma leitura envolvente e estimulante, que oferece uma perspectiva ampla sobre a história humana. No entanto, é essencial manter uma postura crítica diante das afirmações do autor, distinguindo entre o que é fato científico e o que é opinião pessoal.

Luana.Domanski 08/05/2024

Recomendo a leitura. O livro resume bastante a evolução da humanidade, e a parte mais interessante é justamente os capítulos que tratam sobre o passado.

Alex 08/05/2024

Imperdível
Todas as pessoas deveriam ler este livro. As reflexões que o autor nos traz são indescritíveis. Além de agregar muito sobre a história da humanidade, nos faz pensar qual será o nosso futuro.

Jul Fachini 05/05/2024

Muito envolvente, mas parcial
Não espere um livro de história.

Os primeiros capítulos me ganharam muito e chega a ser poético a forma como a trajetória humana é narrada, com uma escolha impecável de palavras.
Mas, assim como os homo sapiens às vezes me irritam, me irritou um pouco a forma como o autor aborda temas complexos como o imperialismo, em que, mesmo citando suas consequências negativas, demonstra um certo orgulho e gratidão pelo impacto europeu na cultura mundial.

Também achei muito superficial a forma como ele enxerga a clássica capitalismo x comunismo, e não só por ele basicamente associar o comunismo ao fracasso e o capitalismo ao sucesso, mas por nem citar possíveis benefícios de outros sistemas e ignorar a existência do socialismo por exemplo.

Claro que não esperava muito aprofundamento em um livro que se propõe a resumir brevemente a história da humanidade, mas a leitura me irritou sim em alguns momentos. Talvez esse seja um grande ponto desse livro Sapiens: vc vai se incomodar. Talvez não pelos mesmos motivos que eu, talvez por for cristão, patriota, ativista, torcedor de futebol. Por algum motivo, esse livro cutuca. Recomendo!

Leh1204 04/05/2024

Muito necessário
O livro traz reflexões desconfortáveis porém muito necessárias, todas apoiadas em fatos científicos. Simplesmente amei, gostoso de ler, educativo e abrange diferentes ramos da ciência que se interligam.

Lindsey 02/05/2024

Impressionante
Se tratando da evolução de nossa espécie, as vezes esquecemos o óbvio, que o ser humano não evolui de forma linear (como contam os livros escolares de biologia/história). Aqueles homens das cavernas dos filmes clássicos não existiram. Em nossa história evolutiva tiveram diversos tipos de homens pré-históricos, inclusive alguns convivendo no mesmo local e na mesma época, cada um de um jeito, se desenvolvendo de uma forma, conforme o seu ambiente e sua cultura. Também é interessante como a história se repete.. choques culturais, massacres, ganância, etc. Mesmo evoluindo, ainda somos tão primitivos que chega a ser ridículo. Esse livro assume nossa ignorância através de argumentos científicos, usando linguagem simples e prazerosa. Deveria ser obrigatório nas escolas.

* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

RobertoF 28/04/2024

Um livro fantástico!
Discorre o assunto desde os seres humanos mais antigos.

A perspectiva dos caçadores-coletores, que tinham sua vida "completa" com poucas coisas, onde o básico era manter sua família, sua tribo, seu clã.
E assim como nos dias atuais, talvez não mesma velocidade, foram se aperfeiçoando, em busca de um pouco de comodidade.

O ser humano se demonstrou capaz de fazer belas descobertas e um grande crescimento tecnológico. Mas também foi capaz de criar armas capazes de ceifar muitas vidas.

Em que momento a humanidade se perdeu?

Toda essa visão, em um debate incrível, e muito teor histórico, somos transportados sobre todos os fatores, para "visualizar" toda a engrenagem, em uma breve história da humanidade.

Ana j 25/04/2024

é bem interessante, porém não é muitooo aprofundado.
ele inclui de maneira direta e indireta a opinião dele ao explicar e argumentar, então se vc tá procurando um livro 100% objetivo para aprender sobre história, talvez essa não seja a melhor opção.

Nilkraus 23/04/2024

Uma Breve História da Humanidade
"Uma Breve História da Humanidade" é um livro fascinante escrito por Yuval Noah Harari, que oferece uma visão panorâmica da jornada da humanidade, desde os primórdios até os desafios do futuro. Harari habilmente entrelaça a história, a biologia, a economia e a filosofia para criar uma narrativa envolvente sobre como nós, como espécie, evoluímos, enfrentamos desafios e moldamos o mundo ao nosso redor. Ele explora temas como a Revolução Cognitiva, a ascensão das civilizações, a formação de impérios e os avanços tecnológicos que estão moldando nosso destino. Com uma escrita acessível e provocativa, Harari convida os leitores a refletirem sobre o passado da humanidade e a considerarem as implicações de nossas ações no presente e no futuro.

Olga.Saad 23/04/2024

Uma jornada fascinante pela história da humanidade, que desafia e inspira a repensar nossas noções sobre o progresso, cultura e civilização. Com uma narrativa envolvente, fácil de acompanhar e insights profundos, Yuval Noah Harari nos leva a uma reflexão sobre quem somos e para onde estamos indo como espécie.
"Sapiens" nos convida a questionar nossas crenças e entender melhor a história e o impacto de nossas escolhas. É uma leitura obrigatória para quem busca compreender o mundo ao nosso redor e nossa própria jornada como seres humanos.

1929 encontrados | exibindo 1 a 16