Brasil: Uma biografia

Heloisa Murgel Starling
Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

André 26/05/2021

Para conhecer melhor nosso país
Uma leitura essencial para conhecer com mais detalhes a história do nosso Brasil.

Kaminsky 15/03/2021

Brasil: Um personagem ambivalente
"Tem sido assim desde a chegada das caravelas de Cabral: para uns, breve paraíso; para outros, inferno sem fim; para outros, ainda, espécie de purgatório na Terra, essa história continua atual, apesar de inscrita e desenhada no passado."
Livro fantástico! As autoras cumprem a proposta de fazer do Brasil não somente um país, mas sim um personagem. E contam sua história, numa linha tênue entre a esfera pública e privada, o cotidiano e a política. Numa linguagem deveras simples e cativante, com muitos dados e fatos interessantíssimos.
Estava procurando um livro que apresentasse não somente a história político-econômica do Brasil, mas sim abordar sua esfera social, o povo, suas manifestações e a construção de uma sociedade brasileira. E isso o livro cumpre com sobras! Um futuro clássico da história Brasileira.

Igor 03/04/2021

Mostra a história do país de maneira ampla, porém com detalhes de notável pesquisa por parte das historiadoras. Permite que se tenha uma visão completa dessa complicada trajetória, da qual fazemos parte.

Renata.Chagas 12/04/2021

A obra faz uma leitura abrangente e rica dos 500 e poucos anos desse complexo Brasil.

Lucas Malta 26/04/2021

Para conhecer nossa história
Termino hoje a leitura de um livro que conta toda a história do meu país, a partir do ?descobrimento? dos portugueses até a redemocratização, com a constituição de 1988.

Posso dizer que essa obra é um verdadeiro mergulho nos principais fatos que moldaram nossa nação.

Para aqueles mais dedicados ao tema, o livro é um ponto de partida para o conhecimento, já que diversos episódios são tratados de forma resumida (e aqui não é uma crítica, mas uma observação).

Um exemplo que dou, são das revoltas ocorridas na antiga província de Pernambuco. Por estar vizinha a meu estado natal (Alagoas), muito me deixou curioso para saber mais da passagem dos holandeses por essa terra.

Outra curiosidade que me despertou foi a da formação dos quilombos, em especial na região de Palmares.

Vale ressaltar que as autoras deste belo livro encheram a obra de referências bibliográficas e por isso, o leitor mais curioso pode ir atrás de mais e mais detalhes em livros de terceiros.

Ao terminar a leitura, fiquei com aquele gostinho de saber ainda mais sobre nosso Brasil.

Espero que outros conterrâneos se debrucem neste livro e conheçam cada vez mais nossas raízes.

Renan 25/05/2021

Ato antropófagico
Ler sobre a história do Brasil na visão proposta por Lilia Schwarcz é incorporar a versão do poeta Oswald de Andrade, das frases enunciadas pelo poeta no poema erro de português:
"Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português".
Esses versos assume ,nas palavras de Lilia, a versão da história brasileira vista pelas pessoas das camadas mais baixas da sociedade brasileira.
Nessa magnífica obra, Brasil: Uma biografia , a autora é capaz de tocar temas sensíveis, como a construção politico-social do Brasil pautado no aparato repressivo do Estado e no racismo institucionalizado,quadro que fica mais autoevidente nos conflitos da primeira república: Revolta chibata e a expansão do Darwinismo social com a ascensão do Partido Integralista Brasileiro (A.I.B) a partir de 1927-1930.
Ler,repensar e reinterpretar a história ,de modo crítico, como a proposta por Lilia é cometer um ato antropofágico, a medida que nós, leitores, regorgitamos todos os conteúdos aprendidos na escola,mas de uma forma extremamente pessoal ,brasileira,
capaz de modificar a realidade e de colocarmos em prática a ideia Kantiana de "Autonomia moral do indivíduo pensante" .

iviegas 24/12/2015

Terminei
Finalmente terminei esse livro, o gostinho de terminar um livro é sempre muito bom, e esse então... foram meses de leitura acompanhado de leituras paralelas, na verdade foi um grande estudo onde eu tive que recorrer constantemente ao wikipédia, dicionários. Na verdade a proposta das autoras é relatar os acontecimento sempre dando uma conciência e reflexão. Algumas coisas me surpreenderam, pelo fato de ser ignorante ao assunto, como a causa escrava do índio e o negro, que são nosso verdadeiro passado e as marcas estão aí, outros assuntos descordei pois já tinha um conhecimento prévio. É um livro preciso nos fatos mas as reflexões das escritoras faz jus ao nome do livro, Brasil: uma biografia, fazendo-se uma leitura agradável e quase inesquecível. Esse foi o primeiro passo que dei e que continuarei em 2016 (depois mostro a lista dos livros que irei ler, tangendo pro lado histórico brasileiro). Depois desse livro meu interesse por Brasil aumentou, naturalmente, e fico cogitando várias coisas que não caberiam aqui. Indico, por vários motivos, esse livro. E certamente recorrerei várias vezes ao seu aprendizado. Nasce, hoje, um ativista que ano que vem vai traçar e confirmar suas causas e caminhos a seguir. A culpa toda foi da história do meu país que, embora pouco tenha me aprofundado, desde já, me comoveu profundamente.
Eddington 05/05/2016minha estante
Ao concluir o livro também tive um interesse em aumentar o conhecimento sobre a história brasileira. Se puder, me passe as obras que tem interesse em ler no futuro.

Alessandra Ramos 30/12/2022

Ótima leitura, principalmente para quem quer se introduzir na história do Brasil. O texto é claro e sucinto, mas ao mesmo tempo carregado de informações. Inclusive, para quem quiser se aprofundar mais, as autoras trazem uma vasta bibliografia de referência.

Claro, que uma obra de história geral como essa demanda muitos recortes e uma cronologia arbitrária. Mas no geral, para um leitor leigo, acredito que isso não é um grande problema.

O tempo precisa ser organizado em narrativa de qualquer forma, que seja então por profissionais de história que tem evidências de suas interpretações e compartilham de forma transparente suas fontes.

Sandro 20/01/2023

Muito bom.
Quem ama estudar história, esse é um dos melhores livros, traz um embasamento de todos os acontecimentos até o nosso tempo atual, a contemporaneidade.

ana :) 04/02/2023

O que faz do brasil, Brasil ou do Brazil, Brasil?
É um livro que busca apresentar acontecimentos históricos, relatos e produções artísticas desde o século XVI até o início do século XXI.

Em uma linguagem compreensível aos leigos e por meio de uma diversa coletânea de imagens e referências, Schwarcz e Starling, assim como todos aqueles envolvidos na produção desse livro, buscaram contar uma história múltipla, controversa e volátil de um país em constante transformação

Achei interessante o pós-escrito, o qual continha um breve retrato de como ia 2015-2017... Fiquei pensando em como seria, por exemplo, registrar as conturbadas eleições de 2022 em um livro que apresenta um trecho que discorre sobre como, a partir da redemocratização, todos os resultados de eleições foram respeitados.

Lázara 06/07/2020

Muito prazer, Brasil!
Ontem, meu progresso indicava que havia lido cerca de 64% da obra -- porém, a contagem do Kindle não levava em consideração as inúmeras imagens, de modo que, hoje, tenho de me conformar com o fim.

Mas termino contente por, finalmente, conseguir trazer coesão e contexto aos bocados de história que nos oferecem no ensino regular.

Termino, também, acabrunhada quanto ao futuro -- e não estou dizendo que esse livro traga qualquer ideia do que está por vir.

É que ter a consciência de que seu país foi construído sobre tanto sangue e miséria, pesa.

Pesa como uma condenação!

Ainda, assim, prazer de em te saber, Brasil!

Adony.Neto 04/07/2020

Revivendo a história do Brasil
Esta obra faz o leitor entender como foi a construção sócio-política e cultural do nosso país, como nossa sociedade experimentou mudanças brutais de regimes políticos, desde a época da monarquia até os dias atuais, e como até hoje o espelho escravocrata reflete nas páginas de desigualdades sociais que assolam este país, moldados apartir de 1889 em uma república bolivariana e familista que sempre contemplou o improbo e condenou o reto, de justiça falha, mas com um povo extraordináriamente bom, fruto da mestiçagem de índios, negros, Luso-hispânicos e demais povos que ao longo da nossa história foram moldando o nosso DNA, renegá-los não é ser Brasileiro!

Jessé 10/09/2015

Livro de Cabeceira
Leitura indispensável para quem conhecer e entender sobra a história do Brasil.
Em forma de ensaio, aborda de forma clara, simples, objetiva e agradável praticamente 500 anos de história.

Óbvio que não se pode achar que este livro dará conta de detalhar com riqueza toda a história de um país e seu povo, mas ele apresenta um panorama excepcional dos principais acontecimentos e etapas da formação da sociedade brasileira.

Apresenta fotos de uma riqueza enorme e, traz em anexo uma linha do tempo marcando os principais fatos ocorridos no Brasil e no Mundo.

LiaLimaCE 23/02/2023

"523" anos de que?
Incrível. Não é detalhista e nem se aprofunda em nenhum período específico, claro, porque é muito acontecimento pra dar conta. Mas é muito bom! Muito mesmo! Super indico.

Igor 09/05/2016

Brasile sua eterna construção
Há Quatro meses atrás ao começar a leitura do livro,não imaginava que ao fim do livro a sensação seria tão boa,as autoras mergulham a fundo na formação de um Brasil que de certo,só a sua interminada formação,sem se prender a uma narrativa cansativa e nem a uma linguagem erudita,nos presenteiam com um passeio de forma cronológica pelos eventos mais marcantes que formaram os alicerces necessários para nos situarmos onde hoje estamos,uma obra essencial para quem deseja um olhar atento,rico em detalhes e informações e crítico,sobre como nossa sociedade foi sendo moldada por esses "5 séculos de descobrimento".Com um belo acervo de fotos que ajudam a ilustrar os fatos descritos no livro,e um projeto editorial caprichado,Brasil:Uma Biografia é um livro que merece um olhar atencioso,um prato cheio para quem gosta de história.