Brasil: Uma biografia

Heloisa Murgel Starling

Resenhas - Brasil: Uma Biografia

@APassional 20/12/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Em uma conexão entre o público e o privado, a obra nos instiga a refletir sobre aspectos peculiares que trazem à tona “pequenos detalhes” que despercebidos ofuscam a origem de práticas que se perpetuam ciclicamente, tais como o estrangeirismo, o familismo, o clientelismo, o patrimonialismo, a corrupção.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/11/resenha-brasil-uma-biografia.html

Mariana 23/01/2018

Essencial para a atualidade brasileira
Que ótima leitura para começar o ano, principalmente se contar o cenário político e econômico que vivemos no Brasil atualmente. É uma leitura essencial para entender os processos pelos quais o nosso país passou desde o momento de seu "achamento" até os recentes escândalos de corrupção do governo Dilma. Também é uma importante para compreender as razões pelas quais se devem pensar na hora de escolher bem um governante, com o intuito de pelo menos tentar não correr os riscos do passado.

Vinícius 28/02/2018

Conciso e esclarecedor
Excelente livro de história do Brasil que resume e concatena os fatos históricos de nosso país de maneira clara e concisa. Não é aprofundado, visto que, apesar de ter letras pequenas, não são tantas páginas assim. Com 3 seções de ilustrações e aproximadamente 500 páginas de texto se desconsideradas as referências bibliográficas.

lexsouza 27/03/2020

Ótimo resumo
Quando você tem especialistas que escrevem para um público leigo sem perder a profundidade.

Filipe.Pereira 24/06/2020

Direto e Simples
Um livro muito bom, descreve a história do Brasil com clareza e vai direto ao ponto, expondo todos os detalhes que permeiam desde nossas origens até o período contemporâneo da publicação do livro.
Trazendo uma bibliografia forte, o livro levanta vários pontos e nos faz refletir sobre as ações e situações que levaram ao país que temos hoje e porque ele é tão singular e possui características únicas, principalmente se comparado com nossos vizinhos.
Não deixa a desejar em nada, um livro que todo brasileiro deveria ler para revisitar o passado, analisar e desenhar um futuro mais próspero.

Ronan 30/08/2020

Um país com personalidade?
Nos últimos tempos de pandemia e de isolamento social, minha necessidade de ler tornou-se maior, tenho predileção pelos grandes manuais de História, abrangentes, pretenciosos. A ficção, até mesmo como possibilidade de fuga da realidade, tão dura, é em mim superada por uma vontade de entendimento desta mesma realidade, no meu caso, a lente que escolho para esse entendimento é a da História.
O nome da obra, Brasil uma biografia, já chama atenção por si só, obviamente biografam-se pessoas e não países, porém, ao mesmo tempo, me perguntei se um país não é vivo, se ele não tem “personalidade” e “caráter” como uma pessoa, se ele não tem uma trajetória orgânica e marcada por escolhas, se ele não tem vários “vir a ser” como qualquer um de nós. Percebo que uma abordagem histórica sobre o nosso país, apoiando-se nas premissas dessas perguntas é que dá o tom da obra. Lembro-me de meu finado professor da Usp , István Jancsó, que lecionava Brasil colonial, dizer: “_ O Brasil é como uma garrafa que as pessoas vão preenchendo”, hoje entendo que essa ideia de Brasil como uma garrafa, diz respeito a um conceito pré-concebido, de uma nação concreta, que vem a priori, que sempre esteve lá, pairando acima da realidade, e que os historiadores vão preenchendo no seu ofício, contudo, ao final, tudo o que colocam lá(suas pesquisas, livros e artigos), vai adquirindo o formato da garrafa. As autoras brincam com isso com o nome do primeiro capítulo: Primeiro veio o nome depois uma terra chamada Brasil.
Pois bem, o país biografado não obedece à esse esquema de garrafa que vai sendo preenchida, as autoras enxergam a organicidade e a construção paulatina disso que convencionamos chamar de Brasil, problematizam, logo no início, a noção que temos de Brasil, como a de alguém que se olha no espelho mas vê outra pessoa, sim nossa autoimagem é enganosa e distorcida e isso justifica que estudemos nossa História. O período colonial é visto como um período formativo onde muitas das questões que vão ecoar até hoje tem seu início, a escravidão, o modelo econômico predatório e voltado para o exterior, a violência do estado etc. O século XIX como aquele em que a surge uma ideia de nação à qual se busca paulatina adesão, uma adesão condicionada ao reconhecimento e resignação de cada grupo à sua posição e função nesse “corpo”, depois vem o séc. XX, a República e com ela a cidadania, mas, como ser cidadão em meio à tanta desigualdade e violência? Todos somos cidadãos? E o mais complicado, ser cidadão não necessariamente implicava no exercício de direitos políticos e no aprendizado desse exercício. Em meio aos períodos autoritários a sociedade civil vai amadurecendo, as discussões sobre direitos vêm à baila e enfim chegamos ao período democrático. O posfácio trata do pós golpe em 2016, onde as autoras enxergam um refluxo daquele ambiente democrático que vinha vigorando, trazendo à tona contradições que se imaginavam superadas mas que estavam mais do que nunca latentes em nossa sociedade, fraturas ocultas sob a superfície, cujas raízes bebem no autoritarismo, no patrimonialismo, no clientelismo, no racismo, no fisiologismo da nossa política e na desigualdade cujas sementes foram lançadas lá atrás quando de Brasil só tínhamos o nome.
Uma crítica e um elogio, que caminham de mãos dadas e dialogam entre si. Ao escolherem uma abordagem de “biografia”, as autoras puderam dar um sobrevoo sobre um período histórico amplo, não se detiveram em temas ou personagens específicos, o que dá fluidez, agilidade e leveza à obra, difícil historiadores atingirem isso, o livro é gostoso de ler, é como se fosse possível enxergarmos a “personalidade” e o “caráter” do que chamamos de Brasil se formar e é nisso que reside a crítica. Talvez seja o viés da minha leitura mas, ao propor uma construção paulatina daquilo que chamamos de Brasil, fica uma nota de fundo ressoando, essa nota sugere um sentido em nossa história, uma ideia de “direção apesar dos percalços” (como a vida de pessoa que é biografada que tem começo, meio e fim e direção), aos olhos do historiador isso passível de crítica, uma vez que a História não tem sentido nem direção a priori, pelo menos desde que problematizamos a noção iluminista de uma história com sentido.
É uma obra gostosa, de fôlego, um método historiográfico rigoroso e sério, portanto um super manual, que foge aos clichês desses livros, que por vezes são enfadonhos e densos (lembrei de História do Brasil de Bóris Fausto, para mim insosso). Vale a pena fazer essa viagem introspectiva para tentarmos nos ver no espelho com mais nitidez enquanto brasileiros.

Gabi 25/12/2020

Um ótimo livro
Este livro é ótimo, deveria ser lido por todas as idades, sendo de fácil compreendimento.
Já li em ebook, mas comprei físico para ler novamente. Super recomendo.

vivi507 18/03/2021

Muito interessante. Passa por todos os momentos mais importantes da nossa história e deixa diversas reflexões necessárias. Me emocionei no final pensando exatamente sobre como nossa democracia ainda é frágil. Parece que está tudo resolvido, mas não está. Temos que lutar por ela.

iris 22/04/2021

competente no que se propõe a fazer
leitura interessantíssima, não há grandes novidades, mas é mais profundo do que o que nos é ensinado didaticamente na escola, um passeio pela nossa história. levanta reflexões e, acima de tudo, como bom livro de não ficção, não encerra o assunto. estarei buscando livros sobre momentos ou personagens específicos que me causaram maior fascínio.

Arthur 01/07/2021

Livro muito bem estruturado, com imagens e colocação dos tempos históricos bem feita, diferente de qualquer livro de história visto no ensino médio.

Valeria.Araujo 11/05/2022

Resumo ue perfeito de uma país tão complexo...
Dona Lilia conseguiu agrupar os principais fatos da história do Brasil numa linguagem leve e fácil, quase um romance histórico. Uma delícia de ler e recomendo pra quem quer iniciar nesse universo de livros históricos.

Gabriel 05/07/2022

Uma obra muito mais que necessária!
De forma primorosa, rica em detalhes e com um viés crítico-reflexivo, Lilia Schwarcz e Heloisa Satarling fazem uma profunda e excelente reconstrução da História do país.
As renomadas autoras dispõem-se, além da própria história, de elementos das ciências sociais e artes para recompor os cenários da história do Brasil. Começam falando sobre as imensas e consideráveis disparidades do país num texto introdutório e se aprofundam desde a dinâmica dos povos indígenas antes da chegada dos portugueses até os acontecimentos políticos mais recentes, com o pós-escrito de 2017.
Cada fase da história é detalhada e explicada, sendo que vale-se da menção de acontecimentos para dar contexto ao período ao qual se faz referência e como os fenômeno retratados acabaram por influenciar o presente do Brasil.
Uma obra excelente e muito indicada para aqueles que desejam compreender a história do país para passar a vê-lo de forma crítica!

Kethilyn 30/07/2022

De maneira leve e a prática, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling nos presenteiam com uma biografia desse personagem intrigante que é o nosso Brasil.
As informações contidas no livro ajudam a entender o nosso país, e por se tratar de um livro que abrange toda a História brasileira, nenhuma passagem é descrita minuciosamente, por isso se torna muito leve relacionar um momento ao outro e entender todo o nosso contexto.
Recomendo fortemente à todos que precisem/queiram um panorama histórico geral do Brasil.

Desterrorama 28/06/2023

"brasil: uma biografia" não foca apenas em economia
E política, mas também na produção cultural. gostei bastante do capítulo sobre a colonização holandesa. o livro só peca por mencionar de modo superficial a luta de monteiro lobato pelo ferro e petróleo. lilia schwarcz cita Lobato no "espetáculo das raças", que trata da influência da eugenia no brasil, pseudociência criada no final do século XIX por francis galton, que influenciou até h. g. wells (que lobato se inspirou para escrever "o presidente negro"), herbert spencer, thomas huxley e por tabela aldous huxley (vide "a ilha"). lilia e marisa lajolo também exploram essa questão da eugenia na biografia "reinações de monteiro lobato", voltada para o público infantojuvenil.

de Almeida 25/07/2023

Mais um conteúdo impecável da autora. Como graduanda em História reconheço o peso de ter esse livro na estante, um guia para a vida em sociedade, muito além do âmbito acadêmico. Entender de onde viemos ontem e como isso dita como vivemos hoje. Foi importantíssimo.