Nobres Selvagens

Nobres Selvagens Napoleon A. Chagnon

Resenhas - Nobres Selvagens

Antonio Cesar 30/09/2015

“... Durante dois ou três anos tive sonhos recorrentes em que eu encontrava, por acaso, um ianomâmi que falava inglês fluentemente. ...”

Pág.: 56
5º período
Nobres Selvagens. Minha vida entre duas tribos perigosas: os Ianomâmis e os antropólogos
(Noble savages: My life among two tribes – The Yanomamö and the antropologists)
Napoleon A. Chagnon.

Ao todo no período compreendido entre os anos de 1964 e 1999 o autor fez umas 25 visitas em aldeias ianomâmis na Venezuela. Somando todas as passagens o autor conviveu com as diversas aldeias existentes no local por cerca de cinco anos, sendo a visita mais longa a primeira que durou 17 meses. Seus trabalhos publicados revelam que estes indígenas viviam em constantes lutas cuja causa principal, segundo o autor foi a disputa por mulheres. Esta constatação (ou opinião) gerou muita controvérsia no meio acadêmico redundando em muita discórdia entre o autor, mais ligado a linha evolucionista, com a comunidade acadêmica da antropologia, mais ligada a antropologia cultural. Uma leitura imperdível para quem gosta do tema ou pensa que em se tratando de pesquisas acadêmicas tudo e colaboração.