Nobres Selvagens

Nobres Selvagens Napoleon A. Chagnon




PDF - Nobres Selvagens


Em 1964, o antropólogo americano Napoleon A Chagnon mudou-se para a Amazônia venezuelana, a fim de estudar os índios ianomâmis que viviam isolados no coração da floresta. Sua pesquisa de campo, feita durante vários anos e em condições difíceis e arriscadas, resultou em conclusões surpreendentes, que, ao serem publicadas pela primeira vez, provocaram a ira de outros antropólogos e entidades ligadas à questão indígena.
Para Chagnon, os ianomâmis nada tinham do “bom selvagem” de Rousseau, pois viviam em estado de guerra permanente. O motivo principal das agressões entre os índios era a disputa por mulheres e a luta por vantagens na reprodução. A violência estava relacionada à questão evolutiva, concluiu o antropólogo. Um dos mais polêmicos estudos antropológicos já realizados, Nobres selvagens é também a narrativa arrebatadora da experiência de Chagnon na Amazônia e a defesa contundente de seu trabalho e de uma antropologia de base científica. (extraído da contracapa).





Nobres Selvagens

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Nobres Selvagens (1)

ver mais


“... Durante dois ou três anos tive sonhos recorrentes em que eu encontrava, por acaso, um ianomâmi que falava inglês fluentemente. ...” Pág.: 56 5º período Nobres Selvagens. Minha vida entre duas tribos perigosas: os Ianomâmis e os antropólogos (Noble savages: My life among two tribes – The Yanomamö and the antropologists) Napoleon A. Chagnon. Ao todo no período compreendido entre os anos de 1964 e 1999 o autor fez umas 25 visitas em aldeias ianomâmis na Venezuela. Somando t...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR