Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Jesus, o maior psicólogo que já existiu Mark W. Baker

Resenhas - Jesus, o Maior Psicólogo Que Já Existiu

Rafaela.Acacio 20/02/2022

Reflexão
Considero um livro muito bom e que fala muito sobre o amor. Tem muitos exemplos que demonstram o ensinamento. Tem uma linguagem fácil de entender. Consegue fazer uma relação entre a psicologia e os ensinamentos de Jesus demonstrando que Jesus foi o maior psicólogo que já existiu. Recomendo para todos.

Teteus 19/10/2021

Livro simplesmente maravilhoso
Este livro contém inúmeros assuntos sobre como manter a nossa vida com Deus. Ele relata diversas situações e conflitos diários que apenas o Maior Psicólogo de todos os tempos pode resolver: Jesus.

Pati 02/07/2020

Bom livro!
O livro Jesus, o maior psicólogo que já existiu foi escrito por Mark W. Baker e publicado em dezembro de 2015, contendo 171 páginas.
O autor que escreveu o livro é psicólogo e cristão. Durante o decorrer do livro ele narra algumas histórias que vivenciou dentro do consultório. E como ele ajudou seus pacientes a lidar da melhor maneira com os seus problemas. A cada situação que ele conta, ele deixa trechos da Bíblia onde a pessoa poderia procurar ajuda para a sua situação. Palavras e conselhos que Jesus deixou enquanto esteve aqui na terra.
Eu achei um bom livro! Algumas situações que foram citadas no livro, vieram de encontro com algumas situações que eu já vivi ou estou vivendo ainda. Apesar de ser um livro pequeno (171 páginas) não consegui ler rápido. Porque a cada capítulo o livro deixa uma reflexão ou uma frase que você acaba parando um pouco para pensar.

Bruna 17/07/2022

Maravilhoso e edificante
Conclui a leitura enquanto viajo de ônibus para minha cidade natal. Cheguei a chorar com as últimas 78 páginas. Jesus foi e sempre será ?o cara?, seu objetivo era que nos amássemos e amassemos o próximo como a Deus. O melhor resumo desse livro é: precisamos uns dos outros e de Deus para sobreviver, cultivem os relacionamentos e não regras ou a idolatria.

Julya.Sarah 31/08/2022

Muito bom!!
Esse livro é sensacional. O resumo incrível que eu te daria dele é ?Para se curar de uma ferida, primeiro você precisa passar pela dor de senti-la.?

O autor utiliza momentos vivenciados por ele e por seus pacientes como exemplos e mostra a semelhança com o que a Bíblia mostra.

E termino o livro com o mesmo pensamento que o Mark, ?não consigo pensar em ninguém que mereça mais o título de o maior psicólogo de todos os tempos do que Jesus.?

O livro é muito bom, eu acho que só peguei pra ler em um momento errado, porque estou ansiosa pra ler um outro e não soube aproveitar o máximo dele, mas com certeza quero voltar a ler ele e desfrutar dele um pouco mais.

Luis Netto 20/09/2011

“Jesus, O Maior Psicólogo que já Existiu”
“Jesus, O Maior Psicólogo que já Existiu”, de Mark W. Baker é um escritor mundialmente conhecido pelos seus livros relacionados à religião e diretor-executivo da Clinica La Vile Counseling Center. Hoje, por exemplo, escreverei sobre o seu grande sucesso “Jesus, O Maior Psicólogo que já Existiu”, onde ele relata como os ensinamentos de Cristo pode nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional.
Neste livro, entendemos como aplicar, superar e crescer através dos ensinamentos de Jesus em nossas vidas, através de princípios espirituais, tirados de passagens da Bíblia. O autor faz ligação das mensagens de Jesus com a ciência da psicologia.
Sabemos que a psicologia ajuda as pessoas a superarem traumas, se conhecerem melhor, saberem conviver com os outros, resolverem problemas, lidarem com os sentimentos, entre outras coisas.

Jesus, com seus ensinamentos e lições, com certeza é o maior psicólogo que já existiu, como diz o autor do livro. Jesus, com seu amor, anuncia a Palavra de Deus, mostrando a todo o mundo que ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e nos ajuda a cuidar do nosso coração e curar nossas feridas, através do Perdão e do Amor.
E sobre um olhar atento, o autor demonstra o por que todos nós confiamos no amor de Cristo e vemos Nele o Abrigo, a Compaixão. Para que estas mensagens fixassem cada vez mais em nossas mentes ele passa no livro algumas passagens da Bíblia, como a frase de Marcos 4:33 “Com muitas parábolas como esta, Jesus anunciava-lhes a palavra segundo podiam entender.”. A principio muitos dizem ser uma frase qualquer, mas a medida que lemos o Principio Espiritual, como citado no livro vemos que é uma frase que retrata como nos transformamos, conforme crescemos, mas Jesus continua sempre fazendo com que nós O entendamos.
FREUD
Alguns psicólogos encaram religião como um culto que limita o potencial humano. Freud considerava a religião uma muleta que as pessoas usam para lidar com seus sentimentos de desamparo. Esta postura deu início a uma guerra entre a psicologia e a religião que perdura até hoje.
Mark desvenda que a animosidade existente em ambos os lados tem origem no sentimento do Medo, que dificulta o entendimento.
O preconceito é tão grande entre os psicanalistas que eles acreditam não existir um terapeuta que seja ao mesmo tempo inteligente e cristão.
A primeira parte do livro mostra como é possível entender as pessoas; a segunda incentiva o leitor a conhecer a si mesmo.
Um livro extraordinário, em que Mark W. Baker esbanja todo seu conhecimento religioso de forma brilhante, mantendo o foco do leitor em todas as páginas sobre as Palavras de Deus, que foi passada pelo seu filho Jesus.
Recomendo a Todos.

Laritza 10/11/2014

Leitura interessante.
Quando li a sinopse pensei que fosse um livro mais profundo em termos de teologia ou que fizesse uma análise mais profunda a respeito da psicologia aplicada por Jesus.
O livro traz várias histórias de pessoas que recorreram à terapia para resolver problemas pessoais e outras histórias de pessoas que passaram pela vida do autor. Em cada caso ele analisa o comportamento das pessoas com base na psicologia e nos ensinamentos de Jesus. Embora não seja profundo nas questões teológicas a abordagem psicológica de cada caso é muito interessante e bastante reflexiva, e é até fácil para pessoas como eu que são completamente leigas em psicologia. Um livro interessante.

Carolina 03/11/2022

Livro maravilhoso,o autor traz vários relatos de sues pacientes,e mostra na palavra que Deus foi o maior psicólogo que existiu

Natalia 07/04/2023

Um livro bem escrito e que demonstra o amor genuíno de Jesus!
Impactante, essa é a palavra que define esse livro. Sou muito a favor do uso da terapia e acho que todos, sem exceção, deveria ter a oportunidade de poder fazer. Após esse livro sou mais a favor ainda, fico admirada com o cuidado e amor de Jesus em cada detalhe.

g_eost 23/12/2021

Li aos 15 anos,achei a leitura difícil confesso, porém é um conteúdo incrível,e eu recomendo.
Quero lê -lo novamente,talvez meu entendimento seja diferente agora.

Cíntia 02/05/2022

Relacionamento é a base
Para quem gosta de livros de autoajuda, esse é um livro muito bom. Como não é minha identificação, demorei horrores para terminar. Mas é uma leitura agradável, porém muitas vezes se tornam repetitivos os assuntos.

Gisele 16/09/2022

Um livro sobre o diálogo dos ensinamentos de Jesus e o pensamento psicológico em evolução
Neste livro, Mark W. Baker oferece uma perspectiva sobre como os ensinamentos de Jesus atingem ideias psicológicas capazes de influenciar mente, ações e principalmente nossa maneira de viver.

O autor traz situações de seus pacientes em seu consultório terapêutico, em paralelo com exemplos dos pensamentos de Jesus, nos mostrando o quanto sua visão de mundo, e exemplo de vida trazem cura, transformação e libertação para padrões de comportamento que nos fazem mal, ou traumas que nos impedem de avançar e alcançar amadurecimento.

Dentre os diversos temas retratados no livro, o conflito que existe na mente de algumas pessoas sobre psicologia e religião me chamou bastante atenção:

"Algumas pessoas não acreditam que a psicologia e a religião sejam compatíveis, chegando ao ponto de descrever as divergências entre elas como uma "guerra". Quando a psicologia é excessivamente narcisista e não admite que a religião tenha alguma coisa a oferecer para o entendimento do comportamento humano, ela é culpada de um excesso de amor-próprio. Quando a religião tem um amor-próprio exagerado e não admite que a psicologia tenha algo a oferecer para o entendimento do coração e da mente humana, ela é culpada de narcisismo. Aqueles que são suficientemente humildes para admitir que podem aprender com os outros sem os desprezarem estão no caminho da saúde psicológica e espiritual à qual Jesus se referiu."

Este livro gira em torno do diálogo dos ensinamentos de Jesus e o pensamento psicológico em evolução. Provavelmente você poderá se reconhecer em algumas situações apresentadas e terá a chance de se conhecer melhor também.

Finalizo aqui com um trecho que traduz o legado que Jesus deseja que todos aceitem em seus corações:

"O amor pelos outros é a força criativa que impulsiona o desenvolvimento espiritual. A razão pela qual muitas pessoas temem os relacionamentos é que o amor nos deixa vulneráveis. O risco de sofrer é o preço que pagamos quando estabelecemos um relacionamento com outras pessoas. Mas o amor é a recompensa."

Livro: Jesus, o maior psicologo que já existiu
Autora: Mark W. Baker PhD
Editora: Sextante
N° de páginas: 191

Texto: @giselesertao @afagodemaeoficial

site: https://afagodemae.blogspot.com/2022/09/jesus-o-maior-psicologo-que-ja-existiu.html

Marcela Mello 17/12/2015

Jesus Cristo vs Freud ou uma reconciliação entre ambos?
O autor resume sessões reais com pacientes reais e concomitantemente mostra como Cristo agia ou ensinava sobre isso da forma mais humana possível.

Pode [ou não] ser considerado Spoiler abaixo:

Uma das minhas partes prediletas sobre as sessões está no começo da página 60:

A mulher de Burt insistia com ele para que fizesse terapia. Como Burt estava interessado em ser bom marido e bom pai, ele fez o que ela estava pedindo.
— Sei que não sou perfeito - disse ele -, de modo que gostaria de examinar meu temperamento. Às vezes fico muito zangado.
— É um bom lugar para começar - eu falei.
— Mas não quero ficar desencavando o que está morto e enterrado - prosseguiu Burt. - Gosto de esquecer o passado e seguir em frente.
Para surpresa de Burt, fiz coro com ele.
— Concordo plenamente com você. Se algo está morto e enterrado, não vejo nenhuma razão para revolvê-lo.
Como a esposa lhe tinha dito que os psicólogos gostam de lidar com questões da infância, Burt não soube o que retrucar. Prossegui então:
— Mas às vezes enterramos coisas que estão vivas.

Essa frase final me impactou de forma gigantesca por que eu precisava desenterrar algumas coisas que se remexiam dentro do túmulo interior. Em tempos que eu estava fazendo psicoterapias regularmente, esse livro teve um empenho indescritível em meu consciente e inconsciente.

Mark W. Baker diz em seu epílogo: "Compreendo que escrever um livro sobre os ensinamentos de Jesus pode ser controvertido. Mas de uma coisa eu sei: o meu trabalho como terapeuta beneficiou a minha vida e a dos meus pacientes. Embora a ciência da psicologia só tenha oficialmente pouco mais de cem anos, ela foi desenvolvida na mente de muitos pensadores proeminentes muito tempo antes. Quando penso em todas as figuras da antiguidade cuja doutrina é chamada nos tempos modernos de "psicológica", não consigo pensar em ninguém que mereça mais o título de 'o maior psicólogo de todos os tempos' do que Jesus."

Nas páginas 151 e 152 ele mostra o que quer passar com o livro: "Várias pessoas religiosas têm me procurado no decorrer dos anos para fazer terapia. Em determinados casos, precisei ser muito cuidadoso devido ao preconceito delas contra a psicologia, mas acabei descobrindo algumas abordagens bastante proveitosas. Por desejar compartilhar o que aprendera com outros profissionais, escrevi um artigo e submeti-o a uma famosa revista técnica na área da psicoterapia.
Fiquei consternado ao ser informado que o artigo tinha sido rejeitado. O editor da publicação incluiu na carta que me enviou os comentários da pessoa que fez a análise do meu artigo. Fiquei surpreso com os comentários, que eram concisos, hostis e extremamente pejorativos. No final da análise, em que apaixonadamente argumentava que o assunto em questão não era adequado a uma revista de psicologia, as frases estavam incompletas evidenciando a raiva de quem escrevera. Ficou claro para mim que ele não tinha terminado de ler o meu artigo porque várias das suas objeções haviam sido respondidas na parte final do meu texto.
Eu escrevera o artigo para ajudar os psicoterapeutas a entender os preconceitos dos pacientes religiosos. No entanto, vários psicoterapeutas também estão precisando de ajuda com relação aos seus próprios preconceitos contra a religião. A necessidade de
menosprezar aqueles que não compreendemos decorre de um amor-próprio excessivo que prejudica a nossa própria saúde espiritual e psicológica. O fato de o meu artigo ter sido rejeitado é irônico se levarmos em conta seu tema central: podemos ser dogmáticos com relação à religião ou à psicologia, mas ao nos considerarmos superiores aos outros e ao achar que não precisamos do que eles têm a nos oferecer estamos causando um dano a nós mesmos."

Eu queria ler mais páginas a cada minuto, mas não queria que o livro acabasse, rss.
Hallef 31/01/2019minha estante
Tive o mesmo sentimento ao ler esse livro. É um livro para quem tem mente aberta. Ele cumpriu com a proposta. Eu que sempre achei que é possível ser um discípulo de Jesus e ser psicólogo encontrei uma pessoa de pensamento em comum nesse livro.
Com certeza relerei esse livro e FAVORITEI.
Sinto que é um assunto polêmico e sei bem disso... Mas crescer e amadurecer exige se despir de crenças e opiniões estar aberto a ponderar racionalmente novos pontos de vista, podendo refutar ou aceitar, mas de forma sábia e racional. Isso é o que o autor diz e assim acredito. E esse livro é um convite a crescer e amadurecer ou se não achar pertinente apenas ignorar. Mas antes de tudo abrir o livro sem qualquer preconceito...

Alice 20/07/2022

tô apaixonada nesse livro! leitura fácil e deliciosa, vários ensinamentos de um jeito leve e descontraído!

RÄsa-saraá¹Ä« dasÄ« 05/04/2015

Legal
Não é o tipo de livro que gosto mas na proposta dele é super interessante, bom para quem se interessa em assuntos psicológicos