Tudo é rio

Tudo é rio Carla Madeira
Carla Madeira

Resenhas - Tudo é Rio

Caio Klauberg 08/06/2024

Como rio, que traz e leva, lava e suja, encanta e assusta, percorri o mar de emoções que Carla Madeira criou.

Sem dúvidas, está no top 3 melhores livros que já li.

Liliicaa 08/06/2024

Importante para a literatura brasileira
O livro se inicia contextualizando Venâncio, Dalva e Lucy para nos introduzir suas histórias e como seus caminhos irão se cruzar. São histórias profundas em que se faz presente o amor, dor, obsessão e perdas, se tem cenas descritas de forma explícita que aparecem frequentemente em parte da história.
As reviravoltas e revelações que a história tem ao longo dos capítulos faz com que o leitor se veja preso na história e querendo saber mais, o final me surpreendeu bastante e confesso que meu desejo era que tivesse acontecido o que talvez o leitor esperava de Dalva ao longo dos capítulos. No fim, toda a história é incrível e é um grande acerto da autora, recomendo bastante.

xtuannyx 08/06/2024

Quando as pessoas comentaram sobre a autora e fiquei animada de ler, confesso que não coloquei muita fé. Animei mas não era uma prioridade, entende? Mas aí eu fui sem expectativa pra história, sem saber absolutamente nada, e foi a melhor coisa que eu fiz. A história tem tanta verdade que é difícil digerir em alguns momentos. A forma como a Carla descreve todas as cenas, como conta essa história... É sério, se essa mulher escrever como faz miojo num papel de pão, eu com certeza vou ler com todo o amor que pode caber no meu coração!

Eu simplesmente amei. Apenas.

Kerollyn Llamas 08/06/2024

Apesar de não ser meu tipo de leitura, me interessei pela história e já nas primeiras páginas, fui pega e fiquei presa na trama!
Dalva é uma mulher e uma personagem fantástica, muito admirável! Luci é enigmática e intrigante, já Venâncio é um misto de emoções, a maioria tendendo para o negativo.
Tudo é Rio narra uma história crua e visceral, fazendo o leitor se envolver do começo ao fim da trama, uma boa leitura!

Bassuncao_ 08/06/2024

A dor vicia enquanto mantém a gente vivo
Demorei um pouco pra realmente me apegar a história, mas depois de algumas páginas fiquei completamente obcecada pela história.
Da pra amar e odiar todos os personagens, por pior que sejam as ações, já que conhecemos a história de cada um.
O final me deixou sem palavras. Já vi que alguns não gostaram dele, mas não acho que teria algum outro que fosse tão surpreendente.

Larisrangeel 08/06/2024

Indescritível
Que livro incrível. A forma da poesia em cada linha. A história pesada e cheia de reviravoltas. A dor, compaixão e o perdão. Eu não sei se conseguiria ser Dalva por um dia sequer. Me encantei demais com esse livro, mas o final deveria ter sido diferente.
Amei os ensinamentos de Aurora, a postura dela e sabedoria são incríveis.
Eu simplesmente amei.

ceciliaxxs 08/06/2024

Uma obra-prima.
Antes de começar o livro, nos deparamos com uma mensagem de Cris Guerra, e ele diz: "este não é um livro para ser lido num gole só", nos avisa para deixamos de lado a sede de história, e degustar.
  Eu não consegui. Devorei o livro inteiro em menos 6 horas.

Preciso dizer, Carla Madeira me pegou completamente desprevenida. Esse foi meu primeiro contato com sua escrita, e com toda certeza digo que necessito de mais. Eu não sabia exatamente o que esperar do livro, e mantive minhas expectativas baixas, por isso o choque tão grande em ler uma das melhores obras da minha vida.

O livro é uma narrativa poética que vicia. Não tem como parar de ler, e flui tão bem que derrepente você já leu mais de 10 capítulos e nem percebeu. A história começa rápida, desde as primeiras páginas tudo já é muito surpreendente e comovente. É cheia de relatos de dor e amor, todos muito fortes e emocionantes. Os personagens são humanos, eles te conquistam e logo em seguida erram feio, mas continuam te prendendo na história até o fim.

Confesso que o final me deixou muito dividida. Por um lado, achei até bonito, foi sereno e teve um final feliz. Mas em contrapartida, é difícil, e eu não entendo as motivações de Dalva, e por mais que eu me esforce, não acho que conseguiria.

Tudo é rio foi uma leitura cheia de sentimentos, e a cada capítulo eu me deparava com algo que me fazia repensar tudo que é certo, errado, e etc. É um livro que ao chegar no ponto final, dá vontade de reler tudo de novo.
  Sem dúvidas, uma obra-prima.

Mateus573 08/06/2024

Deveria ter experimentado contato com a literatura brasileira antes
Nenhum estadunidense poderia ter chegado perto dos sentimentos e tudo que está envolto nesse livro, Carla... juro

Bruna3810 08/06/2024

A experiência de ler esse livro pela primeira vez é inexplicável. A autora retrata o amor e o ódio. Sentir ódio de personagens e depois começar a ama-los. Cada capítulo um choque diferente. O nível de escrita dessa mulher me deixa sem chão. Ri, chorei, passei raiva. Uma obra prima da literatura brasileira. Carla Madeira é uma escritora maravilhosa e escreveu uma obra de arte.

celle 08/06/2024

Na página 26 eu já tava em choque, sinceramente que livro maravilhoso, não esperava o final q teve mas ao mesmo tempo amei mt, parece q vc sente no livro todo as angústias dos personagens

Julyð 08/06/2024

Um absurdo sem fim, simplesmente apaixonante, PRECISO DE MAIS CARLA MADEIRA ESSA MULHER ESCREVE ARTE, DOR, AMOR é indescritível simplesmente sensacional

Line 08/06/2024

O livro começou rápido, cheio de informações e sustos. Fiquei surpresa e chocada, queria devora-lo para terminar rápido, o que ia acontecer, que afluentes são esses? O final foi sereno e belo, e difícil, não consigo entender os motivos das escolhas de Dalva. Recomendo o livro, todos os personagens te comovem de alguma maneira, eles são reais.

kootallicas 08/06/2024

Não é uma leitura para qualquer pessoa
"Não vou enganar você: este não é um livro para ser bebido num gole só. Carla não escreve, borda. Cada frase mais sublinhada que a outra. Pois então deixe de lado a sede de história e leia tomando gosto, que às vezes o caldo queima a boca. A narrativa é um rio caudaloso de dor e vida, que guarda corredeiras onde menos se espera. Em suas águas turvas sopram ventos de fantasia com rajadas de verdade." Não tinha acreditado no prefácio, mas ao decorrer da leitura sempre me recordava dessas exatas palavras. A leitura é bem dinâmica, porém há momentos que você precisa parar, pensar, chorar até, porque não a autora produz em sua fantasia a verdade nua e crua. Os personagens não são vilões, são humanos, você sente, você entende a história de cada um, ao mesmo tempo que você sente raiva de um, aquele outro também vai trazer a mesma emoção. Virou um favorito da vida, mas como disse, não é uma leitura que todos podem lidar.