Eu sou Malala

Eu sou Malala Malala Yousafzai...

Resenhas - Eu sou Malala

Barbosagisele 22/03/2021

A história da Malala é emocionante. Sua determinação com relação aos estudos, a compreensão e apoio familiar... tudo muito interessante!

A importância que ela dá para os estudos, sua visão sobre os acontecimentos no Paquistão, tudo muito bem narrado e estruturado.

sahlongatto 04/07/2020

Inacreditável
É muito difícil entender que vivemos as mesmas épocas em condições TOTALMENTE distintas. Uma lição de vida e com certeza uma maravilhosa inspiração.
Jamile.Almeida 04/07/2020minha estante
O poder da educação! É sensacional!

Adiel.Guimaraes 17/03/2021

Corajosa!!!
Que possamos pegar nossos livros e canetas?, eu disse. ?São as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo!!

brendbatista 02/04/2021

Malala nasceu em 12 de julho de 1997 no vale do Swat, no Paquistão. Filha de uma mãe analfabeta e de um pai idealista e ativista pelo direito à educação.
Malala desde muito criança se interessou em aprender e em ir a escola, no entanto, seu país era dominado pelo grupo Talibã, que queria de todas as maneiras impor um regime totalmente islâmico no Paquistão e não permitia que meninas fossem a escola.
Porém, Malala não se abalou com essas ameaças, e com o incentivo de seu pai, continuou indo a escola e incentivando também outras meninas a irem a escola e aprenderem.

Ocorre que em outubro de 2012, quando Malala tinha 15 anos e estava voltando para casa em um ônibus com suas amigas, este ônibus foi parado e homens perguntaram "Quem é Malala?" e após isso dispararam 3 tiros na direção de Malala.

Malala quer ser reconhecida como a menina que lutou pelo direito à educação e não a menina que levou um tiro do talibã.

Muito importante conhecer sobre a vida de Malala e consequentemente sobre inúmeras meninas paquistanesas.

Rayssinha 07/04/2021

Incentivador
Livro maravilhoso, uma história revolucionária. Malala foi persistente para conseguir o que queria, o seu direito de estudar, como batalhadora conseguiu.

Sorofila 18/09/2023

Leitura essencial
Nossa... esse livro te faz agradecer e pensar sobre sua vida inteira, ler sobre tudo o q a Malala, na época uma criança, teve que passar para apenas ir a escola, para exercer um direito básico de toda criança, é triste.

Bia 03/01/2021

Se você quer um livro que te inspire com certeza essa é a leitura ideal. Uma menina que tem muito a ensinar diante do fato que o que ela quer é aprender, o que ela queria era o direito de estudar, não só pra ela mas para todas as meninas que eram impedidas de ter conhecimento assim como ela. Ela lutou pelas meninas e pela sua própria vida após ser atacada por causa daquilo que defendia.
Juliane.Wendt 14/06/2021minha estante
como q eu faço pra ler?

Erica Jesus 02/10/2021

Inspirador
Esse livro foi um dos que mais me tocou, a história é simplesmente perfeita e motivadora.
Ganhei quando criança e com certeza foi um dos livros que ajudou a moldar o meu caráter.

Vanessa 14/05/2021

Perfeito! Toda a história de Malala, que ainda não terminou, é digna de palmas infinitas!! A luta pela educação de meninas em meio a medo e ameaças de morte não é para qualquer um e a autora demonstrou não se importar com isso! Malala é força e esperança!

Beibi Books 15/01/2022

A realidade é outra!
Lendo esse livro, eu tive mais certeza do que nunca o quanto somos ?privilegiadas? mesmo vivendo um país machista. Temos liberdade para estudar, sermos quem quisermos, usar as roupas e nos relacionarmos com quem nos interessar. A história da Malala é muito inspiradora, uma menina que tudo que queria era poder estudar.

Alline.Regina 20/11/2022

Que história?
Uma história/lição de vida que é tão fluido nas páginas desse livro, que senti a imersão dos medos, aflições, desafios e conquistas.
Inspirador, todos deveriam em algum momento da vida ler este livro!

manu_menezes 17/01/2021

Malala, a ativista dos direitos das meninas
Já conhecia a história de Malala, mas ler o livro deu a riqueza de detalhes que jamais saberíamos.
Malala sempre lutou pelo direito das mulheres, principalmente em relação ao estudo. Com 15 anos foi baleada, e mesmo com todas as dificuldades, jamais desistiu. Pra mim, ela é o símbolo do direito feminino e a prova de que somos capazes de tudo!

#DLL21: Uma biografia

Raffafust 30/10/2013

Quando Malala começou a aparecer nos jornais nem imaginava que ficaria ainda mais famosa com o que o Talibã lhe faria. A princípio ela era somente uma menina muito jovem , que seu pai sendo dono de escola a criou com o gosto pelo estudo e ao contrário de muitos de nós que passaram a vida reclamando de ir a escola, Malala o fazia com tanto prazer como dizemos sim a uma viagem a Disney!
Seu país que é praticamente todo composto de muçulmanos lhe ensinou que as mulheres devem respeitar aos homens, filhas mulheres não merecem comemoração no nascimento e muito menos devem se preocupar com estudos quando estão destinadas a seus maridos que mal conhecem e os obedecerem para o resto de suas vidas. Cabem as mulheres cuidar da casa, fazendo comida e lavando roupa, cabe a elas dar prazer ao marido e alimentá-lo cozinhando para ele e lógico gerar filhos sadios, de preferência homens.
Porém, na casa de Malala as coisas eram diferentes, morando no Vale do Swat ela aprendeu a cobrir os cabelos fora de casa mas seus pais não aceitavam que usasse burca, ela podia sim estudar sempre que quisesse e como sempre foi uma leitora voraz amava seus livros . Ela chega a citar " O alquimista" de Paulo Coelho.
Mais velha de 3 irmãos, sua mãe não aprendeu a ler mas tinha orgulho da filha que sabia e ainda falava inglês, por ser uma patchum sabia como ninguém ajudar aqueles que precisavam.
A história de Malala é na verdade o como um país como o Paquistão que tinha tanta riquezas naturais e uma história linda, ao se separar da Índia em 1947 foi se tornando um país sem muitos recursos onde com o tempo o Talibã foi fazendo sua cama e deitando sem pedir licença.
O relato de Malala pode incomodar, porque é forte, porque é verdadeiro e por isso mesmo nos choca ainda mais.
O que começou com um homem que intitulou líder do Talibã na região e ninguém fazia nada, nem mesmo o exército do país ou o governo , se tornou em um regime sem limites onde mulheres eram proibidas de saírem na rua sem um homem da família, onde tinham que usar burca e as escolas onde iam foram explodidas.
Dançarinas foram assassinadas, escolas destruídas, casas saqueadas e o medo instalou-se na região.
Ninguém falava nada, ninguém tinha coragem e o pai de Malala insistia em deixar a escola na qual era dono aberta. Ela narra com alegria os dias em que conseguia ir para escola escondendo no caminho os livros e o uniforme.
Nas ruas o clima era tenso, pessoas eram torturadas se não seguissem o que o Talibã queria, quando não eram mortas.
Malala foi corajosa o tempo todo, poderia ter feito como muitas que se casaram mesmo com a pouca idade e aceitaram a realidade.
O livro é tão completo que desconfio que tenha um dedo do pai dela, pois a história da religião na Palestina, da divisão com a Índia e dos governos do país é narrada a perfeição para alguém tão jovem! Malala tem apenas 16 anos hoje em dia e já concorreu ao Nobel da Paz!
Tudo isso começou quando ela tinha 12 anos e aos 15 anos ela sofreu o atentado que foi o que fez ela ficar famosa no mundo todo e ser considerada um símbolo da luta pelos direitos femininos.
A caminho da escola , dentro do ônibus escolar dois monstros do Talibã interceptam o carro, um deles pergunta quem é Malala, e atira três vezes nela.
O tiro lhe causou uma internação por mais de um Mês e uma história para ser contada por gerações da menina que só queria estudar e foi proibida, por contar essa história aos outros e principalmente por continuar indo a escola o Talibã tentou matá-la.
" Eu sou Malala" deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas para que nossos jovens saibam que não tão longe daqui as pessoas lutam para ter um direito que muitas vezes não dão valor de tê-lo.
Uma biografia maravilhosa, que nos ensina sobre um país muito diferente do nosso mas que fala de pessoas de bom coração , nos ensina que nem todo paquistanês é terrorista e nem toda adolescente odeia ir a escola.

Maria1691 11/06/2021

Eu nunca senti vontade de ler uma biografia, então tentei alguma personalidade que eu tivesse interesse, mas que não conhecesse tão bem, foi aí que eu vi um post sobre uma nova edição de "Eu sou Malala" e percebi que esse livro seria perfeito para o desafio.
Para quem não conhece Malala (o que eu acho muito difícil), ela é uma jovem paquistanesa que levou um tiro na cabeça no caminho para a escola, sobreviveu e sua história de resistência alcançou o mundo inteiro, fazendo com ela recebesse ate um Nobel da paz.
Eu comecei esse livro achando que encontraria histórias sobre sua infância e um grande destaque no seu atentado e em como sua vida mudou depois, entretanto, foi uma surpresa extremamente positiva que o livro não fosse assim. O tiro ocorre, mais ou menos, quase nos 80% do livro, fazendo com que a maioria desse fosse sobre como a infância no meio de um conflito entre o Talibã e o Estado moldou Malala. Somos agraciados com inúmeros eventos políticos importantes, diversos relatos de momentos de tensão, análises da geopolítica da região e detalhes de como a jovem já era politicamente ativa desde a infânica. Um dos pontos mais brilhantes desse livro é como mostra que o apoio dos pais é fundamental para moldar os seus filhos, Malala seria uma ativista pela educação se seu pai não tivesse lutado para construir uma escola e não fosse, ele mesmo, um militante? Eu acho que não.
Esse livr vai fazer com que seus leitores reflitam sobre como os inocentes pagam por guerras entre os poderosos, sobre como o povo, em tempos de conflito, é sucessível a falsos líderes e em como "um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo".

Isabelleevelyn 04/05/2023

Nem tão bom,nem tão ruim
Então,li por causa da escola e confesso que não gostei, a história é boa mas eles dão detalhes DEMAIS de coisas que pra mim não é necessário saber.
A história não me prendeu, por mais que seja muito interessante entender como era a vida daquelas pessoas na época .
Pode ser que outras pessoas gostem mais eu odiei
Torres 04/05/2023minha estante
Eu tô nessa, tbm tive que ler pra escola e super concordo