Eu sou Malala

Eu sou Malala Malala Yousafzai...

Resenhas - Eu sou Malala

Bia 05/11/2021

Gostei muito de saber mais da vida da Malala, e me espantou o quão pouco eu de fato sabia da sua luta pela educação.
Só houvi falar dela quando ganhou o Nobel da Paz, mas ela já lutava por seus direitos fazia pelo menos 6 anos.
Porque, de acordo com suas palavras, ela não é "A menina que levou um tiro do Talibã", e sim "A menina que lutou pela educação".

Luisa Jordana 03/04/2020

Eu sou Malala
Uma leitura pode acometer o leitor de muitos sentimentos. Um livro pode ser engraçado, triste, instrutivo, inspirador, romântico, alguns podem ser memoráveis e outros fogem da nossa memória. No entanto, alguns livros possuem o poder de mudar vidas, transformar verdades e inspirar corações de forma profunda. Foi isso o que me aconteceu, fui transformada pelas palavras de Malala.
Desde criança, Malala via o mundo de maneira diferente. Ela nunca compreendeu as limitações de sua cultura e sempre procurou combatê-las. Por amar a escola e a educação, ela não entendia o por quê de os extremistas de seu país acharem inaceitável que uma menina vá à escola e que tenha o direito à instrução.
Malala nasceu no Paquistão, em um vale chamado Swat. Seus pais são pessoas de origem humilde. Ziauddin, seu pai, possuía o sonho de ser professor, de construir escolas e educar crianças, fossem meninos ou meninas. Ziauddin sempre foi engajado em prol da educação para todos e se tornou conhecido em sua cidade, inspirando respeito por não temer expor sua opinião. Com o exemplo do pai, Malala cresceu com um espírito combativo, forte e cheio de determinação. Ao ver seu direito à educação e o de outras meninas ameaçado pela chegada do Talibã em sua região, ela não recuou, muito pelo contrário, e isso quase lhe custou a vida.
Por meio de suas palavras, conhecemos um pouco de sua cultura e vemos com clareza como as pessoas podem se usar da fé e da ignorância de outras para oprimir seus semelhantes. Mas assim como existem os tiranos, existem aqueles que nasceram com a força necessária para lutar por si e pelos outros, sem permitir que o medo cale suas vozes. Malala não almejava fama, riqueza ou luxo, como muitos chegaram a pensar. Era era apenas uma menina que amava seu país, o seu Deus e queria não apenas para si, mas para todos, o direito à educação e à liberdade. Hoje ela é uma mulher e ver a morte de perto não a fez se calar, mas a fez muito maior e agora sua voz ecoa pelo mundo.

"Amo Deus. Agradeço ao meu Alá. Converso com Eles todo dia. É o maior. Ao me dar uma altura para alcançar as pessoas, Ele também me deu grandes responsabilidades. Paz em todo lar, toda rua, toda aldeia, todo país - esse é o meu sonho. Educação para toda criança do mundo. Sentar numa cadeira e ler livros com todas as minhas amigas, em uma escola, é um direito meu. Ver todo ser humano com um sorriso de felicidade é o meu desejo.
Eu sou Malala. Meu mundo mudou, mas eu não."

Lodir 23/11/2013

O ativismo e a dedicação de Malala são maravilhosos, e é lindo ver alguém que passou pelo atentado que ela sofreu e que decidiu seguir lutando. No entanto, não sei se a leitura do livro é muito válida. De fato, o livro foca pouco do ativismo, e passa muito tempo dando informações desimportantes (a não ser que você esteja interessado em outros temas, não diretamente ligados ao que o livro se propõe). Malala e a jornalista (o livro foi escrito com a ajuda dela) passam páginas e páginas divagando sobre a história do Paquistão e do Oriente, sobre os antepassados de Malala, sobre a vida de seus pais e avós. Até mesmos episódios de sua infância sem nenhuma ligação com seu ativismo são detalhados. Infelizmente, fica a sensação de que, apesar de ter um sonho lindo em lutar pelos seus direitos, ela começou com isso faz pouco tempo e ainda não tem muita coisa a contar, por isso tiveram de preencher o livro com outras coisas. Ainda assim, continuo admirando a pessoa que ela é, e a causa pela qual luta, e espero vê-la escrever mais futuramente, porém com o foco melhor direcionado.
Erika 08/12/2013minha estante
Concordo PLENAMENTE com vc, tive a mesma sensação! O livro acabou ficando muito cheio de informações inúteis e pouco focado no ativismo e na ideologia dela! Isso fez com que a leitura ficasse um tanto arrastada, conturbada e desfocada. Parabéns pela resenha!

Flá 20/12/2015minha estante
é exatamente o que pensei durante a leitura. Não tira o mérito da luta de Malala, mas achei um livro meio decepcionante para quem buscava uma leitura mais profunda sobre o tema.

Diego361 30/04/2017minha estante
Concordo com a opinião de vocês, pessoal.
Só não concordo em pensar que traz muita coisa não ligada ao assunto.
Quero dizer, não era intenção da jornalista mostrar o lado comum de Malala como uma criança normal, sem grandes vantagens, e ainda assim lutar por um mundo melhor? É tipo passar a imagem para os jovens que leem esse livro que eles também, mesmo tendo muita dificuldade em Física (como Malala), também podem ter influência no mundo.

Denise 03/05/2018minha estante
Mas o ativismo dela não se confunde com a sua vida, sua história? Não é um livro teórico, embora acredito que dê pra conhecer muito da história do Paquistão a partir dele. O livro fala muito de feminismo sem ao menos tocar nessa palavra. Acho que é por aí que ele se constrói mesmo, embora também tenha achado bem leve e com algumas informações repetitivas (mas totalmente ideológicas!).

Rayssa576 22/11/2023

Um livro excelente!
Tive um mix de emoções, como uma história pode ter uma protagonista tão surreal como essa na vida real? Malala, me inspirou de tantas formas, um livro conforto para ler em um fim de semana quando você acha que a vida tá perdida.
O que mais dizer? A maneira que ela respeita e adora seu Deus é tão belo, o amor que o pai dela demonstra é apaixonante. Malala é um exemplo que não somos bons sozinhos, Malala é um exemplo de persistência, Malala é um exemplo de força feminina, Malala é um exemplo de valorização de nossas vidas, Malala é um exemplo de amizade.
Estou fascinada com que esta menina passou.
LIVRO MARAVILHOSO
Thay (@estantedathayy) 22/11/2023minha estante
Nossa, mas vc gostou tanto e deu só 2,5 estrelas?

Zé Vinicius 22/11/2023minha estante
Rayssa kkkkk a nota tá baixíssima pq?

Rayssa576 22/11/2023minha estante
Gente não é meu estilo de livro KKKKK

Nicole167 22/11/2023minha estante
Mais vc disse q é um EXCELENTE LIVRO
Assim , na MINHA opinião se um livro é EXCELENTE ele não é digno de 2,5??

LP 22/11/2023minha estante
Essa avaliação não faz sentido, é o mesmo que pedir ifood, dizer que a entrega foi perfeita, preço justo, comida maravilhosa e incrível e depois dar 1 estrela.

Roberta 07/05/2021

Uma garotinha determinada...
Malala é uma menina forte e cheia de força de vontade. Conseguiu os seus objetivos, ajudar as meninas a estudarem, pois não era permitido até aquele momento. Bonito desafio!
Cris 19/01/2022minha estante
Comprei para minha filha o livro sobre ela, cujo título é " Malala, minha história em defesa dos direitos das meninas".

Ela tem 8 anos, e está amando a história dessa linda guerreira.

Roberta 19/01/2022minha estante
Muito legal

Lilly 19/08/2021

Necessário
Bom vamos de mais uma resenha. Tem cerca de uma semana que finalizei a leitura mas estava com preguiça então estou fazendo agora.
Pra começar acho que este é um livro muito necessário, não é uma leitura rápida e bem densa sendo sincera mas que vale muito a pena. Nós entendemos muito mais sobre o Paquistão e como desde sua fundação e um local de muitos conflitos e como o talibã age. A história de malala pra mim foi incrível, o como desde novinha ela tinha aquela ligação com o pai e aquela determinação de lutar pelo bem comum e como foi crescendo e amadurecendo com toda aquela situação em volta dela. O pai da malala também me cativou muito com suas atitudes e falas ,uma das passagens que mais me chamou atenção foi "a falta de educação é a raiz de todos os problemas do Paquistão. A ignorância permite que os políticos enganem as pessoas e que maus administradores sejam reeleitos." é como essa frase é verdadeira e retrato de muitos outros países além do Paquistão. A família de malala tem uma ligação forte e fofa,algo lindo de se ler já que são poucas as famílias assim. Acho que este livro é um livro muito pra reflexão também, nos faz ter outra perspectiva daquele conflito que vemos na TV e geralmente não entendemos, e uma reflexão sobre o poder da educação e de como isso pode transformar as pessoas, como diz malala em um trecho "Comecei a entender que a caneta e as palavras podem ser muito mais poderosas do que metralhadoras, tanques ou helicópteros. Estávamos aprendendo a lutar. E a perceber como somos poderosos quando nos manifestamos." A educação é a chave de muitos problemas e a nossa voz é uma arma poderosa nesses momentos de insatisfação.
Finalizo essa resenha recomendando que leiam este livro, e uma obra pra nós fazer pensar e ver pela perspectiva do outro que conviveu naquela meio, muito esclarecedor e até motivador. Como disse o fundador do Paquistão Jinnah ?Nenhuma luta jamais logrará êxito sem que as mulheres participem lado a lado com os homens. Há duas forças no mundo: uma é a espada e a outra é a caneta. Há uma terceira força, mais poderosa: a das mulheres?
allnbrs 19/08/2021minha estante
Amei essa resenha, até me empolguei pra ler, tenho ele aqui na estante.

Lilly 19/08/2021minha estante
Aaa mt obg amg ??
Eu recomendo mt,e uma leitura mais densa porém mt proveitosa

Débora 06/03/2022

"A menina que lutou pela educação"?
Malala é um exemplo para o mundo.
Não quero ser lembrada como a menina que foi baleada pelo Talibã mas como a menina que lutou pela educação."
"Que possamos pegar nossos livros e canetas, são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo."
Eu achava que seria apenas uma biografia sobre a vida da Malala. Mas o livro é bem mais profundo do que isso! Você mergulha na vida dos habitantes do Swat. Independente da religião todos somos pessoas com as mesmas vontades humanas: segurança, alimentação, um teto e estudo.
É incrível como o fanatismo religioso pode chegar ao extremo de controlar e piorar a vida de um país, fazendo todo o tipo de atrocidades em nome da religião.
Adorei a leitura dessa história, Malala foi e é uma menina fantástica, guerreira, inteligente e muito esperta.

????????????????
Kleber 07/03/2022minha estante
Ela é incrível! E não a toa por merecimento foi a laureada mais jovem a ganhar um prêmio Nobel. O que ela fez ajuda a desmitificar aquela ideia tacanha que uma pessoa só não pode fazer muita coisa... Pode sim e pode muito!

Débora 07/03/2022minha estante
????????

Barbosagisele 22/03/2021

A história da Malala é emocionante. Sua determinação com relação aos estudos, a compreensão e apoio familiar... tudo muito interessante!

A importância que ela dá para os estudos, sua visão sobre os acontecimentos no Paquistão, tudo muito bem narrado e estruturado.

Lu Labella 02/04/2022

A história detalhada de como tudo aconteceu. É infelizmente ainda acontece no Paquistão. É muito triste saber que em pleno 2022 as meninas ainda não são livres para serem o que quiserem naquele país.

dgallinucci 23/04/2020

Maravilhoso
Comecei a ler Malala sem colocar muita fé na história, pois já sabia como ira terminar.
Mas fui pega de surpresa do começo ao fim com essa menina guerreira, forte e inteligente. Em determinado ponto do livro, da aquele nó na garganta, apesar de já sabermos o final de Malala, não tem como ficar apreensivo em cada pagina.

Vitoria Milhomes 17/10/2020

Incrível e impactante!
Muitas vezes reclamamos ao ir para a escola, ao fazer uma prova ou estudar. Alegamos a famosa "preguiça".
Mas quando se é impedida de ter o acesso a educação, talvez essa "preguiça" se transforme em " vontade.

Malala perdeu o direito de ir a escola apenas por ser uma menina. Mas não se calou e nunca se escondeu.
Teve medo, mas se mostrou forte e corajosa.

Mesmo após ser baleada a queima roupa, mostrou-se uma menina diferente e que veio para fazer a diferença.

Esse livro é incrível, é quando comecei a ler não imaginei que refletiria e me revoltaria tanto com a crueldade que um ser humano pode cometer.

Mas tenho certeza que o mundo precisa de muitas pessoas como a Malala: com voz, e dispostas a transformar o mundo em um lugar melhor.

Nati 21/01/2024

Como se dar nota na vida de Alguém?
As histórias reais não têm como serem julgadas como um livro de literatura, como se julga a vida de uma pessoa?
Contudo, conhecer melhor Malala por meio desse livro me fez admirá-la ainda mais. Ela é uma pessoa extremamente positiva e em meio a tudo que lhe aconteceu ela não perde a fé, nem a capacidade de sonhar. Foi uma leitura muito inspiradora.

Gabriela709 18/06/2023

Um livro essencial
Eu sou Malala é uma obra que nos ensina muito sobre a luta pelo direito à educação e pela igualdade de gênero. Escrito pela própria Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que teve a coragem de enfrentar o Talibã e lutar pelos seus direitos, o livro narra sua trajetória desde a infância até o momento em que foi baleada pelos extremistas.

Quando li o livro, fiquei profundamente inspirado pela força e determinação de Malala. Ela nos mostra que a educação é uma das ferramentas mais poderosas para a mudança social e que cada um de nós tem a capacidade de promover transformações positivas em nossas comunidades.

Além disso, ela nos ensina sobre o poder da resiliência e da perseverança. Mesmo tendo passado por momentos de grande dificuldade e pressão, Malala nunca desistiu de seus sonhos e continuou lutando pelos seus direitos e pelos direitos de outras meninas em todo o mundo.

Ao ler Eu sou Malala, também aprendemos sobre a importância de ouvir e dar voz às pessoas que muitas vezes são marginalizadas e oprimidas. Malala nos mostra que cada pessoa, independentemente de gênero, raça ou religião, tem o direito de ter uma voz e de ser ouvida.

Por tudo isso, recomendo a leitura deste livro inesquecível que, com certeza, irá inspirar e motivar muitas pessoas a lutar por seus sonhos, a buscar a justiça e a igualdade e a fazer a diferença em suas comunidades. Eu sou Malala é um livro que todos deveriam ler e que nos mostra o poder da coragem, da determinação e da educação na transformação do mundo.