Sombras Prateadas

Sombras Prateadas Richelle Mead

Resenhas - Sombras Prateadas

Queria Estar Lendo 03/01/2018

Resenha: Sombras Prateadas
Sombras Prateadas é o quinto volume de Bloodlines, sequência da aclamada série Vampire Academy, e não poderia ser melhor. Richelle Mead encontra conforto nesse universo já conhecido pelos fãs e entrega reviravoltas de fazer o coração bater mais forte. O exemplar foi cedido pela Editora Seguinte para resenha.

"Centrum permanebit. As palavras em latim ecoaram na minha cabeça, me dando forças. Significavam "o centro vai aguentar" e eram inspiradas em um poema que Adrian tinha lido. Nós somos o centro agora, pensei. E eu e ele vamos aguentar, custe o que custar."

Sydney e Adrian estão com problemas. Ela, presa em uma instituição alquimista para reeducação, uma vez que todo seu envolvimento com os vampiros foi descoberto - principalmente o emocional que tinha com Adrian. O garoto Ivashkov, por sua vez, entrou em um turbilhão de tormenta sem Sydney ao seu lado. Ela era seu bastião de esperança, a luz para a escuridão do espírito - sem ela, ele é só uma sombra. Enquanto a garota tenta encontrar pequenas brechas na rígida e atormentadora instituição, Adrian precisa lutar contra a própria mente para permanecer são e ajudar a mulher que ama.

O ponto principal e o mais ricamente abordado pela Richelle nesse livro foi o da intolerância. No arco da Sydney, certamente o mais importante dentro da história, já que ele guia muito da narrativa do Adrian também, é brilhante. Os alquimistas - até então uma organização centrada, meticulosa e rígida -, são monstruosos. Para cumprir com toda essa pose de perfeição, de ordem e de resiliência, eles usam de métodos perturbadores. Sydney passou por cima de suas leis mais antigas e, por isso, é considerada impura. Uma aberração. E precisa ser reeducada.

"Os alquimistas não queriam criatividade ou beleza. Só tínhamos que copiar o que nos mandavam copiar, sem perguntas ou variações."

A instituição de reeducação é quase uma clínica de lavagem cerebral. Os prisioneiros precisam seguir regras controladoras, precisam dizer e ouvir coisas absurdas e aceitá-las como verdades e, principalmente, precisam baixar a cabeça diante de um cenário tirânico e opressor.

Os alquimistas são terríveis; é impossível ler e não ficar enojada com sua repressão, preconceito e a ideia assustadora de que, em suas mentes, eles estão certos. De que oprimir e torturar é a maneira correta de reeducar aqueles que foram contra suas leis ultrapassadas. Sydney é uma voz e viveu muito da realidade para saber que tudo o que ensinaram a ela é uma grande mentira. Que os verdadeiros monstros não são os vampiros, mas aqueles com quem a garota convivei toda uma vida.

O livro é maduro na apresentação desse arco. Ele é, inclusive, muito atual por isso. A intolerância é um problema da sociedade. A intolerância mata, tortura e prejudica todos os dias. Na história, vemos isso representado pela maneira com que os alquimistas encaram os vampiros; na vida real vai entre as minorias.

A ideia do poder na mão de um intolerante é exatamente o que a Richelle apresenta durante a prisão de Sydney; e ver a personagem lutando silenciosa, se erguendo e espalhando a rebeldia entre os outros prisioneiros, isso é de fazer o coração bater mais forte.

"- Uma coisa que posso te dizer, depois de ter convivido com Moroi, dampiros e humanos, é que as pessoas têm medo do que não entendem."

Do outro lado, Adrian está lidando com a depressão e a solidão e as sombras que espreitam sua mente com o poder do espírito. Ele precisa de Sydney mais do que uma companheira e amiga, mas um apoio para escapar dessa dor e dessa submissão à loucura se embrenhando em seus pensamentos. O espírito é compulsório, ele fala com Adrian, o incita a fazer as coisas, o perturba com seus medos. Adrian luta contra isso, mas sua força pode não ser suficiente para impedi-lo de ser prejudicado pelos próprios poderes.

São dois núcleos bem distintos, igualmente conectados. Sydney está presa, Adrian está buscando por ela - preso dentro dos próprios temores. Existe muita incerteza sobre o caminho dos dois, nenhuma brecha de esperança. E, ainda assim, eles não param de lutar.

Alguns personagens secundários ganham mais destaque - a mãe de Adrian, Marcus e os novos rostos que Sydney conhece na reeducação. Eles preenchem a história individualmente, dão uma carga emocional bem grande para as jornadas de ambos os protagonistas. São o apoio que eles precisam quando não estão juntos.

"Nascemos num sistema com que não concordamos e fomos pegos. Aqui, lá fora, não importa. Não resta nada para nós."

Sombras Prateadas é um livro excelente. A qualidade dessa série tem crescido com o passar dos volumes, e tudo o que eu posso esperar de O Círculo Rubi é um final grandioso - uma vez que o fim desse quinto livro foi de cair o queixo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/01/resenha-sombras-prateadas.html
MLuíza 23/05/2021minha estante
Parabéns por essa resenha?

Mari 11/12/2021

de longe o MELHOR livro da saga, eu me surpreendi muito, o final então me pegou de surpresa e de amores, a afronta , o conjunto de coisas que aconteceu, fico muito feliz por tudo. Sidney e Adrian amo vcs
kaylaninha 11/12/2021minha estante
Ai, saudades dos meus piticos ??

athlas 11/12/2021minha estante
qual o nome do primeiro livro?

Mari 11/12/2021minha estante
o primeiro livro é laços de sangue

Carol D. Torre 06/03/2015

Se vocês me acompanham sabem que eu tive um começo difícil com Bloodlines, eu demorei dois livros e meio mais ou menos para conseguir simpatizar com muitos dos personagens e realmente me envolver na estória. Mas O Feitiço Azul e Coração Ardente vieram para enraizar o meu amor por essa série e pela relação entre os nossos dois personagens principais, que são o principal motivo para a série se tornar o que é agora. E Sombras Prateadas conseguiu me surpreender mais uma vez.

Preciso confessar que estava um pouco desconfiada desse quinto livro. Isso porque, como já disse, é o relacionamento entre a Sidney e o Adrian o grande ponto alto da série como um todo. Não me entendam mal, os conflitos e o enredo estão tomando a cada livro um caminho mais interessante e surpreendente, mas é a relação entre esses dois o que dá alma aos livros. Cada cena deles juntos é incrível e eu fiquei completamente apaixonado pelo amor dos dois.
Então no fim de Coração Ardente os Alquimistas prendem a Sidney e a levam à reeducação depois que a sua irmã denunciou o relacionamento que ela estava mantendo com Adrian. O que, como eu já esperava, nos levou a um livro onde os dois passam praticamente o tempo todo completamente separados e o meu medo era que sem a interação deles o livro perdesse a qualidade e o ritmo que vinha conseguido manter. Mas eu deveria saber que a Richelle Mead nunca deixa de se superar.

A verdade é que a separação entre os dois trouxe uma novidade muito bem-vinda para a estória. Eu ainda amo mais do que tudo ter a Sidney e o Adrian juntos, mas não posso negar como foi interessante poder ver a Sidney dentro das instalações dos Alquimistas e ver essa parte da estória ainda mais. No caso do Adrian não tivemos nenhuma novidade muito grande, ele lidou com as coisas da forma como ele está acostumado - lê-se: fazendo besteira -, mas eu adoro poder acompanhar a estória do seu ponto de vista então não tenho do que reclamar.

O livro tem um ritmo ótimo, sempre se desenvolvendo sem muita enrolação e com ótimas sequências de ação. Como sempre acontece nos livros da Richelle Mead, a narrativa flui super bem e você acaba nem vendo as páginas passando. E mesmo esse sendo um livro especialmente com uma carga dramática maior ele ainda possui aquele bom humor e aquela leveza que estamos acostumados.

Eu só quero tirar um momento para, sem spoilers, falar sobre o final. Sobre a primeira parte dele: eu simplesmente não consegui não surtar! Eu não estava realmente acreditando que aquilo ia acontecer, mas aconteceu e é simplesmente tãããão lindo! E sobre a segunda parte: eu já imaginava que algo do tipo ia acontecer e isso com certeza promete um último livro simplesmente incrível. (Lembrando que a autora disse no twitter que o final de The Ruby Circle iria mudar para sempre o mundo de Academia de Vampiros, apenas morrendo de medo do que vem pela frente!)

Parece que foi ontem que estava surtando de felicidade porque teríamos um spin-off de Vampire Academy e agora já estamos prestes a ver o fim de Bloodlines. Eu, como sempre, estou ansiosa e triste pelo próximo livro. Mas por enquanto o que importa é que Sombras Prateadas foi incrível, conseguiu mais uma vez superar todas as minhas expectativas e trouxe um final simplesmente perfeito! Agora é contar os dias até The Ruby Circle.

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
RolGuerra 07/03/2015minha estante
Estou esperando o meu exemplar chegar, super ansiosa também!

Gli 22/06/2015minha estante
A minha opinião sobre o final da série é que a autora vai liberar tudo e os vampiros vão ser revelados para a sociedade.... Isso se ela quiser algo drástico...
Mas se não, acho que vai ser algo do tipo, humanos podem se envolver c vampiros... porque de alguma forma a Sydney e o Adrian precisam ficar juntos, e essa é a única forma que eu consegui pensar até agora... rs

Mari 28/06/2021

Richelle faz tudo
O livro se arrasta mais que todos, porém da metade pra frente compensa e MUITO, Adrian como sempre tudinho pra mim, me irrita pra caramba no começo, mas depois compensa também e final MAIS DO QUE PERFEITO E TUDO PRA MIM

Bianca | @estanteliiteraria 24/11/2020

A cada página mais desesperador
Esse é o momento da série que o leitor vai sentir o pleno desespero junto com o amontoado de sentimentos intensos. Passei um dia inteiro lendo, esquecendo da vida apenas para conseguir terminar esse livro e chegar em um momento de paz. Bom, ele não terminou com tudo resolvido, mas pelo menos resolveu o que tinha acontecido no final do livro anterior.

Sydney está passando por maus bocados agora que foi pega pelos alquimistas. A única coisa que a mantém é seu amor por Adrian. Porém, mesmo estando presa seu senso de justiça continua ativa a todo vapor e ela faz de tudo para ajudar aqueles que estão a sua volta. Vemos nesse livro que a construção de Sydney está concluída e que só veremos os resultados. Mas é claro que com tudo que ela passa nesse livro haverá consequências no seu psicológico e estou ansiosa para saber o que a autora nos tratará.

Enquanto isso, Adrian se entregou ao fundo do poço por não conseguir encontrar nenhuma forma de salvar sua amada. Mas, ele conseguiu ficar ainda pior do que esperava e tomou diversas atitudes que me incomodaram. Se entregou a bebida que teve grandes consequências até mesmo na busca por Sydney através dos sonhos entre outras coisas. Fez sentido a forma que ele ficou devido o histórico do personagem e seus problemas psicológicos, mas isso não impediu de sentir raiva dele e querer tacar a cabeça dele na parede para tomar juízo. Foi frustrante e ainda mais desesperador.

Esse não é um livro fácil para parar a leitura. Tudo que acontece te leva a continuar lendo e não parece ter paz em momento algum. Ele é um amontoado de sofrimento que você tem que estar preparado. Claro, há um momento que quase tudo melhora, mas mesmo assim o livro não perde fôlego e você só quer lê-lo ainda mais para encontrar uma solução para todos os problemas. E como se trata do penúltimo livro da série, não espere que os problemas acabaram, mesmo que alguns sejam resolvidos outros vão aparecer e teremos muito mais enredo por vir.

Beatrice 18/07/2023

Sombras prateadas
Queria começar dizendo que adoro ver referências do título durante a leitura, no meio do livro. essa em especial eu gostei muito.

os alquimistas são uma organização muito dura, muito conservadora. para tamanha perfeição, que eles aparentam ter, deve existir muito sofrimento/tortura. e é isso o que você vai conhecer lendo esse livro.

eu achava que seria ruim, mas foi pior (os métodos deles). o pior é que eles acham isso natural e não simplesmente aceitam ovelhas saindo do rebanho, eles as obrigam ficar.

espero que nasça uma nova organização os das sombras prateadas!

também espere ver nosso querido adrian ivashkov definhando... eu quase fiquei irritada com ele, por ter se deixado levar pelo espírito assim...

sydney e adrian não têm paz nunca, no aguardo do próximo livro!
Adry 18/07/2023minha estante
se eu ver o adrian definhando saiba que é pelo menos uns 10 anos na terapia pra superar

Beatrice 19/07/2023minha estante
sim!!!

Analu. 21/12/2021

Releitura: dor e dor
É um livro cruel e sofrido por conta de tudo que a Sidney passa sendo prisioneira dos Alquimistas. Mas não sei vocês, parece que amo sofrer pois foi um dos melhores livros pra mim.

Desenvolvimento de Adrian e Sidney surreal, de dar quentinho no coração enfim só sei amar mesmo esse casal incrível e já tô com aquele sentimento agridoce do último livro que me espera.

ninaa ;) 22/07/2021

muita coisa aconteceu ao mesmo tempo
bom eu tinha pensado em fazer somente uma resenha geral quando chegasse no último livro mas por algum motivo quis muito escrever isso aqui especificamente sobre Sombras Prateadas..

gostei muito mesmo da trama desse livro e realmente me prendeu porque eu queria saber como tudo ia se resolver, mas teve alguns pontos que me incomodaram demais, sério. como, por exemplo, o Adrian enquanto a Sydney tava na reeducação, eu tinha considerado que ele teve uma [*****] evolução mas parece que nesse meio tempo ele regrediu totalmente??? sabe eu sei que é complicado com o espírito e tal mas mesmo assim esperava mais, fiquei bem chateada, por mais que no fim ele tenha resolvido as coisas.

passei MUITA raiva praticamente o livro todo, os alquimistas são doentes e péssimos, a Sydney ter passado por tudo isso da forma que ela fez me ganhou. foi cansativo pra mim por um tempo sair da narrativa da Rose rainha da minha vida pra Sydney que era uma personagem com nada demais sabe? mas ela mudou demais, e isso cativa num nível que meu deus!!! PERFEITA, simplismente.

esse final pra mim foi muito corrido juro, eles nn tiveram um momento de paz e eu me senti muito sufocada com toda essa perseguição e ficou muito na cara que a última parte está lá só pra nos fazer ter vontade de ir direto pra O Círculo Rubi, porém parabéns Richelle, vc arrasou, to indo direto ler.
Patty 08/09/2021minha estante
Nossa, também passei muita raiva nesse livro, principalmente com o Adrian!! Queria socar a cara dele. Aí depois, com aquele final, eu já estava passando pano pra tudo o que ele fez anteriormente... kkkkkkcrying haahahahaha

ninaa ;) 09/02/2022minha estante
EXATAMENTE PATTY, meudeus!!!

Beca 14/08/2021

Eu devorei esse livro em horas, eu simplesmente não conseguia parar de ler.
Eu amei esse livro com todo meu coração.

Bloodlines se tornou uma das minhas séries de livros preferida❤️

Sassenach 01/02/2022

"Não consegui formular uma resposta nem algum pensamento coerente. Só conseguia olhar para Adrian, com aquela arma apontada para sua cabeça. Nenhuma tortura que havia enfrentado nesses últimos meses havia me causado o mesmo terror que senti ao pensar em perdê-lo. Tudo por que lutei, todas as dificuldades, todas as vitórias... nada disso importaria se alguma coisa acontecesse a ele. Sem ele, não teria tido coragem de me transformar na pessoa que era. Sem ele, não teria descoberto o verdadeiro sentido de viver e de amar a vida. Centrum permanebit. Ele era meu centro e não havia nada que eu não fosse capaz de fazer, nada que não fosse capaz de entregar, para mantê-lo em segurança.
Ao olhar em seus olhos, soube que ele sentia exatamente o mesmo."

Carolina 07/04/2022

Supri a escassez de Ivan e Sidney que eu estava sentindo mas ainda quero muito que os dois tenham um final feliz, esse livro foi tenso para ambos.

Thalita @desabafoliterarioo 06/07/2022

Sabe quantas vezes quase desistir de ler o livro? Milhares. Estava lendo como se estivesse pisando em ovos com medo de ler o capítulo seguinte. Achei que não poderia piorar a situação deles, estava enganada. Richelle e seus grandes finales. E que sabor desse desfecho! São várias coisas que acontece no livro depois do seu 50%, e a tensão no final me fez questionar se deveria ter mais de seis livros esse spin-off.

Foi uma dor ler os capítulos iniciais narrados pela Sydney em Sombras Prateadas, ver o quanto ela estava passando, e ainda sim, preferir colocar os outros em primeiro lugar do que a si mesma. Eu já disse, e volto a repetir: O desenvolvimento de Sydney é tudo para mim em Bloodlines, assim como o romance.

Sabe de uma coisa que Richelle poderia ter feito? Ter capítulos alternativos para os personagens secundários da série, já que nos livros anteriores ela acabou compartilhando um pouco mais sobre a pequena vida deles durante a estadia de Sydney no colégio. E que acabei sentindo falta deles nesse volume.

São poucas coisas que me incomodaram nesse volume, e foram eles: o regresso de Adrian que Richelle fez questão de dar um passo para trás no desenvolvimento dele e o meio de fazer nós “perdoar” Keith do que eles fez ( bom, foi o que sentir durante o livro, talvez eu possa estar errada enquanto a isso).

Para fechar, me surpreendi bastante em alguns sentidos como: fidelidade de um personagem que antes eu achava que iria ser duas caras, mas não foi. Atitudes inesperadas que nem passou pela minha cabeça, e que acabou me deixando de queixo caído e com o final daquele acabei criando várias teorias sobre o que pode acontecer no próximo livro.