Sombras Prateadas

Sombras Prateadas Richelle Mead

Resenhas - Sombras Prateadas

Mari 11/12/2021

de longe o MELHOR livro da saga, eu me surpreendi muito, o final então me pegou de surpresa e de amores, a afronta , o conjunto de coisas que aconteceu, fico muito feliz por tudo. Sidney e Adrian amo vcs
kaylaninha 11/12/2021minha estante
Ai, saudades dos meus piticos ??

athlas 11/12/2021minha estante
qual o nome do primeiro livro?

Mari 11/12/2021minha estante
o primeiro livro é laços de sangue

Carol D. Torre 06/03/2015

Se vocês me acompanham sabem que eu tive um começo difícil com Bloodlines, eu demorei dois livros e meio mais ou menos para conseguir simpatizar com muitos dos personagens e realmente me envolver na estória. Mas O Feitiço Azul e Coração Ardente vieram para enraizar o meu amor por essa série e pela relação entre os nossos dois personagens principais, que são o principal motivo para a série se tornar o que é agora. E Sombras Prateadas conseguiu me surpreender mais uma vez.

Preciso confessar que estava um pouco desconfiada desse quinto livro. Isso porque, como já disse, é o relacionamento entre a Sidney e o Adrian o grande ponto alto da série como um todo. Não me entendam mal, os conflitos e o enredo estão tomando a cada livro um caminho mais interessante e surpreendente, mas é a relação entre esses dois o que dá alma aos livros. Cada cena deles juntos é incrível e eu fiquei completamente apaixonado pelo amor dos dois.
Então no fim de Coração Ardente os Alquimistas prendem a Sidney e a levam à reeducação depois que a sua irmã denunciou o relacionamento que ela estava mantendo com Adrian. O que, como eu já esperava, nos levou a um livro onde os dois passam praticamente o tempo todo completamente separados e o meu medo era que sem a interação deles o livro perdesse a qualidade e o ritmo que vinha conseguido manter. Mas eu deveria saber que a Richelle Mead nunca deixa de se superar.

A verdade é que a separação entre os dois trouxe uma novidade muito bem-vinda para a estória. Eu ainda amo mais do que tudo ter a Sidney e o Adrian juntos, mas não posso negar como foi interessante poder ver a Sidney dentro das instalações dos Alquimistas e ver essa parte da estória ainda mais. No caso do Adrian não tivemos nenhuma novidade muito grande, ele lidou com as coisas da forma como ele está acostumado - lê-se: fazendo besteira -, mas eu adoro poder acompanhar a estória do seu ponto de vista então não tenho do que reclamar.

O livro tem um ritmo ótimo, sempre se desenvolvendo sem muita enrolação e com ótimas sequências de ação. Como sempre acontece nos livros da Richelle Mead, a narrativa flui super bem e você acaba nem vendo as páginas passando. E mesmo esse sendo um livro especialmente com uma carga dramática maior ele ainda possui aquele bom humor e aquela leveza que estamos acostumados.

Eu só quero tirar um momento para, sem spoilers, falar sobre o final. Sobre a primeira parte dele: eu simplesmente não consegui não surtar! Eu não estava realmente acreditando que aquilo ia acontecer, mas aconteceu e é simplesmente tãããão lindo! E sobre a segunda parte: eu já imaginava que algo do tipo ia acontecer e isso com certeza promete um último livro simplesmente incrível. (Lembrando que a autora disse no twitter que o final de The Ruby Circle iria mudar para sempre o mundo de Academia de Vampiros, apenas morrendo de medo do que vem pela frente!)

Parece que foi ontem que estava surtando de felicidade porque teríamos um spin-off de Vampire Academy e agora já estamos prestes a ver o fim de Bloodlines. Eu, como sempre, estou ansiosa e triste pelo próximo livro. Mas por enquanto o que importa é que Sombras Prateadas foi incrível, conseguiu mais uma vez superar todas as minhas expectativas e trouxe um final simplesmente perfeito! Agora é contar os dias até The Ruby Circle.

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/
RolGuerra 07/03/2015minha estante
Estou esperando o meu exemplar chegar, super ansiosa também!

Gli 22/06/2015minha estante
A minha opinião sobre o final da série é que a autora vai liberar tudo e os vampiros vão ser revelados para a sociedade.... Isso se ela quiser algo drástico...
Mas se não, acho que vai ser algo do tipo, humanos podem se envolver c vampiros... porque de alguma forma a Sydney e o Adrian precisam ficar juntos, e essa é a única forma que eu consegui pensar até agora... rs

ninaa ;) 22/07/2021

muita coisa aconteceu ao mesmo tempo
bom eu tinha pensado em fazer somente uma resenha geral quando chegasse no último livro mas por algum motivo quis muito escrever isso aqui especificamente sobre Sombras Prateadas..

gostei muito mesmo da trama desse livro e realmente me prendeu porque eu queria saber como tudo ia se resolver, mas teve alguns pontos que me incomodaram demais, sério. como, por exemplo, o Adrian enquanto a Sydney tava na reeducação, eu tinha considerado que ele teve uma [*****] evolução mas parece que nesse meio tempo ele regrediu totalmente??? sabe eu sei que é complicado com o espírito e tal mas mesmo assim esperava mais, fiquei bem chateada, por mais que no fim ele tenha resolvido as coisas.

passei MUITA raiva praticamente o livro todo, os alquimistas são doentes e péssimos, a Sydney ter passado por tudo isso da forma que ela fez me ganhou. foi cansativo pra mim por um tempo sair da narrativa da Rose rainha da minha vida pra Sydney que era uma personagem com nada demais sabe? mas ela mudou demais, e isso cativa num nível que meu deus!!! PERFEITA, simplismente.

esse final pra mim foi muito corrido juro, eles nn tiveram um momento de paz e eu me senti muito sufocada com toda essa perseguição e ficou muito na cara que a última parte está lá só pra nos fazer ter vontade de ir direto pra O Círculo Rubi, porém parabéns Richelle, vc arrasou, to indo direto ler.
Patty 08/09/2021minha estante
Nossa, também passei muita raiva nesse livro, principalmente com o Adrian!! Queria socar a cara dele. Aí depois, com aquele final, eu já estava passando pano pra tudo o que ele fez anteriormente... kkkkkkcrying haahahahaha

ninaa ;) 09/02/2022minha estante
EXATAMENTE PATTY, meudeus!!!

Thalya 03/11/2020

O clímax da série Bloodlines
Neste quinto livro da série Bloodlines - ou Laços de Sangue - vemos o ápice de virada da narrativa. Se torna impossível largar o livro e parar de ler ao percebermos a crueldade imposta pelos alquimistas, organização base da protagonista dessa saga de desventuras e descobertas, Sydney Sage. Ela acaba descobrindo mais profundamente os preconceitos, o controle, o autoritarismo e a rigidez, que não tinha total noção ou sabia pouco. Agora é punida e encarcerada, porque se envolveu e se apaixonou por um vampiro, Adrian Ivashkov, um ser considerado impuro para os alquimistas.

Mas calma aí, como aconteceu isso? Você cara leitora e leitor deve está se perguntando, embora eu preveja que chegou nesta resenha ao procurar o livro.

Nos romances anteriores "Laços de Sangue", "O Lírio Dourado", "Feitiço Azul" e "Coração Ardente", acompanhamos a eletrizante mudança da personagem ao se deparar e conviver cotidianamente, em uma missão, com vampiros e dhampirs (meio vampiros, muito presentes nas narrativas da Richelle Mead). Sydney se vê de início em um impasse: ela sente e percebe que a experiência de conversar e interagir com eles demonstra que vampiros são quase "humanos", ao menos o tipo bonzinho de vampiros, os Moroi. A prática é diferente do que foi ensinado a ela desde a sua infância: "vampiros são monstros, aberrações da natureza", assim diziam os alquimistas e seus livros, manuais. Logo, a personagem começa a notar como as doutrinas e dogmas que construíam seu mundo e suas concepções, começam a ruir. E olha que esses questionamentos e dúvidas começam desde a sua convivência com a Rose, uma dhampir, protagonista de "Academia de Vampiros", série também escrita por Mead.

Contudo, ao se apaixonar por Adrian e se tornar amiga de outros vampiros Moroi, da alta realeza do mundo vampírico, Sydney deixa para traz velhos receios e se descobre como uma feiticeira e mulher capaz de vencer as barreiras impostas pela prisão a qual foi mandada, depois de que sua irmã soube de seu envolvimento com o vampiro.

E sim, aqui é o clímax de "Bloodlines" porque uma leitura que eu havia começado meramente para relaxar e me aventurar, acabou se tornando uma das mais densas e reflexivas no meio do caos que está sendo esse ano. 2020 demostrou que perseguições a pensamentos críticos e observadores é mais comum do que imaginávamos. Se essa protagonista sofreu e foi punida por ousar pensar por si mesma e ir além de dogmas superficiais e preconceituosos, distantes da realidade e do que é plausível e comprovável, é um reflexo da nossa realidade.
Lau 03/11/2020minha estante
Ameii

Thalya 04/11/2020minha estante
Leia a série, surpreende muito

Beatrice 18/07/2023

Sombras prateadas
Queria começar dizendo que adoro ver referências do título durante a leitura, no meio do livro. essa em especial eu gostei muito.

os alquimistas são uma organização muito dura, muito conservadora. para tamanha perfeição, que eles aparentam ter, deve existir muito sofrimento/tortura. e é isso o que você vai conhecer lendo esse livro.

eu achava que seria ruim, mas foi pior (os métodos deles). o pior é que eles acham isso natural e não simplesmente aceitam ovelhas saindo do rebanho, eles as obrigam ficar.

espero que nasça uma nova organização os das sombras prateadas!

também espere ver nosso querido adrian ivashkov definhando... eu quase fiquei irritada com ele, por ter se deixado levar pelo espírito assim...

sydney e adrian não têm paz nunca, no aguardo do próximo livro!
Adry 18/07/2023minha estante
se eu ver o adrian definhando saiba que é pelo menos uns 10 anos na terapia pra superar

Beatrice 19/07/2023minha estante
sim!!!

Raianna 15/09/2016

DEIXA A SYDNEY NARRAR SOZINHA POR FAVORZINHO
Eu sou muito sincera em dizer que esse livro foi uma das maiores decepções literárias da minha vida. A Richelle me mimou muito, foram 14 livros excelentes, bem escritos e com personagens maravilhosos. Comecei Sombras Prateadas com a mesma certeza que seria incrível como comecei os outros, mas... O que você fez, Richelle?

Acho bom dizer primeiro que odeio ler narração de personagem masculino, são poucos que me agradam, e eu já não tinha gostado muito de ler pela visão do Adrian no quarto livro, porque ele é meio brega (aumente isso 5549035% no quinto livro) e ele acabou narrando cenas muito importantes e que deveriam ter sido narradas pela Sydney (vide a primeira vez dela. Porra, deixa ela narrar!! Ela tá perdendo a virgindade com um vampiro, a cabeça dela devia tá a mil). Além disso, vi vários problemas com o Adrian. Ele perdeu todo seu carisma, é isso! Eu fiquei pensando no que tinha acontecido com ele, porque eu era apaixonada por esse personagem (não tanto quanto pelo Dimitri) e ele sempre me fazia sentir aquele friozinho na barriga. Mas ele virou um cara chato, os diálogos dele não tem nada demais, às vezes nem sabia quem tava falando as coisas, ele ou a Sydney. Até ela fez mais piadinha que ele nesse livro e a guria foi torturada por quatro meses.

A relação deles tá estranha, a relação do Adrian com a Lissa tá estranha. Eu achava que eles eram amigos mas aparentemente não porque a Lissa é super otária com ele??!?!?!? Eu entendo o lado dela mas nossa, foi duro sentir na pele como ele é tratado pelos outros. Ninguém dá moral pro cara. :(

Quanto ao plot: tinha potencial mas foi chato.
Os alquimistas parecem uns bobinhos correndo atrás da Sydney e do Adrian. Se é uma organização tão foda assim, como eles não pegaram os dois enquanto eles faziam de tudo ATÉ se casar? Tirou toda a credibiildade desse povo, principalmente a cena final. A Sheridan tinha uma arma apontada pra cabeça do Adrian, ela tinha todo o poder aí. Achei o blefe da Sydney pouco convincente, me incomodou.
O tempo dela durante a reeducação foi horrível, claro, mas eu não senti tanto a questão da tortura, do sofrimento. Foi péssimo tudo que ela passou mas não senti tanto, faltou alguma coisa.

O livro é cheio de poder e mágica e coisas que coincidentemente funcionam na hora que eles precisam. Eu até lembrei do desenho do Mickey que eles saiam de casa com vários itens misteriosos e aí passavam por situações que justamente precisavam usar o item. Os poderes da Sydney são convenientes demaaaais certas horas.

Eu acho que os personagens secundários tinham que aparecer mais, principalmente os que estavam em Palm Springs. Foi muito ruim acompanhar o Adrian na corte, ele se perdeu demais e foi tão desnecessário cagar o personagem e ainda adicionar a Charlotte pra encher o saco. Achei muita falta de consideração ele ficar bebendo ao invés de procurar a Sydney.
E aquele Wesley alguma coisa, que cara chato e desnecessário!!!! Some, desgraça.

Forçado, meloso e previsível.
Eu fico muito triste de fazer uma resenha negativa sobre um livro no universo de Vampire Academy. É minha série favorita da vida!!!! Mas não tinha como dizer que foi bom, cara... Impossível.

Eu não sei como eles vão se livrar dos alquimistas, essa história só piora. Já comecei o sexto livro e tá bem melhor que o quinto, então foco força e fé que já já você termina esse marasmo e vai ler um melhorzinho.

ps: continuo odiando ler pelos olhos do Adrian. Ele melhora nuns capítulos e piora demais em outros. Socorro. Cuida desse espírito, rapaz!!! Pare de ser burro.

Eu cheguei ao ponto de preferir que o casal fique separado porque é muito deprimente quando eles tão juntos kkkkkkkk quelle horreur!

Pontos positivos: eu gostei do Adrian e da Sydney se casando, foi tão fofinho (apesar que o antes - ela tendo dúvidas e sofrendo porque não ia ser do jeito que ela queria - e o depois, eles meio desconfortáveis - me incomodou. Eu só queria que eles fossem felizes). Toda vez que eu li Sydney Ivashkov eu tinha que me segurar pra não gritar.

Gostei do Dimitri apoiando o Adrian. Apesar de ter sido muito rápido, deu pra ver que ele respeita o Adrian e quis ajudar. Ele realmente acredita no Adrian. ♥

Eddie tava demais nesse livro, mesmo aparecendo pouco.

Tem mais coisas positivas mas eu não lembro agora. Não é o pior livro que li na vida, longe disso, mas fique atento e abaixe muito a expectativa.

Boa sorte!!!

Richelle, ainda te amo.

Raianna 21/09/2016minha estante
[NÃO DÁ PRA MARCAR SPOILER MAS TEM] Foi muita enrolação pra tirar a sydney da reeducação também. O livro inteiro foi sobre isso, até o final eles ainda tavam fugindo desse povo. Pdiam ter diminuído a estadia dela pra alguns capítulos bem pesados, o Adrian achando ela mais cedo e eles até fugindo dos alquimistas, mas não algo que demorasse um livro inteiro pra acontecer. Já podiam ter mantido mais contato com a Jill pra gente ficar realmente mais incomodado com o fato dela ter sido SEQUESTRADA. Ela é tão importante pra história e nem apareceu direito nesse livro. Que ódio. Uma hora ia dar bosta mesmo, tinham 403984093 pessoas pra proteger e vigiar mas ninguém fazia isso de verdade. Nem a Sydney kkkk

Carolina165 24/10/2017minha estante
Tirou as palavras da minha boca. Concordo em gênero, número e grau com tu-do. Fiquei até de queixo caído ao ver uma resenha que parecia ter saído do meu pensamento, hahahaha.

Paula Juliana 03/01/2016

Resenha: Sombras Prateadas - Bloodlines - Livro 05 - Richelle Mead

Cativante! Eletrizante! Viciante!

Como sempre é difícil fazer resenhas das obras da minha autora preferida na vida! Richelle Mead ama me conquistar e reconquistar a cada leitura e eu amo me deixar seduzir! Leio os livros da autora há anos e sempre é aquele sentimento de deslumbramento com se fosse a primeira vez. Sombras Prateadas é o quinto livro da Saga Bloodlines, que conta a história de Sidney e meu lindo, carismático, cativante Adrian!!!

O Quinto livro começa do exato ponto onde terminamos Coração Ardente, é o penúltimo livro da série, a perfeita ''introdução'' para o grande finale que será a próxima obra, que pretendo ler essa semana.

O que foi essa leitura pra mim? INDESCRITÍVEL!
Foi matar as saudades dos personagens, depois de um longo tempo, foi reviver as últimas partes da história como se tivesse lido o livro anterior ontem, foi começar já no quente, sem aquele pré aquecimento, a história já começa pegando fogo, a gente tem aquele misto de emoções que só quem já acompanha e já ama tem com uma leitura. Foi um tal de suspiros para cá, de resmungos para lá, eu falava com a história, queria bater em personagens, sacudi-los, ler mais rápido e mais rápido para seguir em frente e saber o que iria acontecer e ao mesmo tempo querer voltar as páginas para a leitura não terminar!

São coisas que poucos autores conseguem fazer comigo, nesse grau, nessa magnitude, de me tirar completamente do ar, da realidade, e só existir a história! Richelle consegue, sempre consegue, seus livros são juvenis, são romances sobrenaturais, são mundos únicos que só ela sabe como criar.

Sidney Sage é uma alquimista.
Uma raça criada para esconder os Morois, Dampiros e principalmente Strigois do mundo humano.
Eles limpam a bagunça do mundo sobrenatural. São estudioso, são limpos, muito preto e branco, são humanos que não se misturam, somente coabitam com o outro mundo.

Quando Sidney foi escalada para sua missão de ajudar a proteger Jill Dragomir, a irmã da então Rainha Lisa Dragomir, ela tinha que manter Jill bem escondida e protegida daqueles que queriam matar a menina e assim acabar com a única parente viva da Rainha, seria o golpe de estado perfeito não seria?! Sidney só não contava que durante sua missão iria deixar os padrões alquimistas caírem e fazer amizade com Morois, Dampiros guardiões e principalmente não contava em se apaixonar!

Adrian é realmente apaixonante!
Eu entendo perfeitamente Sidney, sou apaixonada por ele desde que li os primeiros livros que apareceu e o menino nem era protagonista neles. Adrian é aquele que conquista mesmo quando não quer conquistar. Nosso artista bonito carismático e atormentado.
Adrian entra na vida de Jill, nossa Chave de Cadeia, quando a salva da morte, por meio do espírito, nessa brincadeira de salvar vidas, ele e Jill criam uma ligação que vai muito além do que é explicado, ou desejado.

Nessa obra, depois de um longo caminho, Sidney e Adrian estão juntos, sucumbiram ao seu amor, mesmo sendo de raças diferente, de culturas diferentes, mesmo sendo aos olhos dos outros errado.
Porém, Sidney está pressa. Sob tortura no que os Alquimistas chama de reeducação!
Agora, Adrian conseguirá achar o paradeiro de sua humana? Sidney conseguirá resistir a lavagem cerebral e tortura feitas pelos Alquimistas? Adrian já atormentado pela depressão e loucura do espírito irá cair em sua antiga vida de vícios? E a realeza irá ajudar, ou tudo é um jogo de poder?

Sombras Prateadas foi uma das obras da série que mais gostei, foi muito rápida, com muita ação, romance, a autora conseguiu cavar mais fundo ainda no perfil dos personagens, deixando claro que juntos eles são imbatíveis, e que separados apesar de tudo são mantidos fortes com a força do sentimentos que criaram. Parece clichê, mas não é, Adrian e Sidney são personagens tão bons, todos os secundários também, a gente cria uma ligação com todos, mas esses dois como protagonistas são especiais para mim.

Sidney mostrou uma força tão grande nessa obra, uma atitude tão firme, que quando olhamos para o inicio de toda a história e vemos como ela cresceu, como os seus pensamentos amadureceram, como ela mudou muitos pré conceitos e opiniões que na sua criação colocaram em sua mente, essa obra mostra como ela evoluiu e como foi bonita essa mudança.

Adrian dá um show - como sempre - mostra sim, seus fantasmas e monstros, essa loucura que creio que vai ser decisiva na historia final. Mas, esse personagens tem aquela coisa do menino que foi criado com tudo, e que ao mesmo tempo faltou o desenvolvimentos emocional, Adrian não acreditava nele mesmo, algumas vezes mostra que ainda não acredita, que não se acha capaz, ele vivia entorpecido com drogas, bebidas e festas, quando conheceu Sidney, quando salvou Jill, muita coisa mudou na vida dele, ele conseguiu ver algo mais, conseguiu sair da Corte, conseguiu expandir seu mundo e sua visão, e foi muito, muito forte nessa obra. Sem deixar de ser nosso Adrian, o garoto que fala as frases certas, o que mexe com as pessoas, o que conquista a todos e principalmente aos leitores.

Amo essa série, sou fã de carteirinha da autora Richelle Mead, indico sempre todas as suas séries sobrenaturais, tantos as juvenis quanto as adultas, mas meu maior coração é para essa saga! Espero amar o livro final, minhas expectativas estão muito altas, e fica a dica, se apaixonem por esse mundo, se deixem levar por esses personagens e nunca deixem de ler a escrita dessa autora maravilhosa!
Recomendadíssimo sempre!!!!

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2016/01/resenha-sombras-prateadas-bloodlines.html
Clara Azevedo 11/01/2020minha estante
Essa autora só me conquistou com essa série dela estou amando todos os livros decoro um atrás do outro

Paula Juliana 08/02/2020minha estante
É maravilhosa!

lua 27/02/2019

Eu tinha acabado de ler o anterior Coração Ardente, que foi uma decepção enorme. Para mim o livro anterior estragou toda a história, então quando comecei Sombras Prateadas estava cansada. Puta da vida. Não ligava mais para o livro.
Larguei de lado e li outros. Quando retornei, me surpreendi. Graças a Deus melhorou. As partes da Sydney foram tensas e eu sempre imaginava que toda hora ela ia ser pega. As partes do Adrian com a outra usuária de espírito, pulei todas, só passava o olho por algo importante, porque insuportável.
DIMITRI E ROSE DEFENDENDO A SYDNEY E O ADRIAN THATS MY BABYS
A sydney está poderosíssima, e eu não vejo a hora de ler o último livro que parece que vai juntar a gangue toda de Bloodlines e Vampire Academy.
Suka 13/10/2019minha estante
Muito bom saber q não fui a única que achou o 4 livro um saco.

Queria Estar Lendo 03/01/2018

Resenha: Sombras Prateadas
Sombras Prateadas é o quinto volume de Bloodlines, sequência da aclamada série Vampire Academy, e não poderia ser melhor. Richelle Mead encontra conforto nesse universo já conhecido pelos fãs e entrega reviravoltas de fazer o coração bater mais forte. O exemplar foi cedido pela Editora Seguinte para resenha.

"Centrum permanebit. As palavras em latim ecoaram na minha cabeça, me dando forças. Significavam "o centro vai aguentar" e eram inspiradas em um poema que Adrian tinha lido. Nós somos o centro agora, pensei. E eu e ele vamos aguentar, custe o que custar."

Sydney e Adrian estão com problemas. Ela, presa em uma instituição alquimista para reeducação, uma vez que todo seu envolvimento com os vampiros foi descoberto - principalmente o emocional que tinha com Adrian. O garoto Ivashkov, por sua vez, entrou em um turbilhão de tormenta sem Sydney ao seu lado. Ela era seu bastião de esperança, a luz para a escuridão do espírito - sem ela, ele é só uma sombra. Enquanto a garota tenta encontrar pequenas brechas na rígida e atormentadora instituição, Adrian precisa lutar contra a própria mente para permanecer são e ajudar a mulher que ama.

O ponto principal e o mais ricamente abordado pela Richelle nesse livro foi o da intolerância. No arco da Sydney, certamente o mais importante dentro da história, já que ele guia muito da narrativa do Adrian também, é brilhante. Os alquimistas - até então uma organização centrada, meticulosa e rígida -, são monstruosos. Para cumprir com toda essa pose de perfeição, de ordem e de resiliência, eles usam de métodos perturbadores. Sydney passou por cima de suas leis mais antigas e, por isso, é considerada impura. Uma aberração. E precisa ser reeducada.

"Os alquimistas não queriam criatividade ou beleza. Só tínhamos que copiar o que nos mandavam copiar, sem perguntas ou variações."

A instituição de reeducação é quase uma clínica de lavagem cerebral. Os prisioneiros precisam seguir regras controladoras, precisam dizer e ouvir coisas absurdas e aceitá-las como verdades e, principalmente, precisam baixar a cabeça diante de um cenário tirânico e opressor.

Os alquimistas são terríveis; é impossível ler e não ficar enojada com sua repressão, preconceito e a ideia assustadora de que, em suas mentes, eles estão certos. De que oprimir e torturar é a maneira correta de reeducar aqueles que foram contra suas leis ultrapassadas. Sydney é uma voz e viveu muito da realidade para saber que tudo o que ensinaram a ela é uma grande mentira. Que os verdadeiros monstros não são os vampiros, mas aqueles com quem a garota convivei toda uma vida.

O livro é maduro na apresentação desse arco. Ele é, inclusive, muito atual por isso. A intolerância é um problema da sociedade. A intolerância mata, tortura e prejudica todos os dias. Na história, vemos isso representado pela maneira com que os alquimistas encaram os vampiros; na vida real vai entre as minorias.

A ideia do poder na mão de um intolerante é exatamente o que a Richelle apresenta durante a prisão de Sydney; e ver a personagem lutando silenciosa, se erguendo e espalhando a rebeldia entre os outros prisioneiros, isso é de fazer o coração bater mais forte.

"- Uma coisa que posso te dizer, depois de ter convivido com Moroi, dampiros e humanos, é que as pessoas têm medo do que não entendem."

Do outro lado, Adrian está lidando com a depressão e a solidão e as sombras que espreitam sua mente com o poder do espírito. Ele precisa de Sydney mais do que uma companheira e amiga, mas um apoio para escapar dessa dor e dessa submissão à loucura se embrenhando em seus pensamentos. O espírito é compulsório, ele fala com Adrian, o incita a fazer as coisas, o perturba com seus medos. Adrian luta contra isso, mas sua força pode não ser suficiente para impedi-lo de ser prejudicado pelos próprios poderes.

São dois núcleos bem distintos, igualmente conectados. Sydney está presa, Adrian está buscando por ela - preso dentro dos próprios temores. Existe muita incerteza sobre o caminho dos dois, nenhuma brecha de esperança. E, ainda assim, eles não param de lutar.

Alguns personagens secundários ganham mais destaque - a mãe de Adrian, Marcus e os novos rostos que Sydney conhece na reeducação. Eles preenchem a história individualmente, dão uma carga emocional bem grande para as jornadas de ambos os protagonistas. São o apoio que eles precisam quando não estão juntos.

"Nascemos num sistema com que não concordamos e fomos pegos. Aqui, lá fora, não importa. Não resta nada para nós."

Sombras Prateadas é um livro excelente. A qualidade dessa série tem crescido com o passar dos volumes, e tudo o que eu posso esperar de O Círculo Rubi é um final grandioso - uma vez que o fim desse quinto livro foi de cair o queixo.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/01/resenha-sombras-prateadas.html
MLuíza 23/05/2021minha estante
Parabéns por essa resenha?

Sil 25/02/2020

Que maravilha de livro!
Sensacional!
Magna.Thalia 25/02/2020minha estante
???

Ana Carolina 22/11/2016

Vi gente falando que as narrativas do Adrian eram chatas...mas sinceramente? não achei! pode até ser que algumas partes as narrativas da Sydney foram melhores, mais de um modo geral não foi cansativo para mim ler as partes do Adrian. E esse foi o melhor livro da série até agora, Richelle podia ter colocado essa pegada de ação e adrenalina em todos os outros!

Enfim, estou ainda mais apaixonada por Adrian Sydney! Melhor casal ever!
Renata 09/12/2016minha estante
Sou suspeita a falar, pois sou a-pai-xo-na-da pelo Adrian, mas eu gostava de quando era ele quem narrava

ORDS 09/04/2021

CA RA LHO
Com certeza esse é o melhor livro da série até agora. Todos foram ótimos, mas esse? Esse é elevado à um nível indescritível.
Achei meio chato do início até o meio, mas o fim? Neiva do céu, que final foi esse?
Já tinha pego um spoiler no Pinterest de que o negócio com C aconteceria, mas achei que fosse só no último livro.
Meu deus do céu, que livro bom!
Leiam.
Lau 10/04/2021minha estante
Meu favorito

MC 20/06/2015

RIchelle, me explica
Como é que um Moroi fica correndo de uma cidade pra outra sem nenhum guardião? Aí gente, isso quebra meu coração. É a única coisa que não faz sentido nenhum no spin-off, como Adrian Ivashkov não tem um guardião só pra ele?
Gli 22/06/2015minha estante
Nem todos os Moroi tem guardiões destinados só pra eles, principalmente com toda aquela história de terem poucos dampiros atualmente já que humanos e vampiros não podem mais se relacionar.
Além disso, desde a ida dele pra Palm Springs ele não tem guardião. São todos da Jill. Eu acredito que o fato do pai não querer mais sustenta-lo, e ele esta numa séria crise economica não teria como ele manter um guardião.
Ele mora de favor naquele ap!

Patty 08/09/2021minha estante
Mas o Adrian é mimado para caramba, sim, e desde sempre. Eu gosto e não gosto dele ao mesmo tempo. Porque a gente vê que é um cara legal, mas ele não se melhora por ele mesmo. Sempre é por alguém. Primeiro com Rose, e agora com a Sidney. Espero que no último livro já possamos vê-lo mais amadurecido.

Pri 28/04/2024

Adrian vamos ser bigamos?!
Eu fui do inferno ao céu lendo esse livro.
O Adrian é uma pessoa mudada e ninguém consegue enxergar isso além da Sage. Fiquei com bastante raiva na interação dele com o pessoal da corte.

Mas o centro não vai quebrar. E isso é apenas mérito deles, já que ninguém ajuda nessa 🤬 #$%!& .

Meu casal lindo.
Leitura maravilhosa!