Previsivelmente Irracional

Previsivelmente Irracional Dan Ariely

Resenhas - Previsivelmente Irracional

rafa_._cardoso 09/12/2022

Sensacional como a nossa mente nos engana de forma tão sutil e como achamos que lidamos com situações de forma racional, quando a verdade não é essa
Acompanho alguns canais de ciência no Youtube e, em um deles, o livro Previsivelmente irracional foi mencionado de forma muito positiva, o que me fez adquirir, em grande parte pela curiosidade de ver alguns temas de forma expandida. E que surpresa!

O livro mostra de forma muito clara (com experimentos e exemplos) como as forças que atuam sobre cada um de nós modificam nossos atos. Algumas dessas são a relatividade das coisas, as diferenças entre normas sociais e normas de mercado, o poder do grátis, entre outras que nem percebemos, mas influenciam nossa vida e muda nossa percepção.

É incrível como a nossa mente nos engana de forma tão sutil e como achamos que lidamos com situações de forma racional, quando a verdade não é essa.

Trás pensamentos e reflexões riquíssimas!

Poderiam indicar mais livros como esse?

Kellen.Pianetti 18/09/2022

O comportamento humano irracional
Dan apresenta temas do cotidiano para explicar nossas escolhas e nosso comportamento irracional. O ser humano não é único, ele é previsível nas escolhas devido às relações sociais e o ambiente.

MilaMelo 17/05/2022

Alô, cérebro...
Você tá aí?
Tenho cada vez mais apreço por livros que me orientem a caminho do auto conhecimento.
No caso desse livro, as descobertas sobre o funcionamento do nosso cérebro quanto a decisões econômicas têm um poder de melhor nosso poder decisório e nossa relação com o processo de escolhas.

Doc 16/03/2022

As forças invisíveis que atuam sobre nós!
O livro é profundo demais e de fácil leitura. Cada capítulo descreve as forças que atuam sobre cada um de nós de forma a deixar todos os nossos atos aleatórios, então ele deixa uma lição para o leitor que achou que sempre estava no banco do motorista conduzindo e controlando o carro. Essas forças são emoções, relatividade das coisas, normas sociais que atuam sobre nós e nem percebemos e etc. O que me fez ler o livro foram muitas indicações de ambientes que costumo frenquentar ou utilizar e a experiência que extrai dele foi muito além do que me informaram, ao ponto de ser uma obra da qual vou reler futuramente. Indico bastante para quem quer sair de estilos consolidados como romances, ficção, drama e etc. a obra é muito boa porque o autor realizou testes reais para confirmar suas teses sobre os assuntos e isso deixa ela mais interessante ainda.

Victor.Clarindo 13/03/2022

Comecei economia comportamental com o pé direito!
Livro incrível com muitas lições praticas principalmente para a área de marketing, tudo baseado em evidências e pesquisas.

Kel59 15/02/2022

Livro perfeito!
Uma leitura maravilhosa para quem se interessa pelo comportamento humano. Quem quiser entender o processo de tomada de decisões dos seres humanos, esse é o livro certo.

Dieison 15/02/2022

Previsivelmente interessante
Leitura bastante profunda sobre as decisões irracionais que o ser humano toma, mesmo achando que está sendo racional. Ótimas reflexões sobre o nosso comportamento.

Estefanía 31/01/2022

Excepcional
Um livro com detalhes científicos de comportamento irracional financeiro que adotamos socialmente. Traz muito conhecimento e reflexão. Eu amei! Para de ler várias vezes e aprender novas coisas em casa revisitada.

Ana Paula 10/01/2022

Excelente livro!!
Abre os olhos para você ver as situações de uma forma diferente, ver de uma percepção difícil.

Elisio Rebouças 24/12/2021

Previsível? Nem um pouco!
Se você acha que tem controle sobre todas suas decisões, que elas são friamente calculadas, racionais e embasadas você está totalmente?enganado. Suas decisões são previsíveis. Através da economia comportamental Dan Ariely lança uma luz em como você toma decisões irracionais e como você pode mudar isso. Leitura extraordinária.

Adriely.Yamamotto 21/11/2021

Previsivelmente irracional
Leitura leve e de fácil entendimento sobre economia comportamental e seus desdobramentos na vida cotidiana.
É bem interessante pra derrubar o mito de que tomamos decisões racionais todo o tempo baseadas em informação e melhores resultados.
Recomendo.

anoca 30/08/2021

melhor livro de economia comportamental que li até agora. aquele experimento nojento que o autor incentiva pecar contra o sexto mandamento fez c que eu diminuísse meia estrela; de resto tudo ok.

Ju Revoredo 23/08/2021

Mente humana
Estou adorando ler sobre psicologia e a mente humana, como achamos que lidamos com a situação de uma forma e somos super racionais quando na verdade estamos sendo irracionais. Muito louco?.

Me faz pensar e refletir sobre as minhas atitudes e comportamentos. Recomendo demais!!! É absurdo o quanto a nossa mente tem relação com a forma com que lidamos com dinheiro, amo!

Só sinto que normalmente esses livros em algum ponto ficam repetitivos e cansativos mas com certeza vale a pena a leitura.

Bruno 16/08/2021

Previsivelmente bom
Excelente livro sobre o comportamento humano nas tomadas de decisões. Explica de forma fácil e objetiva com exemplos de experimentos acadêmicos sociais bem interessantes de ser ler.
Possíveis aplicações na vida pessoal e profissional.
Indico a leitura!

Felipe.Camargo 14/05/2021

Previsivelmente irracional, Dan Ariely

Dan Ariely é uma das maiores autoridades do mundo em economia comportamental, o autor ficou famoso principalmente pela escrita deste livro e também por desenvolver uma infinidade de pesquisas, que no mínimo são bem curiosas e ?distintas?, como a qual relata que fez com jovens sobre a decisão enquanto se masturbavam (The Heat of the Moment: The Effect of Sexual Arousal on Sexual Decision Making).
O presente livro tornou-se um best-seller mundial, isso graças a linguagem de Ariely, que além de ser divertida é muito mais leve do que a de Kahneman, por exemplo. O autor utiliza desde elementos simples do cotidiano até questões extremamente complexas e amplas ? a economia de um país, por exemplo - e demonstra o quão vulnerável logicamente o nosso comportamento pode ser, isso sempre a partir das conclusões desenvolvidas pelas suas próprias pesquisas.
Destaque para o capítulo 3, no qual ele explora o efeito do grátis no comportamento dos consumidores e também no capítulo 8, ao qual ele fala sobre como buscamos nos angustiamos diante de diversas possibilidades distintas e finaliza levantando questões que, possivelmente serão mais exploradas no seu próximo livro, sobre a desonestidade e como está embasada em elementos que fogem a nossa racionalidade.
Leitura rápida, concreta e divertida. Vale a pena!