A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Patricia.Povoa (PT) 18/02/2020

Achei a história previsível desde o início e sem grandes contornos de terror

Lua 11/02/2022

A casa assombrada
Não chamaria esse livro de terror. A casa assombrada é um suspense bonzinho de leitura fácil. É bom, mas não chega a assustar.

Marcela115 05/06/2020

Comecei a ler cheia de expectativa e me espantei quando percebi que a leitura não estava avançando rápido como sempre acontece; achei muito arrastado ate a metade mais ou menos, mas depois fui me interessando mais pra saber qual iria ser o fim de Eliza.
Confesso que o final é um pouco emocionante e não imaginava que tais coisas acontecessem, porém, achei que faltou algo a mais.
Vale a pena a leitura. E achei que não tem nada de terror, como muitos falaram.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/

Victória 12/09/2021

A casa assombrada
Estava bastante ansiosa para ler esse livro e apesar da premissa ser a mesma de muitos filmes, me divertir muito com a leitura. Os mistérios foram se desenrolando, e eu ficava ainda mais ansiosa pra ler. Não foi totalmente assustador, mas deu pra ficar bem apreensivo. Gostei dos personagens. Recomendo a leitura.

Cassinha 20/04/2015

A Casa Assombrada
O livro é muiiiiiiito ruim. O terror não aterroriza, e o estilo de "época" não convence.
Uma pretensão a Henry James que não deu certo.
Enfim, acabado e será esquecido por mim em pouco tempo.
Raphael Cavalcante 06/06/2015minha estante
Cassinha, pela sinopse realmente esperamos ler algo que respingasse em "A volta do parafuso", o que definitivamente não acontece e nem eu acho que tenha sido a proposta, já que o próprio autor faz referências claras a Charles Dickens. Mas concordo com você quando ao "terror que não aterroriza". A qualidade da obra vai por outro caminho que não este.

Karoline 11/02/2018minha estante
Me decepcionei com essa leitura, esperava muito mais do livro.

Juliano.Ramos 07/03/2020

O livro peca em não tem 1000 páginas.

Cissa 13/01/2023

Livro muito bom.
Apesar que eu esperava mais no final.
Não recomendo ler de madrugada. Hahaahaha
Se você procura um terror leve " A casa assombrada" é um excelente livro para quem quer começar nesse universo.

davimesquit6 03/02/2022

Sensacional demais
Sério mesmo, eu não esperava nada desse livro, pensei que só seria um livro comum de suspense misturado com terror. Ao contrário, esse livro mistura sentimentos, emoções, luto, suspense e fantasmas(uma mistura perfeita). É um livro totalmente diferente do que já li, a estrutura, a diagramação,a fala dos personagens é tudo bem feito! Só não vai com a expectativa de ser um livro de terror, porque não é. Não tenho nada contra pra falar desse livro, ao contrário só tenho coisas boas à falar. Recomendo demais, principalmente para uma leitura de inverno! Estou muito ansioso para ler mais livros do John Boyne.??
Davi Mesquita

Jessica 12/02/2022

Gótico puro
Uma história de assombração na sua forma mais clássica, ao estilo Henry James (A Outra Volta do Parafuso): uma governanta é contratada para trabalhar em uma mansão do interior da Inglaterra e cuidar de crianças cujos pais tiveram um destino trágico, porém situações inexplicáveis começam a acontecer....

Sofia.Oliveira 03/06/2021

A casa assombrada
É o primeiro livro que leio do John boyne (sim, ainda não li o menino do pijama listrado rsrs), e foi uma boa experiência.

No começo eu demorei um pouquinho pra pegar o estilo de escrita do autor, mas assim que me acostumei o livro fluiu perfeitamente.

Duas coisas fizeram eu tirar uma estrelinha: a primeira é que o autor quis fazer tanto suspense, que o começo do livro a gente não tinha nenhuma informação, deixando a história muito confusa e me desanimou um pouco; a segunda é que a história era pra ser de suspense/terror e não me deu medo em nenhum momento, nem unzinho.

Tirando isso, as coisas começaram a ser explicadas (o que ajudou na primeira coisa, já que não sabíamos nem o nome de alguns personagens); a segunda coisa não teve como ser resolvida, mas outros aspectos da história compensaram.

O final foi relativamente aberto, mas eu gostei do jeito que ficou. Acredito que uma releitura desse livro seria uma experiência mais interessante, pois entenderíamos uns sinais e indiretas que na primeira leitura não teríamos como entender.

Recomendo!
Carlos Padilha 07/02/2022minha estante
Já li 5 livros do autor, e também não li O Menino do pijama listrado, por ter visto o filme.
Em minha opinião, o melhor é Uma história de solidão. Não perca seu tempo com O menino no alto da montanha, muito fraco.

dantass 11/08/2021

adorei
bom, no começo a historia é meio chatinha, mas ao decorrer das páginas, fica interessante. não é um terror pesado (pelo menos pra mim), tem bastante suspense e a cada pag vc fica com aquele ar de "eu preciso saber oq vai acontecer". ao todo o livro tem uma história intrigante e e descomplicada de se ler, a Eliza (a nova governanta), se mostra ao longo do livro, uma mulher forte e corajosa.
recomendo p quem não gosta de terror forte ou prefere um suspense.

Cirne 26/08/2020

Uma homenagem aos clássicos do gênero, sem poupar nem mesmo os clichês
John Boyne sabe envolver o leitor nas suas histórias. Aqui não é diferente. "A casa assombrada" é sua homenagem aos clássicos contos de fantasmas em uma mansão vitoriana. Por vezes, parece uma mistura de "O jardim secreto" com "A volta do parafuso/Os inocentes". Referências estão em todos os lugares, inclusive para o mestre Charles Dickens.

A narrativa acompanha Eliza Caine, uma jovem londrina que vai trabalhar como governanta em Gaudlin Hall, um casarão localizado no interior da Inglaterra. Ela fica responsável por duas crianças, Isabella e Eustace, mas, estranha que os pais deles não se encontram no local, nem mesmo outros criados.

Como de costume, as páginas escritas por Boyne são devoradas com muita sede. Embora seja uma leitura extremamente agradável, não há personalidade na trama ou novidades acrescidas ao gênero. O autor desenvolve com afinco personagens cativantes e uma atmosfera misteriosa, porém sua casa assombrada não se torna memorável.

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.CultPopMax.blogspot.com ;)

Marselle Urman 21/04/2020

Passatempo
Um livrinho agradável, sem maiores pretensões, suficiente pra matar algumas horas de tédio durante a quarentena. Nada mais.

Caraguatatuba, 21/04/2020
Bia0210 21/04/2020minha estante
Faz um tempo que li... mas se não me engano ele me lembrou o A Outra Volta do Parafuso

Ju Oliveira 05/03/2015

Somente ano passado tive o grande prazer de conhecer a escrita de John Boyne. E fatalmente, foi amor à primeira vista. Li O pacificador, Fique onde está e então corra e O Palácio de inverno, que pra mim foi um dos melhores livros que já li na vida! Então quando a Companhia das Letras anunciou o lançamento de A casa assombrada, seu novo livro, fiquei muito empolgada e corri para lê-lo.

Eliza Caine sempre foi muito apegada ao pai. Desde a morte da mãe, durante o seu parto, os dois viveram um para o outro. Então, com a morte inesperada do seu adorado pai, Eliza vê o mundo desabar aos seus pés. Sem conseguir permanecer na casa onde viveram felizes por tantos anos, onde tudo fazia lembrar-se do pai, os livros de Dickens, sua coleção de livros sobre entomologia, o cheiro de seu cachimbo pela casa, Eliza decide abandonar tudo e partir. Sozinha no mundo e sem dinheiro, ela se depara com um anúncio de jornal, onde oferecem vaga para governanta. A função seria cuidar de crianças em Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk.

Mesmo sem ter maiores detalhes sobre o emprego, Eliza parte para Norfok. Logo ao chegar em Gaudlin Hall, ela percebe que há algo muito errado. Quem a recebe na mansão é uma menina, Isabella, de apenas 12 anos e seu irmão Eustace, de 6 anos. Eliza fica perplexa ao constatar que não há nenhum adulto vivendo na mansão, ninguém para tomar conta dos irmãos Westerley. Sempre que citava que era a nova governanta dos Westerley, os moradores do povoado mudavam imediatamente, a evitando, mudando de assunto, ou a tratando com desdém. Eliza busca respostas com o advogado da família, que cuida de todos os assuntos relacionados aos irmãos. Só o que ela consegue descobrir é que os pais das crianças não estão disponíveis no momento.

Coisas estranhas e sinistras começam a aterrorizar Eliza, ela tem certeza de que alguma força maligna está presente naquela casa. Acidentes inexplicáveis começam a lhe acontecer e ela percebe que, o que quer que seja que esteja perambulando por aquela casa, só quer fazer o mal a ela própria, não às crianças. Eliza agora vai fazer o que estiver ao seu alcance para abandonar aquela casa assombrada, mas não sem antes proteger aquelas crianças indefesas.

Como em todos os livros seus que já li, John Boyne me fez entrar no clima da história logo no começo. O clima frio e chuvoso de Londres, as várias citações às obras de Charles Dickens (que me fez desejar muito conhecer), me transportaram para o ano de 1867. A narrativa tem um ritmo bem linear, chegando até ser lento em alguns momentos, mas nada que faça perder o encanto pela trama. Mesmo sendo uma história de fantasmas, não achei tão assustadora. Mas imagino que tenha sido exatamente essa a intenção do autor.

Consegues imaginar uma história de terror onde você possa se emocionar? Pois nas hábeis mãos de John Boyne isso é possível. Há toda uma história de tragédia e dor por trás do batido tema “fantasma”. A personalidade das crianças é muito bem construída, tanto falando sobre a sensibilidade e carência de Eustace quanto na frieza e maturidade de Isabella. Eliza também é uma personagem sólida, que mesmo enfrentando o seu luto, se preocupa com o bem estar de crianças que acabou de conhecer. Gostei muito da história, do clima todo e principalmente do desfecho. Leitura indicada. Leiam!

site: http://juoliveira.com/cantinho/resenha-a-casa-assombrada/

Laura 09/05/2020

Muito bom mesmo
Esse é um livro de mistério misturado com horror que te surpreende muito, o autor conseguiu escrever um livro cheio de reviravoltas que não são óbvias para o leitor e que te deixa muito intrigado para saber o que vai acontecer no final. A coitada da nossa personagem principal se encontra sozinha em uma casa assombrada no meio do nada, e tudo isso o autor nos conta com um bom ritmo e uma boa escrita, sem enrolação desnecessária. O autor ainda consegue nos dar um gostinho de como era a vida das mulheres no final de 1800, e como era difícil e injusta a vida delas sem o feminismo, ele nos faz notar tudo isso trazendo uma personagem forte e fora do comum para a época, que amadurece muito com o passar da estória. Gostei muito e recomendo, afinal o final me surpreendeu bastante.