A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Ana 10/12/2015

Quando Eliza se candidata a uma vaga para ser governanta, ela acha estranho que foi contratada com rapidez, sem nem mesmo uma entrevista, mesmo assim ela deixa Londres para trás e parte para Gaudlin Hall. Ainda na estação de trem, Eliza sente um empurrão que quase faz com que ela acabe embaixo de um trem.

Como se isso não fosse estranho o suficiente, ela é recebida na mansão apenas pelas duas crianças de quem ela deveria tomar conta: Isabella – uma menina tão desconfiada quanto inteligente – e Eustace – um doce menino. Os pais das crianças não estão em lugar nenhum e o único adulto presente na propriedade é o cocheiro.

Na primeira noite, Eliza sente um puxão forte em seus pés. Depois vêm outros acontecimentos estranhos: As janelas da casa, que são chumbadas, se abrem misteriosamente e ela é arremessada para fora – e depois de volta para dentro? -, a água gélida da torneira se transforma em água fervente e queima suas mãos. Intrigada pelos acontecimentos e pela ausência dos pais das crianças, Eliza tenta buscar respostas com os habitantes da cidade, mas todos eles parecem entrar em pânico quando ela chega perto.

O livro sustenta o tom de mistério com uma história bem amarrada, e o ritmo dos acontecimentos mantém o interesse na leitura.

De modo geral, gostei bastante do livro. Depois de me decepcionar um pouco com “O garoto no convés” de Boyne, este foi uma surpresa agradável. Li muito pouco de mistérios sobrenaturais, mas achei bem interessante a construção da história de A casa assombrada e me surpreendo como Boyne consegue escrever tão bem e prender tanto a atenção do leitor em temas tão variados como casa assombrada x segunda guerra mundial.

Recomendo para: A leitura é bem fácil, então pode ser lida por adolescentes ou adultos sem qualquer dificuldade. Não chega a dar medo, então pessoas medrosas podem ler sem problemas!

site: http://quasemineira.com.br/2015/05/a-casa-assombrada/
SERGIO 23/02/2016minha estante
tem certeza que não da medo ?

cris 23/04/2022

É bom....
É uma boa distração,meio óbvio em algumas partes e outras nao. Mas é um bom livro pra se ler quando se trabalha o dia inteiro e tá cansado de pensar muito :))

Adriana 07/05/2016

sinceramente esperava mais desse livro, achei meio "sessão da tarde", acho essa expressão mais perto que definiria esse livro.

Juliana 09/12/2022

Esperava mais, mas gostei do enredo
Essa obra de John Boyne não nos trás uma reviravolta surpreendente nem inesperada, mas ainda assim o enredo é bem construído e intrigante. A motivação para a leitura foi principalmente a boa construção da protagonista e as situações que enfrenta.

Vivi Coutinho 12/08/2022

Faltou o desfecho surpreendente de “O Menino do Pijama Listrado”.
A casa assombrada – John Boyne

A minha primeira leitura de Boyne, “O Menino do Pijama Listrado” me extasiou pelo desfecho repentino e surpreendente.
Apesar da temática recorrente em “A casa assombrada”, os fantasmas ingleses, esperava que o autor se superasse.
O livro é muito bem escrito, possui uma leitura agradável e cativante, mas no fim se perdeu, pois, foi incoerente no que se refere a condição financeira de Elisa Caine: ela deixou a casa simples que vivia com o pai em Londres porque o salário de professora não era suficiente para se manter e pagar o aluguel, assim deixou a vida que tinha e tanto gostava para ser governanta numa mansão rural. Ora, quando retornou alguns meses depois para trabalhar na mesma função que exercia em Londres alugou uma casa e assumiu as despesas do tutelado Eustace. Achei incoerente, muito incoerente.

Além disso o autor deixou uma ponta solta por não explicar o elo existente entre o moribundo senhor da casa e sua mulher morta.

@bookscici 01/11/2022

Demorei um pouco para terminar pq estava com umas disciplinas da facul atrasadas ?, uns 4 dias mas eu gostei. É cativante e interessante, vale super a pena ler..

Eri.Kimura 21/09/2021

Demora um pouco pra ficar bom, mas vale a pena!
John Boyne é meu autor favorito, e quando vi que ele havia publicado um livro de ?terror?, corri para ler. Mas a história demora muito para cativar o leitor e a personagem é muito sem graça no início, o que me fez abandonar a leitura há alguns anos. Esse ano decidi dar uma nova chance e, por sorte, consegui sair dos primeiros capítulos e o que estava por vir me surpreendeu ? recomendo pra quem tem paciência!

gigica 31/10/2022

favoritado!
único livro de leitura obrigatória q valeu a pena ler! mt bom, te prende do início até o fim, vou nem saber meu nome amanhã mas esse livro me prendeu mt para ficar até agr acordada

Tinúviel 14/06/2022

Tem uma atmosfera bem parecida com a da série A Maldição da Residência Hill. Gostei bastante do livro.

Jéssica 21/01/2022

A leitura realmente me surpreendeu. Desde o começo fui envolvida pela narrativa da Eliza e gostei demais dos personagens. É inevitável não lembrar de "a outra volta do parafuso", mas nem por isso o livro deixa de ter sua própria relevância.

Livros e Citações 14/07/2015

Delicioso de se ler
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 296
Classificação: 3.5/5 estrelas

Eliza Caine, uma jovem longe de ser a garota típica de sua época, grande fã de Dickens, acaba de perder o amoroso pai. Sozinha em uma Londres do século XIX (SIM!), a jovem professora de 21 anos vê sua oportunidade como governanta em uma mansão ao leste da Inglaterra… E a mansão, adivinhem, é assombrada (SIM! #2).

Ao chegar ao seu novo lar, ela encontra apenas duas crianças largadas para se alimentarem por si só e a presença de um espírito maligno que ameaça sua vida. Cliché, mas não no mau sentido.

“Existe crueldade no mundo, Eliza, você vê isso, não vê? Á nossa volta. Respirando na nossa nuca. Passamos a vida inteira tentando fugindo dela.”

Isabelle e seu irmão mais novo Eustace são os únicos vivos a habitarem Gaudlin Hall. Além do misterioso H. Bennet, o empregador de Eliza que só se comunica por cartas. E não é somente na casa que o cenário é estranho. No vilarejo as pessoas são hostis, e nenhuma explicação e/ou noticia se tem sobre os pais das crianças.

E aqui estamos: uma mansão assombrada, duas crianças, um vilarejo hostil e a nossa heroína pronta pra desvendar tudo isso.

"Há dias em que detesto viver em 1867. Tudo se move com tanta rapidez. Mudanças acontecem em ritmo desenfreado. Prefiro o estilo de vida de trinta anos atrás."

John Boyne conseguiu mais uma vez me surpreender, senhoras e senhores, A Casa Assombrada é uma mistura de terror com muito humor e cheio de citações famosas, com muitos clichês. Mas é o tipo de clichê que te deixa absurdamente satisfeito com a leitura. É um clássico do horror sobrenatural e sim, tem momentos que me deixou com medo de fechar os olhos, ou ir ao banheiro de madrugada…

"Creio em má sorte Srta. Caine. Acredito que um homem pode partir com cem anos de idade e uma criança pode reencontrar Deus antes mesmo de seu primeiro aniversário. Acredito que o mundo é um lugar misterioso e que não podemos ter a pretensão de entendê-lo."

Talvez o grande problema é que não vamos muito além do óbvio, e para quem busca algo previsível mas ainda delicioso de se ler, essa é uma boa opção. Posso dizer que se a protagonista fosse outra se não Eliza Caine, não valeria a pena. E pode não ser o melhor de John Boyne, mas qualquer livro escrito por ele proporciona bons momentos e esse não foi diferente.

Resenha por: Rafael

site: http://www.livrosecitacoes.com

Lorena Alhadeff 01/07/2015

Mais do mesmo, mas MUITO BOM!!
A Casa Assombrada

Uma história excelente, muito bem elaborada, apesar do tema ser comum.
Uma casa assombrada com crianças é um assunto explorado e apreciado, pois a inocência e fragilidade das crianças se chocam com o horror do mal que os atormenta. E, geralmente atormenta também seus tutores ou qualquer um que interfira em suas ações.
Tal situação ocorre nas histórias dos livros A Outra Volta do Parafuso e A Mulher de Preto. Creio que Boyne bebeu dessas fontes ao criar A Casa Assombrada. Nada exagerado, sentimos apenas uma leve influência, uma lembrança dessas histórias mais antigas. Afinal, o tema é mesmo. As referências a Charles Dickens e sua "participação" são um charme a mais...
Eliza Caine é uma moça órfã e solitária, sem recursos para continuar na casa onde mora, em Londres. Decide responde a um anúncio de jornal estranho, sobre a contratação de uma governanta numa cidade do interior da Inglaterra. Após receber uma resposta enigmática, segue para seu desconhecido destino para cuidar de Isabella, uma criança um tanto desagradável e soturna, e seu irmão caçula Eustace, inseguro e dependente, porém mais amável e "normal".
A partir daí segue uma história de tirar o fôlego, sem nos deixar brechas ou espaços para respirar. Um acontecimento atrás do outro não nos deixa largar o livro (fui dormir às 03:30 da manhã :). Um ou outro trecho poderiam ser melhor explicados, claro, o livro não é perfeito. No fim, uma parte de fantasia um pouco extravagante aguçou meu senso crítico rsrsrs, mas nada que estragasse a experiência fantástica desse livro de terror genuíno cujo a capa um pouco infantil me desanimou a primeira vista. Valeu a pena ir adiante com ele!!

Léo 30/06/2015

Espetacular!
Uma só palavra não consegue definir esse livro. São tantos adjetivos que até fico meio perdido na hora de escolher apenas um, maravilhoso será? Inteligente? Provocante? Intrigante, talvez? Sim, acho que posso usar todos esses e mais alguns. O livro conta sobre uma mulher, chamada Eliza Caine, que após perder seu chão, está perdida dentro de si, até que uma oferta de emprego lhe desperta: ser governanta no interior da Inglaterra, em uma cidade chamada Norwich. Então, decide que essa seria uma bela oportunidade de mudar sua vida, de esquecer os acontecimentos recentes e retomar o rumo de sua vida.
Chegando a cidade, ela percebe que não sabe nada sobre as crianças de quem irá tomar conta, ou quem são seus empregadores. Todos da cidade parecem ficar receosos em relação à Eliza, seria por ela ser nova na cidade? Ou será que ela havia feito algo errado? Durante sua estadia na mansão Gaudlin Hall, onde toma conta de duas crianças, coisas estranhas começam a acontecer, colocando a vida de Eliza e das crianças em risco. Será um fantasma ou meras alucinações de uma mulher com seus sentimentos afetados?
O desenrolar da história é muito envolvente, a narrativa te prende do começo ao final do livro. E aquele arrepio está garantido nesta leitura deliciosa. No entanto, o que mais me impressionou foi como o autor, John Boyne (mesmo autor de “O menino do pijama listrado”), trouxe até nós os costumes e a cultura da época. Neste livro pude ver o papel da mulher na Inglaterra no século XIX, e foi uma coisa surpreendente, o jeito como “mulheres revolucionárias” eram vistas de maneira repugnante, AINDA MAIS PELAS PRÓPRIAS MULHERES, que não aceitavam mulheres que acreditavam que poderiam ser maiores que homens. Embora diante a todos os preconceitos, Eliza era uma mulher a frente de seu tempo, uma mulher com determinação e opinião. Uma protagonista que faz com que você se apegue a ela.
E pela segunda vez na mesma semana, pego um livro que trata da fé religiosa e como a mesma pode cegar as pessoas, suas opiniões e ideias, como se deixam conduzir pela sua religião.