A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Fernanda631 29/08/2023

A casa assombrada
A casa assombrada foi escrito por John Boyne e publicado em 25 de abril de 2013.
Eliza possui apenas 21 anos, órfã de mãe muito cedo, ela foi criada pelo pai, até que um forte resfriado o acomete e ela se vê sozinha no mundo, a história se passa em 1867, naquela época os costumes eram totalmente contraditórios com que o que estamos acostumados hoje, sendo assim, só quando seu pai falece é que Eliza vem ter conhecimento de que a casa onde cresceu não pertence a sua família. Sozinha no mundo, mulher e apenas com um salário humilde de professora, ela se vê perdida e sem saber como prosseguir, e é nessa hora que ela encontra o anuncio no jornal.
O anuncio apenas solicita uma governanta, sem muitos esclarecimentos além do valor do salário, ela resolve se candidatar a essa vaga, e quem sabe, ter a oportunidade de se mudar, se afastar de tudo aquilo que lembra seu pai e ainda sim se manter na área de que tanto gosta tendo contato com crianças, mas o que realmente aguardava nossa protagonista era sem dúvida inesperado.
Ela então aceita um trabalho em outra cidade, a fim de recomeçar e deixar as lembranças triste para trás. Contudo, ela está prestes a descobrir que o mundo real pode ser tão (ou até mais) assustador que os livros que ela tanto ama.
Eliza deixa tudo para trás e parte em direção ao interior para exercer seu cargo de governanta na mansão Gaudlin Hall, em sua imaginação de leitora avida, existe uma mansão belíssima com crianças doces e ar puro, mas o que espera por Eliza não passa de uma mansão abandonada quase caindo aos pedaços com apenas duas crianças, e apesar de Eustace ser sim, um doce de menino, não posso dizer o mesmo de sua irmã.
Tudo começa a ficar muito estranho desde sua chegada à estação, quando Eliza é quase atropelada pelo trem, quando ela finalmente chega a mansão é recepcionada apenas por Isabella de 12 anos e Eustace, seu irmão mais novo, essas são as crianças as quais ela ficará responsável, mas surpreendentemente, não existe adultos na casa, apenas ela e as crianças, e quando coisas estranhas e assustadoras começam a acontecer Eliza se vê obrigada a investigar e tentar entender o que assola aquela mansão, e acima de tudo porque apenas as crianças estão protegidas.
O livro funciona como se fosse um diário, logo no primeiro capitulo já é possível notar que Eliza está contando sua história para quem queira ouvir, acompanharemos toda sua trajetória desde a falência do pai até o inesperado fim de sua jornada.
O livro acontece em uma época em que as mulheres não possuíam muitos direitos, onde tudo era ditado pelos homens. O livro é cheio de mistério, e conforme as coisas vão acontecendo é possível ir juntando as peças do quebra cabeça.
A Inglaterra da era vitoriana já oferece um contexto tenebroso, seja na capital, suja e com uma neblina fantasmagórica; ou ainda no interior, com habitantes pouco acolhedores e com uma áurea misteriosa.
A Casa Assombrada é uma leitura frenética. Seu ritmo um tanto parado nas primeiras páginas, ficam longo para trás, abrindo espaço para uma sequência de mistério, investigação e ação – que envolve assassinatos, uma cidade interiorana que resiste a forasteiros e muitos pesadelos; que torna impossível parar de ler.

denis.caldas 03/03/2024

Não é dickensoniano
Apesar de divulgado como um romance no estilo dickensoniano, não é plenamente assim, apesar de conter elementos do grande romacista inglês. Como li quase todos os livros do autor John Boyne, não pude dar 5 estrelas para este, porque apesar de tirar algumas lágrimas minhas no final, não tem a grandeza dos outros. Mas vale à pena para quem quer terror mais leve, no estilo suspense, com algum fantasminha mal rondando por aí. Neste estilo, prefiro muito mais Zafón, que faz falta pacas...

Magê 28/11/2023

Eu comecei a ler antes de ir atrás das resenhas aqui, durante a leitura acabei me deparando com algumas coisas negativas sobre a protagonista, dizendo o quão desinteressante ela é. Eu discordo muito, o livro gira em torna de Elizabeth Cane, uma jovem de 21 anos que perde seu pai e único amigo, ela se vê sozinha em Londres já que a mãe faleceu ao dar a luz a sua irmã mais nova, que também morreu durante o parto. Sendo assim fica óbvio a necessidade dela de tentar fugir de onde estava, certo dia após a perda do pai ela se depara com um anuncio de uma vaga para ser governanta de uma família, onde ficaria encarregada de cuidar da educação de duas crianças. Ela entra em contato por meio do jornal, logo a resposta positiva de sua candidatura vêm... todo o resto é bem fácil de imaginar dado o título do livro que não guarda nenhum mistério. As duas crianças tem personalidades complementares, um é doce e amoroso e a menina é desconfiada e ríspida, eu consegui sentir muita empatia pelas crianças, coisa que vi que muita gente por aqui não sentiu. Não quero dar spoiler, é uma escrita fluída, é uma história de suspense/terror que lembra outras dezenas que já vimos, mas não considero um defeito, vejo mais como um lugar seguro para quem gosta do estilo.

Eri.Kimura 21/09/2021

Demora um pouco pra ficar bom, mas vale a pena!
John Boyne é meu autor favorito, e quando vi que ele havia publicado um livro de ?terror?, corri para ler. Mas a história demora muito para cativar o leitor e a personagem é muito sem graça no início, o que me fez abandonar a leitura há alguns anos. Esse ano decidi dar uma nova chance e, por sorte, consegui sair dos primeiros capítulos e o que estava por vir me surpreendeu ? recomendo pra quem tem paciência!

Zeppy 08/02/2017

Livro de suspense, sem suspense
Gostoso de ler. Bem no estilo John Boyne. Não assusta ninguém, mas vale a leitura. O final é previsivel, mas ???.

zøe 20/10/2021

Um ótimo livro pra se ler em outubro
Eu sou uma grande fã de The Haunting of Bly Manor (A Maldição da Mansão Bly) e encontrei várias semelhanças com este livro, o que me surpreendeu muito positivamente. É fato que uma vez ou outra o autor perde o ritmo e a narrativa fica lenta, mas ainda assim o livro é na sua maior parte uma leitura rápida e prazerosa. Perfeita pra quem gosta de ler este gênero no mês do halloween, assim como eu. Estou acostumada com terrores bem mais pesados, portanto não senti medo mas vale a pena pela vibe sombria da história. O final tem um plot twist que me surpreendeu... Recomendo :)

@lucassntn 04/05/2017

Ótimo
O lento desenvolvimento no início da história ajuda a construir o suspense, que dura até a última página do livro. A história é super envolvente e a protagonista é super carismática, entretanto a história não assusta tanto - além de previsível, é um pouco cliché e não muito original. No mais, achei a leitura super divertida.

Prof. Angélica Zanin 10/10/2021

Uma vilã de outro mundo
Mais um de John Boyne, difícil não comparar, mas injusto fazê-lo, afinal, trata-se de uma narrativa diferente que fala de amor, de posse e do sobrenatural. Em uma casa, no interior da Inglaterra - condado de Norfolk, século XIX, Eliza Caine tenta começar uma nova história longe de Londres e da saudade de seu pai recém-falecido. No entanto, o que ela não sabe é que aquela casa e seus moradores guardam segredos assustadores e lembranças terríveis. Tutora de duas crianças, Isabella e Eustace, com a presença de serviçais misteriosos e com a ajuda de um advogado solicito, ela descobrirá que Shakespeare tinha toda razão ao dizer que "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia".#kindle

Bart 30/03/2019

A Casa Assombrada
*John Boyne*

Não é um livro de terror, tem o elemento sobrenatural, mas acima de td, é um livro q fala de coragem nas situações mais adversas e da força q a mulher tem de encarar o q vier na esperança de salvar duas crianças!
Logo depois da morte repentina do pai, Eliza Caine é contratada como governanta em uma propriedade chamada Gaudlin Hall, para dar continuidade à educação de duas crianças Isabella e Eustace, mas uma presença violenta na casa não a quer perto das crianças...se quiser saber mais...já sabe!!

Livro massa, e o q mais surpreende é a personagem de Eliza! Uma mulher à frente do tempo dela!!
Ótimo livro!!

cris 23/04/2022

É bom....
É uma boa distração,meio óbvio em algumas partes e outras nao. Mas é um bom livro pra se ler quando se trabalha o dia inteiro e tá cansado de pensar muito :))

Ana Paula 08/06/2020

Misture A volta do parafuso com Mama e...voila
Governanta numa mansão rural sendo tutora de um casal de irmãos órfãos. Você já viu isso. Espírito obsecado pela proteção de crianças; isso você também já viu. Mistura tudo esse livro.
É bom? Não é tanto. Muita enrolação pra suspense, muito mal elaborado. Suspense não é encher linguiça, e a questão do outro espírito... clichê chato e esperado.
O bom que é curto. Só.

Marilia 29/12/2020

Envolvente
Acompanhamos a história de Elisa que vai ser babá em.... Uma casa assombrada.
Um suspense leve e sensível com gosto de quero mais.

Vinicius39 24/02/2021

Narrativa muito boa.. história um pouco previsível.

Talvez seja por muito se apoiar nos clichês de casas assombradas.

O final foi um pouco decepcionante.. Ficou aberto de uma forma que nem precisava.. se não houvesse a última fala, teria acabado um em aberto cheio de possibilidades que o leitor pode supor.. mas acabou trazendo uma linha única de suposição que não agradou.

Karol 06/04/2024

Favoritado
É absolutamente TUDOO que eu esperava que "A assombração da casa da colina" fosse.

Os acontecimentos começam logo no início do livro, sem enrolação. Entrega a quantidade certa de suspense e terror escalonando gradativamente com o desenrolar da história. O final é de chorar e não poderia ser melhor, a narrativa é tão fluida e detalhada que é como um filme clarissimo passando diante dos olhos.

Perfeito!! Favoritado sem dúvida!