Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Carina64 02/01/2024

"A vida é a mais eficiente escola jamais criada."
Demorei um pouco pra me habituar a esse mundo, mas quando entrei se tornou uma leitura muito especial. Fúria Vermelha é uma mistura de distopia com ficção científica, em um mundo onde a Terra se tornou inabitável e somente a colonização de Marte poderá salvar a espécie humana. Para isso o planeta vermelho terá que passar por um processo de terratransformação, para que tenha ar respirável e solo habitável. Esse processo só é possível graças a extração de hélio-3 das minas de Marte, por pioneiros que se sacrificam pelo progresso da humanidade. Darrow, nosso protagonista, é um desses desbravadores, um mineiro, Vermelho, Mergulhador-do-inferno de Lykos, e um dos personagens mais corajosos que já tive o prazer de conhecer.

Acredito que isso seja tudo o que é essencial saber e, inclusive, não recomendo a leitura da sinopse desse livro, entrega muita coisa, acontecimentos que deixariam a história muito mais surpreendente sem o conhecimento prévio deles. Apesar do breve resumo, não se engane, porque a narrativa segue por muitos caminhos, alguns deles absolutamente inesperados. Esse livro entrega intriga política, conquista de poder, vingança, lutas, laços de amizade e família, traição e até uma migalha de enemies to lovers dá pra catar daqui, mesmo não sendo o foco. A sociedade criada pelo Pierce Brown reflete a nossa, sem mais nem menos, com classes sociais dividas em cores, vermelhos na base e ouros no topo, onde a mudança e a ascensão social são coisas inimagináveis, onde o conformismo impera entre todas as camadas, mas não em Darrow. Um acontecimento basta para que ele seja capaz de TUDO pra mostrar a fúria de um Vermelho e lutar contra esse sistema... "Se te jogarem no fundo do mar e você não nadar, você se afoga. Então, continue nadando, certo?"

Cara, que personagem incrível, muito fiel e leal a sua família e amigos e corajoso acima de tudo. A decisão que esse querido toma no final do livro, poucos, muito poucos, personagens fariam igual. Me fez ficar em surto às 3h da manhã lamentando o preço do segundo livro (amazon melhore).

Recomendo a leitura de olhos fechados.

Karina 31/12/2023

Em outra vida, talvez?
Eu sei que, em QUALQUER outro momento da vida que eu o tivesse lido, esse livro teria sido um 5?? e favoritado.

Dito isto, esse foi uma recomendação de uma amiga que conhece muito bem o meu gosto literário e sabia que eu ia amar. O problema?

Ela me indicou dias depois de eu ter lido um paper sobre ?mulher geladeira? e esse livro INTEIRO me passou a vibe descrita nesse paper.

O que, confesso, atrapalhou demais a experiência de leitura. MAS, o livro é tão bem planejado, escrito e desenvolvido, que é impossível não ser bom. Ansiosa para os próximos!
Aly 15/01/2024minha estante
Preciso saber mais sobre esse paper haaaaaaa

Karina 15/01/2024minha estante
pior que eu não lembro qual o título!! encontrei por uma postagem no tt ?

Aly 16/01/2024minha estante
Dooooor é sofrimento

Jordaann 31/12/2023

SEVRO DONO DA MINHA VIDA
E finalmente conheci esse bebê ?

Confesso que quando um livro faz parte do gênero ?ficção científica? eu fico preocupada em não conseguir acompanhar a história por ser ?diferente e difícil demais.?

E esse livro não fugiu aos meus receios, mas apenas por poucas páginas. Depois que você se acostuma com o universo e palavras criadas, a história engrena e te vicia.

De modo geral, eu gostei bastante da história, dos personagens? Sevro é o dono da minha vida todinha! ?

Tiveram parte muito boas, mas outras muito paradas, o que tornou a leitura bem lenta e maçante num determinado ponto.

Terminei curiosa pra saber o que vai rolar no segundo volume? a única coisa que não me convenceu totalmente e espero que seja melhor e mais desenvolvida é porque ??????? fez o que fez, mesmo contrariando o que se esperava desse personagem (do jeito que foi colocado no livro, me pareceu jogado e sem maiores explicações, no intuito de somente salvar ?????? mas eu acho que isso pode ter sido trazido assim para ser melhor explicado no próximo livro (?)

Se não for explicado, vai ser uma falha de desenvolvimento que vai me irritar futuramente KKKKK

Renata 29/12/2023

No começo, achei um pouquinho lento, mas depois das primeiras 60 páginas, o "bicho" pegou. Foi uma loucura atrás da outra e eu nao conseguia mais parar de ler. O final me deixou com aquela cara de PQQQQQ?????!!!!!!
Patrick.Borges 31/12/2023minha estante
Quero muito ler esse em 2024

Renata 31/12/2023minha estante
Gostei muitoooooo... vai com fé kkkkkk

Láiza 26/12/2023

QUE CONSTRUÇÃO DE MUNDO ??
Lembro da época em que essa trilogia estava na boca do povo, mega hype e acabei não lendo porque não me deu vontade.
Sei lá, mas acho que eu não teria aproveitado tanto essa leitura se tivesse lido anos atrás. E que bom que dei uma oportunidade ??????

Acabou se tornando uma das melhores leituras do ano! Há passagens que são mais extensas e "paradas" pra algumas pessoas. Para mim, cada vírgula no texto foi necessária pra tornar esse mundo ainda mais cruel e sensacional.

Chorei no finalzinho com algo que aconteceu e vibrei nas últimas linhas.

Já quero iniciar o volume 2 pois a curiosidade é gigante ???

Thainara104 20/12/2023

?Vazia é a vida sem liberdade.?
Nunca fui muito chegada em livros de ficção, sempre tenho uma dificuldade de me adaptar com a história, esse livro tbm foi assim, porém sei que foi por culpa minha pq o o enredo e o mundo é muito bem escrito e planejado. A história é envolvente e o desenvolvimento não é nada lento, gostei bastante dos personagens, apesar do MC (Darrow) me deixar um pouco conflituosa, ele tem uma personalidade legal porém costuma errar bastante e se deixa levar, mas isso torna as coisas mais realistas, pq permite ele aprender com os erros e ter um desenvolvimento necessário pra atingir os seus objetivos. Estou bem ansiosa pra ver como vai ser a nova dinâmica da história e como tudo vai levar até que o objetivo de Darrow seja realizado

Rogersique 19/12/2023

Comecei sem pretensão
Comecei a leitura sem saber nada sobre o livro, apenas vi em uma página de Instagram americana, pequena e embarquei.
Eu amei esse livro.
O autor conseguiu demonstrar a brutalidade humana em diversas esferas.
Começa futurista e vai pra um ar medieval que me agradou demais.
Vivi com o personagem principal, a sua jornada.

Mariana113 17/12/2023

Pqp...
Vai ter spoiler heim

No começo a gente ver e acha que apenas os vermelhos se fodem no meio dessa merda toda, mas até mesmo os ouros são tratados como nada e praticamente "feitos" para se tornarem pessoas ruins, frias e sem sentimento algum além do desejo de vitória, glória, dinheiro e poder.

Sim, como na capa do livro mesmo diz, Fúria vermelha lembra muito Jogos vorazes, mas é um jogos vorazes mil vezes mais agressivo, nojento e cruel.

O mais importante nesse livro é você saber que ninguém, realmente ninguém, é mocinho ou mocinha. Não é como nos outros livros onde os protagonista são mocinhos que fazem uma ou duas coisas que os tornam ruins por breves segundos. Os personagens daqui são agressivos, fortes e que carregam muitas cicatrizes, dor, raiva, ódio e que não vão pensar sequer um segundo em fazer o que tem que ser feito para conquistarem o que querem.

São personagens que tem entre 16 e 18 anos, mas que a muito tempo não são mais crianças. ( um dos pontos que mais me chocou quando comecei a ler e o nosso protagonista já era casado com a ? #$%!& de 16 anos pq já era considerado mais que um homem ) e entender isso é muito bom, pois não irá se frustar igual eu que senti raiva do Derrow em algumas partes. O que me deixou frustada, mas mais triste do que tudo, foi ver o quanto o Darrow mudou e que ele nunca vai voltar a ser como q era antes ( literalmente )

Ele praticamente mudou o DNA e não era isso o que eu esperava. Eu esperava vingança, mas não que ele realmente virasse um ouro e apenas um vermelho de coração como ele mesmo disse. As mudanças foram extremamente necessárias, mas foi como uma facada no peito enquanto eu ia lendo e percebendo que o Darrow do começo morreu e nunca mais voltará a ser o mesmo tanto em aparecia quanto em atitudes, jeitos e outras coisas.

Mas como dito no começo, a gente acha que apenas os vermelhos sofrem todas as merdas, mas o buraco é muito, muitooo mais fundo. No começo achei que os ouros se achavam quase deuses ( e não que não se achem mesmo ) mas achei que eles protegiam os seus com unhas e dentes, mas adivinhem ? A coisa é bem mais embaixo quando se trata até mesmo dos ouros.

Eles matam seus próprios sangue por acharem que nasceram "fracos" demais. E como o Darrow mesmo disse ( pág. 181 ) que nem mesmo a família Bellona, a segunda casa mais importante entre os ouros, não foi capaz de proteger seu filho menos capaz. Achei que os ouros se tratavam como deuses e que ninguém poderia ferir eles ( nem mesmo eles entre si mesmos ) e só percebi mesmo isso quando o titus e aquele bando dele estruparam as meninas e todos, Todos ( inspetores, governadores e, acima de tudo, pais ) viram aquilo e não interferiram em nada pq se aconteceu foi pq elas mereceram. Ouros se transformaram em canibais, foram estrupados, torturados, literalmente esmagados, escravizados, mortos de formas cruéis e todos apenas assistiam.

No final é literalmente todo mundo que se fode pq não tem uma cor que sofre mais ou sofre menos, não tem vilão e muito menos mocinho. Se alguém ali não era fudido da cabeça pode ter certeza que ficou no final disso tudo

Só não dou 5 estrelas pra esse livro pq achei extremamente desnecessário terem matado o Pax por merda nenhuma e ainda terem deixado o Adrius vivo. Só queria a minha criança viva e feliz cra fiquei com um ódio tão grande que eu queria rasgar o livro no meio e gritar de raiva

E vamos admitir que o Darrow estaria na merda se não fosse o Sevro pq pqp q homem maravilhoso

Leiam esse livros pois é incrível, mas guardem dinheiro para psicólogo depois pq vão precisar

Tayná Rezende 16/12/2023

Perfeito para fãs de Jogos Vorazes
O livro é muito bom, traz reflexões fortíssimas acerca do comportamento e da natureza do ser humano em diversas situações. É repleto de ação o tempo todo e possui personagens bem complexos e cativantes.

O desenvolvimento do livro é bom, de modo que nos instiga a querer continuar lendo a cada fim de capítulo. Entretanto, apesar da escrita ser fácil, é um tanto chula e simplista, bem pobre. O autor usa o presente em primeira pessoa, algo que confesso ter me causado certo estranhamento.

O livro foi muito bom mas não gostei do final kkkkkk decepcionada.
Barreto31 27/03/2024minha estante
Essa trilogia está na minha lista, lendo sua resenha fiquei na dúvida se leio ou não ?

Tayná Rezende 27/03/2024minha estante
Não é que seja ruim, o livro em si é bom, mas eu esperava mais, haja vista o hype que o a saga tem (e a escrita infantil me pegou um pouco tbm kkkk). Eu parei no terceiro e honestamente não tenho interesse em ler os outros 3 finais, para mim valeu a pena e acabou na primeira trilogia (o final foi perfeito, tinha 0 necessidade de continuar).

Barreto31 27/03/2024minha estante
Hum, então vou aborta-lo da minha lista ? obrigado, Tayná!

Baabisss 16/12/2023

MEO DEOS
Comecei a ler Fúria Vermelha completamente perdida e por curiosidade, e MEU DEUS, que livro bom!!
A construção da sociedade no livro é parecido com o de Rainha Vermelha, e tem umas boas semelhanças. Mas para mim, esse livro foi melhor e me prendeu mais. Ver a mudança do personagens principal, se tornando mais forte e aprendendo a ser um dourado para completar sua vingança é instigante e não da vontade de parar de ler nunca.
Recomendo para quem gosta de algo mais fantasioso e guerra.

Raquel.Pessoa 14/12/2023

Incrível
Eu simplesmente estou apaixonada por esta história, é uma distopia muito bem escrita, que aborda vários assuntos importantes.
Já adquiri o segundo livro, aguardando chegar para dar continuidade, estou bem ansiosa.

Giovani 13/12/2023

Eu imaginava que gostaria do livro, mas ainda me surpreendi muito. A narrativa é super dinâmica, ela te prende e se retorce em diferentes caminhos. O autor brinca bastante com expectativas, entregando coisas que você espera ao mesmo tempo que distorce outras. Gosto como tudo já se inicia rápido, estabelecendo bem o personagem. Parte do meio do livro, ali na Prova, achei um tiquinho lento, mas compensou bem em como as coisas se desenvolvem. A mensagem da obra é clara, potente e pertinente. Ansioso pra ler as continuações.

Clarysse1 10/12/2023

Futuro distópico onde a humanidade colonizou Marte
Fúria Vermelha é o primeiro livro da trilogia Red Rising, que se passa em um futuro distópico onde a humanidade colonizou Marte e vive em uma sociedade dividida por cores. O protagonista, Darrow, é um Vermelho, a casta mais baixa e oprimida, que trabalha nas minas subterrâneas para tornar o planeta habitável. Ele acredita que está fazendo um sacrifício nobre pela sobrevivência da humanidade, até que descobre que tudo é uma mentira e que os Ouros, a elite dominante, já vivem na superfície em meio ao luxo e à tecnologia. Movido pela vingança e pela rebelião, Darrow se infiltra entre os Ouros para tentar derrubar o sistema e libertar o seu povo.

O livro é uma mistura de ficção científica, ação, aventura e política, com uma narrativa envolvente e surpreendente. O autor cria um universo rico e complexo, com uma mitologia própria e uma linguagem peculiar. Os personagens são bem construídos e carismáticos, cada um com suas motivações, personalidades e dilemas. Darrow é um herói imperfeito e humano, que enfrenta desafios, perdas, traições e dilemas morais. Ele não é o típico protagonista de distopias, que já tem uma consciência crítica desde o início, mas sim alguém que vai se transformando ao longo da história, aprendendo com seus erros e suas escolhas.

O livro também aborda temas como a desigualdade social, a manipulação, a violência, a lealdade, a amizade, o amor e a esperança. A trama é cheia de reviravoltas, tensão, emoção e humor. O ritmo é acelerado e viciante, com cenas de tirar o fôlego e momentos de reflexão. O final é impactante e me deixou ansiosa pela continuação.

Fúria Vermelha é um livro que merece ser lido por todos os fãs de ficção científica e distopia, pois é uma obra original, criativa, inteligente e fascinante. É um livro que faz pensar, sentir e torcer pelos personagens. É um livro que não decepciona e que supera as expectativas. É um livro que vale a pena.

Gabsreading_ 05/12/2023

"Mais afiado do que Vermelho, mais duro do que Ouro"
MEU DEUS O QUE FOI ESSE LIVRO!!!!!!!;
Simplesmente perfeito. Eu nunca vi um livro misturar tantos elementos (politicagem, distopia, sci-fy e fantasia) e conseguir ter um resultado tão incrível como esse.
Se você procura algo com uma vibe jogos vorazes só que com pessoas da Capital. Esse livro é para você, mas recomendo ler sem saber nada sobre a história, vai melhorar muito a sua experiência de leitura.