Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Beth 19/05/2020

Bom.
Li para a escola. Achei interessante; aborda a vida de uma mulher pobre e negra/mulata na sociedade da época, a maneira como as mulheres eram criadas (voltadas para o casamento) e os impactos que isso tinha em suas vidas, além de mostrar várias classes e tipos de pessoas (os estáticos, os conservadores, os gananciosos etc...)

Thata 01/01/2023

Diferente e importante. Mostra uma realidade que apesar de parecer distante não é tanto assim, mostra a sociedade brasileira como ela é e como muitos problemas vistos hoje foram construídos com o tempo.

Maria.Clara 18/08/2021

apesar,
de ter sido uma leitura longa e arrastada, o final é extremamente necessário e importante.
Quero ler mais obras nacionais e não podia não ler esta, é de fato clássica.
Clássica e verdadeira. A história é real. Acontece. Aconteceu e vai continuar acontecendo. A Clara afirmou que não somos nada nessa vida (nós mulheres), mas isso não é verdade. Nós somos muita coisa e se depender de corajosas Donas Margarida, logo, num futuro não tão distante isso vai ser nítido para cada vez mais pessoas.

Deixo aqui meus mais sinceros: VÃO TOMAR [*****]
aos Cassis que andam por aí.

LEIAM AUTORES NACIONAIS! VIDAS NEGRAS IMPORTAM
E MULHERES, SEJAM FEMINISTAS.

Livrônica 07/06/2023

Recomendo
Clara dos Anjos é um livro que retrata a vida de uma jovem pobre, que morava na periferia do Rio de Janeiro do início do século passado. Naquela época, as famílias seguiam padrões bem rígidos de comportamento, se sorte que, se uma garota engravidasse antes do casamento e o rapaz não assume o filho, ela seria posta para fora de casa, sendo mandada para a casa de parentes em outra cidade ou, na pior das hipóteses, jogada à própria sorte, perambulando pelas ruas.
Lima Barreto denuncia a hipocrisia da sociedade daquela época, o racismo e muitos outros problemas sociais.

Lariely 07/02/2022

Surpreendente.
A estória é muito boa, tinha pequenos momentos em que eu me dispersava, mas logo era atraída de novo, conhecia a base do livro, mas era o tempo todo surpreendida. Demorei um pouquinho pra aceitar o final, mas ele é incrível por ser tão realista.
Eu adoro quando uma estória dá foco nos personagens coadjuvantes, mas nesse livro, eu sabia mais sobre eles do que sobre a própria Clara dos Anjos e isso me incomodou.

Gilberto.Junior 31/03/2022

Uma escrita muito boa de Lima Barreto sobre o preconceito racial no Brasil do início do século XX, mas que ainda é visível na realidade atual.

Stella F.. 30/08/2021

Lima Barreto e sua crítica social
Clara dos Anjos ? Lima Barreto

Clara pertence a uma família simples do subúrbio do Rio de Janeiro. Seu pai é carteiro e sua mãe dona de casa. O casal protege a filha adolescente deixando-a reclusa em casa, ajudando nas tarefas domésticas e somente saindo para comprar tecidos ou para ir ao cinema com uma vizinha de confiança. Os pais são receosos por a menina ser mulata e pobre. Apesar da pouca instrução são cientes do seu lugar no mundo.

Joaquim dos Anjos, pai de Clara, é apaixonado por música e até faz algumas composições, que Clara ajuda a passar a limpo.

Sempre aos domingos se reúne com amigos para jogar cartas no seu quintal e Clara os vê comentando sobre Cassi, um jovem que toca e que um dos amigos gosta e o outro só tem ressalvas a fazer. Mas, Clara fica curiosa.

Após um longo embate, resolvem chamá-lo para  tocar no aniversário da menina.

Clara fica completamente derretida, apesar de ouvir falar de todas as atrocidades que o garoto cometeu com outra meninas e mulheres casadas. Deflorou várias  que ficaram grávidas e ?faladas? e mesmo assim ela não acreditou, apesar do padrinho dela afirmar que eram fatos verdadeiros.

Apesar de toda a torcida contra, e vários obstáculos vencidos, como convencer um dos amigos do pai de Clara, Meneses, a ajudar nos encontros se utilizando da fraqueza dele para a bebida e mesmo assassinar o padrinho de Clara, Marramaque, os encontros se realizam às escondidas e não deu outra, Clara sofreu o mesmo que as meninas anteriores.

Cassi era acobertado por policiais, juízes, amigos da mãe que tinha irmão influente, e além de serem de um subúrbio ?melhor?.

?Todas essas proezas eram quase sempre seguidas de escândalo, nos jornais, nas delegacias, nas pretorias; mas ele, pela boca dos seus advogados, injuriando as suas vítimas, empregando os mais ignóbeis meios da prova de sai inocência, no ato incriminado, conseguia livrar-se do casamento forçado ou de alguns anos de correção?.

Vemos vários personagens que circulam ao redor dessa trama como um dentista não profissional, um que faz às vezes de advogado, a vizinha Margarida,  guerreira que faz de tudo, o poeta duro e alcoólatra, Flores. Apesar de secundários são muitos importantes no desenrolar dela.

Vemos um Lima Barreto falando do crescimento do subúrbio beirando a Linha da Central do Brasil, denunciando a ausência do Estado na pavimentação das ruas, no saneamento básico, nos trens lotados, em ruas asfaltadas porque alguém importante mora ali, falando do preconceito de alguns instrumentos, e nos falando principalmente do preconceito racial, principalmente em relação às mulheres.

?Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos?.

Ora, uma mulatinha, filha de um carteiro! O que era preciso, tanto a ela como às suas iguais, era educar o caráter, revestir-se de vontade, como possuía essa varonil Dona Margarida, para se defender de Cassis e semelhantes, e bater-se contra todos os que se opusessem, por este ou aquele modo, contra a elevação dela, social e moralmente.  Nada  a fazia inferior às outras, senão o conceito geral e a covardia com que elas o admitiam..?

Tão atual!

Uma história simples mas muito gostosa de ler. Recomendo.

Monique 03/02/2021

Eu simplesmente amo esse livro. É uma leitura tranquila e fácil, apesar de ter algumas descrições um pouco pesadas. O final é triste e eu gostaria que fosse mais longo, mas não deixa de ser bom.

gabriel.a.brumatto 17/12/2022

A ilusão e a paixão andam juntas.
Bem, vamos falar um pouco sobre Clara dos Anjos, livro do escritor carioca Lima Barreto, publicado postumamente, em 1948 (o autor faleceu em 1922).
O enredo é muito bom. Conta a história de Clara, uma garota filha de Joaquim dos Anjos e Dona Engrácia, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. Após ouvir algumas notícias, escutar algumas conversas, ela chega ao nome de Cassi Jones, um violeiro, com fama de mulherengo e vagabundo, que gosta de iludir as moças e depois, separar-se delas. Apesar dos esforços da família e dos amigos, ela nã oconsegue tirar da cabeça o tal do Cassi, qurendo conhecê-lo a qualquer momento. Eis que surge uma situação perfeita: a festa de aniversário de Clara. Ela pede para a mãe convidar Cassi Jones para tocar e cantar umas modinhas, para animar um pouco a festa, obviamente, com segundas intenções. Ao receber o convite, Cassi aceita. Ele vai a festa de Clara, conversa com ela, toca e canta músicas para ela, até que... Você terá que ler para descobrir!!
Este é um livro maravilhoso, com bons personagens, com um bom enredo e que com certeza merece ser lido por todos vocês! Super recomendado.

Noemia 25/10/2021

Leiam Clara dos Anjos. Leiam Lima Barreto.
Impressionante como Lima consegue, com um enredo simples, escancarar a condição de populações marginalizadas, expor conflitos de classe, cor e gênero, inverter estereótipos e ainda emocionar o leitor com personagens tão reais.

Um século atrás, Clara dos Anjos (atenção para a escolha desse nome!) surgia na nossa literatura como uma jovem inocente, pura, virginal e até mesmo ingênua, características historicamente mais comuns à personagens femininas brancas. Para uma jovem como ela, no entanto, tais atributos angelicais implicam ainda numa ignorância acerca das questões relativas à sua cor e posição social. O destino de Clara acaba sendo muito diferente do das protagonistas de romances literários ou das modinhas de amor que ela ouvia.

Se alguém, como eu, iniciar a leitura achando a narrativa arrastada, sugiro fortemente que não desista e vá até o fim. Queria colocar algum trecho das maravilhosas últimas páginas aqui, mas não quero estragar a experiência de alguém que queira conhecer a história de Clara dos Anjos.

OBS 1: esta é a terceira obra de Lima Barreto que leio (esse ano) e estou cada vez mais enxergando-o como um dos maiores escritores brasileiros que tive a oportunidade de ler. Um dos mais necessários também.

OBS 2: li o romance pela edição da Editora Escureceu e fico muito feliz por ser uma das pessoas que contribuiu para que ela existisse. Os textos de apoio, algo que considero essencial numa boa edição, ficaram fantásticos, assim como as ilustrações. A editora resgata clássicos escritos por autores negros e eu recomendo muito que todos vão atrás e contribuam para as próximas publicações. O trabalho deles é impecável!

lusandra 03/11/2022

Péssimo
Nem um pouco dinâmico. Foi muito difícil ler, não ia. Quando eu achava que tinha entendido alguma coisa, *pum*, vinha alguma coisa e mostrava que eu estava totalmente errada. Enfim, foi meio estressante ter que tentar entender a coisa toda o tempo INTEIRO. Não gostei. Não leria nem recomendaria, mas para o bem ou para o mal é leitura obrigatória, fazer o que...

A única coisa que eu passo pano, é o fato de fazer uma crítica forte à como as mulheres eram tratadas como inferiores e sem valor algum, sem muita importância, isso foi algo muito importante, principalmente pelo contexto histórico daquela época, tem algumas outras coisas tbm, mas me estressei tanto nem vou comentar.