Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

leituraselle 03/12/2022

Ler um Livro por Obrigação não Funciona! (Parte 2)
Mais um livro lido por obrigação, desta vez para um seminário.
A leitura me fez passar muita raiva, também abordando como a figura feminina não tinha voz no período da república brasileira.
Além disso, pelo livro ter terminado de ser escrito em 1922, a linguagem da época dificulta a compreensão de alguns trechos e apresenta uma narrativa maçante o que toe a leitura cansativa.

lu 05/01/2022

não aguento mais os clássicos da literatura brasileira
gostei do livro? sinceramente não sei pq eu não entendi nada antes dos 70% kkkkk
mas achei legal a mensagem a pobre coitada da clara assim como todas nós se apaixonou por um merda e se ferrou enfim gente como a gente

lais.barbini 17/12/2020

Estou furiosa com a morte do Marramaque. É sério.
Joao 17/12/2020minha estante
Nossa... Esse livro é uma pedrada e essa parte me enfureceu também hahahaha

Luiza 19/01/2021

Achei o livro bem fácil de acompanhar e bem acessível, mesmo sendo uma obra de quase 100 anos atrás. A mensagem principal busca criticar o desprezo e descuido que toda a sociedade, inclusive autoridades, tem para com as meninas e mulheres pobres mestiças e negras, ao passo que também serve como um alerta para essas mulheres não se deixarem enganar por homens que querem se aproveitar delas e também alerta para os pais não criarem suas filhas pobres, negras e mestiças, com proteção em demasia e isolamento da sociedade, uma vez que a ingenuidade fruto desse tipo de criação pode acabar com a vida e o futuro delas. É uma mensagem difícil de digerir, mas entendo que foi escolhida por Lima Barreto justamente por ter sido ele um homem negro que sofreu o racismo na pele e, portanto, penso que escreveu o livro de um lugar de preocupação com as mulheres negras e mestiças como ele, e não em um tom moralista. A intenção cuidadosa do autor ficou ainda mais clara pra mim pela forma com que ele trata a história, evidentemente criticando e condenando o preconceito com o qual as personagens pobres e negras são tratadas. As críticas sociais foram o que eu mais gostei no livro, desde a crítica principal, até as críticas sobre o descaso governamental com as partes mais pobres da cidade, a arrogância da classe média com pretensa origem europeia, a falta de perspectiva gerada pela pobreza e o alcoolismo vinculado à ela. Achei ótima a parte em que o autor faz Clara desconfiar da má-fama do cafajeste Cassi sob a justificativa de que ele não poderia ser tão ruim quando frequentava casas de doutores, coronéis e políticos. Essa parte explicita a ordem social na qual os homens que ferem mulheres pobres, negras e mestiças não só não são punidos, como continuam sendo acolhidos em todos os círculos sociais, enquanto a mulher é a única desonrada aos olhos de todos e excluída. Gostei também das descrições das vizinhanças do Rio de Janeiro, que proporcionou uma boa ambientação do local na época. Não achei fácil me conectar com as personagens, apesar de achá-los interessantes. Também houveram alguns pontos da trama que foram usados apenas para críticas circunstanciais, mas que não tiveram nenhum papel real para a história, como a mansão que abrigava uma igreja evangélica americana, que é apresentada no início mas nunca mais voltou a ser mencionada depois. Com certeza é um livro que continua atual, pois até hoje pode-se dizer que a sociedade brasileira se comove com a dor da mulher branca rica e ignora o sofrimento da mulher negra pobre, o que acaba sendo outra forma de vulnerabilizar esta mulher. [Livro lido em janeiro de 2021]

Gigi 01/01/2021

Quase dormi...
Clara dos anjos, um clássico da literatura brasileira, que após ter ouvido muito, muito e muito sobra a história, mergulhei com tudo no mundo do Lima Barreto, e bati com tudo a cabeça no chão, que não era muito fundo.
Clara dos anjos foi responsável pela minha demora eterna para ler esse ano. Acredito que fiquei (tentando) ler esse livro por uns 2 meses. Leitura arrastada, que o clímax só vai acontecer faltando umas poucas páginas para acabar. Até ele acontecer, a historia se resume a descrições de personagens inúteis.
Mas apesar de achar uma história muito enrolada, acho que a narrativa principal é bem interessante , sendo o que vale a leitura.
Não acho que é um livro necessário, mas um clássico é sempre um clássico não é mesmo....

anoca 10/08/2020

clara esquecida em churrasco
Eu sinceramente fiquei mt frustrada em ver que a ?protagonista? Clara é a personagem que menos tem destaque em todo o livro! Faria muito mais sentido se o nome do livro fosse ?Cassi?, por exemplo. Tive a impressão que o Lima Barreto usou este livro para botar as mágoas para fora devido ao não reconhecimento de seu talento, então muitos personagens e acontecimentos eram vagamente relacionados com a protagonista mas ele explora meramente pela crítica social. O que não torna o livro panfletário, muito que pelo contrário, ele narra com tanta competência que sua escrita é a única coisa que faz esta leitura valer a pena.

maju 22/01/2022

Li para fazer a prova do cefet-mg amanhã e me surpreendi com a leitura. Achei interessante como o autor insere na narrativa aspectos da sua própria vida.

naoeumaresenha 26/06/2023

Não vi Clara como personagem principal nessa história, pelo contrário, vi os homens como protagonistas, cada um deles com suas histórias e seu desenvolver. enquanto isso, Clara dos Anjos entra pouca e aparece mais pra representar como a mulher negra é hipersexualizada.

Girassor 20/11/2020

Reflexivo!
É uma leitura tranquila, mas com um conteúdo bastante complexo.
É triste saber que é baseado em acontecimentos da realidade. Porém, não achei uma leitura emocionante, ela tenta chegar direito ao ponto, a crítica, que parece ser o intenção do autor. Apresenta questões raciais e sociais da sociedade.

Jackson 20/12/2021

Lima Barreto Grande visionário
Evidente o olhar crítico do papel da mulher numa sociedade machista, hipócrita, que vive de aparência. Já nos primeiros capítulos Lima Barreto demonstra sua insatisfação com o lugar que era destinado às mulheres principalmente as pretas e mulatas. É uma história triste e que até hoje em determinadas regiões e circunstâncias acontece. Que história! Que empatia.

Sofia.Budal 09/07/2021

esperava mais de um livro tão renomado
a ideia da história para o livro é incrível, porém infelizmente o autor deixa a desejar no quesito da construção da história e da vida pessoal de cada personagem

CAcera3 30/12/2021

A história de um homem sem nenhuma índole que não sabe outra na vida que não seja enganar e a crítica ferrenha do Lima aos tratos para com os pobres, negros e desprotegidos.
Clara é uma moça simples moradora de um subúrbio no Rio de Janeiro, filha de pais de bom caráter, cercada de cuidados e amor. Uma presa ideal para Cassi Jones, um jovem de família abastada cuja mãe o defende de toda acusação, o pai morre de desgosto por suas atitudes e suas irmãs sentem vergonha de sua reputação.
O deflorador de moças de origem humilde e conquistador de mulheres casadas escolhe sua nova vítima. Será que Clara terá sua vida manchada por esse ser ignóbil?
A escrita do Lima Barreto nessa novela é carregada de críticas ácidas impregnadas em descrições de ambientes, pessoas e na concepção de ações e personalidades.
Não achei uma escrita tão fluida pois ele divaga bastante e estende sua narrativa para a identificação de personagens coadjuvantes também. Se fosse apenas a história direta, acredito que seria apenas um conto. Mas essa construção narrativa é importante para os objetivos didáticos do autor no livro.
Mesmo assim é uma leitura rápida, impactante e com um final que me deixou desconcertada, incomodada. E acredito que era uma das intenções da história.

mayara 20/04/2023

? Nós não somos nada nesta vida.
Clara dos Anjos nos apresenta diversas questões sociais importantes. Mostra sobre racismo, o descaso com a população mais carente, além da educação que se dava as mulheres, o que fazia com que elas ficassem bastante vulneráveis, principalmente na vista de Cassi, um homem desonesto e libertino.

Essa falta de entendimento sobre a realidade que existe na protagonista é desenvolvida de em um enredo que, diversas vezes, mostra comentários sobre como realmente era a vida nos subúrbios.

Leitura importante, que às vezes fica maçante por conta da escrita, mas consegue te prender até o final.