Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Dani 01/04/2022

Um livro importante que traz diversas reflexões. Lima Barreto explora situações que até hoje são pertinentes, retratando uma mulher negra cheia de projetos e esperanças perdendo tudo. No geral, é uma leitura fluída e bem emocionante com diversas críticas sociais e posicionamentos por parte de Lima.

Daniel Andrade 23/08/2021

Escrito para irritar.
Deveria ter lido anos atrás quando precisava fazer vestibular, mas não li. Me arrependo. É uma leitura bem tranquila, de linguagem simples (com uma ou outra exceção). Me incomodou um pouco na escrita do Lima Barreto os momentos de divagação.
A história é gostosa, mas muito irritante. O Cassi é insuportavelmente desgraçado e >nada< acontece. A Clara é uma tonta! O subúrbio inteiro sabe quem é o Cassi, sabe o que ele faz há anos, mas pra ela não é verdade. Deu no que deu.

Yuririn 23/01/2021

A história que se passa em meio a sociedade do RJ no século XX trata de assuntos como preconceito, superproteção dos pais e como a mulher era vista nesse período. O tipo de restrição vivida por Clara e as decisões que ela toma com seu conhecimento de mundo limitado, somadas aos acontecimentos causados/sofridos por outros personagens (principalmente com Marramaque!!), instigam você a querer saber o que vai acontecer. Particularmente, gostaria que o que aconteceu com Cassi no fim fosse mais severo ou diferente, mas entendo a escolha que o autor faz em relação a essa personagem, pois desse modo consegue passar uma mensagem pesarosa, mas real, no final.

profuilma 21/07/2021

Se você gosta de história, aventura, romance e reflexão, então leia este livro. A linguagem é direta, simples, enfim, muito fácil de ler. Sua narrativa envolvente é um relato histórico que descreve como pobres, imigrantes e negros foram empurradas para o subúrbio do Rio de Janeiro no início do século XX. A história principal aborda a frágil situação da mulher, sobretudo, negra e pobre. Assim, relata a trajetória de Clara dos Anjos, uma moça que acreditou no amor e foi enganada por Cassi Jones de Azevedo, um jovem branco, sedutor e de classe média.
É uma obra pertencente ao pré-modernismo que tem como cenário o subúrbio do Rio de Janeiro e suas mazelas. Relata a falta de água encanada, a dificuldade no transporte coletivo, a fuga da realidade que levava alguns ao alcoolismo e as relações de amizade que amenizavam a dura realidade.

10/05/2023

Fantástico
Acho que em comparação a outros autores brasileiros, Lima Barreto é pouco comentado, mas sua obra é divina. Clara dos Anjos é atemporal, reflete sobre a formação da sociedade, as hierarquias sociais nos subúrbios e o padrão do típico malandro brasileiro. O livro também, muitas vezes, diálogo com a própria vida de Lima Barreto, sendo uma espécie de ?Autobiografia? subentendida. Leiam! Como já dizia Clara dos anjos ?Nós não somos nada nessa vida?

Jhanade 05/10/2021

Obra Maravilhosa.
Nosso Afonso Henriques de Lima Barreto retrata a vida cotidiana dos moradores de um subúrbio no Rio de Janeiro no início do século XX. A condição das mulheres, as obrigações e separações sociais.

Clara dos Anjos é uma moça recatada, criada longe de todo e qualquer assunto que manche sua inocência, coisa que Lima Barreto faz uma crítica muito forte, pois sem conhecimento do que são os perigos da vida você acaba deixando assim, a mulher muito mais vulnerável. Sem conhecer, não tem como se defender.

Dani Teodoro 10/04/2021

Um bom clássico da literatura brasileira
O livro tem como protagonista Clara dos Anjos, uma moça negra, filha de um carteiro e de uma dona de casa, criada com excesso de proteção pelos pais, e que acaba descobrindo o seu papel na sociedade brasileira da pior maneira possível.

Um tema bastante explorado no livro, mas pouco mencionado nas resenhas, é o alcoolismo, que está muito associado à frustração profissional de alguns personagens, como, por exemplo, Leonardo Flores e Meneses.

Enfim, já havia lido esse livro há 10 anos, mas hoje, sem dúvida, tive uma melhor compreensão da história

Elisabete Bastos @betebooks 31/12/2021

Apaixonada pela escrita de Lima Barreto
Clara dos Anjos
Lima Barreto
Eu li pela Editora Penguim & Companhia das Letras e quanta diferença para a compreensão do texto. Existe um cuidado por parte da equipe para apresentar a obra, Introdução, Prefácio e Notas de rodapé. As notas foram elaboradas Lilia Moritz e Pedro Galdino. As notas permeiam o texto todo servindo de embasar com a História da Corte, os logradouros, os sinônimos de palavras em desuso na nossa língua. O Lima Barreto tinha uma formação culta e demonstra em seu livro. Portanto, com este auxílio de ouro pude me envolver e me cativar pelo escritor carioca, mulato, que morou muitos anos no subúrbio, principalmente, em Todos os Santos.
Quero salientar que sou carioca e suburbana, portanto, acresceu o meu atrativo pela obra. Ele comenta da cidade do Rio e as estações férreas e suas populações locais, do início do séc. XX.
Ele afirma em sua obra que o subúrbio é lugar dos infelizes. Aqueles pobres, maioria, que nada tinha e procurava alguma coisa para fazer indo de trem ao centro da cidade para arranjar algum trabalho.Em muitos locais, sequer havia uma bica de água comunitária. O Prefeito Pereira Passos revitalizou o centro da cidade; retirando os pobres para os lugares distantes e a ferrovia trazia, a cada estação inaugurada, um local próximo para morar e se ter meios de estudos e lazer. Méier era a capital do subúrbio. Caros leitores, fiquei abismada com a gama de informações trazidas por este livro. Mas, voltando ao cerne do enredo: Clara, mulata, tem 17 anos, filha única, tem estudo, filha de mulatos. O pai é carteiro e dá uma boa condição a família. Não se tem luxos, mas se vive de forma digna. Há uma intromissão nesta vida tranquila: Cassi Jones, branco, cínico, cantor de modinhas, um egoísta, não apreciador do trabalho, mas de meios de jogos ou rinha de galos. Além de ser avesso ao trabalho gosta de se aproveitar de jovens e até de mulheres casadas.
O autor demonstra o preconceito enraizado na sociedade e neste caso, vamos atentar uma leitura que nos fará refletir como o tema é atual e como a pobreza dificulta ascender socialmente. Uma lição sociológica e histórica.

Manu 15/08/2023

A antítese ao romantismo. A mocinha, Clara dos Anjos, até carrega a característica de ingenuidade e crença no amor romântico, mas a maioria dos personagens são descritos com personalidades degeneradas, ressaltando os defeitos físicos e morais.

Cassi Jones é de classe baixa, mas se acha em um nível acima dos demais. O seu mau caratismo é acobertado pela mãe, que tudo faz para proteger e acobertar os erros do filho.

Clara é menina ingênua e sonhadora que se encantada pelo cantor de modinhas, Cassi Jones. Este faz de tudo para ganhar a confiança da moça e a seduzir.

O foco da história não é no romance dos personagens, mas na descrição do caráter das personagens e nos costumes e preconceitos que os envolviam e nas tentativas de Cassi Jones de chegar a manter uma relação com Clara.

Muito da descrição da segregação de classe e preconceito vale para os dias atuais.

rebeccavs 23/03/2020

A persistência da figura de Clara dos Anjos na sociedade
Olá, antes de ler esta resenha, ressalto que a síntese a qual li pode ser diferente da que tu, caro(a) leitor(a), tenhas lido e, dessa maneira, adverto-o que há, nesta resenha, enaltecimentos que, por ti, podem ser considerados spoilers.

Inicialmente, tive conhecimento da sinopse de "Clara dos Anjos" através de uma aula de literatura da professora Dayana Mendes e achei-o muito instigante e delego que foi uma experiência que mexeu não somente com a situação do Brasil em que se encontram as pobres meninas vítimas de maus caráteres, mas com minha consciência sobre a persistência dessas barbaridades no respectivo país.

O enredo e a narração são bem formulados por Lima Barreto e, confesso, julgo-o melhor que sua Magnum Opus "Triste fim de Policarpo Quaresma", talvez em virtude da proximidade social e analista que "Clara dos Anjos" trouxe-me.

Ao analisar o fim (que não o direi, mas, em parte, é explícito na sinopse) da protagonista, pude perceber a falha da educação dos jovens no que diz respeito sobre a iniciação à vida sexual, cujo conhecimento acerca das consequências de tais ações pode acarretar não somente na vida do próprio indivíduo, mas tornando-se espelho da sociedade, pois, visto o filho de Inês, as mazelas acarretadas pelo abandono paterno fizeram-no criminoso logo cedo.

Não somente o mencionado fato, como também a importância da educação sobre a responsabilidade que, nesse contexto, Cassi não recebeu de seus progenitores e, principalmente, as ignorâncias de sua mãe acerca do assunto e de compromisso com as pobres vítimas.

Senti ódio de Cassi do início ao fim, pois é um delinquente inescrupuloso que se aproveitou da situação socioeconômica - ressaltando o preconceito sofrido pelos negros nessa época - de meninas ingênuas e inocentes a fim de usá-las como objeto sexual e o pior é a continuidade de tais erros nos dias atuais.

arthur_arrais 30/04/2022

Um clássico necessário!
Um livro de fácil leitura, que nos expõe o que
havia de pior no Rio de Janeiro do século XX (e
que se faz presente ainda nos dias atuais do
país): segregação social, racial e econômica da
população negra.

Prissy021 05/05/2022

11. Clara dos Anjos - Lima Barreto (2022 - Abril)
* [Romance]
- ? Cada um de nós, por mais humilde que seja, tem que meditar, durante sua vida, sobre o angustioso mistério da morte, para poder responder cabalmente, se o tivermos que o fazer, sobre o emprego que demos a nossa existência?
Avaliação: ? ? ?
Me estressei a cada capítulo com a Clara e principalmente com o Cassi; A semelhança com o Brasil atual chega a assustar; Linguagem formal ? pode dificultar um pouquinho a leitura; Desfecho previsível e sem desenvolvimento ? prefiro livros que surpreendem; Interessante; Curtinho

kath.stolze 09/12/2022

barreto coloca sob os holofotes a existência dos invisíveis
esse livro aqui eu tenho certeza que lima barreto sentiu na pele.
ele sentiu cada morte, cada personagem e cada acontecimento desse livro.
lima barreto era negro, já passou por hospício, viveu na miséria e conseguiu se educar com muita dificuldade.
nesse livro aqui temos contato íntimo com personagens como ele (o ousado marramaque, que viveu e morreu por defender o certo) até figuras como a benigna dona margarida, uma figura de uma mulher forte e destemida, que consegue ver muito além de uma mulher pra ser dona de casa.
e aí temos o cassi, poderia se dizer que é o personagem mais real dessa história. um dos mais canalhas que eu já vi sendo escritos na literatura nacional. e tão, tão real. tira a virgindade de meninas pobres, miseráveis, negras, as engravida e simplesmente sai impune. como? lima barreto explica melhor que ninguém:
"ele contava... com a indiferença de todos por uma pobre repariga como ela. nessa indiferença, nessa frouxidão de persegui-lo, de castigá-lo convenientemente, é que ele adquiria coragem para fazer o que fazia."
gustavo 09/12/2022minha estante
resenha incrivel ???

Thata 01/01/2023

Diferente e importante. Mostra uma realidade que apesar de parecer distante não é tanto assim, mostra a sociedade brasileira como ela é e como muitos problemas vistos hoje foram construídos com o tempo.